Educação básica

Os melhores petiscos para coelhos

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 15 junho 2021
Os melhores petiscos para coelhos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Como qualquer outro animal, os coelhos adoram petiscos comestíveis. Além de servirem para fortalecer nosso vínculo com eles, também permitem estimular comportamentos positivos, ensinar alguns comandos, entretê-los e introduzir outros nutrientes em sua alimentação. Contudo, dada a enorme variedade de petiscos que existe, não é surpreendente que surjam dúvidas entre os tutores na hora de escolher os melhores petiscos para coelhos.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos revisar as opções mais adequadas de petiscos comprados ou caseiros. Além disso, explicamos como recompensar corretamente um coelho. Não perca!

Também lhe pode interessar: Quais são os melhores prêmios para gatos?

Índice

  1. Tipos de petiscos para coelhos
  2. Como escolher os melhores petiscos para coelhos
  3. Como fazer petiscos caseiros para coelhos
  4. Como dar petiscos para um coelho?

Tipos de petiscos para coelhos

Basta pesquisar um pouco para encontrar no mercado uma grande variedade de opções de petiscos para coelhos. São basicamente ervas, verduras e frutas apresentadas em diversos formatos ou snacks para coelhos, fáceis de oferecer, manusear e conservar, além de atrativos para o animal. Começando pelas opções à venda, os melhores petiscos para coelhos incluem:

  • Troncos de diferentes materiais que podem ser mordidos e comidos.
  • Biscoitos com diversos tipos de ingredientes e formatos, por exemplo, rosquinhas ou biscoitos recheados.
  • Feno em formas variadas, por exemplo em forma de sino, de corda, cubo ou bola, que também pode ser encontrado com diversos tipos de recheio.
  • Barrinhas com ingredientes diversos.
  • Chips de verduras e de frutas ou com misturas que incluam cereais.
  • Flocos de cereais ou legumes.
  • Raízes de diferentes plantas e ervas.

E já que estamos falando de petiscos para coelhos, você conhece os sons dos coelhos e seus significados? Confira 10 deles neste outro artigo.

Como escolher os melhores petiscos para coelhos

O problema dos petiscos para coelhos que mencionamos e que estão facilmente à venda é que muitos não têm uma composição tão saudável quanto deveriam. Por isso é fundamental que, antes de optar por um ou outro, você leia atentamente a lista de ingredientes. Por exemplo, alguns contêm açúcar, um produto que jamais deve estar presente na dieta dos coelhos. Entre outros problemas, está relacionado ao crescimento excessivo de bactérias no sistema digestivo. Dado o quão delicado esse sistema é nos coelhos, as consequências podem ser fatais.

Outro ponto a ser considerado ao selecionar os melhores petiscos é que eles representam a introdução de variedade na dieta. Por esse motivo, você pode procurar outros ingredientes além daqueles que compõem a alimentação usual do coelho. Além disso, como também servem como estímulo e enriquecimento ambiental, selecionar aqueles que podem ser manipulados como brinquedos é uma vantagem para o coelho, pois ele desfruta, se alimenta e se diverte.

Em todo caso, você pode escolher alguns e ir testando para ver de quais seu coelho gosta mais, uma vez que cada animal terá suas preferências. Ou seja, o melhor petisco será aquele que o coelho preferir, dentro das opções saudáveis ​​que colocarmos à sua disposição.

Como fazer petiscos caseiros para coelhos

Os melhores petiscos para coelhos filhotes ou adultos não precisam ser comprados. Felizmente, existem muitos alimentos que funcionam como petiscos, geralmente estão presentes na despensa de qualquer casa e requerem pouco preparo para que o coelho os aprecie.

Assim, existem petiscos para coelhos tão naturais e simples como pedaços de fruta. Recomendamos as seguintes frutas para coelhos:

  • Damasco
  • Cranberry
  • Cereja
  • Ameixa
  • Framboesa
  • Maçã
  • Pêssego
  • Morango
  • Melão
  • Pera
  • Abacaxi
  • Melancia
  • Banana

Também podem servir como petiscos os seguintes alimentos:

  • Amêndoas
  • Nozes
  • Sementes de girassol ou abóbora
  • Cereais como os flocos de aveia ou cevada
  • Leguminosas como ervilhas ou vagens

Todos estes alimentos devem ser oferecidos sempre crus e sem sal nem açúcar.

Da mesma forma, servem de petiscos para coelhos as seguintes verduras e hortaliças:

  • Cenoura
  • Brócolis
  • Pimentão
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Ervas, aromáticas ou não

Entre as ervas, encontramos manjericão, coentro, endro, hortelã, erva-doce, camomila, erva-cidreira, hortelã, orégano, alecrim, tomilho, dente-de-leão ou urtiga.

Outra opção de petisco artesanal muito apreciada por alguns coelhos são os galhos, que podem ser de árvores frutíferas, como macieira, laranjeira ou pereira, ou de muitas outras, como choupo ou salgueiro. Mais fácil ainda é oferecer um pedaço de madeira, desde que não tenha recebido nenhum tratamento. Um bom exemplo é o pinheiro. É preciso lembrar que os coelhos gostam de mordiscar, e é recomendado que o façam porque isso contribui para o desgaste de seus dentes, sempre em crescimento contínuo. Portanto, a madeira é um bom petisco para eles.

Embora seja fácil encontrar em nossa despensa outros alimentos dos quais os coelhos podem gostar muito, você não deve dar a eles comida para cachorros ou gatos, comida cozida, carne ou peixe, laticínios, frutas em calda, chocolates, abacates, batatas, alho-poró, beterrabas, azeitonas ou as pedras de minerais que são recomendadas para outros animais.

Neste outro artigo, você encontrará uma lista com os alimentos proibidos para coelhos.

Os melhores petiscos para coelhos - Como fazer petiscos caseiros para coelhos

Como dar petiscos para um coelho?

Mesmo os melhores petiscos para coelhos podem ser prejudiciais se não forem oferecidos de forma adequada. Em primeiro lugar, jamais devemos nos esquecer que ao introduzir petiscos na dieta, eles não podem desequilibrar o cardápio, que nesta espécie é à base de feno, em maior proporção; alimentos frescos, principalmente vegetais folhosos, e ração formulada especialmente para coelhos.

Portanto, as quantidades de petiscos devem ser mínimas. Por exemplo, meia amêndoa, um tubo ou uma colher de sopa diária de fruta por kg em coelhos no peso ideal, a menos que a fruta seja oferecida seca. Nesse caso, a quantidade deve ser reduzida em cerca de um terço. Em todo caso, a dose deve ser ajustada de acordo com o peso do coelho e, se ele tiver quilos extras ou obesidade, será necessário eliminar no mínimo as recompensas mais calóricas.

Um exagero pode levar não só ao excesso de peso, como também a problemas digestivos. Além disso, quando se tratar de um ingrediente novo, você deve dar uma pequena quantidade e esperar para ver se lhe cai bem antes de oferecer mais vezes ou em mais quantidade. Frutas e verduras, se a fonte for confiável, podem ser oferecidas com a casca, mas sempre bem lavadas e secas.

Os petiscos podem ser utilizados, além de aumentar a variedade de nutrientes e estímulos, como um incentivo para a repetição de comportamentos desejados ou para o aprendizado de determinados comandos. Se você quiser que o coelho entenda por que está sendo parabenizado, deve dar a ele o petisco justamente no momento em que ele agir como você deseja. Finalmente, se o coelho estiver abaixo do peso, os petiscos também podem ajudá-lo a ganhar peso, embora neste caso seja melhor seguir as instruções do veterinário.

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores petiscos para coelhos, não perca nosso outro artigo em que falamos se coelho pode comer banana.

Os melhores petiscos para coelhos - Como dar petiscos para um coelho?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores petiscos para coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Gallego, Manuel. (2015). La alimentación del conejo. Ateuves nº 8. pp. 32-38.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lara
Como fazer o meu cachorro parar de ter ciumes da minha coelha? ele é um lhasa apso vou enviar foto dele
1 de 3
Os melhores petiscos para coelhos