Partilhar

Tipos de areia para gatos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
Tipos de areia para gatos

Ver fichas de  Gatos

Um material imprescindível se você pretende adotar um felino como animal de estimação é a areia para gatos, que deve depositar em uma caixa de areia. O gato irá urinar e fazer as suas necessidades. Assim sendo, esta areia deverá possuir umas determinadas qualidades para cumprir de forma eficaz a sua função. As principais características que os ditos materiais devem ter são as seguintes: capacidade de absorção, ser desodorantes e, se possível, que sejam econômicas.

Continue lendo o PeritoAnimal e descubra os diferentes tipos de areia para gatos e as suas principais características.

Também lhe pode interessar: Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Tipos de areia para gatos

Basicamente existem atualmente no mercado três tipos de areias para gatos: absorventes, aglomerantes e biodegradáveis. As areias absorventes, como o seu próprio nome indica, absorvem os fluídos e em grande parte os acabam desodorizando. Por outro lado, as areias aglomerantes, se aglomeram em volta das fezes e da urina, criando coágulos ou grumos de fácil eliminação. E por último, as areias biodegradáveis são produzidas através de elementos vegetais recicláveis. Além disso, existem tipos de areias mistas para gatos (as mais caras), que combinam diversas características.

Tipos de areia para gatos - Tipos de areia para gatos

Sepiolita

A sepiolita é um tipo de mineral poroso, mole e fibroso (filosilicato), que nas suas máximas qualidades se chama também de espuma de mar, usando-se para esculpir delicados cachimbos, camafeus e outras joias. É uma classe de areia claramente do tipo absorvente.

Na sua qualidade normal usa-se de forma industrial como absorvente. É útil nos derrames de petróleo marinhos, uma vez que absorve o crude e o mantém a flutuar, o que facilita a seu posterior recolhimento. Também se usa nos acidentes automobilísticos para absorver os óleos e combustíveis derramados, podendo ser varridos com uma vassoura depois da sua aplicação.

Como areia para gatos é o material mais econômico e eficaz sempre que se mude com regularidade. É um material para usar e jogar fora, simples e sem complicações.

Tipos de areia para gatos - Sepiolita

Sílica

Esta areia é muito absorvente. Regra geral, apresenta-se em bolas de sílica, também chamado de sílica-gel. É uma areia econômica do tipo absorvente.

Este tipo de areia mistura o mineral de sílica com a zeolite, com o qual se consegue um material extremamente absorvente e desodorizante. Além disso, a sílica é um dos materiais mais espalhado por todo o mundo, ou seja, o seu preço costuma ser reduzido.

Por vezes esta areia para gatos tem perfumes. No PeritoAnimal não aconselhamos este tipo de produto com perfumes. Existem felinos que não gostam das essências químicas usadas nestas areias e acabam urinando em outras partes da casa.

Tipos de areia para gatos - Sílica

Bentonita

A bentonita é uma argila de grão fino com poder absorvente. No entanto, é considerada como uma areia do tipo aglomerante. Este material cola-se à volta da urina e das fezes do gato, tornando mais fácil a sua extração e prolongando a vida útil desta areia de gatos.

A areia aglomerante de bentonita é mais cara que a de sílica e sepiolita.

Tipos de areia para gatos - Bentonita

Areias biodegradáveis

Este tipo de areias para gato são constituídas totalmente por materiais vegetais como madeira, palha, papel reciclado e resíduos vegetais. Não é tão absorvente nem inodora como outros tipos de areia, mas o seu preço baixo e o fato de ser 100% reciclável é interessante.

Com este tipo de areias existe a comodidade de se desfazer delas através da privada. Também se podem jogar no contentor de resíduos orgânicos.

Tipos de areia para gatos - Areias biodegradáveis

Truques para melhorar a areia para gato

Um truque simples para melhorar a qualidade da areia para gatos, seja ela qual for, será vertê-la previamente em um coador e sacudir um pouco dentro de um saco de lixo. O pó irá passar pelos orifícios do coador e irá parar dentro do saco de lixo, ficando a areia livre desse desconfortável pó. Com a areia totalmente limpa já pode verter na caixinha de areia do seu gato sem se preocupar que ele suje as patas e vá deixando pegadas pelo caminho.

O seu gato não usa a caixa de areia? Se e o seu caso e não sabe o que fazer para o remediar, não perca o nosso artigo em que lhe dizemos porque o seu gato não usa a caixa de areia e como o solucionar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de areia para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Tipos de areia para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Michelli
A cada quantos dias é necessario trocar a areia. Jogar fora e por areia nova?
Administrador PeritoAnimal
Oi Michelli! Dê uma olhada nas informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/quando-limpar-a-caixa-de-areia-do-gato-22644.html
A sua avaliação:
Grazielle
Ola, bom dia! Utilizo a areia da marca Petball, muito boa, meus gatos adoram! Vcs conhecem, super indico!!

Tipos de areia para gatos
1 de 6
Tipos de areia para gatos

Voltar ao topo da página