Partilhar

Receita de frontline caseiro

Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 15 abril 2019
Receita de frontline caseiro

Ver fichas de  Cachorros

Pulgas e carrapatos são parasitas que comumente afetam os cachorros e gatos, mas não é por essa razão que você deve descuidar e deixar o seu animal sendo atacado. Esses pequenos parasitas se alimentam do sangue do animal, e podem provocar diversos sintomas no pet, como coceira, infecção de pele, alergias e serem até vectores de doenças virais e bacterianas. Caso o seu cachorro ou gato esteja com esses parasitas, é essencial que você o trate para garantir melhor saúde e bem-estar.

Nesse artigo, nós do Perito Animal iremos lhe apresentar um remédio caseiro chamado Frontline, que ajuda com a eliminação de pulgas e carrapatos no corpo do cachorro e gato.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para fígado de cachorro

Frontline caseiro

Antes de tudo, você deve estar se perguntando o que é o Frontline e qual sua função. Bem, Frontline é o nome de uma linha de produtos produzida pela SANOFI, um grupo farmacêutico que atua em mais de cem países. Essa linha de produtos tem como função a eliminação de pulgas e carrapatos em cachorros e gatos, bem como seus ovos e larvas. Porém, os produtos custam caro, o que impede que muitos tutores os utilizem para tratar seus pets.

Por esse motivo, nós iremos lhe ensinará como fazer o seu frontline caseiro, para que assim, você consiga tratar do seu cachorro ou gato de forma eficaz e sem custos elevados. É importante deixar claro que estes remédios caseiros não são aconselhados pela maioria dos veterinários, já que ao contrário das fórmulas comerciais, eles não foram testados cientificamente. Por isso, é importante que você consulte sempre antes o seu médico veterinário.

Frontline funciona mesmo?

É comum que pensemos que remédios caseiros são menos eficazes que os remédios fabricados pela indústria, e realmente em alguns casos, é melhor procurar fontes confiáveis para descobrir se os remédios caseiro realmente trarão benefícios ao seu pet, e não trazem malefícios à sua saúde.

No caso do frontline caseiro, todos os tutores que o utilizaram o aprovam como remédio caseiro para pulgas e carrapatos, e afirmam que o frontline caseiro funciona. Então além de ser um remédio caseiro econômico, o frontline caseiro também irá te ajudar no tratamento do seu cachorro e gato.

Antes de utilizar algumas das receitas ensinadas aqui, é importante que você verifique se o seu animal apresenta alguma alergia aos ingredientes que serão utilizados, pois a alergia pode trazer alguns sintomas ao pet e piorar o seu quadro clínico. Além disso, o frontline caseiro apresente um cheiro muito forte, o que também impede a utilização do produto em animais mais sensíveis.

Para ter certeza que o seu animal não terá problemas com o tratamento utilizando o frontline caseiro, você poderá encaminha-lo ao médico veterinário, que poderá de auxiliar com questionários e exames laboratoriais para garantir se o seu pet apresenta algum tipo de alergia e se é confiável a utilização deste remédio caseiro no cachorro ou gato.

Receita de frontline caseiro - Frontline funciona mesmo?

Receitas de Frontline caseiro

Existem diversas receitas de frontline caseiro disponíveis para que você consiga produzir o remédio em sua própria casa. Por isso, vamos te apresentar três receitas, para que assim você tenha mais opções para conseguir fazer esse remédio caseiro com os ingredientes que tiver à sua disponibilidade.

Receita de frontline caseiro 1:

Para você fazer essa receita de frontline caseiro em sua casa, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de álcool de cereais
  • 60 gramas de cânfora
  • 1 pacote de cravo-da-índia
  • 250ml de vinagre de vinho branco

Modo de preparo do fontiline caseiro:

Misture todos os ingredientes e ferva a solução em uma panela, até que as pedras de cânfora sejam dissolvidas. Para facilitar esse preparo, você pode esmagar as pedras de cânfora com o auxílio de um garfo antes de levar ao forno com os demais ingredientes. Tome cuidado quando estiver fervendo a solução, o álcool poderá entrar em combustão e acabar pegando fogo.

Receita frontline caseiro 2:

Para você fazer essa receita de frontline caseiro em sua casa, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 200 ml de vinagre de álcool
  • 400 ml de água
  • 1 xícara de chá de alecrim fresco
  • 1 litro de álcool de cereais
  • 10 pedras de câncora

Modo de preparo do frontline caseiro:

Misture as folhas de alecrim na água e deixe a solução ferver. Uma vez fervido, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a solução esfriar.

Dissolva as pedras de âncora no álcool. Você pode utilizar um garfo para amassar as pedras de âncora, o que facilita que elas se dissolvam.

Uma vez que a infusão de alecrim estiver fria e as pedras de âncora estiverem dissolvidas, você poderá misturar as duas soluções e adicionar o vinagre de álcool. É comum as pessoas matarem carrapato e pulgas utilizando, leia o nosso artigo completo para ver o nosso remédio caseiro para pulgas em cães com vinagre.

Receita frontline caseiro 3:

Para você fazer essa receita de frontline caseiro em sua casa, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de álcool de cereais
  • 30 gramas de cânfora
  • 1 pacote de cravo-da-índia
  • 250 de vinagre branco

Modo de preparo do frontline caseiro:

Misture todos os ingredientes e ferva a solução em uma panela, até que as pedras de cânfora sejam dissolvidas. Para facilitar esse preparo, você pode esmagar as pedras de cânfora com o auxílio de um garfo antes de levar ao forno com os demais ingredientes. Tome cuidado quando estiver fervendo a solução, o álcool poderá entrar em combustão e acabar pegando fogo.

Modo de aplicação:

Coe o frontline caseiro com um papel filtro e guarde-o em um borrifador. O ideal é que você aguarde até 24 horas para realizar a aplicação do remédio para matar pulgas e carrapatos.

Uma vez que o remédio estiver pronto, você deve realizar a higienização do local, pois 90% das pulgas e carrapatos permanecem no ambiente em que o pet costuma ficar. Você poderá utilizar o frontline caseiro para borrifar nos cômodos, casinha e caminha que o cachorro ou gato utiliza.

Para realizar a aplicação do frontline caseiro, você deve borrifar a solução no corpo do seu animal e envolvê-lo com uma toalha para que as pulgas e carrapatos não escapem. Nesse momento, você deverá ter cuidado para que o remédio caseiro não entre em contato com a região dos olhos, orelha, focinho, boca e ânus do seu bichinho. Você deverá deixar a toalha por uns 15 minutos, nesse tempo todas as pulgas morrerão, e os carrapatos ficarão atordoados, o que facilitará com que você os remova.

Em seguida, dê banho no seu pet com cuidado para que o produto não entre em contato nos olhos e boca do animal. Quando o animal estiver seco, você pode borrifar um pouco do remédio caseiro atrás da cabeça do pet. É preciso que você tenha paciência, o frontline possui um aroma forte, o que poderá deixar o seu pet incomodado e reclamando.

A aplicação do frontline caseiro pode ser realizada a cada 15 dias, até você perceber que todas as pulgas e carrapatos foram eliminados, tanto do ambiente quanto do corpo do pet.

Esse remédio não deve ser utilizado em animais com saúde debilitada nem em filhotes. Além disso, o seu pet precisa estar com as vacinas e vermifugamentos em dia para receber o primeiro tratamento com o frontline caseiro.

O frontline caseiro não é um produto tóxico e pode ser utilizado pelos tutores como repelente para mosquito.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Receita de frontline caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Receita de frontline caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Jane
Olá!!
Gostaria de saber se é facil de achar alcool de cereais? Pois nunca ouvi falar.
Meu cachorrinho é um yorkshire de 60 dias, posso usar??

A sua avaliação:
Joseph Xeon
Amigos, na segunda receita existe o ingrediente âncora!!! Não será cânfora??? Não encontrei pedras de âncora em nenhum lugar da internet. kkkk 5 estrelas para o artigo, fiz e funciona. [fiz a primeira dia, ainda vou fazer a que vai alecrim] Valeu!!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joseph! Obrigada pelo seu comentário, já corrigimos o artigo.
Continue nos acompanhando! 🐶
Vera
Esses preparos caseiros podem ser utilizados em cadelas gestantes???
Aryane
Então... a minha mãe usava nos cachorros dela e era muito bom. Não pegava nem pulga e nem carrapato por um bom tempo.
Vou fazer agora para os meus, pois os remédios e shampoo estão muuuito caros
A sua avaliação:
Cida magalhaes
frontline caseiro resolve mesmo?

Receita de frontline caseiro
1 de 2
Receita de frontline caseiro

Voltar ao topo da página