Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros para carrapatos em cachorros

Avaliação: 4,8 (48 votos)
20 comentários
124 vezes partilhado
 
Remédios caseiros para carrapatos em cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se prefere fugir das soluções antiparasitárias cheias de produtos químicos para combater os carrapatos no seu cachorro, ou o seu novo companheiro é um filhote que ainda não tem idade para lhe poder aplicar produtos agressivos, os remédios caseiros que lhe vamos mostrar no PeritoAnimal podem ser de grande ajuda.

Neste artigo vamos lhe mostrar os remédios caseiros contra os carrapatos mais eficazes, feitos à base de produtos 100% naturais e sem serem prejudiciais para os cães. No entanto, para evitar o aparecimento de reações alérgicas a algum deles, recomendamos que consulte primeiro o veterinário, para que ele examine o cachorro e diga qual é o melhor remédio para ele. Continue lendo e descubra como eliminar os carrapatos no seu cachorro com remédios naturais que poderá preparar em casa.

Identificar o carrapato

Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas, ou seja, parasitas que vivem na superfície de outro ser vivo, que apresentam um maior grau de atividade desde a primavera até ao outono. Desta forma, se estivermos entre uma destas épocas do ano temos que examinar muito bem a pele do nosso cachorro após cada passeio e mantê-lo corretamente desparasitado. Este tipo de parasita não se hospeda apenas no corpo do nosso cachorro, como também se alimenta do seu sangue, podendo transmitir doenças graves como a doença de Lyme.

No geral, quando saltam para o seu corpo contam com um tamanho pequeno que vai aumentando à medida que se alimenta. Para que os remédios caseiros possam eliminar os carrapatos, o ideal é identificá-los quando ainda são pequenos. Se os descobrirmos quando já tiverem alcançado um tamanho maior, temos que os retirar com a ajuda de uma pinça ou ir com o cachorro ao veterinário.

Mas, como os pode identificar se ainda forem pequenos? Visto que para se alimentar o carrapato deve morder e, assim, perfurar a pele do nosso cachorro, o primeiro sintoma que poderá observar é uma leve hemorragia que estará acompanhada dos seguintes sinais:

  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Erupção
  • Inchaço

E nos casos mais avançados ou com um maior número de carrapatos, o cachorro pode parecer muito fraco e ter febre, vômitos, dor na zona afetada ou, inclusive, paralisia.

Camomila, a sua melhor aliada contra os carrapatos

Um dos remédios naturais para eliminar carrapatos nos cachorros mais eficazes é, sem dúvida, a camomila. Para fazer uso dela deve preparar simplesmente uma infusão de camomila natural, deixar esfriar para não queimar a pele do animal e pegar em uma bola de algodão. Se nesse momento não tiver algodão também pode recorrer a um pano limpo. Submerja o algodão na camomila, escorra-o bem e esfregue a pele do seu cachorro com ele, com suavidade e insistindo especialmente na zona afetada pela picada. A camomila deverá atuar como repelente e, por isso, os carrapatos deveriam fugir de imediato do corpo do seu cachorro.

Este remédio caseiro pode-se aplicar também em filhotes, uma vez que a camomila não faz parte da lista de plantas venenosas para cachorros e é totalmente natural.

Cítricos

As frutas cítricas causam uma elevada rejeição nos carrapatos, por isso são um ótimo remédio para os eliminar. Para isso, terá que fazer um repelente caseiro, para o qual precisará de um pulverizador. Entre todos os cítricos, o que causa um maior efeito nestes parasitas é o limão, mas também pode utilizar a laranja, a toranja ou a lima.

Para preparar este remédio natural contra os carrapatos terá que colocar a ferver duas xícaras de água. Quando alcançar o ponto de ebulição, adicione dois limões cortados pela metade e baixe o fogo para o mínimo quando voltar a ferver. Deixe a mistura em fogo lento durante uma hora para o repelente ficar reforçado. Passado este tempo, retire a panela do fogo, deixe a mistura esfriar, tire os limões e introduza o líquido no pulverizador. Aplique este remédio caseiro contra os carrapatos sobre o corpo do seu cachorro tendo cuidado para não o aplicar nos olhos.

Atenção! Enquanto o remédio caseiro dos cítricos estiver fazendo efeito, deverá se certificar que o cachorro não se lambe, uma vez que estas frutas poderiam causar problemas gastrointestinais no cachorro se as ingerisse.

Este repelente caseiro também é muito útil para desinfetar aquelas zonas de casa com carrapatos e evitar que voltem a aparecer.

Óleos naturais

Existem vários óleos naturais altamente eficazes para a eliminação dos carrapatos nos cachorros. Como referimos no ponto anterior, os cítricos são repelentes naturais e, o óleo de limão faz parte desta lista de remédios caseiros. No entanto, não é o única, o óleo de amêndoas, o óleo de neem, o óleo de rícino, o óleo de canela e o óleo de lavanda também são recomendados. De seguida, mostramos-lhe algumas soluções caseiras com estes produtos:

  • Limão, canela, rícino e sésamo

Pegue em um recipiente e misture nele em partes iguais óleo de limão, de canela, de rícino e de sésamo. No caso de querer utilizar óleos essenciais ao invés de naturais, é imprescindível diluí-los em um litro de água purificada e adicionar apenas umas gotas de cada óleo. Umedeça um pano limpo na mistura e aplique o remédio natural sobre a pele do seu cachorro com muito cuidado. Uma vez que o rícino é uma planta que pode ser muito venenosa para os nossos companheiros peludos, deverá se certificar que não se lambe quando aplicar o remédio.

  • Lavanda, limão, cedro, manjericão e camomila

Misture os óleos naturais de lavanda, limão, cedro e manjericão com uma infusão de camomila para aumentar o efeito antiparasitário do remédio caseio. Se preferir, pode substituir a camomila por poejo. No caso de usar óleos essenciais terá que fazer o mesmo que no remédio anterior, diluir duas gotas de cada óleo em um litro de água purificada. Aplique a solução caseira sobre a pele do animal umedecendo um pano limpo nela.

  • Amêndoas e vitamina E

Pegue em um recipiente e misture 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E. Este remédio caseiro é ideal para aqueles cachorros que concentram os carrapatos na zona das orelhas ou que tenham sido picados por um. Para o aplicar, passe a solução para um frasco conta-gotas, deixe cair algumas gotas e massageie suavemente as orelhas do animal. Deve ter muito cuidado e evitar que a solução entre no canal auditivo do cachorro, deve aplicá-la apenas na parte externa. Além de repelir os carrapatos, este remédio natural de amêndoas previne que se hospedem no seu corpo, pelo que pode prepará-lo e aplicá-lo para evitar que se infeste.

  • Neem

O óleo de neem por si só já é um bom repelente natural para os carrapatos, pelo que não precisará de o misturar com outros óleos. Pode aplicar o óleo natural de neem diretamente sobre a pele do animal com a ajuda de um pano limpo ou misturá-lo com água. No caso de usar óleo essencial de neem será imprescindível diluir duas gotas do óleo em meio litro de água.

Antes de aplicar qualquer um destes remédios, no PeritoAnimal recomendamos que consulte primeiro o seu veterinário para saber qual é o mais adequado para o seu cachorro. Além disso, aconselhamos que utilize óleos naturais ao invés de essenciais.

Vinagre de maçã

Aos remédios naturais contra os carrapatos nos cachorros, junta-se um dos produtos mais populares entre os tratamentos caseiros para humanos, o vinagre de maçã. Sim, este tipo de vinagre também trás múltiplos benefícios para os cachorros e podemos utilizá-lo também para combater estes indesejados parasitas. Na sua composição encontramos o ácido acético, responsável pelo sabor azedo do vinagre, uma substância que os carrapatos e pulgas não toleram, convertendo-se assim em um excelente repelente.

Aplicar este remédio caseiro para eliminar os carrapatos é muito simples e rápido, precisará apenas de um recipiente e de adicionar em partes iguais água e vinagre de maçã. Misture bem de maneira a que o vinagre se dilua na água, introduza na mistura um pano limpo, escorra-o e umedeça com cuidado a pele do seu cachorro. No momento de esfregar a pele com o pano deverá realizar movimentos muito suaves e evitar que entre em contato com os olhos.

Visto que o cachorro não ingere o produto, este remédio caseiro também se poderia aplicar em filhotes com a anterior autorização do veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para carrapatos em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Comentários (20)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para carrapatos em cachorros

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Ana Katiely
Bom Dia,
Assim que aplicar deixar quanto tempo no cachorro ? deixa uma hora e em seguida banho o cachorro ?
PeritoAnimal
Oi Ana! Não necessita dar banho no cachorro. Obrigada por seguir o PeritoAnimal!
elaine
ola o vinagre com agua pode ser burrifado no corpo
PeritoAnimal
Oi Elaine! Borrifando aumenta o risco de acertar nos olhos do seu animal e é por isso que aconselhamos a aplicação da mistura de vinagre e água com um pano úmido. Desta forma consegue controlar com maior precisão onde aplica a mistura sendo mais seguro para o seu animal.
Mica
Esses remédios podem ser após o banho?
jessica
meu cachorro é salsicha ele ta cheio de carrapato , como faco pra matar todos eles , e não voltar mais .
Me ajuda por favor .
Glorineide Sousa
eu tb tenho um salsicha e dou pra ele o bravecto é um remedio caro, mas dura 3 meses sem pulgas e carrapatos... eu comprei na petlove.com.br
A sua avaliação:
Diogo
Boa noite gostaria de saber se posso passar o limao no meu cachorro, msm tendo feridas como por exemplo sangue?
PeritoAnimal
Oi Diogo, caso o seu cachorro apresente feridas com sangue não é aconselhável que passe limão. Nesse caso deve levar o seu cachorro ao veterinário para que possa ser feito um correto diagnóstico e aplicado o tratamento mais adequado.
A sua avaliação:
wagner
ótimos artigos.
Parabéns por este site. muito bom
PeritoAnimal
Oi Wagner, muito obrigado pelo seu comentário. Esperamos que continue acompanhando os nossos artigos! :)
gediel
bom dia o limao pode ser qualquer um .
PeritoAnimal
Oi Gediel! Pode usar qualquer limão, assim como laranja, toranja ou lima. Obrigada pelo seu comentário :)
Jailson Oliveira
O remedio caseiro de agugua e vinagre de maçã deverá ser aplicado de quanto em quanto tempo?
PeritoAnimal
Oi Jailson! O vinagre que deve aplicar é mesmo o de maçã. Pode aplicar o vinagre uma vez por semana para prevenir carrapatos no seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário :)
Jailson Oliveira
gostaria de saber se no remedio caseiro tem que ser somente vnagre de maçã; Pode ser o vinagre de ervas?
A sua avaliação:
albani
Olá!! Meu cachorro está com um carrapato entre os dedos dá pata...posso colocar infusão do limão? Albani
PeritoAnimal
Oi Albani! A infusão de limão serve mais para repelir os carrapatos. Nesse caso convém tirar o carrapato que seu cachorro tem na pata, para isso siga os passos desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pPPZm6lfWYc

Remédios caseiros para carrapatos em cachorros
1 de 6
Remédios caseiros para carrapatos em cachorros