menu
Partilhar

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros

 
Por Eva López, Jornalista. 2 dezembro 2021
Como fazer brinquedos caseiros para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os brinquedos são parte essencial do enriquecimento ambiental dos cachorros, pois, por um lado, os mantêm entretidos e estimulados, enquanto que, por outro, nos permitem também interagir e brincar com eles, favorecendo assim nosso vínculo. No entanto, podemos não ter condições de adquirir um grande número de brinquedos para oferecer variedade ao nosso cão, o que nos leva a nos perguntar se podemos fabricá-los em casa com materiais recicláveis. Pois bem, a resposta é sim!

Hoje em dia temos muitíssimos brinquedos para cachorros: mordedores, dispensadores de comida, brinquedos de inteligência... Cada um deles é pensado para cumprir uma função, além de puro entretenimento, como promover o olfato, aliviar a dor que os cachorros sentem quando os dentes estão nascendo ou estimular sua mente. Pensando em tudo isso, neste artigo do PeritoAnimal, mostraremos como fazer brinquedos caseiros para cachorros de todos os tipos, não perca!

Também lhe pode interessar: Como fazer brinquedos para coelhos

Kong caseiro para cachorros com uma garrafa de plástico

Kong é uma marca de brinquedos para cachorros e gatos que desenvolveu um dos brinquedos dispensadores de comida mais populares em todo o mundo. Atualmente, os encontramos de muitas outras marcas e com diferentes formas, mas todos eles têm em comum a possibilidade de introduzir comida para que o cachorro se divirta ao retirá-la.

Se tiver garrafas de plástico vazias em casa, você pode dar-lhes uma segunda vida fabricando um kong caseiro, desta maneira, estes tipos de recipientes são aproveitados. Sem dúvida, este é um dos melhores brinquedos antiestresse para cachorros porque lhes permite passar algum tempo tentando obter a comida, prestando atenção apenas nesta tarefa. Por essa razão, também é ideal para cachorros com ansiedade por separação.

Não perca este vídeo no qual lhe mostramos os materiais necessários sobre como fazer brinquedo para cachorro: o kong com garrafa plástica.

Kong caseiro para cachorro com rolos de papelão

Se você não tem garrafas de plástico, não se preocupe! Você pode aproveitar os rolos de papelão do papel higiênico para fazer um brinquedo dispensador de comida menor. Essa versão é ideal para cachorros toy, anões ou pequenos, bem como para filhotes, mas não para cachorros de porte grande ou que sejam muito bruscos brincando porque provavelmente acabarão quebrando o brinquedo e, no pior dos casos, comendo o papelão.

Estes rolos de papelão oferecem várias possibilidades, mas destacaremos duas formas fáceis de como fazer um brinquedo para cachorro para colocar guloseimas em seu interior.

Bola de papelão

Pegue seu rolo de papelão e algumas tesouras e siga esses passos:

  1. Corte 5 anéis.
  2. Coloque os anéis uns dentro dos outros para formar uma bola com pequenos orifícios.
  3. Pelos orifícios, coloque guloseimas e deixe seu cachorro tentar removê-las movendo a bola.

Tubo tipo kong

Desta vez, além do rolo de papelão, você precisará de um estilete para poder fazer furos. Se você não tem, você pode usar uma faca ou tesoura, mas tenha muito cuidado. Estes são os passos a seguir:

  1. Faça furos com o estilete por todo o rolo, exceto nas pontas, porque você terá que dobrá-las. Lembre-se que o tamanho dos buracos não pode ser muito pequeno, pois assim o seu cachorro não conseguirá tirar os petiscos.
  2. Feche o rolo de um dos lados, dobrando as pontas para baixo.
  3. Introduza as guloseimas e feche o outro lado.

Ambos os brinquedos são considerados brinquedos caseiros de inteligência para cachorros porque estimulam também a mente do pet, motivando-o a tentar pegar a comida. No entanto, lembramos, é fundamental garantir que o cachorro não coma o papelão. Se ele o fizer, retire o brinquedo e não volte a oferecer.

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Kong caseiro para cachorro com rolos de papelão

Mordedor caseiro para cachorros feito de camisetas

Quer saber como fazer brinquedo para cachorro filhote utilizando camisetas usadas? Uma boa ideia é fazer um típico mordedor de corda, sim, com camisetas velhas! Em vez de jogá-las fora, dê-lhes uma segunda vida fabricando este simples brinquedo caseiro para seu cachorro. É um brinquedo muito recomendado para filhotes e tambémpara cachorros adultos muito ativos ou hiperativos, pois permite-lhes morder, jogá-lo e atirá-lo à vontade. Se o seu cachorro é muito ansioso e até hiperativo, não perca este outro artigo onde falamos sobre a hiperatividade em cachorros.

Por outro lado, este mordedor também é ideal para passar um tempo divertido com seu cachorro, pois você pode jogá-lo para que ele vá buscar e trazer de volta para você ou brincar de cabo de guerra. Siga o passo a passo que mostramos nesse vídeo:

Mordedor caseiro para cachorro com meias

Se você não tem camisetas velhas, você também pode fazer brinquedos para cachorros com meias! Você pode utilizar qualquer tipo de meia velha que já não queira, embora seja preferível evitar aquelas de lã porque seu cachorro pode rasgá-las com mais facilidade e engolir o tecido.

Com duas meias você pode fazer um mordedor simples para cachorros filhotes ou cachorros que não sejam muito destrutivos, pois, sendo um brinquedo feito com tecido, é mais provável que um cachorro muito destrutivo acabe rasgando. De qualquer forma, também daremos algumas dicas para reforçar o brinquedo. Siga esses passos:

  1. Pegue uma meia e corte a extremidade fechada para obter duas aberturas.
  2. Dobre a outra meia para formar uma bola e insira-a dentro da anterior, colocando no centro dela.
  3. Faça um nó em cada ponta de modo que a bola fique no centro totalmente presa e firme.
  4. Você pode deixar as pontas como estão se seu cachorro não for muito destrutivo ou reforça-la. Para fazer isso, corte-as em três ou seis tiras.
  5. Faça uma ou duas tranças bem firmes com as tiras que cortou e amarre novamente na ponta. Desta forma, será mais complicado para o seu cachorro rasgar as pontas do brinquedo.

Se o seu cachorro é um filhote ou um cachorro adulto que brinca muito suavemente, você pode fazer um brinquedo ainda mais simples:

  1. Pegue uma meia e faça diferentes nós, certificando-se que fiquem os mais próximos possíveis.
  2. Se o seu cachorro gosta de brincar com tiras sem rompê-las, você pode deixar as pontas livres para cortá-las em diferentes tiras.

Ambos os brinquedos são excelentes mordedores caseiros, mas também são perfeitos para jogar e encorajar o cachorro a ir buscar e trazer de volta depois. Entretanto, se o seu cachorro não sabe fazer isso, não perca nosso artigo onde explicamos como ensinar um cachorro a trazer a bolinha.

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Mordedor caseiro para cachorro com meias

Brinquedos de inteligência caseiro para cachorros com latas ou garrafas

Embora já tenhamos visto vários formas de como fazer brinquedos para cachorro considerados de inteligência, agora ensinaremos um com um maior grau de dificuldade, tanto para você como para o seu cachorro. Desta forma, você pode ir fabricando os brinquedos de maneira progressiva para que ambos aprendam juntos e evoluam.

O brinquedo consiste em um recipiente para introduzir guloseimas, segurado por um pedaço de madeira (também serve de plástico) que permitirá que o seu cachorro possa girar o recipiente para que as guloseimas caiam. Dependendo do tamanho do cachorro, você terá que adaptar o tamanho do brinquedo. Assim, para cães de porte pequeno ou médio, com uma lata de 33 ml ou uma garrafa pequena será mais do que suficiente, por outro lado, para cachorros grandes você terá que usar recipiente muito maiores. O mesmo acontece com os paus de madeira para criar a estrutura.

Para fazer esse brinquedo, como acabamos de mencionar, pode utilizar tanto latas vazias como garrafas de plástico, pois é excelente reutilizar esses recipientes. Além disso, você precisará:

  • paus de madeira ou de plástico que você utiliza mais e que deseja reutilizar
  • várias folhas de papelão (você pode cortar uma caixa de papelão que já não utiliza) ou uma base de madeira
  • silicone ou cola apta para animais
  • estilete ou tesouras

Uma vez que tenha todos os materiais listados, siga esses passos:

  1. Primeiro você terá que criar a estrutura que sustentará o recipiente dispensador de comida. Para isso, você pode fazer uma base colando várias lâminas de papelão, uma sobre a outra, caso o seu cachorro seja pequeno ou médio. Depois de coladas, você pode forrar com fita adesiva para prender a base. Se o seu cachorro é grande ou tem muita força, recomendamos optar por uma base de madeira ou de um material mais resistente que o papelão. O tamanho da base dependerá do número de recipientes que você deseja adicionar.
  2. Se você usou uma base de papelão, pode utilizar dois paus de madeira ou até lápis. De qualquer forma, você precisará pregá-los no papelão, um em cada extremidade, e fixá-los com silicone ou cola. Se você usou madeira, utilize paus ou barras de madeira também resistentes e use silicone ou uma cola forte o suficiente para evitar que saiam facilmente. Agora, você deverá ter uma base com paus verticais.
  3. Pegue o recipiente que irá utilizar e faça dois furos perpendiculares para poder passar a vara que sustentará a estrutura anterior através deles. Insira a vara e verifique se o recipiente gira sem problemas. Se não for assim, aumente os orifícios.
  4. Fixe a vara com o recipiente nas extremidades da estrutura. Você pode usar novamente silicone ou cola. Mesmo assim, você pode prendê-lo com fita adesiva.
  5. Deixe secar completamente antes de deixar seu cachorro brincar com seu novo brinquedo.

Se você tiver conhecimento de bricolagem, você pode montar a estrutura do brinquedo com parafusos, assim ficará muito mais presa.

É provável que o seu cachorro não entenda como funciona o brinquedo no começo, portanto, você terá que ensiná-lo que, se girar o recipiente com sua pata ou seu focinho, caem guloseimas. Aos poucos você verá que ele compreende e adora este brinquedo.

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Brinquedos de inteligência caseiro para cachorros com latas ou garrafas
Imagem: tiendanimal.es

Tapete olfativo caseiro para cachorros

Os tapetes olfativos são brinquedos excelentes para estimular o olfato do cachorro, mas também sua mente. Em geral, são brinquedos com um custo bastante elevado, pois são compostos por diferentes partes dentro do tapete, com texturas e formas diversas que tornam os jogos mais ou menos complicados. Portanto, encorajamos você a fabricar seu próprio tapete para obter um resultado muito semelhante, a um custo muito mais baixo!

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Tapete olfativo caseiro para cachorros
Imagem: Canal de Sandra Piek

Pelúcia caseira para cachorros

Se o seu cachorro adora os bichinhos de pelúcia para brincar ou dormir com eles, saiba que você pode fabricá-los em casa se você gosta de costura. Além disso, especialmente se o seu cão tende a rasgá-los com frequência, é muito mais econômico comprar o tecido e enchimento suficiente para fazer várias pelúcias, assim você economizará bastante dinheiro. Diferentes vídeos no YouTube mostram o passo a passo de como fazer pelúcia caseira para cachorros, dê uma olhada!

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Pelúcia caseira para cachorros
Imagem: Canal Review de Tudo

Pirâmide com guloseimas para cachorros

Muitas vezes, os brinquedos mais simples são os que mais divertem nossos amigos peludos. Para fazer esta pirâmide você só precisará de vários rolos de papelão e uma base também de papelão para poder colá-los e pendurar a pirâmide onde quiser (ou deixar no chão, você escolhe!)

Com esta pirâmide também procuramos estimular o olfato e a inteligência do cachorro, já que não esconderemos guloseimas em todos os tubos para que sinta a necessidade de procurar. Dito isso, siga esses passos:

  1. Corte os tubos na metade para que o seu cachorro possa inserir o focinho e suas patas ou sua língua.
  2. Sobre a base de papelão, cole os tubos em forma de pirâmide. Utilize uma cola apta para animais no caso do seu cachorro quebrar o brinquedo. Você também pode preencher toda a base com os tubos sem dar a forma de pirâmide e até mesmo deixar voar sua imaginação e dar a forma que quiser. As formas dificultarão o jogo.
  3. Deixe secar completamente e introduza guloseimas aleatoriamente em alguns dos tubos.
  4. Se você quiser pendurar o brinquedo em uma parede para que seu cachorro não precise ficar se curvando, principalmente se for mais velho, você pode prender uma corda com silicone ou cola.

Como você pode ver, todos os brinquedos podem ser adaptados para cachorros filhotes, pequenos ou grandes, por isso temos certeza que você encontrará o brinquedo caseiro ideal para o seu cachorro. Nos conte, qual é o seu favorito?

E agora que você já sabe como fazer brinquedos para cachorro em casa, não perca este outro artigo em que mostramos como fazer caminha de cachorro passo a passo.

Como fazer brinquedos caseiros para cachorros - Pirâmide com guloseimas para cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos caseiros para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer brinquedos caseiros para cachorros
Imagem: tiendanimal.es
Imagem: Canal de Sandra Piek
Imagem: Canal Review de Tudo
1 de 7
Como fazer brinquedos caseiros para cachorros

Voltar ao topo da página