Outros problemas de saúde

É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 22 dezembro 2021
É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

É normal um gato com nariz seco? Por que os gatos normalmente têm o nariz úmido ou molhado? O mesmo mito que circula em torno dos narizes dos gatos circula em torno dos cachorros, e não é outra coisa senão a suposição de que, ao tocar neles, você consegue determinar a temperatura do animal e, portanto, seu estado de saúde.

Este mito é tão difundido entre os tutores de gatos que vamos dedicar esse artigo aqui do PeritoAnimal para explicar de onde essa ideia pode ter vindo e o que o nariz realmente significa quando se trata de avaliar o estado de saúde de um gato. Você acha é normal um gato com nariz seco? Continue lendo para descobrir todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Meu gato ronca, é normal?

Índice

  1. A sensibilidade do nariz do gato
  2. Gato com nariz seco é sinônimo de febre e desidratação?
  3. O que o nariz do gato pode comunicar
  4. Cuidados com o gato com nariz seco

A sensibilidade do nariz do gato

É verdade que é comum que o nariz de um gato ao toque esteja úmido e frio, mas também é normal o nariz do gato seco sem que isso signifique que ele tenha alguma patologia ou, portanto, seja considerado um sinal de alarme. Então, por que tenho um gato com nariz seco? Bem, porque o nariz mudará sua condição ao longo do dia, dependendo do ambiente em que o felino está.

Por exemplo, se o gato está tomando sol ou está perto de uma fonte de calor, é provável que o nariz do gato fique seco e quente, mas isto nada mais é do que um reflexo do ambiente, sem relação com seu estado físico. Portanto, a resposta à nossa pergunta é sim, é normal um gato com nariz seco. Então por que se diz que um nariz seco é sinônimo de um gato doente? Veremos isso no próximo tópico.

É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados - A sensibilidade do nariz do gato

Gato com nariz seco é sinônimo de febre e desidratação?

Já falamos que é normal um gato com nariz seco, mas também é verdade que um gato doente provavelmente terá um nariz seco e quente. Talvez esta seja a origem do mito que liga a secura do nariz com patologias. Para determinar se ogato está doente ou não, devemos olhar para outros sintomas, não apenas para o estado do nariz.

O gato está abatido e com e o nariz seco

Por exemplo, se o gato está apático e com o nariz seco, ele pode estar com febre e sofre de um processo patológico. Mas a única maneira confiável de descobrir sua temperatura é medir a temperatura do gato usando um termômetro que, no gato, deve ser colocado no reto.

Talvez devido à dificuldade envolvida nesta manobra, a maioria dos tutores opta por consultar um veterinário para verificar a temperatura de seu gato. Para aqueles que verificam a temperatura em casa, é importante saber que a temperatura normal para gatos é entre 37,8 e 39,2ºC.

Assim como um nariz quente e seco não implica em febre, não é sinônimo de desidratação. Se quisermos verificar o estado de hidratação do gato, a maneira mais simples e eficaz de fazer isso é olhar para sua pele. Se esticarmos a pele na região do garrote, em um gato bem hidratado ele retornará ao seu lugar imediatamente. Por outro lado, se a pele permanece dobrada e não se alisa, estamos lidando com desidratação. Naturalmente, tanto a febre quanto a desidratação são motivos para consulta veterinária.

No vídeo a seguir mostramos o melhor método para medir a temperatura de um gato:

O que o nariz do gato pode comunicar

Como já vimos, é normal que um gato tenha o nariz seco e não devemos nos preocupar com isso, a menos que apresente outros sintomas. E que condições podemos encontrar manifestadas no nariz? Devemos prestar atenção a detalhes como os seguintes:

  • Rachaduras, ranhuras, descamação e/ou lesões não hemorrágicas desse tipo.
  • Crosta preta no nariz do gato.
  • Feridas, mesmo que pequenas.
  • Secreções de qualquer cor e consistência. Às vezes pode ser uma pequena quantidade de muco que permanece seco ao redor das narinas.

Todos esses sinais exigirão exame veterinário, pois podem indicar que nosso gato está sofrendo de uma condição respiratória como rinotraqueíte (infecção viral), um problema dermatológico ou mesmo um processo cancerígeno.

É importante salientar que a maioria dos gatos tem um nariz rosado, no entanto, pode acontecer que haja uma mudança de cor no nariz do gato ou que seu nariz fique branco. Embora, a princípio, não seja uma indicação de doença, sempre que observado acompanhado de outros sintomas, você deve consultar um veterinário.

É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados - O que o nariz do gato pode comunicar

Cuidados com o gato com nariz seco

Como já mencionamos, o ambiente interfere para um nariz úmido ou seco do gato. Portanto, há algumas coisas que você pode fazer por precaução:

  • Verifique se o felino está comendo e bebendo normalmente.
  • Garanta que ele não fique por muitas horas exposto ao sol.
  • Confira se sua casa não está muito quente para o gato. Certifique-se de que haja lugares mais frescos onde ele possa ir, tente manter a casa a uma temperatura constante e mantenha a cama do gato longe de correntes de ar.
  • Certifique-se de que o gato esteja em dia com as vacinas para ajudar a prevenir doenças infecciosas que podem causar doenças respiratórias.

E agora que você já sabe que o nariz do gato seco é um condição normal se não for acompanhado de outros sintomas, recomendamos a leitura deste outro artigo do PeritoAnimal em que explicamos por que os gatos têm o nariz molhado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • FirstVet. Dry nose in cats. Disponível em: <https://firstvet.com/uk/articles/dry-nose-in-cats-what-does-it-mean>. Acesso em 15 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
É normal um gato com nariz seco? - Causas e cuidados