PARTILHAR

Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 10 julho 2023
Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O veterinário diagnosticou o seu cachorro com anemia? Existem três tipos diferentes de anemia que afetam os cães: a anemia hemorrágica, a anemia hemolítica e a anemia aplástica. As três, geralmente, possuem um tratamento eficaz se forem detectadas e tratadas a tempo, por isso, será importante o acompanhamento de um especialista o mais rápido possível.

Neste artigo do Perito Animal você encontrará informações relacionadas a cada uma dessas doenças, vamos explicar quais são os sintomas que podem ajudá-lo a detectar e como podem ser tratadas. Além disso, oferecemos alguns truques para você saber como cuidar e alimentar o seu cachorro com anemia para obter um melhor suprimento de ferro. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra tudo o que você precisa saber sobre a anemia em cães: causas, sintomas e tratamento.

O que é a anemia em cachorros?

No sangue do cachorro são encontradas diferentes células, como glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Encontramos ainda minerais, nutrientes, proteínas... Estes elementos se encontram em certa proporção e um excesso ou a falta deles pode ser um sintoma de anemia em cães.

Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio para diferentes tecidos do corpo. Uma proporção normal é entre 39 e 60%. Valores inferiores a 39% são uma deficiência clara que indica que você tem um cachorro com anemia. Esse é um grave problema de saúde, pois, resulta em uma carência direta de oxigênio nos diferentes órgãos e tecidos do corpo.

Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento - O que é a anemia em cachorros?

Causas de anemia em cachorros

Existem quatro variações de anemia em cães diretamente relacionados às distintas causas que a provocam. Aqui vamos detalhar, em geral, quais são esses tipos e, por que eles ocorrem:

Anemia hemorrágica em cães

Esta anemia canina está diretamente relacionada à perda de sangue. Existem diferentes razões pelas quais ela pode se desenvolver: feridas, parasitas externos ou úlceras. O cachorro que está perdendo sangue é fraco e instável. Sangue na urina ou nas fezes do cão é um dos sintomas que podem ajudar a detectar a anemia hemorrágica, se esta ocorrer internamente.

Anemia hemolítica em cães

Este tipo de anemia hemolítica em cães está relacionado ao sistema imunológico do cão que modifica o ciclo natural das células vermelhas do sangue, destruindo-as e impedindo-as de se reproduzir para alcançar a proporção adequada no sangue. Também pode ser uma consequência de parasitos internos e doenças hereditárias. Pode causar o aparecimento de icterícia. Existem dois tipos de anemia hemolítica:

  • Anemia hemolítica imunomediada: geralmente é a anemia mais comum e a destruição dos eritrócitos é forçada pelo aparecimento de anticorpos que atacam diretamente essas células.
  • Anemia hemolítica congênita: neste caso, a destruição dos glóbulos vermelhos é provocada por causas hereditárias. É muito comum em: cocker spaniel ou cocker spaniel inglês.

Anemia aplástica em cães

Neste caso de anemia canina, a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea não é suficiente para compensar a perda natural destas células. Pode ser causada por tumores, toxinas, infecções (parvovírus e erliquiose), radiação e insuficiência renal crônica.

Em todos esses tipos, geralmente, é possível verificar um quadro clínico de um cachorro com anemia e plaquetas baixas.

Sintomas de anemia em cachorro

Os sintomas de anemia em cachorro podem variar dependendo do tipo de anemia que o animal sofre ou do tempo que esta latente em seu interior. Esses indícios, além de auxiliar no diagnóstico da anemia em cães, também podem ser sinais de outras doenças. Os sintomas de anemia em cães mais comuns são:

  • Gengivas e mucosas pálidas
  • Fraqueza
  • Depressão
  • Letargia
  • Falta de apetite
  • Sangue nas fezes
  • Intolerância ao exercício
  • Taquicardia
  • Desmaio
  • Dificuldade em respirar
Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas de anemia em cachorro

Diagnóstico da anemia em cachorros

Além dos sintomas de anemia em cachorro e do exame físico geral, o diagnóstico através de um hemograma (exame de sangue) é essencial para garantir que se trata realmente de uma anemia. Um exame de urina ou fezes também pode ser feito para este propósito.

No entanto, este diagnóstico da anemia canina não indica exatamente os fatores que a provocam, portanto, devem ser realizados testes extras se não for determinado exatamente o que a provoca através dessas duas análises. Alguns dos testes a serem feitos são:

  • Raspagem da medula óssea
  • Biópsia da medula óssea
  • Abdominocentese
  • Raio X
  • Ultra-som
  • Endoscopia
  • Análises específicas para diferentes parasitos
  • Análise de toxinas

Dependendo do resultado será aplicado um determinado tipo de tratamento. Não se esqueça que o veterinário é a única pessoa treinada para diagnosticar esta doença, por isso, nunca devemos tratar um cão sem um diagnóstico feito por um profissional.

Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento - Diagnóstico da anemia em cachorros

Como tratar anemia em cachorros

Saber como tratar anemia em cães vai depender de cada caso e será recomendado um tratamento de acordo com as causas da anemia. O veterinário é o único capaz de decidir o tratamento adequado para cada cão, contudo, os mais comuns para anemia canina incluem:

  • Transfusões de sangue
  • Transplante de medula óssea
  • Administração de imunossupressores
  • Administração de suplementos de ferro
  • Protetores gastrintestinais
  • Uso de antibióticos
  • Uso de antiparasitários

O prognóstico também é muito variável e depende de cada caso. Os cães com anemia leve e causas simples de eliminar têm um prognóstico muito positivo. Em contraste, os cães que possuem anemia ocasionada por tumores, câncer ou outros problemas graves, têm um prognóstico mais reservado.

Agora que você já sabe as causas, sintomas e como tratar a anemia canina, não perca este artigo em que listamos os alimentos ricos em ferro para cachorros.

Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento - Como tratar anemia em cachorros

Como prevenir a anemia em cachorros

As diferentes causas que provocam a anemia canina impossibilitam a recomendação de um único tipo de prevenção. No entanto, com exceção dos casos de anemia associados a causas genéticas, podemos garantir que uma boa dieta, cuidados especiais e uma revisão veterinária regular podem nos ajudar a evitar algumas dos fatores que ocasionam essa doença. Além disso, a detecção precoce da anemia pode tornar o tratamento mais eficaz.

Agora que você sabe tudo sobre a anemia em cães, não perca nosso artigo no qual respondemos: cachorro pode comer espinafre?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
IZABEL CRISTINA GOMES BARBOSA Silva
Minha cadela raciada com pudo. Tem na faixa de 8 anos. Ela está com um mal hálito. O pai dela tinha um mal hálito, morreu o mês passado com anemia severa e problemas nos rins e outros problemas. O que será? E como posso tratá?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Izabel! Temos este artigo em que falamos sobre mau hálito em cachorro: causas e prevenção - https://www.peritoanimal.com.br/mau-halito-em-cachorro-causas-e-prevencao-20293.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Yohana Daniela de Oliveira Sousa Araujo
pfv me ajuda minha cachorrinha taffy esta com anemia. Não tenho como levala no veterinario. O q posso fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Yohana. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Janaina Ferreira
Meu poodle de 9 anos, está com anemia, plaquetas baixíssimas e doença do carrapato. Ele está medicado. Mas que tipo de alimentação natural posso esta dando pra ajudar na recuperação?
A ida ao veterinário foi por conta de uma ferida no lombo. Esta ferida pode ser uma característica do diagnóstico acima ou seria uma outro sintoma.
A sua avaliação:
Maria Sandra Nunes
Meu cachorro ta com anemia profunda e desmaio é não anda mas, já levei no veterinário, mas não te sucesso
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um outro profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jéssica
Minha cadela está tomando eritrós
Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento
1 de 5
Anemia em cachorro - Causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑