Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos passam entre as pernas?

Jungla Luque
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. Atualizado: 15 junho 2021
Por que os gatos passam entre as pernas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você é uma das pessoas que convivem com um gato em casa, deve ter notado a variedade de comportamentos que seu amigo realiza no seu dia a dia sem saber muito bem o porquê. Um desses comportamentos consiste em passar entre as suas pernas, impedindo sua passagem ao caminhar ou até mesmo quando você está parado.

Muitas pessoas oferecem explicações diferentes para esse comportamento de seus felinos. Por exemplo, algumas interpretam isso como uma agradável saudação quando chegam em casa (semelhante à maneira como entenderíamos esse comportamento em um cachorro), outras, como uma maneira de pedir atenção e carinhos, mas será que essas são realmente as verdadeiras intenções do gato? Graças ao que aprendemos sobre esses animais, podemos descobrir o motivo que explica por que os gatos passam entre as pernas dos tutores. Se você está interessado em entender melhor o seu felino e, portanto, quer saber qual é o significado desse comportamento curioso, aqui no PeritoAnimal, recomendamos que você leia este artigo até o fim.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos mordem as pernas?

Índice

  1. Por que os gatos passam entre as pernas?
  2. Por que os gatos se esfregam nas pernas?
  3. É uma demonstração de afeto quando o gato se esfrega contra minhas pernas?

Por que os gatos passam entre as pernas?

Quando os gatos se esfregam nas pernas, podemos acreditar que eles estão "nos acariciando", porque essa é uma das maneiras que nós humanos temos para expressar afeto. Portanto, às vezes, da nossa perspectiva humana, podemos acreditar equivocadamente que os gatos se manifestam da mesma maneira que nós.

Agora, o que nosso gato está realmente fazendo nessas situações é se esfregar contra nossas pernas. Especificamente, o ritual que ele realiza geralmente começa por esfregar nossos tornozelos com a parte lateral da cabeça, depois com a lateral do corpo e, finalmente, envolver a perna com sua cauda. Além disso, a ação pode ser acompanhada por um ronronar ou pela cauda balançando.

A importância dessa ação reside no fato de esfregar, não de andar, e é certo que, em uma das muitas ocasiões em que você observou seu gato, você deve ter notado que ele geralmente se esfrega contra objetos, como sua cama, arranhador, os cantos das paredes... Portanto, não será uma surpresa entender que o felino está realizando o mesmo comportamento com você. Mas por que ele faz isso, exatamente?

Por que os gatos se esfregam nas pernas?

Como já vimos, quando o gato se esfrega contra algo ou alguém, ele tenta fazer contato com o corpo todo. Isso ocorre porque os gatos têm o que chamamos de glândulas secretoras de feromônios nas bochechas, queixo, planta dos pés, costas, base da cauda, ​​além das glândulas anais e genitais. Dessa forma, quando essas glândulas são esfregadas, secretam feromônios, moléculas que, quando se ligam ao objeto, acrescentam seu odor individual.

Embora não possamos perceber nada com o nosso olfato, os gatos usam os feromônios como uma mensagem para outros indivíduos da mesma espécie, graças ao fato de terem esse sentido muito mais desenvolvido. De fato, para esses animais, o olfato representa desde o nascimento seu primeiro contato com o mundo, uma vez que os filhotes nos primeiros dias de vida são cegos e surdos.

Nesse processo, o órgão de Jacobson ou vomeronasal desempenha um papel fundamental (por ser um pequeno ducto localizado entre a abóbada do palato e o ducto nasal), presente em poucas espécies de animais e que possui células especializadas para captação dos feromônios e substâncias químicas presentes no ambiente, informações olfativas que serão posteriormente transmitidas ao cérebro. Portanto, quando um gato se esfrega contra você, passeando entre suas pernas ou te tocando com a cabeça enquanto você o segura, na verdade, ele está te marcando com a intenção de comunicar a outros gatos que você pertence ao seu grupo social ou, de certa maneira, que você é "dele".

Se você quiser mais informações sobre por que os gatos se esfregam contra objetos, te convidamos a ler o seguinte artigo: Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas

Por que os gatos têm a necessidade de marcar seu território?

Nossos companheiros felinos geralmente são muito meticulosos quando se trata de proteger seu território ou casa. Eles precisam ter tudo sob controle para se sentirem confortáveis ​​e protegidos e, por esse motivo, marcam esse território com seu odor - especialmente suas áreas favoritas - e também os membros da casa, comunicando assim aos gatos estranhos que não devem se aproximar.

Da mesma forma, quando você chega em casa e a primeira coisa que ele faz é se esfregar contra suas pernas, seu felino está te envolvendo com o cheiro que é tão familiar. Também observamos que em grupos sociais de gatos, os feromônios são compartilhados entre todos os membros por meio de comportamentos como limpeza mútua, o esfregar das cabeças, etc., para indicar a participação no grupo.

A marcação é, portanto, uma indicação de bem-estar, pois mostra que o animal se sente seguro em seu ambiente e com quem está presente ali. Se ele se sente em um ambiente hostil, se houve uma mudança de móveis, uma mudança de casa ou se pessoas ou animais novos chegaram à casa, seu gato pode parar de marcar e começar a apresentar comportamentos que refletem essa insegurança, tentando encontrar refúgio, se limpando demais para se acalmar e até parando de comer. Por outro lado, a marcação excessiva também pode ser um indicativo de estresse em gatos.

Finalmente, você deve estar sempre alerta quando observar que o comportamento de marcação está fora do comum e, além disso, se o gato apresenta outros comportamentos como miado excessivo, micção fora da caixa de areia, natureza irritável... Nessa situação, você deve visitar um veterinário para descartar qualquer doença, e em caso negativo, consultar um etólogo para te ajudar a encontrar a causa do seu desconforto.

Por que os gatos passam entre as pernas? - Por que os gatos se esfregam nas pernas?

É uma demonstração de afeto quando o gato se esfrega contra minhas pernas?

O fato de um gato andar ao redor de suas pernas não significa que ele queira simplesmente te marcar como "sua propriedade", segundo nosso entendimento humano. Pelo contrário, é uma indicação clara de que ele te ama, uma vez que, para o seu amigo felino, é você quem atende as necessidades diárias dele e oferece segurança física e emocional. Por esse motivo, ele quer dizer a todos os outros gatos desconhecidos para ficarem longe de você. Além disso, se você já visitou a casa de um amigo ou parente e este tinha um gato que demonstrou esse comportamento com você, é sinal que ele gostou de você e que ele te aceita em seu território.

Por fim, pode ser que muitas vezes você tenha associado esse comportamento ao fato que o animal deseja "te dizer uma coisa", como para encher a tigela de comida ou pedir carinho. Nesta situação, não é irracional pensar que o felino aprendeu através de uma associação de causa e efeito que esfregar as pernas efetivamente resulta em você encher sua tigela com comida ou acariciá-lo. Assim, isso acabou se tornando um hábito e uma forma de comunicação entre vocês dois.

Assim, e de modo resumido, seu gato caminha entre suas pernas e se esfrega contra elas para deixar o cheiro dele em você, porque se sente protegido, amado e seguro ao seu lado. Da mesma forma, é possível que, como acabamos de dizer, tenha aprendido que através desse comportamento ele consegue algo, como comida ou água. Se você quiser conhecer mais sinais que indicam que seu gato te ama e confia em você, não perca estes outros artigos:

Por que os gatos passam entre as pernas? - É uma demonstração de afeto quando o gato se esfrega contra minhas pernas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos passam entre as pernas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ellis, S., Rodan, I., Carney, H. Heath, S., Rochlitz, I. Shearbur, L. Sundahl, E & Westropp, J. (2013). Directrices de la AAFP y la ISFM sobre las necesidades medioambientales felinas. Journal of Feline Medicine and Surgery. 15, 219–230.
  • Turner, D. (2013). The Domestic Cat: The Biology of its Behaviour. 3rd ed. Cambridge University Press.
  • Stella, J., Croney, C., Buffington, T. (2013). Effects of stressors on the behaviour and physiology of domestic cats. Journal of Applied Animal Behaviour Science. 143, 157-163.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Margaret
Eu tenho 6 gatos cada um com a sua personalidade. Anthony é muito meigo e obediente, Elliot acha que eu sou dele, quando saio pra trabalhar ele fica no portão chorando. Bruce é o mais rebelde muito mal criado, muito respondão ele faz xixi em mim, quando percebe que vou sair. Luizinho é muito carente, Danna a levada, sobe em tudo, tira tudo do lugar.Luna é boa. Eu e o Bruce brigamos muito por que ele me responde demais, a ultima palavra tem que ser dele e eu não aceito claro. eu amo meus filhos, eu ia me esquecendo do Julio ele é folgado tudo pra ele esta bom, tanto faz a água correr pra cima ou pra baixo. não fico sem eles
A sua avaliação:
Eduardo
Gostei muito, os assuntos são muito bem explicados e interessantes.
A sua avaliação:
isa
Minha gata não faz isso,mas eu sei que ela me ama, não sai de perto de mim, dorme comigo e quer que eu jogue a bolinha pra ela. Ela e uma ragdoll
A sua avaliação:
Clara Coimbra
Olá tenho um gato com 4 anos ele é meigo sempre atrás de nós mas as vezes fica agressivo e atirar-se a nós mordendo e arranhando. Porque será e o que posso fazer?. Obrigada
Isa
Acho que e bom levar ao veterinário, talvez ele esteja com ciúme de algo ou alguém, ou alguma situação de estresse, minha gatinha me morde, lambe e arranha, mas ela está brincando, talvez ele esteja brincando tambem
1 de 3
Por que os gatos passam entre as pernas?