Prevenção

Ventilador faz mal para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 16 abril 2023
Ventilador faz mal para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Da mesma forma que as pessoas, os cães também sentem calor e frio. Dias quentes incomodam os cães, principalmente os de pelos escuros e os mais peludos. É comum buscarmos alternativas para aliviar o calor, como uma bebida gelada, um local à sombra, uso do ar-condicionado e do ventilador. E por que os cães não recorreriam a isso também? Sim! Eles também tentam aliviar o calor buscando alternativas, como os ventiladores.

Os cães tentam aliviar o calor ficando com a boca aberta, ofegantes, para que o ar frio entre mais rapidamente e refresque seu corpo, pois não contam com glândulas sudoríparas em abundância como as pessoas. E aqueles que gostam de ficar em frente ao aparelho, será que faz mal ligar o ventilador para o cachorro? Que problemas o ventilador para cães pode causar?

A verdade é que muitos peludos, além de se refrescarem, se divertem com as idas e vindas do ventilador! Neste artigo do PeritoAnimal, portanto, explicaremos se o ventilador faz mal para cachorros e tiraremos todas as dúvidas sobre o assunto. Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Faz mal cachorro comer grama?

Índice

  1. Cachorro gosta de ventilador?
  2. Ventilador faz mal para cachorro?
  3. Cachorro passa mal com o calor?
  4. Como refrescar o cachorro?
  5. Alimentos que podem aliviar o calor do cachorro
  6. Cachorro pode dormir no quarto com ar-condicionado?
  7. Tapete gelado para cachorro é indicado?

Cachorro gosta de ventilador?

Alguns cachorros gostam muito de ventilador, outros nem tanto. Vários cães se sentem confortáveis com o aparelho perto deles, recebendo diretamente o vento no rosto. No entanto, outros não suportam e rapidamente fogem para outro canto da casa. Isso é uma característica bem individual do cachorro, da mesma forma que ocorre nas pessoas.

Ventilador faz mal para cachorro?

Muitos tutores ficam com dúvidas sobre o uso de ventiladores para cães: será que os peludos podem ficar resfriados? Ou ressecar a boca ou olhos? Na realidade, ventilador não faz mal algum para cachorros. Alguns não gostam do vento batendo diretamente no rosto, mas outros adoram!

Cachorro passa mal com o calor?

O cachorro pode passar mal de calor em dias muito quentes ou quando são deixados no interior de veículos. Cães com focinhos mais curtos (braquicefálicos), como o pug, shih tzu, pequinês e bulldog respiram com maior dificuldade, conseguindo se refrescar de forma mais lenta.

Quando ocorre aumento da temperatura central do corpo, está havendo uma perda na equação de equilíbrio de calor. Dessa forma, o calor passa a ser produzido ou armazenado no corpo a uma taxa excessiva. A intermação (exposição excessiva ao sol) ou choque térmico é uma forma comum de dissipação inadequada de calor, ocorrendo a partir de exposição do animal a altas temperaturas ambientais, o que causa o aumento da carga de calor a uma taxa mais rápida do que o corpo é capaz de dissipar. Isso pode acontecer rapidamente no cão, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação.

Uma situação extremamente perigosa para os cães acontece quando os tutores os deixam dentro do carro com todos os vidros fechados e sob o sol. O aumento da temperatura corporal eleva a taxa metabólica e a produção de calor, que junto com a ofegação, e a sudorese, resultam em desidratação e ao colapso circulatório, tornando muito difícil a transferência de calor para a pele. Quando a temperatura corpórea ultrapassa 41,5o a função celular fica seriamente prejudicada e o animal perde a consciência.

O quadro de hipertermia ou intermação pode ser muito grave, pois não responde aos antipiréticos usados na febre verdadeira, sendo imprescindível o resfriamento corporal do cachorro para evitar o óbito. A melhor maneira de resfriar o corpo todo e aliviar o calor do cachorro é por meio de banhos com água quase fria, pois se a temperatura da água estiver muito baixa, poderá ocorrer uma contração dos vasos sanguíneos da pele, inibindo ainda mais a perda de calor, deixando o processo de resfriamento ainda mais lento.

Como refrescar o cachorro?

Você já viu que ventilador não faz mal para o cachorro e, portanto, pode ser uma forma de aliviar o calor dos cães. Além disso, existem duas maneiras de deixar seu cão sempre confortável em relação ao calor: fornecendo água fresca e evitando radiação solar de forma intensa em dias mais quentes. Em dias de calor intenso, as melhores opções para refrescar o cachorro e aliviá-lo das altas temperaturas, são:

  • Brincadeiras com água, como uma bacia cheia de água para ele se refrescar;
  • Banhos com água quase fria (água fria demais pode ser prejudicial);
  • Ficar em locais ventilados e na sombra;
  • Passear em locais abertos, sem caminhadas sob o sol (passear antes das 10h ou após as 16h);
  • Servir água gelada na vasilha dele;
  • Ofereça cubos de gelo;
  • Evitar sair de casa nos horários mais quentes;
  • Não utilizar focinheiras, pois isso pode prejudicar a troca de calor pela respiração;
  • Colocar toalhas molhadas para ele se deitar ou brincar.

Neste outro artigo listamos como aliviar o calor do cachorro com 10 dicas.

Ventilador faz mal para cachorro? - Como refrescar o cachorro?

Alimentos que podem aliviar o calor do cachorro

Em dias quentes, uma alimentação mais leve e gelada pode deixar seu cão mais animado e confortável. Alimentos úmidos, como latinhas e sachês, ajudam na hidratação do pet, pois contêm uma grande quantidade de água.

Frutas também são boas opções para o calor. Mas cuidado! Nem toda fruta pode ser dada ao cachorro! Algumas podem causar diarreia ou até mesmo intoxicação. Evite dar ao seu pet abacate, carambola e frutas ácidas, como abacaxi, limão e laranja.

Cachorro pode dormir no quarto com ar-condicionado?

Esta é outra dúvida bastante comum entre tutores. E sim, o cachorro pode dormir no quarto com ar-condicionado sem problema nenhum! É até uma excelente opção para os dias mais quentes. Claro que não se deve exagerar na baixa temperatura, deixando o ambiente tão frio a ponto de causar desconforto ao peludo. Uma boa maneira de saber se a temperatura está boa para o cão é verificar se também está confortável para as pessoas que estão no mesmo ambiente.

Tapete gelado para cachorro é indicado?

O tapete gelado para cachorros é uma opção criativa e útil para aliviar o calor do pet. Apesar de não conseguir diminuir a temperatura do corpo, proporciona um alívio para o cachorro.

O colchão gelado é preenchido internamente com um gel que é ativado com a pressão do corpo do cão, quando o animal se deita sobre ele. Não é necessário levá-lo à geladeira ou freezer. Sua temperatura pode ficar de 5o a 10o abaixo da temperatura ambiente. Os colchões geralmente conseguem manter-se geladinhos por cerca de 4 horas, sendo necessário um descanso de 30 minutos para serem usados novamente.

Agora que você já sabe que ventilador não faz mal para cachorro e viu outras formas de refrescar os cães, deixamos o vídeo a seguir no qual explicamos como saber se o cachorro está com calor:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ventilador faz mal para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Azambuja, S.A. et al. Hipertermia por intermação em cão: relato de caso. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v.13, 2013. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/download/5527/3756/15336. Acesso em 15/03/2023.
  • Rocha, N.C, Moraes, I.A. Termorregulação nos Animais. Disciplina de Fisiologia Veterinária da Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em http://fisiovet.uff.br/wp-content/uploads/sites/397/delightful-downloads/2018/07/Termorregula%C3%A7%C3%A3o-nos-animais-.pdf. Acesso em 15/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Ventilador faz mal para cachorro?