Problemas de comportamento

Gatos sentem ciúmes?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 14 setembro 2023
Gatos sentem ciúmes?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muitas pessoas afirmam que os seus gatos são ciumentos e atuam de maneira agressiva ou possessiva com terceiros, seja com um felino, um cachorro ou um humano. Porém, será verdade que existe gato ciumento ou é mais uma forma de humanização?

Gatos sentem ciúmes? Nesse artigo do PeritoAnimal explicaremos se existe gato ciumento, como identificar um comportamento ciumento nessa espécie e o que fazer diante de um comportamento considerado inadequado. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Gato com ciúmes de outro gato

Índice

  1. Gatos sentem ciúmes?
  2. Sintomas de um gato com ciúmes
  3. Causas para um gato com ciúmes
  4. O que fazer com um gato que tem ciúmes?

Gatos sentem ciúmes?

Para começar, é necessário se perguntar se é correto afirmar que existe gato ciumento, já que o ciúme é uma emoção e sentimento atribuída unicamente ao ser humano. Mas, se você entender um pouco mais sobre o que é realmente o ciúme, compreende que é uma resposta emocional adaptativa importante nos animais gregários.

No entanto, embora o felino doméstico (Felis silvestris catus) seja um animal solitário, a domesticação permitiu que a espécie recebesse vantagens importantes ao participar nas dinâmicas sociais, além daquelas que mantém durante a reprodução, como viver com o ser humano, que o proporciona alimento, abrigo e cuidados. Ou com outros animais domésticos que se convertem em uma fonte importante de enriquecimento ambiental.

Dessa forma, o gato escolhe uma pessoa ou animal como "figura de referência" com a qual se relaciona, socializa e interatua diariamente. De forma técnica, a figura de referência se conhece como "parceiro social valorizado" e, como comentamos anteriormente, pode ser outro gato, um cachorro ou o ser humano. É, resumidamente, uma figura social com a qual o gato se sente seguro, podendo ser o indivíduo favorito do felino. Por outro lado, o "rival social" é a figura que está no meio dessa relação e, dessa forma, o gato pode revelar comportamentos que os humanos interpretem como condutas ciumentas, quer dizer, rejeição e agressividade.

No geral, é mais comum falar sobre o ciúmes dos cachorros, pois existem estudos que utilizam esse termo[1] (apesar de ainda ser muito discutido) mas, com relação aos gatos, não existe nenhuma publicação de etologia clínica em felinos domésticos. Por essa razão, é um termo incorreto de se usar hoje em dia.

Ainda assim, muitos tutores afirmam que seus gatos sentem ciúmes. Na verdade, um estudo sobre o comportamento de diversos animais domésticos assinalava a semelhança entre entre eles, evidenciando a existência de emoções secundárias nos animais que não são primatas. [3]

O que estudos dizem sobre os ciúmes dos gatos

Um estudo recente realizado pela renomada Universidade de Kyoto, no Japão, buscou desvendar se os gatos domésticos são capazes de sentir ciúmes. Os pesquisadores adotaram uma metodologia similar aos utilizados em estudos com crianças e cães para avaliar essa possibilidade.

Durante o experimento, feito com 52 gatos, o comportamento dos gatos foi analisado enquanto observavam seus tutores interagindo com um gato de pelúcia realista - considerado um potencial rival - e com um objeto não social, representado por uma almofada felpuda. Embora os gatos recrutados de famílias tenham apresentado reações mais intensas ao gato de pelúcia previamente acariciado por seus donos, o estudo não pôde confirmar de forma definitiva a existência de ciúmes em felinos, uma vez que não houve diferença significativa de comportamento entre o tutor e um desconhecido. A pesquisa concluiu, no entanto, que existe a possibilidade de bases cognitivas relacionadas ao surgimento do ciúme em gatos, além do potencial efeito do ambiente de vida desses animais na natureza de seu apego ao tutor.

Sintomas de um gato com ciúmes

Sem uma grande diversidade de estudos científicos que podem avaliar a existência dos ciúmes nos felinos domésticos, é complicado encontrar um padrão de comportamentos que possam alertar o aparecimento dos ciúmes nos gatos, no entanto, se você fixar naquelas condutas frequentes nos cachorros ou cavalos, destacamos os seguintes sintomas de gato com ciúmes:

  1. O felino busca atenção da "figura de referência" regularmente;
  2. Presta atenção na socialização entre a "figura de referência" e o "rival social";
  3. Interrompe a relação entre a "figura de referência" e o "rival social";
  4. Apresenta sinais de calma negativa ou chega a demonstrar agressividade pelo "rival social".
Gatos sentem ciúmes? - Sintomas de um gato com ciúmes

Causas para um gato com ciúmes

O que os humanos entendem por ciúmes, na verdade, pode se tratar de diversos problemas de comportamento provocados por uma má socialização do gato filhote, por exemplo, o aparecimento de medos resultantes de experiências negativas, de territorialidade, entre outros. A seguir, falaremos com mais detalhes das situações frequentes que possam provocar que os gatos demonstrem ciúmes diante de terceiros:

Gato com ciúmes de bebê

A gravidez e o nascimento de um bebê implica em uma perda importante da atenção por parte da "figura de referência", além disso, muitos pais costumam brigar com os felinos quando se aproximam com curiosidade do recém nascido, o que pode provocar uma associação negativa ao bebê. É fundamental evitar os castigos e/ou gritos nessas ocasiões.

Gato com ciúmes do parceiro(a)

Muitas pessoas advertem que os gatos sentem ciúmes dos namorados(a) mas, nesse caso, é uma situação que costuma provocar certa "graça" porque inconscientemente incentivam um comportamento que não é recomendado e também, perigoso.

Gato com ciúmes de outro gato

Como mencionamos anteriormente, os gatos são animais solitário mas, você deve saber que também são muito territorialistas. Por isso, a adaptação de novos indivíduos na sua casa costuma ser complicada quando um dos felinos se encontra na fase adulta. Podem aparecer diferentes comportamentos negativas como agressividade, territorialidade, medo ou depressão em um gato com ciúmes de outro gato. Para saber como acostumar um gato com outro filhote, confira esse artigo do PeritoAnimal.

Gato com ciúmes de cachorro

Especialmente os gatos que não foram socializados com cachorros quando filhotes, quando há adoção de um cachorro, isso pode provocar muito estresse, pois a falta de conhecimento da linguagem corporal própria da espécie somando com o grande tamanho, algumas vezes, pode provocar medo, depressão, agressividade, entre outros problemas comportamentais em um gato com ciúmes.

O que fazer com um gato que tem ciúmes?

Muitas pessoas não sabem como lidar com um gato com ciúmes, o que fazer nesses casos pode ser o diferencial para potencializar ou diminuir problemas comportamentais. Para começar, se você está diante de um gato com ciumes de bebê, é fundamental tomar medidas de segurança pertinentes para prevenir que o gato possa arranhar o recém nascido. Uma boa dica é evitar que o felino tenha acesso ao quarto do bebê.

Nos gatos mais leves, você mesmo(a) pode tentar trabalhar com o gato, tentando positivar a presença do "rival social", fazendo com que a presença desse individuo seja traduzida como uma experiência agradável. Você pode oferecer prêmios saborosos, carinhos ou palavras amáveis. Também é possível aplicar feromônios para gatos para melhorar o bem estar do bichando. Se ficar nervoso, tente acalmar o gato ciumento deixando-o sozinho, fazendo com que ele sinta calma e segurança.

No entanto, nos casos mais graves, é imprescindível buscar ajuda de um veterinário especializado em etologia pois, ele te ajudará a diagnosticar problemas comportamentais, te aconselhará sobre como se comportar com o seu bichando e também, com sessões de modificação de comportamento.

Confira também nosso vídeo no YouTube sobre se os gatos sentem ciúmes:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos sentem ciúmes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências
    1. Abdai, J., Terencio, C. B., Fraga, P. P., & Miklósi, Á. (2018). Investigating jealous behaviour in dogs. Scientific reports, 8(1), 8911.
    2. Prato-Previde, E., Nicotra, V., Poli, S. F., Pelosi, A., & Valsecchi, P. (2018). Do dogs exhibit jealous behaviors when their owner attends to their companion dog?. Animal cognition, 21(5), 703-713.
    3. Morris, P. H., Doe, C., & Godsell, E. (2008). Secondary emotions in non-primate species? Behavioural reports and subjective claims by animal owners. Cognition and emotion, 22(1), 3-20.

        Vídeos relacionados com Gatos sentem ciúmes?

        1 de 3
        Vídeos relacionados com Gatos sentem ciúmes?

        Escrever comentário

        Adicione uma imagen
        Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
        O que lhe pareceu o artigo?
        3 comentários
        A sua avaliação:
        Sandra Marins
        Olá. .. resgatei um filhote fiz toda adaptação. Eles estavam acostumados com ela. Levei a filhote para castrar. O macho e a fêmea voltaram não aceitar a filhote.
        Tenho que realizar toda a adaptação novamente?
        A sua avaliação:
        Corine Fernandes
        Gostaria de alguma ajuda para perceber o porquê de um dos gatos de 4 meses que adoptei fazer cocó fora das caixas de areia. Adoptei uma gata e um gato, ambos tinham 2 meses e desde lá até agora tem ela faz alguma vezes perto das caixas, mas no chão, mas na maioria das vezes faz no edredón e no sofá!. As caixas são limpas 2 vezes ao dia, já troquei de marca de areia algumas vezes, já mudei as caixas de areia de sitio, mas não tenho uma solução par este problema grave, nunca se consegue ter a casa limpa. Já usei repelente vairoas, sumo até sumo de limão e gotas de vinagre, nada resolve. Gostava de saber se me conseguem ajudar.
        Obrigada
        Administrador PeritoAnimal
        Oi. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html

        No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
        A sua avaliação:
        Luisa
        Adorei o artigo!!!! Muito explicativo, agora entendo alguns comportamentos do meu puffi
        1 de 2
        Gatos sentem ciúmes?