PARTILHAR

Por que o gato lambe e depois morde?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 março 2021
Por que o gato lambe e depois morde?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você tem um ou mais gatos, com certeza já passou por esta situação: o seu gato está te lambendo tranquilamente... e de repente te morde! O que aconteceu? Será que não estava gostando da massagem? Por que o meu gato teve este comportamento?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explorar um pouco o mundo felino e explicar para você por que o gato lambe e depois morde baseando-nos em comportamentos próprios da espécie e os seus significados. Para além disso, também vamos dar algumas dicas para evitar que o gato te morda. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato morde minha roupa?

A linguagem felina - comportamento dos gatos

Mesmo que você seja um tutor experiente que conhece bem o seu pet, nem sempre é fácil compreender aquilo que o felino está te dizendo. Por isso, é essencial que você aprenda mais sobre o universo felino e a linguagem corporal dos gatos. Sempre que possa, leia artigos relacionados com a etologia (ciência que estuda o comportamento animal), que com certeza vai ajudar a compreender mais sobre os fantásticos animais que são os gatos e a interpretar certos comportamentos de uma forma mais adequada.

Como você deve saber, os gatos utilizam o corpo deles para se comunicarem com os humanos e para expressarem emoções. Assim sendo, quando o seu melhor amigo te lambe e depois mordisca, você deve estar muito atento ao corpo dele e, desse modo, tentar compreender o porquê de ele apresentar essa conduta.

É possível que você o tenha assustado, sem querer, enquanto lhe fazia carinho? O seu gato lambia você enquanto ronronava e mordiscava suavemente? A forma como o seu gato realiza este comportamento expressa muito mais do que você pode imaginar!

Quando o gato lambe e morde - o que significa

Não existe apenas uma forma de interpretar as lambidas, mordiscos e mordidas dos gatos, por isso, vamos explicar para você cada comportamento detalhadamente:

Por que os gatos lambem?

A língua dos gatos é, sem dúvida alguma, única e especial: está formada por pequenos espículos de queratina que são especialmente úteis na sessão de limpeza deles, para pentearem o pelo e eliminares toda a sujidade do mesmo.

Por isso, quando um gato dá lambidas no tutor ou lambe o cabelo, está apresentando uma conduta social, considerando-o do grupo social dele, como se o tutor fosse um gato. É uma conduta social positiva, que manifesta a existência de um bom vínculo entre o cuidador e o gato.

Para além disso, o gato pode lamber você como uma demonstração de afeto, já que aprendeu que mediante determinadas associações, que esse é um comportamento que você gosta e que origina mais carícias e afeto. Por outro lado, lamber de forma incessante (até compulsiva) pode significar que algo não está bem e que o bem-estar do seu bichano está comprometido, indicando estresse e ansiedade. Nesse caso, recomendamos que você reveja os 5 sintomas de estresse em gatos.

Por que os gatos mordem?

Tal como acontece com as lambidas, uma mordida também pode ter vários significados. Apesar disso, quem já foi mordido por um gato muito bravo ou assustado sabe que isso não tem nada a ver com as mordiscadas que um gato dá quando está brincando, mesmo que machuquem um pouco. Os gatos verdadeiramente chateados ou assustados mostram uma linguagem corporal muito expressiva, se contraindo e ficando rígidos e eriçados. Para além disso, é comum que bufem, miem de forma alerta e encurvem as costas.

Este tipo de mordidas (acompanhadas de arranhões doloroso) não têm absolutamente nada a ver com as mordidas por brincadeira, que geralmente fazem quando se descontrolam. Para além disso, existem mordidas de aviso para que você pare de o incomodar ou de fazer carinho e as mordidas como demonstração de afeto, que costumam ser mais controladas e repetitivas.

Por que os gatos lambem e mordem

Uma pergunta muito frequente é por que os gatos mordem e lambem, a resposta é que alguns gatos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhe fazer carinho. Outros, fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de grooming, ou seja, porque estão cuidando de você.

Os gatos se limpam uns aos outros, se lambem e dão mordidas suaves de forma a realizarem corretamente a higiene e arranjarem o pelo. Por esse motivo, é muito normal que durante uma sessão de beleza, o seu companheiro te morda e isso não significa que seja uma conduta negativa.

Por que o gato lambe e depois morde? - Por que os gatos lambem e mordem

Quando a mordida machuca...

Depois de entender por que os gatos mordem, é importante saber o que você deve fazer quando seu gato te morder e machucar você. Em primeiro lugar, você jamais deve castigá-lo, já que o seu felino está realizando uma conduta social, embora para nós não seja prazerosa.

Como você deve atuar quando o seu gato o morde? O ideal é que depois da mordida você pare de acariciá-lo e o ignore.Se você for sempre constante e repetir este comportamento, com o passar do tempo o seu gato começa associando as mordidas ao final da brincadeira ou da sessão de carícias e saberá perfeitamente que, se ele fizer isso, não terá mais atenção.

Ao mesmo tempo, é imprescindível que você aplique técnicas de reforço positivo para fortalecer as condutas que agradem, como quando o gato está tranquilo, dá lambidas sem morder ou ronrona pacificamente. Para isso, você pode usar um simples "muito bem" ou apostar em petiscos mais saborosos.

Por que o gato lambe e depois morde? - Quando a mordida machuca...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o gato lambe e depois morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
A sua avaliação:
Fabia
Meu gato tem aproximadamente 8 meses e gosta de lamber , cheirar nossas axilas por qual motivo ele faz isso? As vezes até mordisca e aperta com as patas.
A sua avaliação:
Elizabethe
Eles são fofos
A sua avaliação:
Alinny
Olá,tenho uma gatinha c dois meses,ela só faz xixi na areia, cocô ela não faz , gostaria de saber o pq? E o q devo fazer pra q ela faça suas necessidades na areia? obrigada.
A sua avaliação:
Crislaine Rodrigues
Gostaria de saber pq meu gato puxa meu cabelo só quando estou com ele molhado( cabelo)?
A sua avaliação:
David Oliveira
Minha gata faz o contrário. Bom. Faz uns 3 ou 4 dias que ela apareceu aqui na minha casa do nada e eu resolvi adotar, eu fui saber esses dias que ela era de uma vizinha e ela fugiu pra cá, pois a mãe batia muito, enfim.. A minha gata fica agarrando a minha mão e primeiro ela dá umas mordidinhas de leve e depois começa a lamber, dps dá outra mordidinha e lambe dnv, ela faz isso todo dia, ela não pode ver minha mão e começa a fazer isso. Oq significa?
A sua avaliação:
CONCEICAO Costa
Porque meu gato está urinando a casa toda marcando território?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Conceição, recomendamos que você consulte as informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-evitar-que-o-meu-gato-urine-em-casa-20112.html
A sua avaliação:
Sandra maria dos santos de araújo
tenho dois gatos que se lambem e deixam o pelo com uma tinta marrom sujando o lençol onde estão deitados,o chão,e o pelo branco fica marrom quando seca.
Sandra Vargas Hanke
Boa noite
minha gatinha só brinca mordendo e batendo com as patas traseiras, também lambe com sutileza e da mordidinhas que é diferente das brincadeiras, gosta de morder meu pescoço e bochecha e não consigo tirar esse costume dela que as vezes me dá medo. grata.
Rute Barbosa
Não entendo porque minha gatinha morde r não aceita ganhar carinho...tem dois meses e meio,é peraltissima.
Luísa Savala
Oi Rute! Esse artigo vai te ajudar a entender porque sua gatinha morde: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
Ana Hage
Meu gato adora carícias, porém no meio de uma sessão, ele agarra meu braço e mão com as 4 patas e me morde, muitas vezes machucando com as unhas, embora ele seja muito dengoso me pedindo carinho com várias cabeçadas e barulhinhos. Por Que isso acontece?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ane! Muitas vezes eles têm esse comportamento quando brincam. Ofereça um brinquedo para ele quando isso acontecer, para que ele entenda deve morder e arranhar os brinquedos e não suas mãos.
Livia
Minha gata dá lambidinhas no meu dedo/mão e morde devagarinho quando quer comida. rs
Aline
Minha gatinha lambe meu cachorro e dá mordiscadinhas nele também! Isso significa, então, que ela considera o cachorro como parte do círculo dela? Uma demonstração de afeto? Acho fofo, mas o cachorro fica meio sem entender kkkkk. (Mas ele não machuca os gatos aqui!).
A sua avaliação:
Marilene Machado Dias
Porquê meu gato faz xixi por Tudo?Ele já é adulto se esconde quando chega visita e só aparece em casa quando eu chego do trabalho e como fala nossa fica bem louco quando chego
Hilda
Talvez porque a areia dele está suja, tem que limpar bem a caixa de areia, não acumular fezes, são muito limpos e não gostam de caixa suja mas também é bom levar a um Vet para saber se está com infecção urinária ou outra doença qualquer
A sua avaliação:
Piceza
Eu gostei muito
dirce lobue
Gostei muito sobre o porque o gato lambe e depois morde. Parabéns pelo artigo...
Branca
Tenho uma gata muito opiniática q amo. Respeito ela e ela sabe os limites q tem. Um dia destes passei a mão nela fazendo carinho e apesar dela dar uma rosnada leve, continuei. Então ela abriu os dois bracinhos e rosnando um pouco mais forte, bateu com as patas nas laterais do meu rosto. Entendi o aviso: para d inconodar! Cada vez mais amo os gatos!!
Fabiane Pereira
O meu gato não pode me ver sentada que ele vem pra perto de mim e se me deitar ele sobe em cima da minha costas ou peito
Mari
Maravilhoso esse artigo, muito bom saber lidar com nossos filhos de patas🐾🐾🐾🐾
A sua avaliação:
Jéssica
Muito bom bmeu gato faz isso direto agora sei como me comportar se ele fizer denovo. Ajudou bastante
Laureta
Excelente artigo! É sempre muito importante saber sobre nossos bichinhos de estimação.
Por que o gato lambe e depois morde?
1 de 3
Por que o gato lambe e depois morde?

Voltar ao topo da página ↑