Partilhar

Os melhores brinquedos para gatos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
Os melhores brinquedos para gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito ativos que precisam de se exercitar diariamente, uma boa opção para eles é encontrar brinquedos para gatos pois além de lhes estimular a sua atividade física e mental, divertem-nos.

Neste artigo do PeritoAnimal propomos-lhe alguns brinquedos para gatos com caraterísticas muito diversas para que decida e se possa orientar no momento de comprar um. Continue lendo para descobrir os melhores brinquedos para gatos.

Lembre-se que embora o gato possa brincar sozinho em casa quando você não estiver presente, é importante que você também participe ativamente na brincadeira. Caso contrário, o gato ficará deprimido.

Também lhe pode interessar: Melhores brinquedos para pitbull

Benefícios dos brinquedos para gatos

Os brinquedos evitam que o gato se aborreça, para além de ajudarem a prevenir os problemas de comportamento, ajudando a desenvolver a inteligência e a personalidade. Deve ter muito claro que um gato que não se diverte é um gato triste.

Um felino em liberdade caça várias presas ao longo de um dia, mas o nosso gato não precisa de caçar para comer, precisa de perseguir objetos para viver em consonância com a sua natureza e manter a sua saúde psicológica em perfeitas condições. Os brinquedos para gatos ensinam-nos a aprender e resolver problemas simples, o que ajuda bastante no seu desenvolvimento mental.

As chaves de um caçador são a visão, o ouvido e o tato e um brinquedo adequado para um gato deve trabalhar todos estes sentidos. No entanto, nem todos os brinquedos para gatos que encontramos à venda cumprem estas funções. De seguida, explicamos-lhe um pouco como devem ser os brinquedos para gatos e como devemos utilizá-los com o nosso felino.

Os melhores brinquedos para gatos - Benefícios dos brinquedos para gatos

O clássico rato

Este é um brinquedo bastante habitual que podemos encontrar em qualquer loja para animais. É verdade que pode divertir o seu gato por um tempo, mas no geral costumam aborrecer o seu felino. Para melhorar a experiência recomendamos que você o puxe para que o seu gato o vá buscar e, assim sucessivamente.

Os melhores brinquedos para gatos - O clássico rato

Pelúcia

Os bichinhos de pelúcia, ao contrário do clássico rato, costumam ser maiores e o gato percebe-os de forma diferente. Pode deixar um na sua cama ou no seu lugar de recreio favorito para que desfrute de um "colchão" fofo e suave que pode abraçar.

Os melhores brinquedos para gatos - Pelúcia

Bolas de lã

As bolas de lã são muito divertidas para o gato, basicamente porque o gato ficará preso nelas tenha ou não as unhas bem limadas. Para alguns gatos é uma opção divertida e entretida mas para outras é bastante estressante ter as suas garras agarradas neste objeto. Ajude-o a sair desse emaranhado se vir que fica inquieto.

Esta não é a melhor opção como brinquedo mas alguns gatos podem gostas das bolas de lã.

Os melhores brinquedos para gatos - Bolas de lã

Bolas

As bolas e, especialmente aquelas que têm incorporadas penas, costumam ser mais divertidas uma vez que se mexem perante um movimento leve. Ajudá-os a estimular o seu sentido de audição e também os incentiva a caçar, um comportamento natural dos gatos que devemos estimular de forma regular.

Os melhores brinquedos para gatos - Bolas

Jogos de inteligência

Cada vez existe mais variedade de jogos de inteligência para gatos, adaptados a diferentes idades e com diferentes objetivos. Os jogos de inteligência têm uma finalidade concreta seja exercitar o gato, estimular o seu olfato ou despertar o seu interesse. Podemos ver alguns brinquedos que libertam comida e outros que têm bolas que se mexem.

É muito importante dedicar um dia a fazer com que o nosso gato compreenda o funcionamento do brinquedo para que não se sinta frustrado.

Este tipo de brinquedos são, sem dúvida, muito recomendados uma vez que um gato estimulado mentalmente (e fisicamente) costuma ter um nível de bem-estar superior ao de um que não brinca ou se sinta inútil dentro de casa.

Os melhores brinquedos para gatos - Jogos de inteligência

Brinquedos com corda

Os brinquedos com corda são, definitivamente, os mais recomendados para gatos. No PeritoAnimal sugerimos que faça um com um brinquedo pequeno que tenha para que o gato se sinta mais atraído a pegá-lo. Também lhe aconselhamos a procurar uma corda mais larga.

Este tipo de brinquedos são bastante recomendáveis visto que o gato brinca e interage conosco.

Os melhores brinquedos para gatos - Brinquedos com corda

Circuito

Planejar um circuito com brinquedos é simplesmente ótimo. O seu gato estará entretido e passará um bom momento, para além disso estará a favorecer a prática de exercício passivo percorrendo o circuito que preparou.

Incluir jogos de todo o tipo no interior é uma ótima ideia para o motivar a utilizar o seu novo percurso.

Os melhores brinquedos para gatos - Circuito

Por que é tão importante a sua presença?

Os gatos não se divertem jogando sozinhos, são animais sociais, por esse motivo é mais importante do que acredita compartilhar brincadeiras com os seus felinos. Eles preferem muito mais perseguir um fio consigo que encontrar uma casa cheia de brinquedos novos.

Deve dedicar diariamente algum tempo para brincar com o seu gato seja utilizando qualquer um dos brinquedos anteriormente mencionados ou, simplesmente um dedo seu. Observe e desfrute junto ao seu gato para o conhecer melhor e motivá-lo de diferentes formas na brincadeira.

Os melhores brinquedos para gatos - Por que é tão importante a sua presença?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Os melhores brinquedos para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Luiz
Faltou a clássica bolinha de papel! =)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luiz! É verdade, às vezes eles se fascinam por coisas bem simples ;)
Osvaldo lopes
amei o jogo de inteligência, desconhecia!
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Osvaldo! É bem engraçado, tem que experimentar :)

Os melhores brinquedos para gatos
1 de 10
Os melhores brinquedos para gatos

Voltar ao topo da página