Partilhar

Medir a temperatura do meu cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Medir a temperatura do meu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Se suspeita que o seu cachorro pode ter febre ou a temperatura demasiado baixa, será fundamental medi-la para identificar qualquer problema. Os diferentes momentos da vida do cachorro apresentam também diferentes temperaturas como pode ser na sua fase de filhote, no parto ou em outro momento em concreto.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar qual é a temperatura normal de um cachorro para identificar febre ou outros problemas assim como várias formas de a medir.

Continue lendo e descubra como medir a temperatura do seu cachorro e esclareça de uma vez as suas dúvidas. Não se esqueça de levar o seu animal ao veterinário para descartar uma possível doença.

Também lhe pode interessar: 5 sinais de dor no cachorro

Qual é a temperatura normal de um cachorro?

A temperatura habitual de um cachorro não é a mesma que a do ser humano. Antes de começar devemos identificar qual é em cada fase da sua vida:

  • Filhote: 34,4ºC - 36,1ºC
  • Adulto: 38,5ºC - 38,9ºC
  • Idoso: 38,5ºC - 38,9ºC
  • Gestação: 37ºC

Como pode observar, a temperatura média do cachorro situa-se entre os 38,5ºC e quase os 39ºC. No entanto, os filhotes e as cadelas grávidas, assim como os cachorros doentes, podem sofrer alterações no seu dia a dia ou em situações concretas como é o caso do parto.

Lembre-se que os filhotes de cachorro, ainda não conseguem regular bem a temperatura pelo que precisarão de cuidados especiais como o caso da utilização de uma manta térmica entre outros. Normalmente entre o primeiro e o segundo mês de idade é quando começam a manter uma temperatura estável. A temperatura das cadelas grávidas também pode variar no momento do parto.

Medir a temperatura do meu cachorro - Qual é a temperatura normal de um cachorro?

Quando é que a temperatura indica febre?

Depois de analisar a temperatura média dos cachorros, podemos identificar a febre quando a temperatura se encontrar acima dos 39ºC e até aos 40ºC estamos perante uma temperatura corporal elevada, suficiente para ter de consultar um especialista. A partir dos 40ºC devemos nos preocupar seriamente pela saúde do nosso animal e contratar um veterinário de emergência ou ao domicílio se for necessário.

Leia o nosso artigo completo sobre como saber se o cachorro está com febre.

Medir a temperatura do meu cachorro - Quando é que a temperatura indica febre?

Como medir a temperatura do cachorro?

  1. Termômetro no reto: É uma forma rápida, eficaz e fiável de medir a temperatura do nosso cachorro. Não deve utilizar um termômetro normal, lembre-se que o cachorro poderia mexer-se e quebrá-lo sem querer. Deverá utilizar um de plástico que não seja possível quebrar e, deverá escolher um momento de calma para levar a cabo este processo. Pegue no termômetro e introduza-o no reto com suavidade. Pode utilizar algum material lubrificante para que o cachorro não o note e se sinta incômodo.
  2. Palpação das axilas e virilhas: Este método pode não ser 100% seguro, especialmente se não costuma tocar de forma habitual nas axilas ou virilhas do seu cachorro. Ainda assim, deve saber que os gânglios linfáticos dos cachorros se encontram nestas zonas e perante uma febre inesperada poderíamos observar um inchaço e aquecimento pouco habitual.
  3. Outras zonas do corpo: O nariz, as patas ou as orelhas são outras zonas que nos podem avisar da presença de febre no nosso cachorro. Se tocar nelas e apresentarem uma anormalidade, não hesite e consulte o quanto antes um especialista. De qualquer forma, estas zonas do corpo apresentam temperaturas variáveis pelo que não se trata de um método precisamente seguro.
Medir a temperatura do meu cachorro - Como medir a temperatura do cachorro?

E se a temperatura do cachorro for baixa

A temperatura corporal baixa pode ser um sintoma de que algo não está funcionando bem e recomendamos que consulte também um especialista. A hipotermia pode ser uma das causas de temperatura excessivamente baixa.

Por que ocorre uma temperatura baixa? Pode ocorrer em diferentes momentos da vida de um cachorro: quando é filhote, jovem, idoso, no parto ou em um ambiente gelado.

Perante uma temperatura excessivamente baixa deverá tentar proteger o seu animal de estimação oferecendo-lhe calor entre mantas e carícias para o manter desperto. Uma sopa quente (sempre sem sal) pode ajudar assim como alimento úmido quente, que é mais apetitoso.

Medir a temperatura do meu cachorro - E se a temperatura do cachorro for baixa

Passos a seguir perante uma temperatura pouco habitual

Uma temperatura fora do habitual é um sintoma de doença. Pode consultar algumas formas de baixar a febre do cachorro embora a opção mais sensata seja sem dúvida consultar um especialista.

Lembre-se que pode se tratar de um leve incômodo ou de uma alteração do sistema imunológico do cachorro, embora da mesma forma possa ser uma infecção grave. Descarte qualquer dúvida na consulta veterinária ou se considerar que o seu cachorro está em estado grave chame um veterinário que consulte ao domicilio.

Medir a temperatura do meu cachorro - Passos a seguir perante uma temperatura pouco habitual

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Medir a temperatura do meu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Medir a temperatura do meu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Medir a temperatura do meu cachorro
1 de 6
Medir a temperatura do meu cachorro

Voltar ao topo da página