Partilhar

Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 3 dezembro 2018
Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Ver fichas de  Cachorros

Nos dias de maior calor, é muito importante tomar certas precauções para que o nosso cachorro se encontre fresco e sem riscos de sofrer um golpe de calor ou insolação. É essencial ter uma especial atenção com cachorros de pelo comprido ou escuro porque são mais suscetíveis de sofrer estes problemas.

No PeritoAnimal, te indicamos alguns conselhos sobre os cuidados a ter com um cachorro nos dias mais quentes do verão. Não se esqueça que, se notar alguns sinais de doença como diarreia ou temperatura corporal muito elevada, deve se dirigir de imediato à clínica veterinária.

Continue lendo e descubra as nossas 10 dicas para aliviar o calor do cachorro.

Conselhos para evitar o calor dentro de casa

1. Deve ter sempre água fresca e abundante

Manter o nosso cachorro bem hidratado é fundamental para prevenir problemas de saúde relacionados com o calor excessivo. Dentro de casa, devemos ter sempre um recipiente com água fresca, limpa e abundante que deve ser renovada diariamente. Em particular no verão, devemos confirmar regularmente se a água está limpa.

Um truque que podemos utilizar para saber se o nosso cachorro está bem hidratado consiste em "puxar" com suavidade a pele da zona da nuca. A pele deverá recuperar a posição inicial em segundos. Caso o cachorro esteja desidratado, a pele ficará um pouco elástica.

Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas! - Conselhos para evitar o calor dentro de casa

2. Colocar a comida ao final do dia

Para facilitar e melhorar o processo digestivo, será conveniente habituar o cachorro a comer ao final do dia, quando a temperatura está menos elevada. Isto contribui para que o corpo consiga realizar a digestão de uma forma mais relaxada.

3. Oferecer mais alimento úmido para ajudar na hidratação

Caso observe que o seu cachorro bebe pouca água, oferecer comida úmida pode ser uma excelente opção para que ele se mantenha hidratado, para além de desfrutar de uma comida bem saborosa. Escolha alimentos de qualidade e não se esqueça de oferecer snacks de higiene oral para evitar a doença periodontal, muitas vezes associada a este tipo de alimentação.

Pode também optar por oferecer mais petiscos ricos em água como frutas ou vegetais.

4. Usar o ventilador se o cachorro estiver muito quente

Tal como as pessoas, os cachorros podem se refrescar com o uso do ventilador. Se o calor desse dia estiver realmente asfixiante, ligue o ventilador em casa e, seguramente, o seu cachorro vai agradecer.

5. Evite o sobrepeso

Os cachorros que sofrem de excesso de peso ou obesidade têm uma camada de lípidos que os isola do exterior e provoca mais calor que aos outros cachorros. Por esse motivo, a chegada do calor costuma afetar os cachorros mais gordinhos.

Descubra no Perito Animal como saber se o seu cachorro está gordo. Caso o seu cachorro esteja realmente mais gordinho do que deveria, tenha em conta que a que perda de peso deve ser um processo gradual. Escolha as horas mais frescas do dia para realizar exercícios como o final da tarde ou o anoitecer.

A melhor maneira de prevenir a obesidade é, para além de uma correta alimentação, o exercício físico. Consulte também o nosso artigo sobre o exercício para cachorros adultos.

6. Nunca ofereça comida antes de fazer exercício

A digestão é um processo delicado e, por essa mesma razão, referimos a sua importância no ponto número 2. Uma possível consequência bastante grave de oferecermos comida ao cachorro antes do exercício físico é a torção gástrica. Este problema pode ser mortal se não for tratado a tempo por profissionais com experiência.

Conselhos para evitar o calor fora de casa

7. A sombra, sua grande aliada

Sempre que andar acompanhado pelo seu cachorro, deve ter em atenção se existem sombras para que ele se possa refugiar. Por exemplo, se for até à praia com o seu cachorro, leve um chapéu-de-sol.

Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas! - Conselhos para evitar o calor fora de casa

8. Tenha sempre água à mão

Tal como dentro de casa, fora de casa o cachorro precisa ter sempre água fresca à disposição. Podemos levar connosco uma garrafa e um recipiente para colocar a água e ate um spray para o ir borrifando na boca de vez em quando.

9. Nunca deixe o cachorro sozinho no carro

Em apenas 10 minutos, a temperatura do interior de um carro pode passar de 23ºC para 32ºC, o que pode provocar uma insolação. Ao passarem 30 minutos, já podemos falar de risco de vida do seu cachorro. Nunca deve deixar um cachorro fechado num carro. Jamais!

10. Evite o uso da focinheira de nylon

A focinheira de nylon, ou qualquer outra que feche a mandíbula do cachorro, não permite arfar, o que impossibilita a termorregulação do corpo dele. É importante escolher um tipo de focinheira mais semelhante à da imagem. Descubra os diferentes tipos de focinheira que existem nesse artigo.

Relembre que o melhor método para evitar o calor no cachorro é prestar atenção ao pet regularmente, especialmente quando está fora de casa. Será também importante que aprenda quais os primeiros auxílios em caso de insolação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Joabe
Olá, gostei bastante da publicação, mas fiquei com uma dúvida que não vi na publicação redigindo sobre. Molhar o cachorro com água pode? Aqui onde moro faz muito calor e as vezes molho minha cachorra pra aliviar o calor. Aguardo resposta e obrigado!
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joabe! Pode borrifar com um spray, evitando o focinho e as orelhas.

Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!
1 de 11
Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Voltar ao topo da página