menu
Partilhar

Tipos de collie

 
Por Maria Besteiros. 14 junho 2021
Tipos de collie

Ver fichas de  Cachorros

Quantos tipos de collie existem? Muita gente até hoje associa um desses tipos à imagem da conhecida cachorrinha Lassie, da raça collie de pelo longo, mas a verdade é que existem diferentes raças com a denominação collie, conforme determinado pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

A FCI inclui no grupo 1, que corresponde a cães pastores e cães boiadeiros, exceto boiadeiros suíços, uma seção 1, de cães pastores, que inclui um ponto destinado parra cães pastores do Reino Unido. É aqui que aparecem o velho cão pastor inglês, o cão pastor de Shetland, o Welsh corgi cardigan e o Welsh corgi pembroke, além desses tipos de cachorros collie que conheceremos neste artigo: border collie, bearded collie ou collie barbudo, collie de pelo curto ou smooth collie e collie de pelo longo ou rough collie.

A seguir, no PeritoAnimal, vamos detalhar os diferentes tipos de collie que são reconhecidos na atualidade, revisando suas características mais importantes.

Também lhe pode interessar: Cores do Border Collie

Collie de pelo longo ou rough collie

Provavelmente, entre todos os tipos de collie, o de pelo longo é o mais popular graças à Lassie, embora nos últimos anos o border collie tenha ganhado terreno. Suas origens remontam ao século XIX e, embora tenha sido um cão pastor de ovelhas, tornou-se um cachorro de companhia muito apreciado. A sua estética interfere no seu sucesso, com uma pelagem longa inconfundível e elegante, seu manejável tamanho médio e sua boa personalidade.

É um cachorro inteligente e carinhoso. Se dá bem com crianças, costuma ser muito protetor com elas, e apresenta consideráveis capacidades para a aprendizagem, o que também implica uma necessidade contínua de estimulação mental. Além disso, como são cachorros muito ativos, você deverá oferecer oportunidades para que se exercite muito.

Assim, o collie de pelo longo é uma boa mistura entre beleza e habilidade. Para manter o primeiro, é preciso investir tempo no seu cuidado diariamente, pois, caso contrário, a pelagem ficará embaraçada. Seu nariz também deve ser observado, pois é propenso a sofrer queimaduras solares. O focinho, muito longo, é outra das suas características físicas distintivas.

Por último, os espécimes do também chamado rough collie medem entre 51 e 61 cm. Seu peso é um dado muito variável, já que alguns desses cachorros alcançam em torno de 18 kg, enquanto outros chegam aos 30kg. Sua expectativa de vida oscila entre 12 e 14 anos. Sua juba longa pode ser tricolor, branca e areia ou azul merle.

Tipos de collie - Collie de pelo longo ou rough collie

Collie de pelo curto ou smooth collie

Menos popular que o collie de pelo longo e pouco difundido fora do Reino Unido, o collie de pelo curto também foi um cão pastor de ovelhas originado no século XIX, mais comum hoje em dia como cachorro de companhia, perfeitamente habituado à vida na cidade.

Exceto pela óbvia diferença na pelagem, que nessa raça é curta e densa, compartilha numerosas características com o collie de pelo longo, pois são cachorros tolerantes com crianças, muito válidos para a aprendizagem e capazes de desenvolver grande atividade. Além disso, como no tipo de collie de pelo longo, seu focinho é muito longo. Por tudo isso, somado ao fato de que o collie de pelo longo ocasionalmente dava à luz a filhotes de collie de pelo curto, foram considerados por muito tempo a mesma raça. No entanto, também apresentam diferenças consideráveis, por exemplo, que os collies de pelo curto costumam ser mais tímidos.

O collie de pelo curto compartilha medidas com o collie de pelo longo, pois os exemplares da raça medem de 51 a 61 cm e pesam entre 18 e 30 kg. A pelagem também pode ser tricolor, branca e areia ou azul merle.

Tipos de collie - Collie de pelo curto ou smooth collie

Border collie

O border collie é dos tipos de collie mais conhecidos hoje em dia, uma vez que foram valorizados por suas excelentes qualidades para a aprendizagem, além de sua boa personalidade e sua estética. São cachorros que se originaram no século XVIII e trabalhavam como pastores de gado. Atualmente, embora existam exemplares desempenhando essa tarefa, é muito comum vê-los como companhia e participando em diferentes testes caninos de obediência e habilidade.

São cachorros carinhosos, bons com crianças, muito inteligentes e ativos. De fato, de acordo com a lista de Stanley Coren, esta é a raça de cachorro mais inteligente do mundo. Essa necessidade de atividade pode complicar sua permanência em um apartamento. Também é importante que recebam toda a estimulação mental que esses animais tão inteligentes requerem. Do contrário, surgirão problemas de comportamento.

Quanto ao físico, o focinho é alongado, mas menos que o dos collie de pelo curto e de pelo longo. Sua expectativa de vida é de cerca de 12-14 anos. São cachorros de porte médio e leves, pesando cerca de 14 a 22 kg. Sua altura medida até a cernelha varia entre 46 e 54 cm. Sua pelagem de pelo longo e denso se apresenta em diferentes cores, como vermelho, azul merle, tricolor, marrom, preto ou, talvez o mais conhecido, o branco e preto. Conheça todas as cores do border collie neste outro artigo.

Tipos de collie - Border collie

Bearded collie

Concluímos a revisão dos tipos de collie reconhecidos pela FCI com o bearded ou collie barbudo. Trata-se de uma raça antiga, uma vez que se fala de sua origem no século XVI. Eram cães pastores de ovelhas que hoje são encontrados como companhia. A raça quase desapareceu como cão de trabalho e só foi recuperada no século XX.

São cachorros alegres, amistosos, bons com crianças e se adaptaram à vida nas cidades. Não costumam apresentar quaisquer problemas quando convivem com outros cachorros, por isso são adequados para lares com mais animais. Mas, ao contrário dos collie anteriormente vistos, não são fáceis de educar. Portanto, necessitarão de um treinamento paciente e, melhor ainda, um cuidador com certa experiência, tempo e energia. É importante proporcionar estimulação contínua tanto física como mental. Além disso, sua pelagem requer cuidados habituais para manter seu esplendor.

Sua expectativa de vida é estimada entre 12 e 13 anos. São cachorros de porte médio e corpo visivelmente alongado. Podem pesar entre 18 e 27 kg. Sua altura média até a cernelha varia entre 51 e 56 cm. Sua pelagem é longa, cobrindo as orelhas, que nem são vistas, patas e cauda, e se apresenta em diferentes cores, como cinza, azul, fulvo, marrom ou preto. O pelo é repartido naturalmente no meio das costas.

Tipos de collie - Bearded collie

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de collie, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Disponível em: <https://cbkc.org/racas>. Acesso em 14 de junho de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. (2010). Border collie. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/297g01-es.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. (2016). Collie barbudo. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/271g01-es.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. (2010). Collie de pelo corto. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/296g01-es.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. (2012). Collie de pelo largo. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/156g01-es.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2021.
  • Fogle, Bruce. 1995. The Encyclopedia of the Dog. London: Dorling Kindersley.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de collie
1 de 5
Tipos de collie

Voltar ao topo da página