PARTILHAR

Porque meu gato me morde quando faço carinho

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 14 setembro 2023
Porque meu gato me morde quando faço carinho
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Por mais difundida que seja a ideia de que os gatos são animais independentes, sempre imaginamos o gato ronronando no nosso colo e aceitando as nossas carícias de bom grado. No entanto, a realidade pode ser muito diferente, por isso, não é difícil encontrar gatos que fujam e/ou rejeitem nossas demonstrações de afeto.

Às vezes, podem inclusive morder, mesmo que tenham sido eles quem nos abordem pedindo carícias. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos porque meu gato morde quando faço carinho.

Gato mordendo: pode ser um jogo

Como sabemos, os gatos são animais caçadores e, desde muito pequenos, desenvolvem comportamentos que visam convertê-lo em um perfeito predador. Dentre essas atividades está a mordida de gato como parte do desenvolvimento do seu comportamento habitual de caça. Os filhotes brincam entre eles em uma simulação de presa e predador, tornando difícil entender se é um gato atacando ou não.

As primeiras semanas de vida são fundamentais para a socialização, por isso é tão importante passar na companhia da mãe e dos irmãos, pelo menos nos dois primeiros meses de vida. Os jogos entre eles e as correções da gata mãe ajudarão o filhote a aprender até onde pode ir e que força pode imprimir nas suas mordidas.

Quando o gatinho passa a conviver com humanos, é normal querer repetir estes jogos e isso pode explicar porquê o gato morde quando recebe carinho, pois, para ele, é uma forma de ativar o modo "jogo de caça". Se isso acontecer, é preciso saber o que fazer quando um gato te morder: desvie a atenção e sempre use brinquedos para interagir com eles, evitando assim que tome as nossas mãos, dedos, pés ou até pernas como potenciais presas.

Confira também o nosso vídeo sobre gatos filhotes que mordem:

Gato mordendo: pode ser um aviso

Outras vezes o nosso amigo peludo nos cumprimenta e se aproxima, esfregando a cabeça contra o nosso corpo e podemos ver o gato ronronando. A nossa reação normal será devolver as carícias, portanto, é normal sentir surpresa e fazer a pergunta: por que o gato me morde quando faço carinho?

Você deve saber que, embora seja verdade que o felino esteja pedindo carícias, ele pode se cansar delas imediatamente e a sua maneira de se comunicar será interrompendo com uma mordida, geralmente pequena, de aviso. Outras vezes ele nos impedirá com a pata, travando a nossa mão ou dando um ligeiro arranhão. Ainda que esse seja um comportamento desconcertante, é muito provável que o nosso gato tenha alertado quanto a cessar as carícias, porém, não identificamos os seus sinais.

Alguns podem ser os seguintes:

  • Orelhas dobradas para trás, acompanhadas do resto da cabeça, que se afastam do nosso contato.
  • Movimento inquieto da cauda, ​​que estará elevada.
  • Tentativa de fugir do nosso alcance.
  • Desconforto em geral. O felino não estará relaxado, senão, em estado de alerta.

Se você observar qualquer um desses comportamentos, deve deixar de acariciá-lo porque, se persistir, ele dará uma mordida de advertência ou um golpe. Essa é a melhor maneira de saber como fazer meu gato parar de morder.

Confira também o artigo Porque o meu gato me morde para saber mais sobre o tema.

Onde fazer carinho no gato

Em primeiro lugar, seja um gato ou qualquer outro animal, nunca devemos forçar contato. Devemos sempre deixar os animais virem até nós. Obrigá-los pode explicar porque o gato morde quando acariciamos.

Se observarmos os felinos, é fácil verificar que eles nos mostram a sua afeição esfregando-se contra nós, especialmente os lados da cabeça. Desta forma, liberam hormônios "apaziguadores" que proporcionam uma sensação agradável. Esse será o seu lugar favorito para carícias.

Entenda o resto do corpo do gato, como ele se comporta em cada região e como fazer carinho no gato:

  • Parte superior da cabeça e pescoço: esta área, assim como os lados da face, é muito receptiva a carícias. O gato vai aceitar o contato de bom grado, contudo, é preciso parar ao primeiro sintoma de desconforto.
  • Lombo: as carícias que correm pela espinha também são bem recebidas, especialmente se você arranhar suavemente a área do início da cauda.
  • Patas: os gatos geralmente não gostam de ser tocados nas patas. É melhor evitar fazer isso se não conhecemos o gatinho.
  • Barriga - zona de perigo: mesmo o gato mais fofo pode se inquietar se você insistir em acariciar essa parte, pois ela é especialmente vulnerável. Tocar a sua barriga é sinônimo, quase sempre, de uma mordida, mesmo que seja apenas um aviso.

Se respeitaremos essas indicações, especialmente se for um gato desconhecido ou recém-chegado, os dois, tutor e animal, têm de se acostumar, pouco a pouco e, claro, tem que deixar de tocá-lo ao primeiro sinal de desconforto, evitando algumas dúvidas como "por que meu gato me atacou do nada?".

Porque meu gato me morde quando faço carinho - Onde fazer carinho no gato

Meu gato me morde: amor

Em certas ocasiões, alguns gatos usam a mordida como uma forma de comunicação "amorosa". Assim, a resposta a porque nosso gato nos morde quando recebe carinho pode ser simplesmente a demonstração de afeto dele. Nesses casos, a mordida de amor é feita "sem dentes", ou seja, o felino "toma" com a boca a nossa mão, os dedos ou até o nariz, com delicadeza e gentilmente, sem causar nenhum dano. A sua atitude será relaxada e amigável.

Por outro lado, se você está pensando porque meu gato me morde muito forte, esse artigo pode te ajudar a entender e saber como agir diante desta situação: Meu gato me morde e arranha, o que fazer?

Mordida de gato: quando é perigosa?

Muitas vezes você pode ter se perguntado porque os gatos mordem os tutores, mas a resposta é relativamente simples. Em alguns casos, podemos explicar o porquê meu gato me morde quando recebe carinho pois alguns gatos simplesmente não toleram carícias e reagem com uma mordida de gato, principalmente se estiverem em circunstâncias em que não podem escapar e se esconder, como seria sua primeira escolha.

Muitas vezes esta situação é o reflexo de um grande medo que o gato tem diante dos seres humanos, consequência de uma socialização deficiente ou uma má experiência. É por isso que explicamos a importância de respeitar as distâncias que o gato impõe e nunca forçá-lo a fazer contato ou repreendê-lo se ele nos morder em resposta. Nestes casos, se você quer tocar o gato, deve começar com muita calma. Siga os seguintes passos como um guia:

  • Deixar o gato se aproximar, para isso, pode ser de grande ajuda usar um prêmio como um petisco que ele gosta particularmente ou um brinquedo;
  • Acariciar suave e lentamente, sem movimentos bruscos, os lados ou o topo da cabeça, apenas algumas vezes. Se o gato for receptivo, você pode ser verificado se ele permanecer calmo, vai aumentando progressivamente o tempo das carícias, dia após dia, sem pressa e sem forçar;
  • Depois que os passos anteriores forem bem aceitos, pode continuar as carícias, deslizando a palma da mão sobre a coluna, cruzando as costas;
  • Deve lembrar que um gato pode querer dormir no nosso colo, no entanto, não aceitar carícias. Respeite isso.

Se, ao contrário, um ataque é acionado, devemos seguir os seguintes passos:

  • Se o gato pegou a sua mão ou braço, deve se soltar com firmeza, porém, não abruptamente, já que um puxão violento pode desencadear outro ataque. Podemos dizer, ao mesmo tempo, "não", com tranquilidade;
  • Nunca devemos agredir o gato, além de ser um tratamento intolerável, pode ser contraproducente e resultar em outro ataque. Também estaremos ensinando que não somos confiáveis, o que dificultará a solução do problema;
  • Nos casos graves em que a abordagem descrita acima não é possível, devemos procurar ajuda profissional, consultando um veterinário especializado ou um etólogo, que é o especialista em comportamento animal. Antes de qualquer tentativa de modificar o comportamento, você deve submeter o gato a uma revisão veterinária, pois, algumas vezes, uma doença não detectada pode causar alguma dor que o felino manifesta mostrando-se agressivo.
Porque meu gato me morde quando faço carinho - Mordida de gato: quando é perigosa?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu gato me morde quando faço carinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Beatriz
Ao acordar ou quando chego do trabalho meu gato vem até mim desesperado miando e rorosnando, se esfrega, deita no chão, fica em duas patas. Eu sento eu deixo ele fazer carinho, mas de uns tempos pra cá, durante as miadas, e carícias ele tem me mordido com muita força, várias vezes. Mesmo se eu não colocar as mãos neles. Ele adora se esfregar no rosto mas do nada ele da uma mordida muito forte. Eu tenho ficado com medo dele. Já pensei que fosse ele pedindo comida, água ou bandeirinha limpo, mas tudo sempre está limpinho... Ele vem pedir carinho, Rosrona muito alto, ele chega tirar o telefone da minha mão pra eu dar atenção só pra ele. Eu paro fico só com ele e mesmo assim ele faz um carinho e uma mordida, três carinhos e uma mordida. Não sei o que fazer.
A sua avaliação:
Marcela
Eu adotei uma gatinha de 1 mês. E no início ela era bem retraida, depois de dois dias ela ficou de boa (eu brinco, ela dorme comigo, faço carinho e respeito o espaço dela quando ela não quer ambos).. . Mas as vezes do nada ela morde minha mão ou minha boca quando ela se aproxima do meu rosto. Eu não sei se é porque ela não gosto da minha mão. (Eu nunca bati nela e só me afasto, mas ver que ela me morde assim do nada... me deixa bem magoada...) o que eu fiz de errado? E como faço pra ela não pegar esse costume de vez?
A sua avaliação:
Éder
Minha gata me morde forte quando faço carinho... o engraçado é que ela gosta do carinho - fecha olhos, às vezes dorme escorada em mim, às vezes até me abraça. Tem vezes que ela vem me dar um "beijinho de gato" e, de repente, se encanta com minha bochecha e dá-lhe uma dentada... deve ser um "amor mafioso" esse kkk
A sua avaliação:
Joice Vieira
Alguém me ajude ! Meu gato tem 4 meses , estava normal , mais agora ele começou a fazer xixi na cama e não está comendo nem fazendo coco , já levei no veterinário falaram que é nervosismo já dei o remédio mais não está adiantando oque fazer ? Me ajudem por favor
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joice! Este artigo pode ajudar a encontrar as causas do xixi na cama: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-significa-quando-um-gato-faz-xixi-na-cama-21207.html

No entanto, recomendamos que você busque uma segunda opinião de outro veterinário, uma vez que apenas ele pode fazer ume exame físico para saber o que tem de errado com o seu pet.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Joice
Olá , então fiz oque recomendou , levei ele em outro veterinário ! Ela falou que deve ser um problema no sistema nervoso dele , aplicou 2 injeções e passou mais 3 remédios Porém ele parece pior , ainda não quer comer NADA e nem beber água , estou desesperada pois ele parece estar pior e para andar estar pior todo torto , da muitaaa dó pois ele me olha e fica com a boquinha aberta não mia , não sei oque fazer ! Alguém pode me ajudar de alguma forma ...
A sua avaliação:
Nanda
Minha gata tem 11 meses e vive mordendo as coisas, quando vou fazer carinho mesmo ela gostando ela acaba me mordendo e não é essa mordida sem dente, chega a ficar a marca do dente e as vezes sai até um pouco de sangue por causa do buraco que as presas fazem, não entendo pq ela faz isso, ela mesma demonstra que gosta do carinho... É pq os dentes estao crescendo ou o que?? Amo muito ela mas chega a incomodar as vezes.... PS: Em casa temos um outro gato macho de 5 anos mas ele chegou muito primeiro que ela, e ela tb não é castrada, não sei se isso pode influenciar a esse comportamento tb
Márcia da Silva Ferreira
Meu gato me ataca e me morde a ponto de grudar no meu braço e não soltar mais,agora a pouco ele me tacou de novo fui tirar as roupas do varal e não vi que tinha um outro gato no telhado do vizinho ele viu o gato e me atacou ele fica agressivo fora de si , da outra vez também apareceu um gato ele viu e me atacou,não entendo porque ele faz isso .Me ajudem por favor.
Fernanda
Parece com o descrito em outro artigo daqui:

https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-gato-me-morde-20720.html

Agressão redirecionada

A agressão redirecionada é um fenômeno peculiar que consiste em que um gato aborrecido ou estressado com alguma coisa ou alguém não ataca a pessoa ou o animal em causador do seu problema mais o seu dono, redirecionando a agressão para ele. A tensão devida a esse problema que o gato enfrentou pode ser retida por um longo período de tempo e só atacará mais tarde.

A vítima do ataque do gato não tem nada a ver com o motivo da sua raiva, mas pode acontecer que o gato volte a ver a sua vítima e se lembre do problema/tensão voltando a atacar novamente
A sua avaliação:
Lica
Meu gato morde mto forte a ponto de tirar sangue de todos que moram aqui em casa. Não sei mais o que fazer, ele avança e ataca ☹☹.
Ele já é castrado e tem todas as vacinas em dia
Luísa Savala
Oi Lica! Temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre "porque meu gato me morde" e o outro "porque os gatos mordem os tutores", com essas informações você pode entender os motivos e descobrir o que fazer: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-gato-me-morde-20720.html
https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
De qualquer forma, se ele continuar com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Halana Garcia
Mano minha gata começa a se esfregar em mim e miar, ela solta uma mordida nas minhas pernas.
A sua avaliação:
Raul Condé Carvalho
Gostei muito.Muito completo e educativo
A sua avaliação:
Lana Ferreira
Tenho uma gata de quase 2 meses. E é a primeira vez que tenho um gato bem filhote. E desde então por mais que eu saiba que ela está numa fase de "Crescimento e desenvolvimento",fica bem difícil muitas vezes.
Cuido bem dela,e já dei sua primeira dose de vacina. Faço o melhor para ser atenciosa e também tento me manter bem participativa nas brincadeiras...porém que ela adora morder,o único momento que consigo dar carinho é quando ela dorme ou está comendo. Pois ela acordada apenas me enche de mordidas,e por mais que eu veja que ela está feliz mas brincadeiras e tento interagir ela com outros brinquedos,ela que insiste sempre em vir atrás de mim.


Eu pego um brinquedo para brincar com ela,mas o foco dela é minha mão. Estou dormindo,lá está ela tentando morder meus pés,ou minhas mãos quando vê eu me mexendo. Quando vou dar um carinho,novamente levo mordias. Ou seja,de todos esses dias eu mais tomei mordias. Eu queria poder dar um limite nisso,eu não forço a Barra com ela em questão dela gostar de carinho. Só fica difícil levar mordias e patadas quando eu menos espero.(Ate mesmo quando estou digitando ela vem me morder).

Ou seja,até agora tomei mas mordidas do que pude acariciar ela.
Luísa Savala
Oi Lana! É importante você reconhecer os sinais que a sua gatinha te dá. Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
Porque meu gato me morde quando faço carinho
1 de 3
Porque meu gato me morde quando faço carinho

Voltar ao topo da página ↑