PARTILHAR

Frutas e legumes proibidos para cachorros

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 junho 2023
Frutas e legumes proibidos para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem frutas e legumes que não devemos dar sob qualquer circunstância ao nosso cachorro, pois isso pode afetar gravemente a sua saúde.

Se decidiu começar a dieta BARF ou gosta de fazer dietas caseiras, deve se lembrar que o cachorro é um animal carnívoro, que deve consumir apenas uma pequena porção de alimento verde em relação ao total da sua alimentação.

Por esse motivo, no PeritoAnimal queremos ajudá-lo oferecendo uma lista completa de frutas e legumes proibidos para cachorros.

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para cães

O abacate, uma fruta proibida

O abacate é, sem dúvida, a fruta mais tóxica que podemos dar ao nosso cachorro. No seu interior contém persina, uma substância fungicida que se encontra nas folhas, na semente e no fruto em si. Além disso, o abacate tem uma alta quantidade de gordura vegetal e de toxinas.

Perante o consumo espontâneo de abacate por parte do nosso cachorro podemos esperar que ocorram vômitos, dor de estômago e inclusive pancreatite. Além disso, se se tratar de uma ingestão regular ou excessiva deste fruta proibida para cachorros pode resultar em deficiências do sistema pulmonar ou afetar o coração.

Estudos realizados por especialistas não conseguiram definir as quantidades mínimas do abacate que são consideradas tóxicas para cachorros, já que cada animal possui um metabolismo diferente.

Frutas e legumes proibidos para cachorros - O abacate, uma fruta proibida

Cítricos

Embora muitas pessoas falem sobre a grande toxicidade dos cítricos, a realidade é que não são especialmente prejudiciais para o animal. Mas não é por isso que se converte em uma fruta adequada para o seu cachorro. O seu alto conteúdo em açúcar contribui para a obesidade.

Perante um consumo excessivo deste tipo de frutas, o cachorro pode desenvolver problemas gastrointestinais como por exemplo vômitos, dor de estômago e diarreia.

Embora não sejam graves, estes problemas de saúde não são benéficos para o seu pet. Por isso, evite dar cítricos ao seu cachorro e ofereça-lhe alimentos que possa gostar mais.

Frutas e legumes proibidos para cachorros - Cítricos

Legumes

As cebolas, os alhos, os alhos poró e os cebolinhos são legumes tóxicos para o seu cachorro. Oferecê-los diariamente ou de forma excessiva em apenas uma ingestão pode resultar em um problema grave, uma vez que contêm tiossulfato podendo destruir glóbulos vermelhos do sangue criando um alto risco de anemia.

Frutas e legumes proibidos para cachorros - Legumes

Uvas

Outra fruta prejudicial e tóxica para o seu cachorro são as uvas. Sem ter claro qual é o componente que faz com que sejam intoleráveis para o seu organismo, podemos afirmar que causam danos no fígado e/ou rins. Como consequência de comer uma grande quantidade de uvas o nosso pet pode sofrer de insuficiência renal.

Frutas e legumes proibidos para cachorros - Uvas

As batatas cruas, as folhas e o caule têm um alto conteúdo em solanina que não é apenas tóxico para os cachorros, também é para o ser humano. Deste modo e para que se converta em um produto apto para o consumo podemos fervê-lo, com isso já será suficiente para que possamos oferecer ao nosso cachorro. Lembre-se que os idênticos como o inhame cru também não se deve oferecer.

Frutas e legumes proibidos para cachorros -

Passas e sementes

Outros alimentos tóxicos para o nosso animal de estimação são as passas e sementes. É importante destacar as sementes ou caroços das frutas como pêssego, maçã, damasco, cerejas ou ameixas, pois têm um alto conteúdo em cianeto que o cachorro não pode digerir.

De qualquer forma, lembre-se que pode dar a fruta em si, tirando sempre as sementes ou o caroço pois trata-se de alimento rico em fibra, que em pequenas doses é saudável.

Frutas e legumes proibidos para cachorros - Passas e sementes

Outras recomendações

Quer saber mais sobre a alimentação do cachorro? Então informe-se sobre os diferentes tipos de alimentação para o seu cachorro, a quantidade ideal de ração para cachorros e inclusive o que deve fazer se o seu cachorro não quiser comer ração. Informe-se sempre para conseguir dar a melhor qualidade de vida ao seu pet!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e legumes proibidos para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Buoro I.B., Nyamwange S.B., Chai D., Munyua S.M., Putative avocado toxicity in two dogs. Onderstepoort J Vet Res. 1994 Mar; 61(1):107-9.
  • WALLER, Stefanie Bressan; CLEFF, Marlete Brum; DE MELLO, João Roberto Braga. INTOXICAÇÃO EM CÃES E GATOS POR ALIMENTOS HUMANOS: O QUE NÃO FORNECER AOS ANIMAIS?. REVISTA VETERINÁRIA EM FOCO, 2013, vol. 11, no 1. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/veterinaria/article/view/1228>. Acesso em 25 de novembro de 2020.
  • VEIGA, Fabiane Vargas; DAROLD, Gian Garlet; ARALDI, Daniele Furian. ALIMENTOS HUMANOS PODEM INTOXICAR CÃES E GATOS: QUAIS NÃO OFERTAR: REVISÃO DE LITERATURA. Disponível em: <https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2019/XXIV%20SEMINARIO%20INTERINSTITUCIONAL/Mostra%20de%20Iniciacao%20Cientifica/Ciencias%20Exatas,%20agrarias%20e%20engenharias/RESUMO%20EXPANDIDO/ALIMENTOS%20HUMANOS%20PODEM%20INTOXICAR%20C%C3%83ES%20E%20GATOS%20QUAIS%20N%C3%83O%20OFERTAR%20REVIS%C3%83O%20DE%20LITERATURA%20-%209085.pdf>. Acesso em 25 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
MAURICIO FELIX DOS SANTOS
Tenho um pastor manto negro misturado com chaw chaw. Ele já tem 15 anos.
Qual a melhor ração para os seus dentes e saúde?. Nós usamos pedigri vegetais.
A sua avaliação:
Cyntia Ferreira
O cão pode comer maxixe???
A sua avaliação:
MARCIA GUATURA
GOSTEI MUITO DO ARTIGO
Eliana Regina Costa Pinto
Boa tarde,
Gostaria de informar que meu cachorro, é um pudle, tem 9 anos, mas infelizmente ele apresentou, este quadro de diarréia, já tem dois dia. Achei q fosse o remédio que ele toma pra alergia... Tanto q não ministrei ontem a dosegem que de 5ml. Ele já passou no veterinário dele final do mês passado, e amesma disse que ele está super saudável, isto me assustou, está diarréia. Li algumas recomendaçøes, sobre o arroz branco , mas ele não gosta, já tentei uma vez em um caso diferente, indicado pela veterinária ele, mas, sem sucesso, o que ele gosta e do arroz integral. A algum mal dar está alimentação? Por favor, peço ajuda pois, não sei mais que fazer.... Aguardo um retorno.
Att,
Eliana
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliana! Antes de parar qualquer medicação aconselhamos que contacte o seu médico veterinário, para não prejudicar todo o tratamento. Uma vez que é um cachorro sendo acompanhado, todos os tratamentos devem ter supervisão veterinária. Temos um artigo com algumas dicas caseiras que podem ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-diarreia-em-cachorros-20700.html
Sandra
Amei esse artigo sobre frutas e legumes. Gostaria de saber sobre o tomate. Um dos meus adora tomate.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! Antes de mais, muito obrigada pela partilha da foto dos seus cachorrinhos, são lindos :) Quanto ao tomate, ele é um dos alimentos proibidos para os cachorros pois contém duas substâncias que são prejudiciais para a sua saúde, por isso não é recomendável dar tomate para eles. É muito importante que antes de dar qualquer alimento humano para os seus cachorros, confirme primeiro se pode. Muito obrigada mais uma vez e continue acompanhando a nossa página ;)
Frutas e legumes proibidos para cachorros
1 de 7
Frutas e legumes proibidos para cachorros

Voltar ao topo da página ↑