Partilhar

Tipos de carrapatos de cachorro

 
Por Eduarda Piamore. 1 outubro 2019
Tipos de carrapatos de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Junto com as pulgas, os carrapatos são os parasitas externos do cachorro mais comuns e podem transmitir várias doenças, além provocar coceira intensa, irritação, inflamação cutânea e outros sintomas de dermatite canina. Por isso, um dos cuidados fundamentais para os cachorros é realizar os tratamentos antiparasitários de forma periódica e manter uma boa higiene no seu lar para evitar que esses parasitas se reproduzam e possam afetar a sua saúde ou a do seu melhor amigo.

Mas sabia que nem todas as espécies de carrapatos são encontradas nos animais de companhia? Para que você possa reconhecer e identificar facilmente essas espécies potencialmente perigosas, neste artigo do Perito Animal, te mostraremos quais são os tipos de carrapatos de cachorro com imagens. Confira!

Também lhe pode interessar: Tipos de areia para gatos

Tipos de carrapato: o que são e quantos existem?

Embora possam ser confundidos com insetos, os carrapatos são pequenos aracnídeos que pertencem à subclasse acarina, na qual também se incluem os ácaros (embora pertençam a diferentes ordens). Atualmente, estima-se que existem mais de 800 tipos de carrapato, os quais se dividem em três famílias: nuttalliellidae, ixodidae e argasidae.

A primeira família (nuttalliellidae) é bastante peculiar e compreende apenas uma espécie não extinta, o carrapato do Sul da África. Não entraremos em mais detalhes sobre esta espécie, pois não é possível encontrar esse tipo de carrapatos em cachorro. Porém, nas outras duas famílias, são as espécies de carrapatos mais perigosas para os peludos.

ixodidae é a família mais abundante e engloba pelo menos 600 espécies dos chamados “carrapatos duros”, ou seja, aqueles que possuem um revestimento externo rígido (exoesqueleto). Dentro dessa família, existem seis gêneros de carrapatos que afetam com muita frequência os cachorros, amblyomma, dermacentor, haemaphysalis, hyalomma, ixodes e rhipicehpahlus. Geralmente, esses tipos de carrapatos de cachorro se instalam no corpo, principalmente no dorso, tentando “se esconder” entre os pelos do cão.

Já a família argasidae compreende aproximadamente 200 tipos de “carrapatos moles”, que carecem de um exoesqueleto rígido. A espécie mais comum nos cachorros se chama otobius megnini e se aloja principalmente nas orelhas ou entre os dedos das patas dos cachorros. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre os 2 tipos de carrapatos de cachorro mais comuns, dos quais você deve ter maior atenção para preservar a saúde seu pet.

Tipos de carrapatos de cachorro: espécies mais perigosas

Agora, falaremos um pouco mais sobre as 2 espécies de carrapatos que são mais comuns de encontrar nos cachorros que vivem em centros urbanos. Ambas pertencem à família ixodidae e são as principais transmissoras das doenças causadas por carrapatos. São elas:

  • Carrapato estrela (amblyomma sculptum/amblyomma cajennense);
  • Carrapato vermelho do cão (rhipicephalus sanguineus).

Carrapato-estrela

O carrapato-estrela, também denominado carrapato-de-cavalo, é um dos tipos de carrapato em cachorro mais perigosos. Além de poder transmitir várias doenças aos peludos, também é a espécie que mais comumente parasita o ser humano e é o principal vetor da febre do carrapato (ou febre maculosa), uma doença do carrapato em humanos que é pouco comum e cujo sintoma mais característico é o aparecimento de manchas avermelhadas por todo o corpo (exantema petequial).

Geralmente, é bem fácil reconhecer os indivíduos adultos desta espécie, pois são grandes (podem ser maiores que um grão de feijão), possuem uma coloração parda ou marrom, com um característico desenho no seu exoesqueleto que se assemelha à forma de uma estrela (daí se origina o seu nome mais popular).

Trata-se de um tipo de carrapato versátil e muito resistente, que pode se adaptar bem ao interior da casa, mas que também se reproduzem com muita intensidade no meio ambiente, principalmente em regiões com abundante vegetação. As larvas, conhecidas como micuim, vivem principalmente na grama ou nos pastos e são especialmente numerosas durante o outono (de maio a junho ou julho).

Tipos de carrapatos de cachorro - Carrapato-estrela
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons - Carrapato estrela adulto

Carrapato-vermelho-do-cão

Esse é o mais comum de todos os tipos de carrapatos em cachorro, pois conseguiu se adaptar muito bem aos centros urbanos. Hoje em dia, essa espécie consegue se desenvolver e se reproduzir com maior facilidade em espaços fechados e protegidos (como as casas), do que na própria natureza. As fêmeas costumam colocar os ovos em frestas de portas e janelas, fissuras nas paredes, rodapés e cantos escuros, além de no próprio corpo do hospedeiro.

Por isso, a maioria das infestações de carrapatos em cachorros e nas casas acontece pelo carrapato vermelho. E, geralmente, o cachorro não adquire esses parasitas ao roçar com plantas ou deitar na grama (o que é comum nos outros tipos de carrapatos de cachorro), mas sim por entrar em contato com outro animal infestado ou por permanecer em um lugar fechado onde estes carrapatos estão presentes.

Como o nome indica, a característica mais chamativa desta espécie é a coloração avermelhada ou levemente marrom que predomina no corpo do carrapato vermelho, além de ser bem menor que o carrapato estrela. Nas imagens abaixo, trata-se de uma fêmeas desse tipo de carrapato cheias de sangue e também uma infestação de carrapatos vermelhos em um cachorro adulto.

Imagem: Reprodução/Wikipédia - Carrapato vermelho do cão.

Tipos de carrapatos de cachorro - Carrapato-vermelho-do-cão
Imagem: Reprodução/Wikipédia - Carrapato vermelho do cão.

Carrapato em cachorro: doenças

A picada de carrapato pode ser a porta de entrada ao organismo dos cachorros de várias afecções. Além de causar coceira e impactar negativamente no comportamento do peludo, esses parasitas externos podem causar as seguintes doenças nos cachorros:

Para ler mais sobre essas patologias, recomendamos que você leia nosso artigo sobre as doenças que os carrapatos podem transmitir. Na imagem abaixo, é possível ver uma infestação avançada de carrapatos vermelhos na orelha de um cão adulto, que pode ser a porta de entrada para várias das doenças mencionadas anteriormente.

Tipos de carrapatos de cachorro - Carrapato em cachorro: doenças
Imagem: Reprodução/Wikipédia

Como eliminar carrapatos de cachorro?

Agora que você já sabe quais os tipos de carrapatos que existem, é importante saber como eliminar carrapatos de cachorro. Dada a grande resistência e a incrível velocidade de reprodução desses parasitas, a prevenção é a palavra-chave para manter sua casa e seu melhor amigo livres de carrapatos. Além de manter uma ótima higiene no seu lar, é fundamental garantir que sua casa tenha boa iluminação e seja ventilada diariamente já que os ambientes escuros e úmidos (especialmente os cantos) costumam favorecer a proliferação de vários micro-organismos, além de poder ser utilizado pelas fêmeas dos carrapatos para colocar ovos.

Mas, definitivamente a medicina preventiva do seu cachorro é um aspecto crucial para prevenir a aparição desses parasitas. Por isso, lembre-se de realizar os tratamentos antiparasitários na frequência correta, escolhendo sempre produtos de qualidade e adequados ao peso, tamanho e ao estado de saúde do seu peludo. Aqui no Perito Animal, você também encontra várias dicas de remédios naturais para eliminar carrapatos do seu cachorro e também a receita do frontline caseiro.

Outra boa prática é revisar regularmente todo o corpo do seu cachorro para identificar a presença ou rastros de parasitas externos, como pulgas, carrapatos ou ácaros. Caso constate que seu cão realmente possui carrapatos, é fundamental iniciar um tratamento adequado o mais rápido possível para eliminar os parasitas, tanto da casa como do corpo do cãozinho. O ideal é buscar ajuda de um veterinário para escolher os produtos e a forma de aplicação mais apropriados de acordo com o tipo de carrapato e à complexidade da infestação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de carrapatos de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • CORRÊA, O. Doenças parasitarias dos animais domésticos. Porto Alegre: Livraria Sulina, 1971. 285 p.
  • Labruna, M. B., & Pereira, M. D. C. (2001). Carrapato em cães no Brasil. Clínica Veterinária, 6(30), 24-32.
  • The Argasidae, Ixodidae and Nuttalliellidae (Acari: Ixodida) of the world: a list of valid species names. Zootaxa 2528: 1-28. Disponível em: <http://www.mapress.com/zootaxa/2010/f/z02528p028f.pdf>. Acesso em: 01 Out. 2019

Vídeos de Tipos de carrapatos de cachorro

1 de 3
Vídeos de Tipos de carrapatos de cachorro

Escrever comentário sobre Tipos de carrapatos de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de carrapatos de cachorro
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons - Carrapato estrela adulto
Imagem: Reprodução/Wikipédia - Carrapato vermelho do cão.
Imagem: Reprodução/Wikipédia
1 de 4
Tipos de carrapatos de cachorro

Voltar ao topo da página