Partilhar

Orelha de cachorro: significado de cada movimento

 
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 2 março 2020
Orelha de cachorro: significado de cada movimento

Ver fichas de  Cachorros

Muitas vezes os cachorros têm posturas corporais difíceis de compreender, porém contêm muita informação sobre o pet. Sabia que certas posições e atitudes transmitem um sentimento, sensação ou desejo do animal?

As orelhas dos cães e dos gatos são muito móveis devido aos seus músculos e, em determinadas situações, adquirem posições distintas. Essas posições, juntamente como o restante corpo, se designam de linguagem corporal e é através dela que conseguimos perceber o que o animal está vivenciando.

Com este artigo do PeritoAnimal vamos explicar o que significam os movimentos das orelhas do cachorro e quais sentimentos poderão estar associados a eles. Se você quer saber mais sobre o significado das posições dos cachorros e das orelhas de cachorros, continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Linguagem do cachorro e os sinais de calma

Orelhas de cachorro

Uma determinada posição das orelhas, olhar, cabeça, corpo e cauda pode ajudar a entender os pets, como se eles falassem e comunicassem com os tutores. Apesar deles não falarem a nossa língua, as suas linguagens corporais são tão distintas e únicas para determinada situação que é possível você perceber o que se passa.

O medo, a agressividade, o desejo de brincar, a euforia, a tristeza ou a dor são alguns dos exemplos que podemos tentar perceber simplesmente pela posição das orelhas do cão e do restante corpo. Apesar de, muitas vezes, estarem associados sons (como o latir ou rosnar), é a linguagem corporal que vai indicar o que está na cabeça dos pets. Por exemplo, um cachorro latindo ou rosnando pode estar querendo brincar ou, pelo contrário, pode estar tentando marcar posição para avisar o pré-ataque. É aí que você se pergunta como distinguir entre uma ou outra situação.

Para responder às suas questões, não deixe de ler os próximos tópicos. Vamos elaborar uma lista dos sentimentos e dos respectivos sinais. As orelhas são uma base importante desta interpretação, no entanto não podemos deixar de lado os outros sinais que o cachorro está dando. Por essa razão, vamos explicar toda a posição corporal de cada situação.

Claro que esta característica é mais fácil de ver em cachorro de orelha erguida do que em cachorro de orelha caída e comprida, no entanto, quanto mais você conhece o seu cachorro e depois de ler esse artigo você vai começar a notar que mesmo com orelha caída elas apresentam posições diferentes.

E qual a importância do movimento das orelhas para a audição dos cães? As orelhas são importantes e essenciais para a audição dos nossos pets, com cerca de 18 músculos responsáveis pelo seu movimento e pela forte capacidade auditiva, eles conseguem ouvir um som a quilómetros de distância e reposicionar as orelhas para captar melhor o som.

Orelhas de cachorro relaxado

Um cachorro relaxado que não se sente ameaçado apresenta:

  • Orelhas para cima (não para a frente), relaxadas, cachorro de orelha em pé;
  • Cabeça erguida;
  • Cauda para baixo, relaxada;
  • Peso igualmente distribuído pelos quatro membros (e não inclinado para a frente ou para trás).

Atenção! Mesmo que o cachorro tenha estes sinais e pareça calmo, um movimento ou aproximações muito bruscas podem mudar subitamente essa condição. Caso você se aproxime do animal, lembre-se de fazer de maneira frontal e aos poucos.

Orelha de cachorro: significado de cada movimento - Orelhas de cachorro relaxado

Orelhas de cachorro em alerta

Um animal alerta, está atento ao que está acontecendo em seu redor e se mostra interessado com os estímulos ambientais. Neste caso temos:

  • Orelhas apontadas para a frente;
  • Olhar atento, dirigido para o estímulo;
  • Cauda flexível;
  • Corpo inclinado para a frente, apoiado sobre os anteriores.

Neste ponto, não podemos deixar de referir que é importante saber a anatomia de cada cachorro, pois um cão de raça Shiba Inu, tem sempre as suas orelhas voltadas para a frente e não significa que esteja sempre em alerta. Por isso, é muito importante conciliar todos os outros fatores e posturas para entender o animal.

Orelha de cachorro: significado de cada movimento - Orelhas de cachorro em alerta

Orelhas de cachorro animado

Geralmente este é o sinal mais fácil de perceber, pois um animal eufórico ou feliz, está numa posição não-conflituosa.

  • Orelhas em pé ou para trás;
  • Pata anterior em pé para iniciar a brincadeira;
  • Pede para brincar, chegando a levar os brinquedos até si.
  • Cauda a abanar horizontalmente com vigor.

Os filhotes de cachorro, imitam muito os cachorros que os rodeiam, simulam lutas, mordem as orelhas, rolando, etc. Já os adultos adotam uma posição característica e conhecida por todos nós:

  • Patas traseiras esticadas e parte posterior levantada enquanto a parte anterior está junto ao chão e o cachorro está pedindo para brincar. Alternando entre a posição de brincar com a de se colocar de pé e pular. Movimentos rápidos e exagerados que demonstram a excitação e o entusiasmo por brincar.
Orelha de cachorro: significado de cada movimento - Orelhas de cachorro animado

Orelhas de cachorro assustado, com medo ou submisso

Um animal assustado ou estressado pode apresentar uma posição corporal:

  • Tem as orelhas rebaixadas junto à cabeça/pescoço ou para trás;
  • Evita contacto visual (olha de lado para evitar conflito);
  • Posição abaixada (se encolhe);
  • Cauda dobrada, entre os membros posteriores;
  • Bocejos consecutivos;
  • Lambe os lábios;
  • Treme;
  • Micção submissa (o animal se urina);
  • Salivação excessiva (pelo aumento do cortisol, hormona do estresse);
  • Tenta fugir, caso se sinta encurralado, pode levantar uma das patas anteriores (sinal defensivo de afastamento) e subitamente mudar para posição de ataque e atacar sem avisar.

Animais submissos para com outros animais ou pessoas:

  • Baixam a cabeça;
  • Encolhem pescoço;
  • Deitam-se e expõem abdômen;
  • Rolam pelo chão;
  • Podem lamber o animal mais dominante como saudação ou a mão da pessoa.

Alguns cachorros submissos apresentam o chamado mimic grin, uma espécie de sorriso, semelhante ao nosso. Este sinal pode ser confundido com um indício de agressividade, mas novamente reforçamos a importância de analisar esse e todos os outros sinais do animal. Este sinal é visto em interações cachorro-ser humano, mas não entre cachorros.

Orelha de cachorro: significado de cada movimento - Orelhas de cachorro assustado, com medo ou submisso

Orelhas de cachorro agressivo ou dominador

Um cachorro agressivo apresenta sinais como:

  • Olha diretamente e fixamente para a pessoa ou animal;
  • Cauda rígida, vertical;
  • Corpo inclinado para a frente;
  • Piloereção (pelos eriçados) para aumentar volume e criar a ilusão de que é maior. Cachorros com medo tendem a ter pelos eriçados sobre ombros e garupa, enquanto que os que não têm medo têm pelos eriçados ao longo de todo o corpo, pela coluna;
  • Membros esticados, para aumentar tamanho.

Vamos encarar a agressividade como uma pirâmide, da qual a base são mensagens e sinais sutis (como o olhar de lado, salivação, olhar fixo) e o topo é o ataque. A transição entre os sinais simples até ao ataque propriamente dito pode ir aumentando lentamente, no qual o animal vai acrescentando sinais de aviso cada vez mais fortes (como o rosnar) ou, pelo contrário, passar diretamente para o topo da escala e atacar. Um animal que faça este tipo de ataque é um animal mais imprevisível e perigoso do que um que vai intensificando lentamente os avisos para atacar.

Orelha de cachorro: significado de cada movimento - Orelhas de cachorro agressivo ou dominador

Problemas na anatomia das orelhas dos cães

Filhotes de cachorro, como por exemplo os da raça Pastor Alemão, nascem com as orelhas dobradas caídas e, à medida que vão crescendo, as orelhas se vão levantando e ficam inclinadas. Quando atingem a puberdade as suas orelhas se tornam eretas e ficam de pé. No entanto, alguns animais apresentam quebras na cartilagem e atingem a puberdade sem que uma ou duas orelhas fiquem em pé. Caso uma das orelhas estique e a outra não, você terá um cachorro com orelha em pé e outra caída. Dependendo do que causou a debilidade da cartilagem esse problema pode ter solução. Contudo, se não for reversível, apenas se trata de um problema estético que não afetando a vida do animal.

Se se pergunta "por que meu cachorro está com orelha caída?", essa pode ser uma das causas, caso seja um cachorro adulto:

  • Ter sofrido um traumatismo e ter provocado a quebra da cartilagem do pavilhão auricular;
  • Ter um otohematoma (acumulação de sangue entre a cartilagem e a pele devido a traumatismo), que provoca aumento de peso da orelha e a sua descida.

Para entender a causa e qual o tratamento mais indicado, você deve consultar o médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Orelha de cachorro: significado de cada movimento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Beaver, Bonnie (2009) Canine Behavior: Insights and Answers. 2nd Edition, Elsevier Health Sciences. 2009, 315pp

Vídeos relacionados com Orelha de cachorro: significado de cada movimento

1 de 3
Vídeos relacionados com Orelha de cachorro: significado de cada movimento

Escrever comentário sobre Orelha de cachorro: significado de cada movimento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Orelha de cachorro: significado de cada movimento
1 de 6
Orelha de cachorro: significado de cada movimento

Voltar ao topo da página