Cuidados básicos

Tipos de areia para gatos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 16 junho 2023
Tipos de areia para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A areia ou pedras sanitárias para fazer suas necessidades são um dos elementos essenciais quando vamos conviver com um gato em casa. À venda, encontramos muitas marcas e diferentes variedades que diferem em sua capacidade de absorção, controle de odores, geração de resíduos e impacto ambiental.

Agora, quais são as melhores areias para gatos? A seguir, vamos revisar os tipos de areia para gatos disponíveis e dar dicas para escolher a melhor para nosso gato.

Também lhe pode interessar: Como fazer areia para gato

Índice

  1. Quais os tipos de areia para gatos?
  2. Areia mineral absorvente para gatos
  3. Areia mineral aglomerante para gatos
  4. Areia de sílica para gatos
  5. Areia biodegradável para gatos
  6. Dicas para escolher o melhor tipo de areia para gatos
  7. Truques para melhorar a areia para gato

Quais os tipos de areia para gatos?

Existem diferentes tipos de areias para gatos, podendo ser absorventes, aglomerantes e biodegradáveis. As areias absorventes, como o seu próprio nome indica, absorvem os fluídos e em grande parte os acabam desodorizando. Por outro lado, as areias aglomerantes, se aglomeram em volta das fezes e da urina, criando coágulos ou grumos de fácil eliminação. E por último, as areias biodegradáveis são produzidas através de elementos vegetais recicláveis. Além disso, existem tipos de areias mistas para gatos (as mais caras), que combinam diversas características.

A seguir detalharemos os principais tipos de areias para gatos.

Areia mineral absorvente para gatos

Este tipo de areia para gatos, normalmente feita de sepiolita, uma areia mineral de argila, é uma das mais comuns. Pode ser encontrada em qualquer supermercado e é a mais barata. Isso representa uma grande vantagem para lares ou associações protetoras que abrigam muitos gatos, mas não é muito eficiente no controle de odores e não forma torrões, o que torna difícil separar a areia suja da limpa. Isso significa que a caixa de areia ficará muito suja e será necessário remover e substituir a areia praticamente todos os dias.

Devido a tudo isso, embora seja econômica, ela é mais suja, menos durável e gera maus cheiros. Além disso, ela levanta poeira, daí a redução de seu uso apenas para gatos que não aceitam outro tipo de areia ou por questões econômicas. Como curiosidade, podemos dizer que foi a primeira areia comercializada para gatos.

Tipos de areia para gatos - Areia mineral absorvente para gatos

Areia mineral aglomerante para gatos

Esta opção, feita de bentonita, oferece vantagens significativas, pois, como o nome sugere, forma torrões com a urina. Isso permite separar a areia limpa da suja, reduzir os maus cheiros e facilitar a limpeza da caixa de areia, pois basta remover os torrões com a pá. No entanto, é recomendado que essa limpeza seja feita diariamente para que a areia dure mais tempo. Além disso, é importante encher a caixa de areia com uma camada adequada, de cerca de 5 cm, para obter o efeito aglomerante adequado.

Esta areia para gatos é mais cara do que a absorvente, mas rende mais e oferece maior higiene, o que pode ser especialmente interessante em lares com mais de um gato ou em casas pequenas onde se deseja evitar odores desagradáveis ​​causados pelas deposições. Além disso, ela levanta menos poeira, embora algumas sejam muito finas e possam aderir às patas do gato e deixar rastros ao sair da caixa de areia. Existem opções com diferentes tamanhos de grão e também opções que incluem carvão ativado ou fragrâncias diferentes.

Confira nosso artigo no qual explicamos quando devemos limpara a caixa de areia do gato.

Tipos de areia para gatos - Areia mineral aglomerante para gatos

Areia de sílica para gatos

Este tipo de areia para gatos trata-se de um gel sintético com grande poder de absorção de umidade, sendo uma boa opção para manter a areia limpa por mais tempo. Embora não forme torrões, ao remover a umidade, a areia permanece seca, podendo ser utilizada por até quatro semanas sem trocar, desde que as fezes sejam removidas diariamente. Além disso, é especialmente eficaz no controle de maus odores. Rende bastante para lares com apenas um gato.

Essa areia é composta por grânulos brancos que se tornam amarelos com a urina. Essa mudança de cor nos ajuda a saber quando é hora de substituí-la por um novo saco. A desvantagem é que os grânulos são grandes e duros, o que pode fazer com que alguns gatos rejeitem. Por outro lado, ela não levanta poeira.

Atualmente, existe uma areia de sílica conhecida como "diagnosticadora" porque seus grãos mudam de cor com base no pH da urina do gato. Na realidade, ela não diagnostica qual doença nosso felino possui, mas nos alerta sobre um potencial problema na urina, permitindo que entremos em contato precocemente com o veterinário, que fará o diagnóstico.

Confira este outro artigo sobre as Doenças mais comuns em gatos.

Tipos de areia para gatos - Areia de sílica para gatos

Areia biodegradável para gatos

Sem dúvida, esse tipo de areia é a opção mais amigável ao meio ambiente. É feita de diferentes materiais vegetais, como cascas de ervilha ou resíduos de madeira, que formam pellets ou grânulos com alto poder de absorção, proporcionando uma aglomeração eficiente da urina, mantendo a caixa de areia limpa por mais tempo e controlando surpreendentemente os maus odores. Além disso, é biodegradável e aglomerante. Muitas dessas areias podem ser descartadas no vaso sanitário, pois se desfazem, ou podem ser compostadas, evitando a contaminação e sendo reutilizadas como adubo para jardins, árvores e plantas (não comestíveis).

Dadas as diferentes opções disponíveis, é importante ler atentamente as instruções do fabricante para verificar a capacidade de aglomeração e o método de descarte mais adequado.

Tipos de areia para gatos - Areia biodegradável para gatos

Dicas para escolher o melhor tipo de areia para gatos

Depois de revisar os diferentes tipos disponíveis, qual é realmente a melhor areia para gatos? Na verdade, é o próprio gato quem vai escolher sua areia favorita, então será ele quem decidirá qual é a melhor para si mesmo. Os felinos costumam ter preferências definidas, embora haja também aqueles que aceitam qualquer tipo sem problemas. De qualquer forma, recomenda-se fazer a transição gradualmente para que ele se acostume, e também é importante considerar as características da caixa de areia e sua localização.

Quanto à escolha da areia, em princípio, podemos nos guiar por nossas preferências pessoais. Caso o gato não aceite a opção escolhida, será hora de considerar outras alternativas. Aqui estão algumas dicas básicas a serem consideradas ao escolher o melhor tipo de areia para gatos:

  • Se você não quer ou não pode gastar muito, opte pela areia mais barata, que é a areia de argila absorvente, mas lembre-se de que você terá que dedicar mais tempo à limpeza, pois terá que remover uma grande quantidade todos os dias, e ela não vai eliminar o mau cheiro. Além disso, é possível que, ao ter que trocá-la com frequência, valha a pena investir em uma areia mais durável.
  • A areia aglomerante, de sílica ou biodegradável facilita muito as tarefas de limpeza da caixa de areia. Procure por uma excelente capacidade de aglomeração se você tem pouco tempo disponível. Coloque uma camada suficiente para permitir que o gato aglomere e cubra suas fezes, pois esse é o seu comportamento natural. Explicamos isso neste artigo: "Por que os gatos enterram suas fezes?".
  • Em princípio, é recomendável escolher uma areia sem perfume, pois alguns gatos acham os cheiros de alguns tipos de areia desagradável.
  • Se você segue um estilo de vida ecológico e, sempre que possível, respeita o meio ambiente, escolha uma areia biodegradável.
  • Em lares com mais de um gato ou com pouco espaço, é conveniente optar por areias que ofereçam maior absorção e eliminação de odores, por razões óbvias.
  • Por fim, se você possui uma caixa de areia autolimpante, deve usar areia aglomerante.
Tipos de areia para gatos - Dicas para escolher o melhor tipo de areia para gatos

Truques para melhorar a areia para gato

Um truque simples para melhorar a qualidade da areia para gatos, seja ela qual for, será vertê-la previamente em um coador e sacudir um pouco dentro de um saco de lixo. O pó irá passar pelos orifícios do coador e irá parar dentro do saco de lixo, ficando a areia livre desse desconfortável pó. Com a areia totalmente limpa já pode verter na caixinha de areia do seu gato sem se preocupar que ele suje as patas e vá deixando pegadas pelo caminho.

O seu gato não usa a caixa de areia? Se e o seu caso e não sabe o que fazer para o remediar, não perca o nosso artigo em que lhe dizemos porque o seu gato não usa a caixa de areia e como solucionar isso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de areia para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Michelli
A cada quantos dias é necessario trocar a areia. Jogar fora e por areia nova?
Administrador PeritoAnimal
Oi Michelli! Dê uma olhada nas informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/quando-limpar-a-caixa-de-areia-do-gato-22644.html
A sua avaliação:
Grazielle
Ola, bom dia! Utilizo a areia da marca Petball, muito boa, meus gatos adoram! Vcs conhecem, super indico!!
1 de 6
Tipos de areia para gatos