Partilhar

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 29 abril 2020
Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Os carrapatos são insetos que parasitam os mamíferos, tornando-se um problema devido ao incômodo que causam e as doenças que transmitem. Quando chega o verão, é necessário prestar atenção para evitar que se tornem uma praga que afeta você e seus animais de estimação.

Embora seja comum vê-los picando cachorros e gatos, eles também podem viver no ambiente por meses, o que pode causar uma nova infestação. Portanto, é importante aprender a limpar a casa para manter esses parasitas afastados. A seguir, no PeritoAnimal, te mostramos como eliminar os carrapatos com recomendações e remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente.

Também lhe pode interessar: Tipos de carrapatos de cachorro

Onde os carrapatos se reproduzem em casa?

Antes de conhecer as etapas a serem seguidas e os métodos caseiros para eliminar carrapatos, você precisa saber onde os carrapatos se reproduzem em casa. Acredita-se equivocadamente que os animais são os culpados por sua presença e propagação em casa, mas os carrapatos se alimentam tanto deles quanto das pessoas.

Os carrapatos se reproduzem em ambientes úmidos e escuros, como o jardim, solo, áreas com madeira podre, etc. Por esse motivo, você ou seu animal de estimação podem ser os anfitriões perfeitos para os carrapatos quando saem e os trazem para casa, ligados à pele ou às roupas. Em casa, eles preferem se reproduzir em tapetes, sofás e em qualquer esconderijo que aparecer no caminho.

A aplicação de produtos para remover carrapatos em casa é essencial para interromper uma infestação, mas antes de fazer isso, você precisa seguir alguns passos.

Como eliminar carrapatos do ambiente

Antes de utilizar produtos e repelentes contra carrapatos, siga esses conselhos:

Desparasite o seu pet

Qualquer mamífero doméstico pode ser atacado por carrapatos, então você precisa proteger seu animal de estimação antes de começar a trabalhar na casa. Para eliminar carrapatos de cachorros, gatos, cavalos, etc., adquira produtos formulados para cada animal, levando em consideração seu tamanho e idade.

Lembre-se de consultar seu veterinário sobre a marca mais adequada e de seguir ao pé da letra as instruções do produto. Você pode consultar o plano de desparasitação para cachorros nesse artigo.

Limpe os objetos do seu pet

Os objetos do seu animal de estimação e os locais onde eles geralmente descansam devem ser submetidos a uma limpeza profunda no mesmo dia em que você aplicar o produto de desparasitação. Caso contrário, os carrapatos subirão novamente em seu pelo.

Aspire todos os objetos de pano (cama, cobertores, brinquedos, roupas etc.), depois utilize um vaporizador de roupas e, finalmente, lave com dois ciclos de máquina de lavar com água quente. Os recipientes de água, brinquedos de plástico, pentes, etc. devem ser lavados com água quente e um produto de limpeza seguro para animais de estimação.

Desinfete a casa

Uma limpeza completa da casa é essencial para se livrar dos carrapatos. Carrapatos grandes são fáceis de ver, mas são apenas uma pequena parte do problema. Para remover os ovos, larvas e carrapatos pequenos da casa, aspire todos os espaços, com ênfase especial na parte de trás dos móveis, além de almofadas, tapetes, cortinas e cantos.

Todas as peças de tecido, incluindo capas, devem ser vaporizadas e lavadas com água quente em dois ciclos da lavadora. Repita o procedimento com todas as roupas da família, mas não as lave com os tecidos dos móveis. Após aspirar, lembre-se de fechar bem o saco e descartá-lo, caso contrário os carrapatos sairão novamente.

Essas etapas são essenciais para remover uma infestação de carrapatos de sua casa. Depois de fazer isso, você precisa aplicar os repelentes para carrapatos.

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente - Como eliminar carrapatos do ambiente

Como acabar com carrapatos no ambiente com produtos

Como os cachorros são os animais que podem mais facilmente levar carrapatos para dentro de casa, deve-se estabelecer um cronograma de desparasitação para evitar possíveis infestações. No entanto, se você não chegou a tempo e identificou um carrapato em seu cachorro, pode extraí-lo utilizando pinças, mas com muito cuidado, já que se fizer movimentos bruscos, pode separar a cabeça do corpo e deixá-la dentro da pele do seu cachorro.

Quanto aos produtos para eliminar carrapatos em cachorros, destacam-se os seguintes:

  • Comprimidos de desparasitação externa e interna.
  • Pipetas.
  • Coleiras antiparasitárias.
  • Sprays antiparasitários.

E se o que você busca são remédios caseiros para eliminar carrapatos em cachorros, não perca este artigo. No caso de grandes infestações, é necessário visitar o veterinário, pois somente ele poderá remover os carrapatos sem danificar seu cachorro. É muito importante agir rapidamente, porque esses parasitas são portadores de doenças graves, como erliquiose ou babesiose.

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente - Como acabar com carrapatos no ambiente com produtos

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Existem vários produtos para eliminar os carrapatos de casa, que devem ser aplicados após a desparasitação do seu cachorro e a limpeza cuidadosa de todos os espaços da casa. Alguns desses produtos comerciais são inseticidas tradicionais, em spray ou líquidos, para eliminar os carrapatos em casa. De qualquer forma, são produtos que podem ser tóxicos e prejudiciais para animais e pessoas.

Por isso, se você estiver interessado em saber como eliminar naturalmente os carrapatos de casa, descubra os métodos caseiros mais eficazes:

1. Limão, o melhor repelente para carrapato

O limão é um dos repelentes para carrapato mais eficazes, pois seu odor os afasta. Você pode preparar um remédio caseiro cortando dois limões e fervendo-os em meio litro de água. Após meia hora, aguarde a preparação esfriar e coloque-a em um pulverizador. Use este produto para pulverizar as bancadas da cozinha, molduras de portas e janelas, rachaduras, fendas e qualquer lugar por onde os carrapatos podem entrar em sua casa.

Além disso, o limão impede que os cachorros urinem nessas mesmas áreas, porque faz parte da lista de odores que os cachorros não gostam, de maneira que com apenas um remédio, você pode atingir dois objetivos. Naturalmente, você deve evitar que seu cachorro o ingira ou que cheire muito por perto do local onde o remédio está aplicado, pois pode ser prejudicial.

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente - 1. Limão, o melhor repelente para carrapato

2. Menta e hortelã para carrapatos no ambiente

A menta, a hortelã e a erva-gateira são três plantas aromáticas que possuem propriedades inseticidas e repelentes. Adquira um punhado de folhas de uma dessas plantas ou uma combinação das três e coloque-as em um recipiente com meio litro de água e suco de 1 limão.

Deixe a preparação descansar e depois borrife-a pela casa. Também é possível aumentar as quantidades e utilizar a mistura para limpar o chão. Além disso, se você mora com gatos, lembre-se de que cultivar a erva-gateira não apenas permitirá que você elimine carrapatos de sua casa, como também ajudará você a manter seu felino feliz, porque eles amam essa planta. Conheça os benefícios da erva-gateira neste artigo: "Propriedades da erva do gato ou catnip".

3. Óleos essenciais para eliminar carrapatos no ambiente

Os óleos essenciais emitem aromas que são agradáveis para os seres humanos, mas agem como repelentes para carrapatos, formigas, moscas e pulgas. Contra os carrapatos, utilize uma mistura de meio litro de água e adicione óleo de canela, cedro, alecrim e menta, 10 gotas de cada.

Agite a mistura e use-a para pintar molduras de portas e janelas, bem como as entradas da sua casa. Uma variação deste remédio pode ser feita utilizando apenas óleo de eucalipto com óleo de avelã. Obviamente, você deve se lembrar de que algumas plantas são tóxicas para cachorros e gatos; portanto, verifique esses artigos primeiro e tente aplicar os remédios longe deles:

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente - 3. Óleos essenciais para eliminar carrapatos no ambiente

4. Bicarbonato de sódio, ideal para acabar com carrapatos em casa

O bicarbonato de sódio tem propriedades repelentes muito eficazes contra esses parasitas. Para usá-lo na remoção de carrapatos, misture 2 colheres de sopa do bicarbonato com 1 de água e 2 de sal de mesa. Mexa para criar uma pasta e adicione mais água, se necessário.

Coloque este remédio caseiro nas fendas que servem como entrada para os carrapatos. Este método não é recomendado se você tiver animais de estimação, pois eles podem ingeri-lo e ter problemas gastrointestinais.

5. Levedura de cerveja e alho, um antiparasitário natural

O aroma de levedura de cerveja fermentada repele os carrapatos. Basta misturar 3 colheres de sopa com 2 dentes de alho picados e um pouco de água, apenas o suficiente para criar uma pasta. Deixe descansar por 3 dias e depois esfregue a mistura em todos os espaços. Deve-se notar que o alho também possui importantes propriedades antiparasitárias, motivo pelo qual também é um excelente remédio para carrapatos em casa.

Por outro lado, a levedura de cerveja tem vários benefícios para os cachorros, sendo um deles o seu poder antiparasitário. Para saber como usá-la, consulte este artigo: "Benefícios da levedura de cerveja para cachorros".

Caso a infestação seja muito intensa e estes métodos não tenham resultado, recomendamos contratar uma equipe de controle de pragas.

Esses remédios são eficazes para exterminar pequenos carrapatos em casa e exemplares adultos, mas e os carrapatos que infestam seu quintal ou jardim? Vamos lá!

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente - 5. Levedura de cerveja e alho, um antiparasitário natural

Como acabar com carrapatos no quintal

Você já sabe como remover carrapatos do seu cachorro e de sua casa, sabe a importância da limpeza profunda e de diferentes métodos naturais. No entanto, esses animais estão alojados em pátios, jardins e espaços naturais, podendo entrar em sua casa assim que tiverem uma oportunidade.

Como acabar com carrapatos no quintal? Siga estes passos:

  • Corte a grama.
  • Pode as árvores e planta para eliminar o excesso de lugares com sombra, onde os carrapatos se alojam.
  • Rastele o jardim.
  • Descarte em sacos bem fechados as folhas mortas, talos secos e restos de grama cortados.
  • Elimine resíduos de madeira úmida ou podre.
  • Aplique inseticida formulados para não danificar as plantas, preferentemente ecológicos.
  • Semeie plantas aromáticas.
  • Espalhe enxofre em ladrilhos, garagens e outros espaços de madeira ou pedra que fazem parte do jardim. Obviamente, lembre-se de que este produto é tóxico para os animais; portanto, não o use se você mora com cachorros ou gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Millán. C. (2008). Las plantas, una opción saludable para el control de plagas. Uruguay, Red de Acción de Plaguicidas y sus alternativas para América Latina.
  • Nava-Pérez, E.; García, C.; Camacho, J.; Vázquez, E. Bioplaguicidas, una opción para el control biológico de plagas. Revista Ra Ximhai 8: 3b (2012), 17-29.

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente
1 de 6
Remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente

Voltar ao topo da página