menu
Partilhar

Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 junho 2022
Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?

A tartaruga não se mexe e você acha que ela morreu? Na natureza, os animais devem enfrentar muitos casos de variações no ambiente, que podem ser muito duras e colocar em risco a própria existência do indivíduo. Neste sentido, diversas espécies desenvolveram estratégias de adaptação que consistem em certos tipos de condutas para sobreviver às mudanças de temperatura e à escassez tanto de água como de alimentos, como é o caso da hibernação.

Algumas espécies de tartarugas são capazes de resistir às variações ambientais entrando em um estado de letargia, que os animais domésticos também realizam, levando em muitas ocasiões seus tutores a pensarem que estão mortos. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal queremos te ajudamos a como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando. Boa leitura.


Também lhe pode interessar: Como cuidar de tartaruga de aquário

Quando as tartarugas hibernam?

Primeiramente, queremos comentar que o termo hibernação, mesmo que se utilizado de maneira generalizada para vários tipos de animais que entram em estado de adormecimento, segundo alguns especialistas[1]o mesmo está realmente associado a certos mamíferos que chegam em estágio profundo de letargia, com uma diminuição da temperatura muito próxima à 0 ºC. Por este motivo, se considera que os verdadeiros hibernadores são alguns esquilos terrestres, ratos saltadores, marmotas e grupos afins.

Neste sentido, as tartarugas podem ter um processo de letargia ou adormecimento conhecido como brumação, que acontece quando tem diminuição da temperatura; e outro conhecido como estivação, que ocorre nos meses de verão. Como as tartarugas são animais ectotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal depende do meio, quando não conseguem regular sua temperatura por fatores externos, utilizam estas estratégias de adormecimento, em que continuam com suas funções orgânicas básicas, mas o metabolismo se reduz para economizar energia.

Então, as tartarugas somente hibernam ou estivam quando ocorrem variações importantes na temperatura do seu habitat ou do meio onde vivem.

Como saber se uma tartaruga está hibernando?

Nem todas as espécies de tartarugas entram em estado de hibernação, assim, primeiramente, o importante é saber que tipo de tartaruga é. Agora, uma vez que se conhece a espécie, se tem esse tipo de costume e, ainda, se se encontra em um local com grandes variações de temperatura, então é muito provável que a tartaruga inicie este estado de inatividade. Para identificar a espécie de uma tartaruga de maneira precisa sempre é importante consultar um especialista, que poderá fazer isso de forma adequada.

Algumas das espécies de tartarugas que hibernam são:

  • Tartaruga mediterrânea (Testudo hermanni)
  • Tartaruga preta (Testudo graeca)
  • Tartaruga russa (Testudo horsfieldi)
  • Tartarugas do gênero Gopherus
  • Tartaruga manchada (Clemmys guttata)

E agora, como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?

Comportamentos prévios à hibernação

Existem vários comportamentos prévios associados a esta conduta letárgica em uma tartaruga, como os seguintes:

  • Deixará de comer por algumas semanas antes de iniciar o processo e esvaziar totalmente seu sistema digestivo. Faz isto porque, como estará inativa e seu metabolismo se reduzirá de maneira considerável, não poderá realizar o processo de digestão, o que requer que este sistema esteja limpo e sem necessidade de estar processando nenhum alimento.
  • Buscará um local que considere o mais apropriado para se manter refugiada durante o sono hibernal, assim se notará que se mantém mais tempo neste lugar até que se inicie definitivamente a letargia.

Sinais que indicam que a tartaruga está hibernando

Agora, para saber se a tartaruga iniciou a letargia, um primeiro aspecto a levar em conta é que leva dias sem consumir nenhum alimento e, claro, se mantém totalmente inativa, sem movimento. Quando isto ocorre, para averiguar se está viva podemos aproximar uma pequena pena próximo as fossas nasais e com paciência comprovar se há saída de ar devido à respiração ao perceber a pena se mexendo. Devemos recordar que o animal diminui suas funções, de forma que sua respiração não fica regular, mas muito mais lenta.

Também podemos tocar suavemente suas patas ou rabo para notar se responde ao contato, já que estas partes do corpo se mantêm com certo nível de alerta durante este estado.

As tartarugas terrestres, quando estão em um sono hibernal, podem requerer um mínimo consumo de água, de forma que é importante proporcionar uma fonte de água muito próxima de onde se refugiaram. Neste sentido, mudanças no espaço indicam o consumo de água e pode nos evidenciar se está hibernando e não outra coisa.

Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando? - Como saber se uma tartaruga está hibernando?

Como saber se a tartaruga morreu?

Quando uma tartaruga hiberna podemos pensar que está morta, mas já sabemos como descartar esta situação. Agora, mesmo que as tartarugas vivam por bastante tempo, também chegam a ter várias doenças que finalmente podem levá-las à morte. Para saber se a tartaruga morreu, você pode verificar a respiração com o truque da pena que mencionamos na sessão acima. Além disso, quando a tartaruga morre, começa um processo de decomposição de seu corpo, produzindo mudanças na coloração da pele, rigidez do corpo, produção de secreções atípicas e falta de resposta a qualquer estímulo que se faça.

Como já sabemos, as tartarugas deixam de consumir alimentos antes de entrar em estado de letargia devido as variações de temperatura, no entanto, se as condições ambientais são iguais e nossa tartaruga deixa de comer repentinamente, é muito importante que seja examinada por um veterinário (a) porque isso pode ser sinal de alguma patologia que pode causar sua morte.

Outro aspecto a levar em consideração para saber se a tartaruga morreu ou está hibernando é que, mesmo que não seja um animal que tenha movimentos rápidos, sempre tem uma atividade ao longo do dia, então, se vemos que se mantém sem se movimentar, mas com sinais de vida, também seria conveniente realizar uma visita a um especialista.

Diante da presença de manchas na pele, feridas, inflamação dos olhos ou qualquer sinal atípico no animal, é fundamental consultar um médico veterinário porque em muitos casos podemos prevenir a morte da tartaruga se tratamos a tempo algumas enfermidades.

A tartaruga morreu ou está hibernando?

Como vimos neste artigo, existem diversas diferenças quando a tartaruga morre ou está hibernando. No primeiro caso, existem indicativos como a espécie, além de sinais em seu comportamento que nos advertem da hibernação. E quanto ao segundo, são mudanças não esperadas e uma inatividade que resulta em sinais corporais muito diferentes dos que tem quando se encontra viva e ativa.

Ter um animal em casa é um ato de carinho, mas nem todos os animais podem viver em espaços domésticos. Além disso, eles requerem responsabilidade e compromisso. Um animal deve se sentir seguro, ter um espaço adequado, água e alimento. No entanto, não é somente isso, pois devemos aprender a conhecer nosso companheiro animal, saber identificar quando tem comportamentos comuns ou não, e isto somente saberemos se temos contato e cuidados regulares com ele.

Veja os seguintes artigos para comprovar se você realmente oferece os melhores cuidados para sua tartaruga:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Bibliografia
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2022). Web de Diversidad Animal. Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 13 de junho de 2022.
  • Smith, T. y Smith, R. (2007). Ecología. Editorial Pearson Educación: España.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?
1 de 2
Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?

Voltar ao topo da página