Prevenção

Faz mal cachorro comer grama?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 28 dezembro 2022
Faz mal cachorro comer grama?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sempre que passeamos com nossos cães, percebemos que eles gostam de comer uma graminha e outras plantas. E aí surgem as dúvidas: faz mal cachorro comer grama? Por que ele está comendo isso? Será que ele está se sentindo mal? O ato de comer grama é um comportamento natural da espécie, instintivo, com a finalidade de aumentar a ingestão de fibra e auxiliar no melhor funcionamento do intestino.

No entanto, nem toda grama pode ser ingerida pelo cãozinho. Além disso, gramas localizadas na rua, onde vários animais perambulam, podem conter ovos de parasitas, protozoários e outros microrganismos patogênicos. Por esse motivo, deve-se evitar que o animal coma essas plantas. Mas quais gramas o cachorro pode comer? Por que ele come a grama e depois vomita? Se o cachorro comer grama, significa que está doente?

Essas são dúvidas frequentes dos tutores, que serão respondidas neste artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Ventilador faz mal para cachorro?

Índice

  1. Faz mal o cachorro comer grama?
  2. O que acontece quando o cachorro come grama?
  3. Por que o cachorro come grama e depois vomita?
  4. O que fazer se o meu cachorro comer grama?
  5. Que tipo de grama posso dar para o cachorro?
  6. Faz bem dar grama de milho para o cachorro?

Faz mal o cachorro comer grama?

Você já se perguntou por que cachorro come grama? O ato de comer grama é algo instintivo nos cães. Quando ainda caçavam, antes da domesticação, os cachorros comiam a presa inteira, incluindo o seu conteúdo estomacal. No caso de presas menores, como coelhos e pássaros, as gramíneas estão muito presentes em seus estômagos, aumentando a ingestão de fibras pelos cães, mesmo de forma indireta.

Além disso, alguns cães gostam do sabor de algumas gramas, comendo como petisco e por diversão. Muitos cachorros comem grama também quando estão com algum problema gástrico, na tentativa de se sentirem melhor. Então cachorro pode comer grama? De modo geral, não faz mal o cachorro comer grama, a não ser que ela esteja contaminada com algum produto químico, como pesticidas.

Faz mal cachorro comer grama? - Faz mal o cachorro comer grama?

O que acontece quando o cachorro come grama?

Você viu que cachorro pode comer grama pois ela é benéfica para o peludo. A grama aumenta a quantidade de fibras ingerida, o que favorece o funcionamento intestinal. Cachorros constipados procuram comer grama para suprir a deficiência desse nutriente.

Para entendermos o que acontece no corpo do cão quando ele ingere grama, vamos descrever melhor como os alimentos fibrosos agem nessa espécie. As fibras são carboidratos estruturais formados por polissacarídeos e lignina. As enzimas do trato digestivo dos cães não conseguem quebrar as fibras. Elas agem na parede intestinal desses animais por meio da fermentação realizada pelos microrganismos presentes no trato gastrointestinais. Por meio desse mecanismo, são produzidos ácidos graxos de cadeia curta e ácidos graxos voláteis, trazendo benefícios para o animal, como o fornecimento de energia para as células do cólon.

As fibras podem ser classificadas como solúveis e insolúveis. As primeiras são solúveis em água e são fermentáveis, o que aumenta a viscosidade do bolo alimentar, retardam o esvaziamento gástrico e causam saciedade ao animal. Já as insolúveis são pouco solúveis em água e fermentadas de forma precária pela microbiota, aumentando a massa fecal e o peso das fezes produzidas.

As fibras presentes na alimentação podem oferecer diversos benefícios, como o aumento da massa fecal e de sua consistência, estimulando os movimentos peristálticos do intestino. Além disso, as fibras possuem um efeito na modulação das bactérias intestinais benéficas, atuando como prebióticos (componentes alimentares não-digeríveis que estimulam a proliferação de bactérias desejáveis no cólon).

Por que o cachorro come grama e depois vomita?

Além do gosto amargo de algumas gramas, essas plantas podem irritar a mucosa estomacal, induzindo o vômito. O efeito benéfico disso tudo é que o animal retira do seu corpo o alimento indesejado ou tóxico ingerido antes da grama. O efeito emético geralmente é bem rápido, pois o cão acaba de comer a grama e já começa a vomitar. Alguns animais podem vomitar após um certo período, mas é mais comum o efeito imediato.

O que fazer se o meu cachorro comer grama?

Geralmente, a ingestão de grama ou do capim é benéfica para o cachorro. Então, não é preciso se preocupar quando isso acontece. Caso o cão tenha ingerido uma grama sabidamente contaminada por pesticidas, é aconselhável levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação. Vale a pena levar o rótulo do produto aplicado, pois isso facilitará o tratamento a ser instituído.

Que tipo de grama posso dar para o cachorro?

Muitos tutores se perguntam qual o melhor tipo de grama para cachorro, seja para aqueles que vivem em casas ou apartamentos. Destacamos que maioria das gramas não é tóxica para os cães. O perigo está no uso de inseticidas ou outros produtos tóxicos, utilizados principalmente em jardins de condomínios para combater formigas.Por esse motivo, é aconselhável comprar sementes de gramas e semear em casa, em vasos, para que o cachorro possa comer sem riscos de intoxicação.

Melhores opções de grama para cachorro

É possível encontrar em lojas de produtos para pets algumas graminhas próprias para o consumo animal. A maioria delas germina conforme são regadas e, após uma semana, a planta estará alta o suficiente para o consumo. Portanto, algumas gramas ideais para cachorros que você pode comprar as sementes, são:

  • Aveia
  • Sorgo
  • Milheto
  • Azevém
Faz mal cachorro comer grama? - Que tipo de grama posso dar para o cachorro?

Faz bem dar grama de milho para o cachorro?

Você sabia que é possível fazer uma graminha com milho de pipoca para o seu cachorro? A grande vantagem é que será uma grama segura, livre de substâncias tóxicas e de microrganismos patogênicos, trazendo muitos benefícios para o seu amigo. A grama de milho para cachorro possui os mesmos efeitos que as outras gramas, aumentando a quantidade de fibras na dieta. Mas como cultivar o milho de pipoca? Vamos ao passo a passo para que você possa oferecer uma grama natural para o cachorro em casa ou em um apartamento:

  1. Selecione as melhores sementes de pipoca do pacote, daquelas que você costuma utilizar para estourar na panela. Não se deve utilizar grãos de pipoca para micro-ondas, pois são processados com substâncias que o cão não pode comer;
  2. Coloque terra de boa qualidade em um vaso e mexa com um instrumento para jardinagem, aerando bem;
  3. Jogue as sementes selecionadas na terra e cubra com um pouco de terra;
  4. Regue diariamente e, quando atingir cerca de 15 cm, ofereça a grama para o cachorro. Você verá que o seu amigo peludo vai adorar!

Agora que você conheceu os benefícios da grama para cachorros e viu quais são as melhores gramas para oferecer aos cães de forma segura, recomendamos o vídeo a seguir no qual explicamos por que os cachorros comem mato:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Faz mal cachorro comer grama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Camargo, A.C. Prebiótico x probiótico: saiba a diferença e por que são importantes para a saúde, 2019. Disponível em https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/prebiotico-x-probiotico-saiba-diferenca-e-por-que-sao-importantes-para. Acesso em 15/12/2022.
  • Borges, F.M.O. Recentes avanços na nutrição de cães e gatos. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/nutricaoanimal/files/2011/03/Avan%C3%A7os_caes_gatos.pdf?fbclid=IwAR3wSHplycQ8UfaQUGfGs5f16Kq7pTylWSQXWesIh6ZC5luzaNBNcRc7cUE. Acesso em 15/12/2022.
  • A grama aliada ou vilã dos pets? Revista do CB, Saúde Plena, 2016. Disponível em https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/02/13/noticias-saude,190721/a-grama-e-aliada-ou-vila-dos-pets.shtml. Acesso em 15/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Faz mal cachorro comer grama?