PARTILHAR

Com que frequência devo desparasitar meu cão

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 novembro 2017
Com que frequência devo desparasitar meu cão
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Vê o seu cachorro a coçar-se com a pata e pensa em aplicar-lhe uma pipeta, mas não sabe exatamente com que frequência deve desparasitá-lo e se é recomendável fazê-lo de novo? São muitas as pessoas que se questionam acerca da frequência de desparasitar um cachorro, pois querem que o seu amigo peludo esteja saudável mas não sabem se estarão abusando dos produtos anti-parasitas e se prejudicarão os seus animais.

Desparasitar um cachorro não é muito caro e é fundamental se quiser manter a sua saúde, uma vez, além de pulgas ou carrapatos, pode ter vermos internos que os afetem muito negativamente. Além disso, a saúde do seu cachorro é a sua própria saúde, visto que muitos destes parasitas podem se adaptar a viver em organismos humanos, pelo que cuidar do seu amigo significa cuidar também de você mesmo.

Se quer saber com que frequência deve desparasitar seu cão, para o seu amigo peludo viver de forma saudável, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Quando se deve desparasitar um filhote?

Os mais pequenos de casa devem ser desparasitados antes da sua primeira vacina, isto quer dizer que deve fazê-lo entre os seus primeiros 21 e 30 dias de vida. O veterinário é a melhor pessoa que o pode aconselhar sobre como desparasitar um filhote, mas é provável que, por mamar leite materno, lhe recomende algum xarope ou umas gotas específicas para bebês caninos.

Antes de cada vacina o filhote deve estar livre de parasitas, pelo que terá de lhe administrar essas gostas ou xarope cerca de sete dias antes da vacina. Quando já tiverem passado seis meses, deve ter um calendário de desparasitação correspondente à vida do cachorro. Ou seja, se vive no campo ou brinca diariamente com outros animais é recomendável fazê-lo uma vez por mês ou a cada dois meses. Se, pelo contrário, o cachorro passa muito tempo dentro de casa ou não tem demasiado contato com outros animais, pode ser feito uma vez a cada três ou quatro meses. Além disso, já se poderão utilizar coleiras ou pipetas para os parasitas externos.

Com que frequência devo desparasitar meu cão - Quando se deve desparasitar um filhote?

Com que frequência se deve desparasitar um cão adulto

Se o seu amigo peludo já tem mais de um ano de idade, é considerado adulto. Da mesma forma que com os filhotes, para saber a frequência da desparasitação de um cachorro adulto deve-se considerar o estilo de vida do cão.

Os cães que vivem em campos terão de ser desparasitados internamente a cada um ou dois meses e tê-los bem protegidos dos parasitas externos com os diferentes meios que existem, como as coleiras ou as pipetas. Enquanto que os que vivem em grandes cidades e, por isso, não têm tanto contato com o campo, poderão ser desparasitados a cada três ou quatro meses.

Com que frequência devo desparasitar meu cão - Com que frequência se deve desparasitar um cão adulto

Desparasitação interna e externa do cachorro

Como referimos ao longo deste artigo, os cachorros podem ter não apenas parasitas externas como pulgas ou carrapatos, como também lhes pode afetar desde o interior, por isso é importante saber com que frequência se deve desparasitar um cachorro.

Devido a inúmeras causas, como cheirar o solo, comer algo infetado ou, inclusive, através do leite materno, os cachorros podem ser contagiados com parasitas internos como os vermes intestinais. Por isso, é fundamental que a cada dois ou três meses, no mínimo, lhe administre os comprimidos anti-parasitários ou as gotas e xaropes especiais para filhotes que o veterinário recomendar.

Por outro lado, todos sabemos que é extremamente fácil os cachorros ficarem com pulgas ou carrapatos quando brincam no parque ou quando estão em contato com outros animais. Para evitar estes incômodos habitantes existem vários métodos:

  • Pipetas: trata-se de um líquido que se deposita na parte detrás do pescoço do cachorro. Tem uma duração aproximada de um mês, dependendo da marca, e pode dá-la cada vez que passar o efeito da mesma. Existem pipetas especiais para filhotes a partir dos dois meses.
  • Coleiras: são coleiras com princípios ativos para eliminar as pulgas e os carrapatos. Dependendo do modelo podem durar entre dois e oito meses, acabando esse tempo podemos colar outra sem problemas.
  • Shampoos: com um shampoo anti-pulgas normal podemos lavar o nosso cachorro cada vez que for necessário, embora a sua eficácia seja momentânea. Mata as pulgas e carrapatos que tiver, mas não o protege de novos habitantes, por isso é apenas um método complementar aos outros.
  • Spray: elimina pulgas e carrapatos no momento, embora a sua eficácia apenas dure alguns dias. Pode aplicar no cachorro sempre que for necessário.

Agora que já sabe com que frequência deve desparasitar um cachorro e a importância de o fazer, lembre-se sempre que mais vale prevenir que curar.

Com que frequência devo desparasitar meu cão - Desparasitação interna e externa do cachorro

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo desparasitar meu cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Com que frequência devo desparasitar meu cão
1 de 4
Com que frequência devo desparasitar meu cão

Voltar ao topo da página ↑