Dietas equilibradas

Como alimentar filhote de cachorro de 2 meses?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 24 dezembro 2021
Como alimentar filhote de cachorro de 2 meses?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação é um aspecto fundamental do bem-estar de um cachorro, ainda mais quando se trata de um cão em crescimento. O desmame natural geralmente ocorre por volta dos 2 meses de idade, razão pela qual não é aconselhável separar os filhotes de cachorro de sua mãe antes deste tempo. Além disso, a separação prematura pode dificultar o processo de socialização do filhote, que começa com sua mãe e seus irmãos.

Após o desmame, pode surgir a questão sobre como alimentar filhote de cachorro de 2 meses para garantir seu desenvolvimento correto. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o que dar para filhote de cachorro comer e quais alternativas temos para que possamos cobrir todas as suas necessidades nutricionais.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Índice

  1. Quando um cachorro começa a comer sozinho
  2. Como alimentar filhote de cachorro com 2 meses
  3. Qual a quantidade de ração para filhote de cachorro de 2 meses?

Quando um cachorro começa a comer sozinho

Os filhotes de cachorro, como mamíferos que são, começam suas vidas alimentando-se do leite fornecido por sua mãe. Recomenda-se que os cachorros filhotes vivam com sua mãe e seus irmãos e continuem com o leite materno até que tenham pelo menos dois meses de vida. Portanto, não é aconselhável adotar um cão antes desta idade. Mesmo no caso de filhotes de cachorro órfãos alimentados com leite artificial, a ninhada deve permanecer junta até pelo menos oito semanas de idade.

Mas isso não significa que eles tenham que ficar todo esse tempo tomando apenas leite. a partir dos 21-28 dias de idade os filhotes começarão a mostrar interesse na comida de sua mãe e este é um bom momento para introduzi-los na alimentação sólida. A cadela lactante tem que estar em uma dieta para filhotes de cachorro em desenvolvimento, por isso não há problema algum que eles tenham acesso a ela. Se for um alimento duro como a ração, podemos umedecê-la com água morna para ajudar os filhotes a ingerir os grãos mais facilmente.

Nesses casos, será a mãe quem os impedirá de ter acesso ao leite, para que eles comam cada vez mais e mais sólidos e o desmame acabe ocorrendo. Por esta razão, quando adotamos um filhote de cachorro, não é necessário procurar leite para filhotes de cachorro de 2 meses de idade. Quando ele chega em nossa casa, já deve estar acostumado a comer sua própria comida. Para os tutores que estão se perguntando como alimentar um filhote de cachorro de 2 meses, explicamos a seguir.

Como alimentar filhote de cachorro com 2 meses

Se você acaba de adotar um peludo, saiba que há três tipos principais de alimentos para filhotes de cachorro de 2 meses e de outras idades: ração, ração úmida ou comida caseira. Explicamos cada uma a seguir:

Como alimentar filhote de cachorro de 2 meses? - Como alimentar filhote de cachorro com 2 meses

Ração para filhote de cachorro de 2 meses

Quando o filhote de cachorro de 2 meses chega em casa, o mais importante a ter em mente é que, se o que vamos oferecer a ele for diferente do que ele tem comido até então, será necessário fazer uma transição gradual. Por isso, é recomendado dar a ele uma pequena quantidade da ração a que ele está acostumado para que possamos misturá-la com a nova ração até que a mudança total seja concluída. Esta progressão é necessária porque mudanças bruscas na alimentação muitas vezes provocam problemas digestivos. Combinado com o estresse da mudança de casa e da separação de sua família, o cachorro pode ficar doente e ter diarreia, por exemplo.

Mas se você está se perguntando o que dar para filhote de cachorro de 2 meses comer, a verdade é que a opção mais popular é a ração. Você encontrará uma variedade tão grande de produtos em pet shops e supermercados que é difícil saber qual delas escolher. Para saber como escolher a melhor ração para filhote de cachorro, tenha estas dicas em mente:

  • Os cães são carnívoros, onívoros na prática, e precisam de um cardápio baseado em proteínas de origem animal. Isto significa que o primeiro item na lista de ingredientes da ração deve ser a carne.
  • A carne seca ou desidratada garante que o conteúdo indicado seja mantido no produto final. A carne fresca perde água no processo de fabricação da ração, portanto o conteúdo final será aproximadamente metade do que é declarado. Portanto, é bom prestar atenção a isso.
  • A ração deve ser sempre formulada especificamente para filhotes de cachorro em crescimento. Outras opções de ração não serão capazes de atender a todas as necessidades nutricionais deste período tão importante, que vai até pelo menos um ano de idade.
  • Uma boa nutrição é um investimento na saúde presente e futura do cão. Portanto, não ofereça a ele a ração mais barata ou uma opção que não seja para filhote, pois isso poderá acarretar em alguma deficiência nutricional.
  • As rações mais caras nem sempre são as melhores. É necessário ler o rótulo e prestar atenção a aspectos como os mencionados acima.
  • Além da ração, o que você sempre deve dar a um filhote de 2 meses é água limpa e fresca, que precisa ficar à disposição do cão.

Ração úmida para filhote de cachorro de 2 meses

Agora, se você está se perguntando "o que dar para filhote de cachorro de 2 meses comer se eu não tiver nenhuma ração" ou se preferir outra opção, existem alternativas. A ração úmida para cães é outra variedade popular para a alimentação dos filhotes de cachorros de 2 meses. Geralmente é dada ocasionalmente ou como complemento à ração comum, mas também pode ser a única dieta dele. Neste caso, devemos seguir as mesmas recomendações dadas para a ração. Entretanto, deve-se observar que este tipo de alimento para filhotes de cachorro acaba ficando mais caro que a ração.

Há também outra alternativa, menos conhecida, que é a comida desidratada. Basta adicionar água e servir. Além disso, como veremos agora, a comida caseira seguindo uma dieta balanceada também pode ser uma boa alternativa.

Comida caseira para filhotes de cachorro de 2 meses

Agora que você sabe como alimentar um filhote de cachorro de 2 meses de idade, vamos olhar para a comida caseira. Há muitos benefícios em escolher esta opção, pois podemos comprar os ingredientes frescos e os preparar tudo nós mesmos, preservando seus nutrientes e servindo o prato imediatamente ou congelando-o para consumo posterior. Mas para que a comida caseira seja uma opção adequada para um filhote de cachorro, o menu deve ser preparado por especialistas em nutrição canina. Caso contrário, corremos o risco de não cobrir todas as suas necessidades e de nos encontrarmos com um cachorro com problemas de crescimento e saúde.

Por todas estas razões, se você está considerando alimentar seu cão com comida caseira, fique claro que isto não é sinônimo de alimentá-lo com restos de comida. Além disso, você não deve oferecer a ele os alimentos que você comeria, já que os cachorros não podem comer tudo que nós humamos comemos. Se informe bem sobre isso e entre em contato com profissionais. Por esta razão, recomendamos consultar este outro artigo sobre os benefícios da comida caseira para cachorros.

Qual a quantidade de ração para filhote de cachorro de 2 meses?

A qualidade é a base para decidir como alimentar um filhote de cachorro de 2 meses, mas também devemos prestar atenção à quantidade. Não é verdade que um filhote de cachorro tenha que comer grandes quantidades para crescer. Por isso, não alimente em excesso ou suplemente em excesso, mas respeite as quantidades que o fabricante ou nutricionista recomenda para o filhote de cachorro de acordo com seu tamanho. A ração diária deve ser dividida em cerca de quatro rações. À medida que o filhote cresce, podemos oferecer a ele menos vezes ao dia. Com cerca de um ano de idade, podemos alimentá-lo apenas uma ou duas vezes por dia.

Então, quanto deve comer um filhote de cachorro de 2 meses de idade? Isto dependerá da raça ou tamanho que ele poderá alcançar quando adulto, de seu nível de atividade física e do tipo de alimentação escolhida. Portanto, não é possível definir uma quantidade exata que se ajuste a todos os filhotes de cachorro dois meses de idade, pois um filhote de cachorro pug, por exemplo, pode comer de 60 a 90 gramas por dia de ração, enquanto um filhote de cachorro beagle pode comer entre 140 e 240 gramas.

Finalmente, os petiscos, que são muito comuns durante o adestramento dos cachorros, devem ser deduzidos da ração diária, pois representam calorias adicionais, o que poderia desequilibrar a dieta e levar a problemas de excesso de peso. Os prêmios/petiscos nunca devem representar mais de 10% da ingestão diária de alimentos de um cachorro.

Agora que você já sabe como alimentar um filhote de cachorro de 2 meses, recomendamos que assista ao vídeo a seguir em que falamos sobre quantas vezes um cachorro deve comer por dia:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar filhote de cachorro de 2 meses?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Aurea
Gostei do conteúdo. Minha cachorrinha tem 1 mês e 17 dias. Golden retriever e o nome dela è May. Tem 4 dias que ela esta comigo. Quero aprender a cuidar dela bem cuidada.
Gostaria de saber se já posso dar banho e quantas X por semana.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Aurea. Nossa veterinária escreveu este artigo sobre banho em cachorro filhote de dois meses que certamente será útil para você:
https://www.peritoanimal.com.br/pode-dar-banho-em-cachorro-filhote-com-2-meses-24175.html
Outro artigo que pode te interessar é este sobre pegar filhote de cachorro no colo: pode ou não pode? https://www.peritoanimal.com.br/pode-pegar-filhote-de-cachorro-no-colo-24369.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Vida Saudável
Olá! Adorei seu conteúdo.

1 de 2
Como alimentar filhote de cachorro de 2 meses?