Cuidados básicos

Como acabar com carrapatos no quintal

 
Como acabar com carrapatos no quintal

Quando se trata de eliminar carrapatos de casa, você também deve considerar as etapas necessárias para afastá-los do seu jardim. Caso contrário, o problema retornará rapidamente. Os carrapatos costumam viver em lugares escuros e úmidos, onde esperam o momento certo para pular em direção a um possível hospedeiro, como o seu cachorro ou até você.

Neste artigo do PeritoAnimal, ensinamos como acabar com carrapatos no quintal e jardim utilizando diferentes remédios caseiros. Continue lendo!

Índice

  1. Como eliminar carrapatos dos cachorros
  2. Onde encontrar os carrapatos no seu jardim?
  3. Como acabar com carrapatos no quintal - remédios caseiros
  4. Bicarbonato para fumigar carrapatos
  5. Óleo de árvore do chá para espantar carrapatos
  6. Inseticida de oleandro, capim-limão e eucalipto
  7. Como acabar com carrapatos no quintal de terra
  8. Plantas aromáticas contra carrapatos
  9. Terra de diatomáceas, fertilizante e insecticida
  10. Alho como repelente para carrapatos do jardim
  11. Alecrim como inseticida para carrapatos no jardim e no pátio
Ver mais >>

Como eliminar carrapatos dos cachorros

O processo de eliminar carrapatos da sua casa e impedir um novo aparecimento não estará completo sem oferecer os cuidados necessários ao seu cachorro. Os cães são os hospedeiros mais frequentes desses parasitas externos, por isso é essencial estabelecer um cronograma de desparasitação.

Os produtos para combater e prevenir uma infestação de carrapatos em cachorros incluem comprimidos, pipetas, coleiras e sprays. Existem também remédios caseiros para eliminar carrapatos em cachorros. Retirar carrapatos da pele requer cuidados, pois a mandíbula do inseto pode se prender a ela e causar dor e infecção. É aconselhável deixar essa tarefa para o veterinário.

Quando seu cachorro estiver protegido e você tiver aplicado os remédios para eliminar carrapatos em casa, será a hora de prestar atenção ao quintal e ao jardim.

Onde encontrar os carrapatos no seu jardim?

Os carrapatos se escondem em locais frescos e sombreados, com uma preferência maior por aqueles com um pouco de umidade. Frequentemente, objetos ou detritos orgânicos, como pedaços de madeira, montes de terra ou areia, além de áreas onde ferramentas e outras coisas são armazenadas, se acumulam nos pátios. Locais como esses são ideais para esses insetos permanecerem até encontrarem um possível hospedeiro. Por esse motivo, antes de fumigar os carrapatos, é necessário que você:

  • Retire ervas-daninhas e folhas caídas.
  • Corte a grama.
  • Pode as árvores para eliminar áreas com sombra.
  • Descarte os resíduos de madeira e grama em sacos herméticos.
  • Faça uma limpeza profunda do estacionamento, se houver.

Após essa limpeza, é possível utilizar um veneno para acabar com carrapatos no quintal. Existem vários produtos no mercado, e você deve usá-los seguindo as instruções incluídas na embalagem. No entanto, muitas dessas opções são tóxicas para os animais de estimação e podem até prejudicar suas plantas. Por esse motivo, recomendamos o uso dos repelentes naturais para carrapatos detalhados abaixo.

Como acabar com carrapatos no quintal - remédios caseiros

Algumas casas não têm jardim, mas os carrapatos também podem se acumular em pátios de cimento ou de cerâmica. Eles se escondem em rachaduras ou fissuras no chão e nas paredes ou grades. Embora suas chances de sobreviver por muito tempo nesses espaços sejam reduzidas, você e seus animais correm o risco de levá-los para dentro de casa sem perceber. Em seguida, indicamos como eliminar carrapatos do quintal com remédios caseiros:

1. Bicarbonato para fumigar carrapatos

O bicarbonato de sódio é um ingrediente de pH alcalino doméstico que pode ser encontrado em residências. Seus usos são múltiplos e entre eles está o de fumigar carrapatos em pátios.

Para aplicar esse remédio caseiro, dilua 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 3 litros de água e adicione folhas de alecrim e hortelã, plantas aromáticas com propriedades inseticidas. Deixe descansar por 2 horas e use essa água para limpar o piso. É aconselhável aplicar o remédio no final da tarde, para evitar que a combinação de bicarbonato de sódio e sol danifiquem as plantas.

Como acabar com carrapatos no quintal - 1. Bicarbonato para fumigar carrapatos

2. Óleo de árvore do chá para espantar carrapatos

A árvore do chá é uma planta com propriedades anti-sépticas e antifúngicas que pode ser usada para limpar seu pátio. Graças às suas características, ela elimina os possíveis fungos que podem existir em fendas e fissuras, acabando com os espaços úmidos dos quais os parasitas externos gostam.

Como acabar com os carrapatos do quintal utilizando a árvore do chá? Misture dois litros de água com 100 mililitros de álcool e 20 gotas de óleo de árvore do chá. Utilize essa preparação para esfregar pisos e espaços de cimento ou cerâmica em seu pátio. Obviamente, você deve se certificar de fazer essa limpeza quando seus animais estiverem dentro de casa para impedir que eles consumam o produto.

3. Inseticida de oleandro, capim-limão e eucalipto

A limpeza adequada do seu pátio é essencial para afastar os carrapatos, e será ainda melhor se você puder usar produtos orgânicos e naturais. Para isso, recomendamos a limpeza de pisos e outros espaços com este limpador natural feito com plantas aromáticas.

Em um recipiente com 4 litros de água, coloque as folhas frescas de oleandro, capim-limão e eucalipto e adicione algumas fatias de limão. Todas essas plantas têm propriedades inseticidas, bactericidas e fungicidas, o que as torna ideais para afastar os carrapatos do pátio. Deixe a preparação descansar, coe as folhas e use a água para limpar o chão ou pulverize perto das rachaduras e na entrada da sua casa. O cheiro forte manterá os carrapatos afastados.

A seguir, te apresentamos outros repelentes domésticos para carrapatos adequados para uso em jardins.

Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Como mencionamos, árvores, folhas e grama são locais ideais para os carrapatos se esconderem, então é necessário aplicar inseticidas. No entanto, muitos dos produtos comerciais não são adequados para plantas ou são tóxicos para animais e crianças. Por esse motivo, recomendamos que você aprenda sobre esses remédios naturais para carrapatos que os mantêm afastados sem a necessidade de acabar com a vida deles.

1. Plantas aromáticas contra carrapatos

As plantas aromáticas são uma opção natural e não-invasiva para remover os carrapatos do pátio e do jardim, pois agem como inseticida e repelente. Recomendamos a aquisição de plantas de lavanda, hortelã, erva-gateira, alecrim e hortelã-pimenta. Além disso, a erva-gateira oferece vários benefícios para os gatos, confira aqui: "Propriedades da erva do gato ou catnip".

Essas plantas servirão para impedir que os carrapatos se aproximem do seu jardim, use-as em conjunto com outros métodos.

Como acabar com carrapatos no quintal - 1. Plantas aromáticas contra carrapatos

2. Terra de diatomáceas, fertilizante e insecticida

A terra de diatomáceas é composta de algas fossilizadas que trazem muitos benefícios para os jardins. É um fertilizante, mas também funciona como inseticida para carrapatos, moscas, aranha, piolhos, mosquitos, entre outros.

Como remover os carrapatos do pátio e do jardim com terra de diatomáceas? Você só precisa misturá-la com a terra do seu jardim sem enterrar o fertilizante muito fundo. Isso será suficiente para você liberar suas propriedades.

3. Alho como repelente para carrapatos do jardim

O alho é fungicida, antibacteriano e inseticida. Além disso, é um ingrediente caseiro ideal para usar como repelente natural para carrapatos. Existem três maneiras de usá-lo:

  • Remédio 1 para fumigar carrapatos do jardim: em um recipiente com 10 litros de água, coloque meio quilo de alho picado, 1 quilo de pimenta picada e 1 quilo de cebola picada. Adicione um pouco de álcool metílico. Deixe repousar por 48 horas, coe a água e pulverize as plantas, tomando cuidado para não encharcar as raízes. É eficaz para infestações problemáticas. Obviamente, aplique este remédio somente quando seus animais não estiverem por perto, porque alguns desses produtos fazem parte da lista de alimentos proibidos para cães.
  • Remédio 2 para fumigar carrapatos: em 3 litros de água, adicione 30 gramas de alho amassado e deixe descansar por 12 horas. Coe a preparação e pulverize as plantas, incluindo o solo. Serve para infestações moderadas.
  • Alho como método preventivo: plante pés de alho intercalados entre suas plantas, ele manterá os carrapatos afastados.
Como acabar com carrapatos no quintal - 3. Alho como repelente para carrapatos do jardim

4. Alecrim como inseticida para carrapatos no jardim e no pátio

Entre os repelentes caseiros para carrapatos está o alecrim, uma planta aromática com um odor penetrante. Você pode usá-lo de duas maneiras:

  • Insecticida caseiro: ferva 50 gramas de alecrim, seco ou fresco, em dois litros de água. Coe a preparação e pulverize suas plantas com ela.
  • Repelente caseiro: plante mudas de alecrim entre árvores e perto das saídas das ruas para impedir a entrada de carrapatos.

Se você sabe como acabar com carrapatos no quintal com outro tipo de remédio caseiro, não hesite em compartilhá-lo nos comentários abaixo.

Como acabar com carrapatos no quintal - 4. Alecrim como inseticida para carrapatos no jardim e no pátio

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acabar com carrapatos no quintal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Millán, C. (2008). Las plantas, una opción saludable para el control de plagas. Uruguay, Red de Acción en Plaguicidas y sus Alternativas para América Latina.
  • Nava-Pérez, E.; García, C.; Camacho, J.; Vázquez, E. Bioplaguicidas, una opción para el control biológico de plaga. Revista Ra Ximhai 8: 3b (2012), 17-29.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como acabar com carrapatos no quintal