menu
Partilhar

Coelho pode comer uva?

 
Por Maria Besteiros. 18 junho 2021
Coelho pode comer uva?

Ver fichas de  Coelhos

Há cada vez mais lares que têm entre seus membros um coelho como animal de estimação. Para uma convivência bem sucedida e para que nosso coelho desfrute de boa saúde, é importante que, antes de adotar um destes peludos, nos informemos sobre os cuidados veterinários e de alimentação que o coelho precisará para seu bem-estar.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar na alimentação e responder à seguinte pergunta: coelho pode comer uva? Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer alface?

Coelho pode comer uva?

Sim, coelho pode comer uva. No entanto, assim como as demais frutas que coelho pode comer, é importante não oferecer em exagero nem frequentemente.

A uva é rica em ferro, cálcio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B e C. Mas, para os coelhos, representa uma fonte de carboidratos e, por isso, deve ser oferecida a ele de forma moderada.

É importante destacar que a uva deve ser bem lavada antes de ser dada ao coelho, até mesmo para evitar uma possível intoxicação devido ao uso de agrotóxicos.

A alimentação do coelho

A alimentação dos coelhos em seu ambiente natural seria constituída, basicamente, por plantas e capim. Eles são vegetarianos estritos e temos que levar isso em consideração ao pensar nos alimentos que vamos oferecer a ele, que deve ser baseado em feno e ervas frescas, como dente-de-leão ou trevo mas, ao mesmo tempo, a mais diversificada possível.

O feno para coelhos

Embora existam diferentes tipos de ração comercial para coelhos, não é aconselhável oferecê-las como seu único alimento, pois são uma fonte de problemas dentários e intestinais. Eles não devem compor mais de 20-30% da alimentação total e sua porcentagem de proteína deve ser inferior a 16%.

Por outro lado, o feno assegura um trânsito intestinal correto e também ajuda a desgastar os dentes, o que é essencial porque os dentes dos coelhos crescem ao longo de suas vidas. Basta ter cuidado com a alfafa porque ela contém uma grande quantidade de cálcio e um consumo excessivo e prolongado deste mineral está associado a algumas doenças, como calcificações ou insuficiência renal.

Frutas e legumes para coelhos

O feno deve estar sempre livremente disponível para o coelho. Se tiver sido seco ao sol, aproveitamos seu teor de vitamina D. Devemos também fornecer-lhes legumes e frutas, mas em quantidades menores e melhores a partir de seus três meses de vida. Antes disso ou se exagerarmos na quantidade oferecida, isso pode levar a problemas intestinais. Portanto, como já falamos, sim, coelho pode comer uva e outras frutas.

E se você quiser saber que mais frutas você pode dar a eles, aqui está outro artigo sobre frutas e legumes recomendados para coelhos.

Meu coelho não quer comer, o que fazer?

Uma alimentação inadequada pode fazer com que o coelho pare de comer, diminua sua atividade, podemos ver que ele está enfraquecido, seu abdômen está distendido, ele para de defecar ou faz menos fezes do que de costume e com uma consistência alterada.

Além disso, a falta de fibra é igualmente prejudicial e sua insuficiência é a causa da diminuição da motilidade intestinal, da retenção de alimentos ou, diretamente, da paralisia intestinal, que ameaça a vida. Por todas estas razões, se em 24 horas seu coelho não comer ou beber, é essencial que você vá ao veterinário o mais rápido possível.

Neste outro artigo explicamos por que um coelho urina em você.

Coelho pode comer uva? - Coelho pode comer uva?

Quanto um coelho come por dia

Seguindo as indicações dadas na seção anterior, é essencial escolher um bom feno e deixá-lo sempre ao alcance do coelho para que ele possa se alimentar no seu próprio ritmo. Por outro lado, é importante ressaltar que ele deve ser mudado diariamente para estar sempre fresco.

É melhor usar um recipiente projetado para colocar este alimento, também conhecido como "caixote porta feno", já que o feno que cai no chão será pisoteado e ficará sujo ao invés de ser comido, portanto, terá que ser jogado fora. Para que o coelho possa pegá-lo bem da caixa porta feno, os fios devem ter comprimento suficiente.

Também podemos acrescentar verduras frescas como brócolis, repolho, acelga ou espinafre, que são uma boa fonte de cálcio. Também é possível dar-lhes cenouras e frutas, pois os coelhos podem comer uvas, maçãs, pêras, melão, melancia ou abacaxi.

Se quisermos lhe dar ração, é claro que ela deve ser formulada especificamente para coelhos, mas não é aconselhável oferecer-lhe grandes quantidades. Em média é suficiente oferecer a ele uma colher de sopa por kg de peso por dia.

É melhor oferecer ração em pellets, já que quanado damos as misturas usuais o coelho seleciona e come somente os alimentos a seu gosto, de modo que a alimentação não fique equilibrada. Finalmente, não podemos esquecer de deixar sempre à sua disposição água limpa e fresca. Para isso, deve ser trocada com frequência.

Neste outro artigo apresentamos os alimentos proibidos para coelhos que talvez possa te interessar.

Coelho pode comer uva? - Quanto um coelho come por dia

Verduras e plantas que os coelhos podem comer

Além do feno, é recomendado oferecer aos coelhos vegetais fibrosos que adicionam vitaminas à alimentação que são perdidas durante o processamento do feno. Alguns deles, são:

  • Alfafa fresca.
  • Grama.
  • Folhas de árvores frutíferas.
  • Folhas de cenoura.
  • Folhas de amora.
  • Agrião
  • Rúcula
  • Endívia.
  • Salsa.
  • Espinafre.
  • Brócolis
  • Folhas de couve-flor
  • Aipo
  • Couve

Todas elas podem ser comidas diariamente e só precisam ser lavadas antes de serem oferecidas. Como já dissemos, os coelhos podem comer uvas verdes e pretas, assim como outras frutas, mas neste caso é necessário dar-lhes com moderação, mesmo que seja apenas como recompensa, ou seja, ocasionalmente, devido ao seu alto teor de açúcar. O mesmo se aplica a outros alimentos, como alface, tomate, pimentão e similares.

É claro, antes de oferecer um novo alimento ao seu coelho, certifique-se de que não seja uma planta tóxica para seu animal de estimação.

Coelho pode comer uva? - Verduras e plantas que os coelhos podem comer

Coelho pode comer uva passa?

Enquanto as uvas podem ser oferecidas com moderação, isso não acontece com a uva passa. Ela contém uma quantidade maior de açúcar, o que a torna um alimento indesejável para esta espécie. Se muito ocasionalmente lhes dermos uma única unidade, nada lhes acontecerá, mas não podemos acrescentá-la à alimentação regularmente nem permitir que o coelho coma grandes quantidades. Lembremos que uma dieta desequilibrada é uma fonte de problemas de saúde e, portanto, nossa recomendação é que não, coelho não pode comer uva passa.

Agora que você já sabe que coelho pode comer uva, mas não a passa, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre cinco tipos de coelhos e suas características especiais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer uva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Chapel, José Miguel, Benedito, José Luis, Rodríguez, Ruth, Pereira, Víctor y Castillo, Cristina. Bases nutricionales del conejo de compañía. Revista Ateuves nº 70. pp. 12-17.
  • Gallego, Manuel. La alimentación del conejo. Revista Ateuves nº 8. pp.32-38.
  • Portilla, Ángel Luis. Prevención de problemas dentales y digestivos en conejos. Revista Ateuves nº 19. pp. 34-39.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Coelho pode comer uva?
1 de 4
Coelho pode comer uva?

Voltar ao topo da página