menu
Partilhar

Como evitar que os gatos subam no muro

 
Por Karoline Schneider, Adestradora e tosadora canina. Atualizado: 4 maio 2021
Como evitar que os gatos subam no muro

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são aventureiros, e com sua enorme agilidade, utilizam todas as opções possíveis para tentar escapar. A vontade de explorar toma conta deles e, como são trapezistas, conseguem pular qualquer cerca com elegância. Porque amamos nossos gatos, queremos oferecer a eles a possibilidade de explorar além das paredes da nossa casa, e assim, dar a eles o máximo de liberdade possível. Contudo, a rua pode ser um lugar muito perigoso, e seria melhor que o gato ficasse em uma área protegida, longe do trânsito e de predadores.

Se você quer conhecer as opções de proteção de muro para gatos para imperdir que escapem ou que entrem na sua casa, te convidamos a continuar lendo as dicas que compartilhamos aqui no PeritoAnimal para condicionar seu quintal com esse propósito. Descubra como evitar que os gatos subam no muro e comece a remediar essa situação.

Também lhe pode interessar: Como evitar que os gatos subam nas coisas?

Cerca anti fuga para gatos

Se você mora em uma casa e quer dar ao seu gato acesso ao quintal para brincar e descansar, mas não quer que ele fuja, você deve estar se perguntando qual seria a melhor proteção de muro para gatos ou cerca antifuga para gatos, pois eles são gênios escapistas.

Para isso, você precisa construir uma certa barreira, cobrindo a cerca ou o muro do quintal com uma tela de formato especial. A cerca de base deve ser alta o suficiente para que o gato não pule diretamente sobre ela. Eles podem chegar bem alto com um único salto, então, uma boa cerca anti fugas para gatos deve ter pelo menos 2 metros de altura. Depois, deve-se colocar a tela na parte de cima, com uma largura mínima de 50 cm pendurada sobre a cerca base e a prendê-la em um ângulo de 90º com cantoneiras. Isso evita que o felino consiga escalar.

O gato vai tentar escalar a cerca algumas vezes, mas quando perceber que isso é impossível, vai parar. É importante que todo o perímetro do quintal seja vedado desta forma, para que o gatinho não tenha por onde escapar. Lembre-se também de que objetos próximos à cerca, árvores adjacentes ou vigas podem ajudá-lo a escapar do quintal.

Existe alguma árvore que ele usa para pular a cerca? Ou a árvore do vizinho o ajuda a subir? Recomendamos então que você coloque também uma rede ou tela na altura em que começam os galhos, como uma teia de aranha ou um guarda-chuva invertido, para evitar que seu gato suba na árvore. Se a árvore estiver do outro lado do muro, peça ao seu vizinho permissão para colocar e impedir o gato de pular o muro em direção à casa dele.

A cerca anti fuga para gatos invisível é boa?

Dentro da ampla gama de opções de como evitar que os gatos subam no muro, além da cerca anti fuga para gatos que mencionamos, encontramos aquelas conhecidas como "cercas invisíveis". É um limitador de área. Desencorajamos completamente essas cercas que transmitem impulsos elétricos ou estímulos eletrostáticos e educam o animal através do medo e dor. O uso de uma coleira receptora colocada no pescoço do gato causa sérios problemas de saúde na glândula tireóide e produz comportamentos negativos nesses animais.

Por tudo isso, o melhor é optar por uma cerca anti fugas para gatos feita de tela como a descrita acima, que simplesmente dificultará a escalada do gato, sem causar dor ou medo.

Como evitar que os gatos subam no muro - Cerca anti fuga para gatos
Imagem: pinterest.com

Rolete anti fuga para gatos

Uma alternativa para a cerca anti fuga para gatos e que certamente vai te ajudar a como evitar que os gatos subam no muro é o rolete anti fuga. Em vez de usar uma tela, esta opção anti fuga consiste em colocar um rolete em cima da cerca ou muro. Desta forma, o gato não alcançará o topo porque o mecanismo de rotação o impedirá de apoiar suas patas e se agarrar para alcançar o outro lado. A grande vantagem do rolete é que ele pode ser instalado em uma cerca já existente com altura menor ou em um muro, desde que não seja possível pular com um único salto.

Tanto para este caso como para o anterior, recomendamos colocar superfícies macias no solo para caso o gato caia ao tentar pular o muro, agora com obstáculos. Até que entenda que não pode mais pular, o gato tentará fazê-lo e poderá escorregar tentando.

Se você não puder comprar um rolete anti fuga para gatos, nós do PeritoAnimal já encontramos diversas alternativas caseiras, como um rolete feito com canos e até com garrafas pet. Além de baratos, serão boas opções de como evitar que os gatos subam no muro.

Como evitar que os gatos subam no muro - Rolete anti fuga para gatos
Imagem: Reprodução/Pulo do gato

Barreiras anti fuga para varandas e sacadas

Os gatos nem sempre caem de pé. Se você tem varanda ou uma sacada e tem medo que seu gato salte ou caia, recomendamos usar uma tela. Seu felino poderá ver o lado de fora com calma e estar seguro ao mesmo tempo. Claro, isso também evitará visitas indesejadas.

Prenda um material de barreira nas grades ou trilhos, como uma rede, e feche completamente a varanda. Com arame ou tela de arame, reforce a barreira. Encaixe tudo com braçadeiras. Depois de preparada a varanda, é hora de torná-la atraente para o seu gato. Você pode colocar prateleiras com plataformas em diferentes alturas para que ele se divirta enquanto observa o mundo lá fora.

Agora, se você tem uma sacada e quer evitar que ele tente pular, o melhor é preparar uma boa estrutura com uma cerca e inclusive um rolete anti fuga. Nesse caso, é ainda mais importante acertar a altura para que o animal não sofra nenhum dano. Uma vez instalada a estrutura, enriqueça o ambiente para que o gato não sinta necessidade de fugir. Consulte também nosso artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos.

Como evitar que os gatos subam no muro - Barreiras anti fuga para varandas e sacadas

Horários de passeio

Outra forma de como evitar que os gatos subam no muro ou pulem para a casa do vizinho é estabelecendo horários de passeio. Seu felino provavelmente está tentando escapar não porque se sente desconfortável com você, mas porque sente que precisa se exercitar, interagir com outros ambientes e animais e descobrir o mundo. Portanto, não há maneira melhor de atender a essas necessidades do que levá-lo para passear, já que não são só os cachorros que precisam sair para um passeio.

Você pode ensinar seu gato a passear com guia e estabelecer horários de saída, de preferência sempre iguais, já que os gatos são animais de hábito e detestam mudanças na rotina. Em todo caso, não custa adaptar o seu quintal, varanda ou sacada para evitar acidentes.

Como evitar que os gatos subam no muro - Horários de passeio

Repelentes naturais para afastar gatos

Se você quer que os gatos do vizinho percam o interesse pelo seu quintal, existem repelentes naturais muito eficazes que você pode colocar na frente da sua cerca, muro e porta que servirão como um tipo de proteção de muro para gatos:

  • Café moído.
  • Lavanda, tomilho e outras plantas aromáticas.
  • Pimenta preta e especiarias picantes.
  • Alho.
  • Cítricos, como por exemplo a casca de laranja.

Por favor, evite repelentes químicos porque podem ser muito tóxicos para animais e pessoas, especialmente crianças. Por isso, aconselhamos que você opte por repelentes naturais que simplesmente afastam os gatos porque exalam odores desagradáveis. Saiba mais neste artigo: 10 cheiros que os gatos odeiam.

Se os gatos do seu vizinho estão constantemente tentando entrar no seu quintal, não se esqueça que você também pode tentar conversar com ele para adaptar a sua própria casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar que os gatos subam no muro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que os gatos subam no muro
Imagem: pinterest.com
Imagem: Reprodução/Pulo do gato
1 de 5
Como evitar que os gatos subam no muro

Voltar ao topo da página