PARTILHAR

Paralisia em cães: causas e tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 28 março 2019
Paralisia em cães: causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Diversas causas podem produzir a paralisia em cachorro, que costuma começar nas patas traseiras, embora a imobilidade também possa ser observada nos membros dianteiros. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar das situações e doenças mais comuns que podem estar por trás da paralisia canina. Naturalmente, se seu cachorro parou de caminhar, tem fraqueza nas patas ou não consegue mover as patas, você deve ir ao veterinário o quanto antes. Continue lendo para saber mais sobre a paralisia em cães: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Ataxia em cães - Causas e tratamento

Paralisia do carrapato

Os carrapatos são parasitas externos que se alimentam do sangue que obtêm dos cachorros quando se fixam neles. Por sua vez, os carrapatos também pode ser parasitados internamente, de forma que quando entram em contato com seu cachorro, podem transmitir doenças.

Mas, além disso, a saliva dos carrapatos pode causar uma reação de hipersensibilidade e a doença conhecida como paralisia do carrapato, na qual o cachorro sofre de uma paralisia ascendente que, se chegar a afetar a respiração, pode causar a morte. É necessário tratamento veterinário e o prognóstico é reservado. Em alguns casos, a cura é obtida ao retirar os carrapatos e eliminar assim a neurotoxina presente na saliva, que é o que está afetando os nervos motores.

Outros organismos parasitários, como a neospora, também são capazes de provocar a paralisia em cachorros, geralmente de maneira ascendente. Inicialmente, você nota o cachorro com paralisia nas patas traseiras que segue sua evolução até paralisar as dianteiras. Além disso, outras picadas também podem provocar paralisia, como as de algumas serpentes com venenos neurotóxicos que, além das patas, podem afetar a capacidade respiratória e provocar a morte.

É melhor prevenir do que remediar e você pode fazer isso seguindo o plano de desparasitação para cachorros para evitar os carrapatos, controlando as saídas a lugares perigosos e verificando-o após os passeios.

Paralisia em cães: causas e tratamento - Paralisia do carrapato

Paralisia em cães por traumatismo

Em outras ocasiões, a paralisia em cães é causada por um golpe ou pancada forte, como o que pode ser produzido por um atropelamento ou queda de grande altura. Este impacto danifica a coluna vertebral e a medula espinhal e, em consequência disso, os nervos encarregados do movimento das pernas são afetados. É uma paralisia repentina em cachorro, já que é produzida imediatamente após a lesão espinhal.

Outras vezes, essa lesão repercute também no controle dos esfíncteres, com o que você pode notar que seu cachorro não consegue mais urinar sozinho ou não controla a defecação. É necessário avaliar cada caso e fazer um estudo completo, recorrendo a veterinários especializados em traumatologia e exames, como a radiografia e TAC (tomografia computadorizada).

Dependendo do dano produzido, o cachorro poderá se recuperar ou manter a paralisia. Neste segundo caso, precisará de cadeira de rodas e reabilitação para ajudar na mobilidade. É importante evitar que ele mantenha a mesma postura durante muito tempo, para que não ocorram úlceras por pressão. Se a paralisia afetar uma única perna, a amputação pode ser o tratamento escolhido.

Paralisia em cães por envenenamento

Essa paralisia é produzida após a ingestão de alguns produtos tóxicos que afetam o sistema nervoso, como os que podem conter os herbicidas, inseticidas, etc, alguns deles de ação extremamente rápida. É uma emergência que requer ação veterinária imediata, porque o quadro pode se agravar dependendo do produto, da quantidade ingerida e do tamanho do cachorro, podendo inclusive causar a morte com grande rapidez.

Se você identificar o veneno, deve comunicar isso ao veterinário. Além da paralisia, você poderá notar hipersalivação, vômitos, descoordenação, dor abdominal ou diarreia. O tratamento depende do produto ingerido, mas geralmente envolve internar o cachorro e administrar fármacos para controlar os sintomas e, quando houver, um antídoto. Tanto o prognóstico quanto a recuperação dependem de cada caso em particular.

Paralisia em cães: causas e tratamento - Paralisia em cães por envenenamento

Paralisia em cães por cinomose

Os animais mais jovens, especialmente os menores de três meses de idade, são os mais afetados pela cinomose canina, uma doença viral grave que inclui a paralisia entre os sintomas. Essa doença ocorre em diferentes fases nas quais aparecem sinais respiratórios, como a secreção nasal e a tosse, outras que afetam o sistema digestório, como os vômitos e a diarreia, ou ainda que atacam o sistema nervoso, com convulsões ou mioclonia (contrações rítmicas de grupos musculares).

Diante de uma suspeita de cinomose, você deve procurar assistência veterinária imediatamente. O cachorro geralmente vai precisar ser internado, passar por fluido terapia e administração intravenosa de medicamentos. O prognóstico depende de casa caso, por isso convém sempre prevenir a doença seguindo o calendário de vacinas para cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Paralisia em cães: causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Rosangela
Meu cachorro ta sem. Movimento nas patas traseiras nao fica em.pe e nao posso levar no veterinario me ajude ele ja nao conswgue nem l3vantar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rosangela. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Isaias das dores
o meu cachorro esta com o corpo paralisado esta mexendo a cabeça o rabo as penas mais não consegue ficar em pé no sei se deram chumbimho ou foi atropelado ou pegou alguma bacteria e eu não tenho condições de levalo ao veterinário alguém pode me ajudar por favor um dia antes ele vomitou e no dia que aconteceu isso meu filho desse que ele estava babado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Isaias. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Iranilde Da Silva carvalho
Meu cachorro há 3 semanas está com as patas traseiras fracas,levei na clínica o diagnóstico foi erliquiose,estou tratando mais até agora não tive resultado o que devo fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adriana Trevenzoli
Meu cachorrinho estava normal,brincando e correndo.Coloquei ele na casinha pra dormir e no dia seguinte amanheceu sem movimento das pata traseiras.O veterinário passou Biodex. Estou fazendo o tratamento,mas estou muito triste e ele também,pois é muito ativo e esperto.
A sua avaliação:
Maria
Minha cachorra começou a se contrair muito como se fosse um gato assustado contraindo sua espinha toda pra cima. Ela vomitou duas vezes(espuma branca) e parenta ser catarro pois a consistencia é de um. Nao sei oq fazer pra melhorar a situação aqui mesmo en casa sem ir ao veterinario na pandemia
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Laura
Oi td bem? Entao queria saber se vc sabe como curar paralisa facial nos cães.
A sua avaliação:
Dulcineia José
Meu cachorro está arrastando as patas traseiras, não consegue andar, o que faço ? Estou desempregada, ele já está conosco há 6 anos. Por favor nos ajude salvar o Duck
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda
Minha filhote começou a vomitar e a balançar a cabeça e também ficar paralisada, as vezes treme um pouco as patas, ontem foi a última dose de vermífugo que dei para ela, estou preocupada do que pode ser e ainda mais se for muito caro, não teria condições de tratar ela...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A sua avaliação:
Jony
Meu cachorrinho do nada paralisou as patas traseiras, já mediquei com anti inflamatório ele tem 7 anos , pra ele urinar tenho q pressionar a bexiga dele, ele defeca sem precisar fazer pressão, mas é bem involuntária. Ele tem sensibilidade nas patinhas qndo mexo. Como estamos em isolamento e o local maisem conta pra levar ele não está funcionando . Eu coloquei ele numa cama pra ele não se movimentar mto, ficar mais em repouso. Há alguma terapia q possa fazercom ele emcasa pra ver ele volta a andar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luziane
Oi, desculpa perguntar, mas como ficou seu cachorro? O meu tem exatamente essa idade e aconteceu igual, do nada parou de mexer as patinhas traseiras, to tão preocupada. Ele come direitinho, mas não tem controle na urina; levei ao vet e ele passou anti-inflamatório, para fazer um tratamento de 10 dias. Vamos aguardar! Também gostaria de saber se há alguma terapia. Obrigada desde já.
A sua avaliação:
Sabrina
Ontem do nada minha cachorrinha (tem meses) perdeu o movimento de uma das patas traseiras, e hoje amanheceu com uma da frente também sem movimento. Ela não teve nada antes, sempre foi muito ágil, normal
Hamábilly
Olá! Ela voltou a andar? Meu cachorro apresentou o mesmo comportamento
A sua avaliação:
Sandra Cristina de Morais
Ontem do nada meu cachorro não andava mais as patas traseiras ,ele tem 17 anos levei ao veterinário tomou um coquetel injetável, moro em Ap ele não sai de casa as vacinas estão em dia .estou morrendo de dó não aguento ver essa situação.
Alessandra
O seu deve ser por conta da idade avançada, o meu tem apenas 8 anos, mesmo sendo um jovem senhor parou de repente. Não apresentou sintomas antes, simplesmente parou. O vet disse que é coluna, mas todos os meus com problemas de colunas tiveram sintomas, ficaram apaticos, sem apetite, ele não. Além das medicações, iniciará acupuntura, que tem ajudado muito meus idosos. Aconselho, mesmo que o seu não volte a andar, alivia muito as dores
Jony
Oi Liziane
Ele tá com hérnia de disco e continua com o tratamento . Há possibilidade de ele voltar a andar com cirurgia e fisioterapia, mas por enquanto estamos apostando nos medicamentos.
Edimara
Meu cachorro tá com as patas traseiras arrastando no chão e sofrendo com muita dor não sei o que fazer estou desempregada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Edimara. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Paralisia em cães: causas e tratamento
1 de 3
Paralisia em cães: causas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑