menu
Partilhar

Por que meu coelho urina em mim?

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 11 junho 2021
Por que meu coelho urina em mim?

Ver fichas de  Coelhos

Se você é tutor ou tutora de um coelho, você já deve ter passado por uma situação um tanto quanto incômoda: o coelho urinando em você, algo que, certamente, não esperamos de nossos companheiros peludos.

Entretanto, há várias razões pelas quais isso pode acontecer. Se o coelho faz xixi quando você o toma em seu colo ou decide urinar sem aviso prévio em seus pés, chegou ao artigo certo. Se você se pergunta "por que meu coelho urina em mim", continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu gato urine em casa

O coelho faz xixi em mim quando o pego no colo

Se seu coelho urina nas pessoas que o seguram nos braços e se isso acontece constantemente com você, estas são as causas que podem explicar este comportamento:

1. Tem medo de você

A principal razão pela qual seu coelho urina nas pessoas ou em você quando o pega é muito provavelmente porque tem medo. É possível que ele tenha medo de você porque não foi socializado quando filhote com pessoas, por que você ainda não ganhou sua confiança ou porque associa as pessoas ou você a uma má experiência (como quando você o tomou nos braços e o feriu involuntariamente).

Fazer xixi quando tem medo pode acontecer mesmo quando você o acaricie ou se aproxime dele, caso ele não tenha chance de fugir (por exemplo, em sua gaiola) e, portanto, quando se sente encurralado. Nestas circunstâncias, o peludo fica tão nervoso que perde o controle de seus esfíncteres urinários, o que faz com que ele urine involuntariamente.

2. Não aprendeu a fazer suas necessidades

Outro motivo que explica por que um coelho urina em você pode ser simplesmente porque não aprendeu a fazer suas necessidades no lugar correto indicado por você. Isso faz com que o coelho urine nas pessoas mas também em diferentes áreas de sua casa, como o sofá, tapete, etc.

3. Não está bem

Finalmente, é possível que você viva com um coelho que faz xixi em você porque ele não tem suas necessidades físicas e sociais atendidas. Por exemplo, se ele não faz exercício suficiente, não tem brinquedos ou deveria sair da jaula com mais frequência, se passa muito tempo sozinho... Se seu coelho não tem a qualidade de vida adequada, é possível que esteja estressado e frustrado, o que pode levar a uma micção mal direcionada.

Também é possível que seu coelho não esteja bem devido a um problema orgânico e, portanto, é necessário levá-lo ao veterinário para descartar qualquer patologia. Consulte as doenças mais comuns em coelhos e seus sintomas para coletar o máximo de informações possíveis.

Meu coelho direciona a urina a mim

Os coelhos, além de urinar como parte de suas necessidades fisiológicas ou como uma resposta emocional a uma situação muito estressante, podem voluntariamente respingar urina sobre objetos, outros coelhos ou pessoas.

Quando um coelho respinga urina, ela emite um cheiro mais forte do que o habitual. Além disso, enquanto a micção normal é direcionada ao solo, ao respingar ou pulverizar sua urina, ela é direcionada a superfícies verticais e é semelhante a um spray. Este comportamento é geralmente realizado como uma marcação de território. Isso acontece porque, como muitas espécies, estes tenros animais têm um olfato altamente desenvolvido, de modo que a urina é frequentemente usada como forma de comunicação.

Devido ao acima exposto, este comportamento de marcação de território é frequentemente realizado para deixar seu cheiro e comunicar a outros de sua espécie que o que eles marcaram lhes pertence, seja seu território, seus objetos e até mesmo a nós, já que somos nós que lhes fornecemos sustento e segurança.

Da mesma forma, e embora possa parecer um comportamento estranho, durante o período de cortejo, os machos frequentemente borrifam urina nas fêmeas como sinal de amor. Por isso, quando incorporamos um novo companheiro ao nosso coelho, que poderia ser outro coelho, um gato ou um cachorro, é normal que nosso coelho o recepcione com alguns respingos de urina para "batizá-lo" com o cheiro do grupo ao qual o novo pet faz parte. Como acontece em outras espécies animais, como os gatos, este cheiro comum transmite segurança, confiança, conforto e, em resumo, bem-estar e harmonia.

Finalmente, deve-se observar que embora a marcação seja um comportamento natural nestes animais, a marcação excessiva é geralmente um indicador de que algo está errado e está gerando insegurança em seu animal.

Por exemplo, se você adotou recentemente outro animal de estimação e o coelho não se adaptou adequadamente à mudança, ele pode mostrar comportamentos como este. Em relação ao que estávamos dizendo, seu coelho urina em móveis e objetos para buscar a calma de que precisa. Ele sofreu um desequilíbrio, precisa recuperá-lo e recorre à marcação para retornar para deixar aquele cheiro que lhe é tão familiar. Por esta razão, é essencial introduzir adequadamente qualquer animal ou pessoa antes de apresentá-los completamente.

O que fazer se o coelho urina nas pessoas e em mim

Você já sabe o que significa quando seu coelho urina em você e já viu que existem causas diferentes. Vamos ver, então, o que fazer em cada caso:

Ganhe sua confiança

Se a razão pela qual seu coelho urina em você toda vez que você o pega, o acaricia ou se aproxima dele for o medo, você terá que fazer amizade ou ampliar o laço social com ele. Este processo levará tempo, pois você terá que deixar o animal aproximar-se lentamente e recompensá-lo com alimentos quando o fizer. Desta forma, você conseguirá que ele te associe a algo positivo. A medida que você perceber que ele se sente mais seguro ao seu lado, você pode começar a tentar fazer carinho nele e segurá-lo em seus braços, tendo cuidado para não machucá-lo e por um curto período de tempo.

De todas as formas, se apesar de ganhar sua confiança você notar que seu coelho se sente desconfortável cada vez que o pega, pare de fazê-lo. Não é aconselhável forçá-lo a viver situações que ele teme, o incomoda ou simplesmente que não quer.

Eduque-o para que faça suas necessidades num local adequado

Se seu coelho urina nas pessoas, em você e em toda parte da casa porque não aprendeu a fazê-lo corretamente, será necessário educá-lo para fazer suas necessidades em um lugar adequado. O procedimento a seguir é o seguinte:

  1. Coloque um banheiro de canto em sua gaiola com um substrato específico.
  2. Coloque suas fezes no banheiro de canto para que ele as associe a esse cheiro.
  3. Se ele não se importar de ser segurado em seus braços, leve-o para o banheiro de canto quando vir que ele tem que urinar ou defecar.
  4. Recompense-o no local sempre que ele o fizer corretamente.

Leve-o ao veterinário

Se seu coelho não urina por medo, mas claramente borrifa sua urina como uma marcação de território, a melhor coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para que ele seja castrado. Isso porque este comportamento está intimamente relacionado à secreção dos hormônios sexuais e por este motivo, o procedimento de esterilização elimina as gônadas responsáveis pela reprodução, bem como a secreção destes hormônios, fazendo com que este tipo de micção desapareça à medida que as mudanças hormonais deixam de acontecer.

Além disso, se você suspeitar que seu coelho sofre de alguma doença ou patologia, ir ao seu veterinário será a coisa mais aconselhável para que ele possa diagnosticá-la corretamente.

Agora que você já sabe por que o coelho urina nas pessoas, não perca este outro artigo em que falamos sobre os cuidados com o coelho.

Por que meu coelho urina em mim? - O que fazer se o coelho urina nas pessoas e em mim

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu coelho urina em mim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Ramnaraine, A. (Enero, 2017). Bonding with your rabbit.
  • McBride, E.A., Magnus, E. and Hearne, G. (2004). Behaviour problems in the domestic rabbit. In, Appleby, David (ed.) The APBC Book of Companion Animal Behaviour. London, UK. Souvenir Press Ltd, pp. 164-182.
  • Black-Cleworth, P. Verberne, G. (1975). Scent-marking, dominance and flehmen behavior in domestic rabbits in an artificial laboratory territory. Chemical Senses, Volume 1, Issue 4, Pages 465–494.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu coelho urina em mim?
1 de 2
Por que meu coelho urina em mim?

Voltar ao topo da página