menu
Partilhar

Como adestrar um poodle?

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 6 janeiro 2022
Como adestrar um poodle?

Ver fichas de  Cachorros

Graças a sua capacidade de aprender e sua grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes, o poodle, é considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes. Por esta razão é fácil encontrar poodles ou cruzamentos deles (como o labradoodle ou o goldendoodle) realizando diferentes tipos de trabalho, como cães de terapia ou cães-guia para pessoas com deficiência visual.

Além disso, seu temperamento alegre e sociável, sua bela aparência e sua lealdade fizeram do poodle um dos cachorros mais populares para a vida familiar. Se você compartilha sua vida com um cachorro desta raça ou está pensando em adotar um, neste artigo do PeritoAnimal, vamos te dizer todas as dicas de como adestrar um poodle toy, anão, médio e grande.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um gato

O que considerar antes de iniciar o adestramento do poodle?

Conhecer a história da raça do cachorro que queremos adotar é um passo importante antes de incorporar o novo membro à família. Isto porque, dependendo da finalidade para a qual cada raça foi originalmente criada, suas necessidades físicas e/ou cognitivas podem variar em certos aspectos e a educação que fornecemos deve ser adaptada a eles.

O poodle é um cachorro de origem francesa. Originalmente, esta raça era usada para recuperar caça que os caçadores atiravam e caíam na água, tais como patos ou gansos. Por este motivo, os criadores selecionaram e incentivaram características como versatilidade no manejo de diferentes terrenos, resistência física e predisposição para saltar na água e nadar.

A partir do século 16, os poodles deixaram de ser usados como cachorros de caça e se tornaram a raça de escolha de nobres e aristocratas. A aparência elegante do poodle era altamente valorizada pela alta sociedade e, pouco a pouco, tornou-se moda cortar seus pelos com fins estéticos.

Hoje estamos acostumados a ver poodles em exposições caninas e concursos de beleza e sua aparência distinta pode nos levar a acreditar que esta raça é frágil e delicada, mas nada poderia estar mais longe da verdade! Os poodles conservam o temperamento energético, a coragem e a força da época em que acompanharam os caçadores e isto deve ser levado em consideração ao educá-los. Portanto, continue lendo para saber como adestrar um poodle.

Como adestrar um poodle filhote

A educação do poodle não requer orientações que sejam muito diferentes das de outras raças. A inteligência do poodle e o apego a seus tutores fazem dele um cachorro muito adequado para qualquer um que esteja disposto a dar-lhe tempo e carinho suficientes, mesmo que não tenha muita experiência no treinamento de cães.

Aqui estão algumas das coisas mais importantes a ter em mente ao adestrar poodle filhote:

Socialização precoce

Uma vez que o filhote chega em casa, uma de nossas prioridades deve ser garantir que ele seja bem socializado. Os poodles tendem a ser cachorros muito sociáveis por natureza, mas é essencial que, desde cedo, os exponhamos pouco a pouco aos diferentes estímulos que encontrarão ao longo de suas vidas para assegurar-lhes uma boa habituação e evitar o aparecimento de medos ou fobias que, por sua vez, podem desencadear problemas de comportamento.

A socialização não envolve apenas a convivência do filhote com outros cachorros, devemos também familiarizá-lo com pessoas de diferentes características, com sons e com objetos, sempre respeitando seu ritmo, evitando forçar interações se virmos que o filhote está inseguro ou assustado e garantindo que ele sempre tenha experiências positivas. É claro que também devemos proporcionar-lhe um espaço agradável onde ele possa descansar e assimilar todas essas informações.

Controle da mordida

Outro dos exercícios básicos sobre como adestrar um poodle filhote a serem feitos é o controle das mordidas e a brincadeira apropriada. A maneira natural de brincar dos filhotes é "caçar" e morder tudo o que está ao alcance, incluindo nossas mãos e pés, e isto não é diferente no caso dos poodles. É aconselhável ensinar ao filhote a controlar a força com a qual ele morde e habituá-lo a brincar conosco, sempre usando brinquedos como cordas ou dentaduras. Desta forma, podemos evitar que eles sejam muito ásperos quando crescerem e que nos prejudiquem a nós ou a outras pessoas.

Aprendizagem de regras de higiene

Todos nós que já vivemos com filhotes em casa sabemos que, durante os primeiros meses, temos que andar para frente e para trás com o pano de chão. Até terem seis ou sete meses de idade, os filhotes não são capazes de passar mais do que algumas horas consecutivas sem fazer suas necessidades, por isso devemos ser pacientes.

Para começar a ensinar o poodle a fazer suas necessidades na rua, devemos esperar até que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias e, a partir daí, começar a levá-lo para passear e reforçar alegremente este comportamento toda vez que ele ocorrer, enquanto deixamos de recompensar o filhote de cachorro quando ele faz suas necessidades dentro de casa.

Outra dica útil para alcançar esse aprendizado é coincidir as caminhadas com os momentos em que o filhote mais vai querer se aliviar: ao acordar, alguns minutos depois de comer e no final de uma sessão de brincadeira.

Para mais detalhes, não perca este outro artigo sobre como ensinar um filhote a fazer suas necessidades na rua.

Habituação à manipulação

No caso específico do poodle, também é importante acostumar o filhote à manipulação, tanto pelos tutores quanto por outras pessoas. Isto porque, devido às características de sua pelagem, esta raça deve ser escovada frequentemente para evitar a formação de nós em seu pelo, o que pode causar dor e até problemas circulatórios nos casos mais graves. Além disso, os poodles têm tendência a sofrer de otites e patologias dermatológicas associadas às alergias, problemas que também requerem um certo nível de manipulação para serem resolvidos.

Para saber mais sobre a saúde desta raça, recomendamos que você leia este outro artigo sobre as doenças mais comuns em poodles.

No vídeo abaixo, mostramos como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no local correto:

Como adestrar um poodle adulto

Quando o cachorro atinge a maturidade sexual e social, ele é considerado um cachorro adulto. Nesta fase da vida, o poodle tem uma série de necessidades, tanto físicas quanto cognitivas, que devem ser conhecidas e atendidas para garantir seu bem-estar. Aqui mostraremos como adestrar um poodle adulto:

Estímulo físico do poodle

É importante proporcionar ao poodle uma quantidade de exercício suficiente, adaptado à sua idade, preferências e estado de saúde. Para incentivar a atividade física, uma boa opção é passar algum tempo a cada dia brincando com o poodle, o que também melhorará seu relacionamento e vínculo com ele. Além disso, o poodle é um cachorro ativo e aventureiro, por isso ele também gosta de fazer longos passeios e caminhadas com seus tutores. Entretanto, se o levarmos em passeios em trilhas na natureza, por exemplo, é essencial treinar bem o exercício de chamada, pois é fácil para o cachorro se perder e se desviar, por exemplo, seguindo outros caminhos.

Para isso, podemos dar uma caminhada usando uma pista longa (3-5 metros) e chamar seu nome em momentos aleatórios, reforçando o comportamento de aproximação com alimentos, carícias ou brincadeiras. Desta forma, o cachorro associará seu nome a experiências positivas e será mais provável que venha até nós quando lhe pedirmos isso.

Pouco a pouco, podemos introduzir novos comandos básicos que facilitam a convivência e a comunicação com o cachorro, como o "sentar ", que é especialmente útil durante as caminhadas. Em todo este processo de educação e adestramento do poodle adulto ou filhote, é essencial fazer uso de reforços positivos, pois, através de estímulos agradáveis para o animal, será muito mais fácil para ele aprender e interiorizar qualquer coisa.

Estímulo mental do poodle

Por outro lado, como já mencionamos, os poodles são conhecidos por sua inteligência, o que significa que se aborrecem facilmente e ficam estressados se não encontrarem estímulo suficiente em seu ambiente. Para evitar que o cachorro desenvolva problemas de comportamento associados à falta de estímulo mental, é aconselhável realizar frequentemente pequenas sessões de treinamento, ensinar-lhes novos truques e habilidades através de reforços positivos e oferecer-lhes brinquedos ou quebra-cabeças que os façam pensar, sempre assegurando que não sejam muito difíceis, para que não fiquem frustrados.

Além disso, se você adotar um poodle adulto, é igualmente importante assegurar que ele seja devidamente socializado. Caso contrário, nunca é tarde demais para iniciar este processo. Recomendamos que você visite nosso artigo sobre como socializar um cachorro adulto para descobrir os passos a seguir.

O tamanho do poodle afeta seu adestramento?

Atualmente existem quatro variedades de poodle reconhecidas pela FCI (Federação Cinológica Internacional) e são, em ordem de menor para maior, o poodle toy, o anão, o médio e o grande. Neste outro artigo explicamos as principais características de cada um dos tipos de poodle.

Apesar desta grande diversidade, o tamanho é praticamente a única diferença entre os quatro tipos de poodle, pois quase não há distinção de comportamento entre eles. Isto significa que todos eles têm as mesmas exigências em termos de adestramento e não devemos considerar um poodle anão ou toy como um indivíduo mais frágil ou menos capaz, uma vez que a superproteção que muitas vezes é dada aos cachorros menores é precisamente a causa de muitos problemas de comportamento.

Portanto, a escolha de uma ou outra variedade só responderá aos gostos pessoais do futuro tutor, ao seu estilo de vida e ao investimento econômico que ele pode ou quer fazer em termos de cuidado e alimentação.

Agora que você já viu como adestrar um poodle, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as principais características dos poodles:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um poodle?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Fédération Cynologique Internationale. Caniche. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/172g09-es.pdf>. Acesso em 22 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como adestrar um poodle?
Como adestrar um poodle?

Voltar ao topo da página