menu
Partilhar

Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções

 
Por Maria Besteiros. Atualizado: 19 janeiro 2021
Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que sempre são usados como exemplo de limpeza. Sem a necessidade de nenhum adestramento, desde muito novos utilizam perfeitamente sua caixa de areia. Mas, às vezes, esse comportamento ideal pode não ocorrer e, sem que saibamos por que, e o gato urina ou defeca fora de sua caixa e escolhe lugares que chamam muito nossa atenção.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar em explicar uma situação particularmente preocupante, que é quando o gato não faz necessidades na caixa de areia e, pior que isso, te faz se perguntar: por que meu gato faz cocô na minha cama - causas e soluções. Boa leitura!

Os gatos e a caixa de areia

Embora muitos gatos usem sua caixa de areia sem nenhum problema, também é verdade que alguns são extremamente sensíveis quando se trata de realizar suas necessidades. Qualquer alteração, mesmo que imperceptível para nós, pode te causar a seguinte pergunta: por que meu gato não faz necessidades na caixa de areia? Respondendo a esse questionamento, podemos começar prevenindo a rejeição do gato à caixa de areia, respeitando três chaves fundamentais:

  • Tamanho: a caixa de areia do gato deve ter um tamanho que corresponda com o do gato tanto em comprimento e largura, assim como na altura das bordas.
  • Localização: ela deve ser colocada em um local abrigado, longe de áreas de tráfego ou ruídos e afastada da água e comida.
  • Limpeza: em função da qualidade da areia escolhida, a limpeza será mais ou menos frequente, mas, em qualquer caso, a caixa de areia deve ser mantida livre de fezes e urina sempre que possível.

Assim que o gatinho chegar em casa mostraremos sua caixa, o que normalmente é suficiente para que ele a utilize sem problemas. Entretanto, devemos garantir que ele sempre tenha acesso à caixa de areia. Com estas bases, damos o primeiro passo para impedir um gato defecando fora da caixa.

Neste outro artigo você verá como ensinar o gato a usar a caixa de areia.

Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções - Os gatos e a caixa de areia

Por que meu gato faz cocô na minha cama?

Mesmo respeitando as diretrizes anteriores, podemos ser surpreendidos com o gato fazendo cocô em nossa cama. Em primeiro lugar, a primeira coisa a ser esclarecida é que ele não faz isso para nos irritar. Um gato defecando fora da caixa de areia é um sinal de que há algum problema. Portanto, temos que descobrir sua causa.

Se meu gato começa a facer cocô na minha cama, a primeira coisa que tenho de fazer é ir ao veterinário para um check-up geral, pois pode ser devido a um problema de saúde. Por exemplo, fezes mais moles, diarreia ou, pelo contrário, prisão de ventre, bem como alguma dor que afete a defecação podem levar o gato a recorrer à nossa cama.

Parasitas ou inflamações intestinais, alimentação inadequada ou dores nas articulações que dificultem a mobilidade do gato podem fazer com que o gato não faça suas necessidades na caixa de areia até mesmo evitando-a. Os gatos de idade avançada correm mais riscos de sofrer alterações em sua saúde que podem repercutir na defecação, como a prisão de ventre ou a artrose. Por outro lado, as diarreias são geralmente mais comuns em gatinhos com problemas de parasitas.

Em qualquer caso, o veterinário realizará um exame e os testes pertinentes para chegar ao diagnóstico, o que é imprescindível para iniciar o tratamento e corrigir a alimentação inadequada. Mas, além das causas físicas, o gato pode facer cocô em nossa cama devido a transtornos de origem psicológica ou a problemas com a caixa de areia.

Problemas com a caixa de areia

Se o seu gato faz cocô em sua cama e o veterinário determinou que ele está completamente saudável, voltaremos nossa atenção, primeiro, para a caixa de areia. Se você fez alguma modificação recentemente, desfaça a mudança, pois é provável que tenha provocado a rejeição do gato. Em qualquer caso, verifique os seguintes pontos:

  • Areia: alguns gatos rejeitam as areias perfumadas e de grãos grossos. Coloque vários centímetros para que possam raspar e enterrar suas fezes. Descubra os diferentes tipos de areia para gatos.
  • Bandeja: enquanto alguns gatos se sentem confortáveis em caixas de areia cobertas, outros só as aceitam descobertas. Observe a altura das bordas, especialmente se seu gato apresenta problemas de mobilidade.
  • Localização: você pode colocar a caixa de areia perto de onde o gato defeca ou, ao contrário, mantê-la onde ela sempre esteve, se é um lugar abrigado e tranquilo, e, ao invés disso, colocar a comida ao lado da sua cama. A ideia é que ele tenha a opção de usar a caixa de areia no lugar que parece ter escolhido para defecar ou dissuadi-lo colocando a comida ali, pois os gatos geralmente se recusam a fazer cocô perto de onde comem.
  • Limpeza: não apenas é necessário remover as fezes com frequência, também deve-se lavar a caixa de areia regularmente, utilizando água e sabão. Odores fortes, como alvejante, podem causar rejeição em alguns gatos.
  • Número de caixas de areia: mesmo que tenha apenas um gato, ele pode preferir ter mais de uma caixa de areia. Costumam utilizar uma para a urina e outra para as fezes. Se houver mais de um gato, a recomendação é deixá-las sempre acessíveis para que todos possam acessá-las e utilizá-las sem serem incomodados.

Mas um gato saudável com uma caixa de areia ideal também pode acabar defecando na cama do seu cuidador. Pode ser devido a causas de origem psicológica.

Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções - Por que meu gato faz cocô na minha cama?

Causas psicológicas para a rejeição à caixa de areia

Às vezes, temos um gato defecando fora da caixa de areia, como por exemplo em nossa cama, porque está passando por uma situação estressante para ele que o impede de se aproximar da caixa de areia. Estas são algumas das causas que podem estar envolvidas:

  • Se houve alguma modificação na rotina ou no ambiente do gato, como obras na casa ou a chegada de um novo membro, o gato pode manifestar seu estresse fazendo cocô em lugares não habituais. São animais muito sensíveis que são afetados pelas mudanças, algumas imperceptíveis para nós.
  • Por outro lado, uma experiência negativa ao utilizar a caixa de areia, por exemplo, ser surpreendido por um ruído inesperado, pode levar o animal a procurar outro lugar para defecar.
  • Em casas onde vários gatos convivem, deve-se garantir que nenhum impeça o acesso aos recursos do restante. Os problemas entre gatos são outra causa que podem levar o gato a não fazer necessidades na caixa de areia.
  • Também pode acontecer que o gatinho tenha tido alguma associação incorreta que leve a não identificar a areia da caixa como o lugar adequado para defecar, relacionando o ato com outras texturas que não a da areia.
  • Por fim, as fezes também podem ser utilizadas para marcar território, embora seja mais comum ser feito com a urina.

Seja qual for a causa, nem sempre é fácil determinar, o gato faz cocô em nossa cama porque, ao contrário dos sentimentos negativos que a caixa de areia desperta, a percebe como um lugar seguro. Está carregada com nosso cheiro, o que é reconfortante e, além disso, costuma ser mais alta do que o chão onde a caixa de areia está colocada. Os gatos tendem a sentir maior segurança em lugares altos. Além disso, a cama é uma superfície macia e agradável.

Todos esses problemas são solucionáveis, mas é provável que precisemos da ajuda de um etólogo ou especialista em comportamento felino e iniciar mudanças na rotina, no ambiente, recorrendo a feromônios tranquilizantes ou mesmo medicamentos, sempre prescritos pelo veterinário.

O que fazer se meu gato faz cocô na minha cama

Se seu gato faz cocô na sua cama, independentemente da causa, você pode seguir algumas recomendações gerais para evitar isso enquanto é resolvido com tratamento veterinário ou comportamental. São as seguintes:

  • O mais simples é impedir o acesso à cama fechando a porta do quarto, mas, claro, o problema ainda precisa ser resolvido.
  • Limpe a cama o mais rápido possível para que o cheiro não incentive o gato a repetir a defecação no mesmo local. Utilize limpadores enzimáticos para eliminar odores.
  • Se você não pode fechar o quarto, cubra a cama com jornais ou plásticos, pois muitos gatos acham desagradável pisar nessas superfícies. E claro, por precaução, proteja o colchão.
  • Por último, nunca brigue com seu gato. Há um motivo para ele defecar na sua cama. O gato está passando por momentos difíceis e repreendê-lo é, portanto, completamente contraproducente. Isso pode agravar um problema que precisa ser resolvido com sua ajuda.

Agora que você sabe por que o gato que não faz as necessidades na caixa de areia e o motivo que leva o gato a fazer cocô na sua cama, o seguinte vídeo sobre acessórios para gatos também pode te interessar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Lindell, Ellen. (2017). Feline House Soiling. Clinician's Brief.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções
1 de 3
Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções

Voltar ao topo da página