menu
Partilhar

Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 2 junho 2022
Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios

Ver fichas de  Cachorros

Existem certas circunstâncias que podem fazer com que o olho do cachorro fique azul. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal, falaremos deste fenômeno que geralmente é consequência do envelhecimento ou de uma doença grave chamada hepatite infecciosa canina.

Aproveitaremos para conhecer essa patologia mais a fundo e ressaltar, mais uma vez, a importância da vacinação nos cachorros, tanto em filhotes como em cães adultos. Também explicaremos por que não existe tratamento para o olho do cachorro ficando azul e muitos outros detalhes importantes sobre este sintoma.

Doenças que causam olhos azuis em cachorros

Algumas patologias oculares causam alterações no olho a ponto de mudar sua coloração. O olho do cachorro ficando azul pode ser indicativo das seguintes patologias:

  • Ceratite intersticial causada por hepatite infecciosa canina.
  • Esclerose nuclear.

Existem outras doenças dos olhos que causam uma neblina que poderemos ver como uma mudança na coloração, como a catarata, as distrofias de córnea, o glaucoma ou a uveíte, mas nesses casos a tonalidade é esbranquiçada e não azul propriamente dito.

Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios - Doenças que causam olhos azuis em cachorros

Ceratite intersticial

Entre as doenças que podem fazer com que observemos o olho do cachorro ficando azul recebe o nome ceratite intersticial, que é causada por uma inflamação da córnea que é a responsável por vermos uma espécie de pano branco no olho do cachorro. Sua causa é o vírus da hepatite infecciosa canina, da qual falaremos com detalhes na próxima seção.

Nestes casos notaremos que o cachorro tem uma camada branca nos olhos cerca de dez dias após ter sido exposto ao vírus. Além disso, apresentará lacrimejamento, estrabismo e fotofobia. Embora a recuperação do aspecto ocular normal possa ocorrer espontaneamente, os olhos azuis em cachorros permanecerão em alguns casos.

Hepatite infecciosa canina

Outro motivo que leva a identificarmos o olho do cachorro ficando azul é a hepatite infecciosa canina, causada por um vírus, especificamente o adenovírus canino tipo 1. É altamente contagiosa, embora, felizmente, não seja muito frequente, já que existe uma vacina contra ela que é amplamente administrada nos filhotes e nas revacinações anuais dos adultos. A porcentagem mais elevada de casos se dá em cachorros menores de um ano.

Uma vez que o vírus entra no organismo do cachorro, se reproduz nos tecidos e pode ser eliminado em todas as secreções corporais, por isso é altamente contagioso. Nessa etapa o cachorro infectará outros através da urina, fezes e saliva. Até quando o cachorro se recupera, pode continuar sendo contagioso para outros durante cerca de nove meses. A doença afeta o fígado, rins e vasos sanguíneos.

Em alguns cachorros não vemos esses sintomas, outros morrerão em questão de horas e, às vezes, observaremos um quadro agudo com febre, anorexia, diarreia com sangue, dor, fotofobia, etc. Os cachorros em recuperação podem aparecer com uma nuvem na córnea em um ou nos dois olhos. São os olhos azuis em cachorros, ou seja, a ceratite instersticial. Normalmente, desaparece por conta própria por alguns dias.

Esclerose nuclear

A esclerose nuclear no cachorro não é mais que uma degeneração fisiológica, ou seja, algo normal, do critalino do olho como consequência de uma idade avançada. As alterações causadas no cristalino formam uma névoa azulada responsável pelo aspecto de olhos azuis nesses cachorros. Embora possa nos alarmar ver essa mudança, devemos saber que, apesar dessa neblina, a visão não é dificultada. Por isso é mais comum ver o olho do cachorro ficando azul quando se trata de um cachorro de idade avançada.

Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios - Esclerose nuclear
Imagem: http://veterinariacamicaza.blogspot.com

Remédios para os olhos azuis em cachorros

Como desenvolvemos ao longo do artigo, os olhos azuis nos cachorros podem ser uma consequência transitória da hepatite ou uma degeneração devido a idade. Em nenhum dos dois casos é administrado nenhum tipo de tratamento. Após a hepatite, a ceratite instersticial geralmente se resolve sozinha. Por outro lado, o caso da esclerose nuclear é diametralmente oposto, já que não é possível ser reparada dependendo da idade.

O que é tratável é a hepatite infecciosa, por isso devemos ir ao veterinário se o cachorro apresentar um quadro como o que mencionamos. Embora, dada a gravidade dessa doença, antes de arriscar tratá-la, é melhor preveni-la através das vacinas correspondentes.

Se você quer saber os sintomas e tratamento para a hepetite infecciosa canina, não perca este outro artigo do PeritoAnimal.

Já neste artigo te contamos tudo sobre a vacina polivalente em cachorros.

Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios - Remédios para os olhos azuis em cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • PIACESI, Tathiana Mourão Anjos, et al. Hepatite infecciosa canina: relato de caso. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, 2010, vol. 17, no 3-4. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/rbcv/article/view/6979>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo. Vacinação. Disponível em: <http://www.hospitalveterinario.upf.br/index.php/vacinacao>. Acesso em 2 de junho de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios
Imagem: http://veterinariacamicaza.blogspot.com
1 de 4
Olho do cachorro ficando azul - Causas, tratamentos e remédios

Voltar ao topo da página