Partilhar

Cuidados de um cachorro Rottweiler

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 março 2018
Cuidados de um cachorro Rottweiler

Ver fichas de  Cachorros

São muitas as pessoas que querem ter um Rottweiler, um cão calmo e tranquilo, um companheiro fiel e um grande dissuasor para os ladrões em casa. A verdade é que o Rottweiler, apesar da sua grande força física, pouco tem de perigoso, pois trata-se de um cachorro muito carinhoso e doce se for educado corretamente.

No entanto, antes de adotar esta raça de cachorro deve ter muito claro que passos seguir e como deve ser o adestramento de um cachorro Rottweiler. Caso contrário arrisca-se a ter um cachorro com um caráter inapropriado, agressivo ou medroso. Por isso, a educação é muito importante nesta raça.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar os cuidados de um cachorro Rottweiler para lhe oferecer tudo o que este cachorro merece.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um pug

Higiene

O Rottweiler vai surpreendê-lo por ser um cachorro limpo que não precisa de cuidados excessivos. Entre a sua rotina habitual destacamos que deverá escová-lo duas vezes por semana com uma escova de pontas curtas e suaves. Desta forma consegue eliminar o pó e a sujeira que ele tiver.

Não deve abusar do banho, pois um excesso de banhos elimina a camada de proteção natural da sua pele. Dependendo do seu nível de sujeira deverá dar-lhe banho mais ou menos vezes. Sendo que uma vez por mês será suficiente para o manter limpo e com um pelo brilhante. Não deve dar banho nos filhotes até serem administradas as suas vacinas.

À partida, se o Rottweiler passear com regularidade não será necessário preocupar-se em cortar as suas unhas mas é sempre bom revisá-las de vez em quando para se certificar que não tem incômodos ao andar.

Para terminar com a higiene do cachorro lembramos da importância de uns dentes saudáveis e limpos. Limpar os dentes do cachorro, com uma escova e pasta de dentes para cachorros ou com produtos naturais é aconselhável para evitar o tártaro nos dentes. Pode promover uma boa higiene bucal ao seu cachorro oferecendo-lhe maçã ou Dentastix.

Cuidados de um cachorro Rottweiler - Higiene

Alimentação

A alimentação do Rottweiler deve ser de alta qualidade. Este fator não incide apenas em um pelo brilhante e bonito, como também ajuda a um bom estado de saúde, um trânsito intestinal adequado e a alcançar uma musculatura adequada. Ao ser um cachorro de tamanho grande precisa também de grandes doses de alimento.

Se tem dúvidas sobre a quantidade ou o peso saudável para o seu cachorro Rottweiler, não hesite em consultar o veterinário para o observarem e darem-lhe algumas indicações. Esta raça apresenta dimorfismo sexual bastante marcado, os machos são muito maiores que as fêmeas.

Por último, lembramos-lhe da importância de dar alimento dependendo da sua etapa:

  • Junior: Contém vitaminas, cálcio, ferro e mais gorduras que as rações de outras idades. Estes componentes vão fazer com que o seu cachorro cresça de forma saudável e sem problemas ósseos ou musculares. É muito importante que seja de alta qualidade.
  • Adult: As rações adult estão pensadas para um dia a dia adequado dependendo do seu modo de vida. Costumam ter uma alta percentagem em proteínas e em óleos, perfeitos para uma manutenção saudável do cão. Entre os diferentes tipos de ração adult encontramos uma grande variedade: para cachorros que se exercitam ativamente, para cachorros de manutenção normal, efeito emagrecimento para os que estão muito gordos ou à base de peixe e arroz para os alérgicos.
  • Senior: Ao contrário dos anteriores, a ração sênior tem uma menor quantidade de proteínas e contém alimentos benéficos para os cachorros com mais de 7 anos tais como a levedura de cerveja. Consulte o seu veterinário sobre o mais apropriados para o seu caso.
Cuidados de um cachorro Rottweiler - Alimentação

Passeios e exercício

O Rottweiler é um cachorro que precisa de trabalhar a sua musculatura diariamente e, para isso deve oferecer-lhe passeios adequados e exercício. Mesmo que viva em uma casa com jardim é muito importante passeá-lo pelo menos duas vezes por dia com um tempo total de 60 minutos. Se poder prolongar os passeios, melhor ainda.

Se além disso, conseguir levar o seu cachorro a exercitar-se ativamente em um circuito de agility ou a nadar, será perfeito para desfrutar de um cão muito mais feliz e saudável. As suas necessidades de exercício convertem-no em um cachorro atlético por natureza. Não cumprir com estas necessidades poderá convertê-lo em um cachorro obeso e estressado.

Cuidados de um cachorro Rottweiler - Passeios e exercício

Enriquecimento e estimulação

O Rottweiler é muito inteligente, capaz de aprender vários truques e ordens de obediência. Devido ao seu alto nível intelectual será essencial jogar com ele e praticar atividades diferentes que o estimulem mentalmente e o façam sentir-se útil.

Praticar a busca de objetos no exterior, visitar novos lugares com ele e utilizar jogos de inteligência para cachorro são opções ideais para um bom enriquecimento e fazer com que esteja estimulado mentalmente. Tudo isso deixa o seu cachorro mais feliz e calmo.

Cuidados de um cachorro Rottweiler - Enriquecimento e estimulação

Saúde

Para termos a certeza que o Rottweiler se encontra saudável deve consultar o veterinário a cada 6 meses para uma revisão de rotina. Este procedimento é muito importante uma vez que se estiver sofrendo de uma doença poderá detetá-la a tempo e tratá-lo com um melhor prognóstico.

Por outro lado, será muito importante seguir à risco o calendário de vacinas que o veterinário definir. Lembre-se que existem doenças mortais que apenas se podem prevenir com a administração das vacinas adequadas.

Também será fundamental desparasitar o cachorro regularmente. No PeritoAnimal aconselhamos que lhe dê uma pipeta de uso externo uma vez por mês para prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos assim como um comprimido desparasitante interno uma vez a cada três meses que ajude o seu sistema intestinal a permanecer saudável.

Por último, recomendamos a castração o quanto no Rottweiler. Nas fêmeas reduz as chances de aparecimento de certas doenças e no caso dos machos reduz a sua tendência dominante.

Cuidados de um cachorro Rottweiler - Saúde

Uso de focinheira e trela

Em certas zonas o Rottweiler é considerado como um cão de raça potencialmente perigosa, por esse motivo é obrigatório usar uma focinheira sempre que estiver fora de casa.

No PeritoAnimal aconselhamos uma focinheira do tipo "cesta" resistente e segura, pois ao contrário das de outro tipo permite ao cachorro beber água, ofegar e receber prêmios ou guloseimas se for necessário.

Para que o seu cachorro não se sinta incômodo deverá ensinar-lhe a usar a focinheira desde filhote. Mas se apenas foi possível ensiná-lo já em adulto confira as dicas do nosso artigo para acostumar o cachorro ao uso da focinheira.

Cuidados de um cachorro Rottweiler - Uso de focinheira e trela

Educação e adestramento

No PeritoAnimal também poderá encontrar um artigo no qual lhe falamos sobre o adestramento do cachorro Rottweiler. É muito importante prestar atenção a todos os pontos para conseguir um cão obediente, estável e educado.

Vamos começar por lhe falar das bases da sua educação: a socialização do filhote de Rottweiler e vamos falar também em outros aspetos básicos da educação e do adestramento. Tudo o que precisa saber sobre esta raça, vai encontrar aqui.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um cachorro Rottweiler, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados de um cachorro Rottweiler

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Anderson Luiz
Oi me chamo Anderson , tenho um rottweiler , e fica solto tem mas de um ano só quer brincar n e bravo os cachorrinhos pequeno bate nele ele só fica bravo se encher n comida que fasso para melhorar .só gosta de correr atrás da vaca . E não se defende dos outros cachorros q fazer
DAGOBERTO DE ANDRADE
MUITO BOM O ARTIGO.
GOSTARIA QUE ENVIASSE ARTIGOS NOVOS,
MUITO OBRIGADO !
A sua avaliação:
Naira
Amei o site, pois, acabei de ganhar um Rottweiler macho.
Ele mau anda e rosnou para mim e quis me morder, sendo tão bebezinho, na mamadeira.
Obrigada, preciso de orientação de como criar corretamente.
Amei as informações.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Naiara! Obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando 🐶

Cuidados de um cachorro Rottweiler
1 de 7
Cuidados de um cachorro Rottweiler

Voltar ao topo da página