PARTILHAR

Dicas para dar banho a um gato com pulgas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 10 agosto 2023
Dicas para dar banho a um gato com pulgas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As pulgas podem converter-se em uma verdadeira tortura quando atacam um gato. Não só lhe causam uma coceira insuportável, como também provocam doenças e se tornam difíceis de eliminar.

No PeritoAnimal sabemos que com certeza você conhece vários métodos que existem para eliminar as pulgas do seu gato, e que você utiliza o que lhe é mais conveniente e que consegue melhores resultados no seu amigo felino, como sabonete antipulgas para gatos. E claro, vários destes métodos são muito mais eficazes se os acompanhar de um bom banho, por isso apresentamos algumas dicas para dar banho em um gato com pulgas. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como vermifugar um gato

A importância do banho para gatos com pulgas

Qualquer pessoa que viva com um gato em casa sabe perfeitamente que é complicado fazer com que se tornem amigos da água. De forma instintiva, o gato evitará se molhar a tudo o custo, pelo que precisa de alguns truques para lhe dar banho.

Embora muitos veterinários não recomendem dar banhos com frequência ao gato, pois com o seu exaustivo sistema de higiene costuma ser suficiente, existem situações em que é necessário dar-lhes uma mão, como quando as pulgas os invadem. Neste sentido, um banho anti-pulgas pode servir para livrar o pet destes incômodos parasitas, ou agir como um reforço no processo. Se utiliza um shaampoo para gatos específico antipulgas ou um sabonete antipulgas para gatos, recomendamos que se assessore junto do seu veterinário para saber quais as marcas mais adequadas. Ou, se preferir, pode fazer o seu próprio shampoo anti-pulgas para gatos seguindo os nossos conselhos.

Os gatos com menos de 3 meses e sem vacinas não podem tomar banho, por isso nestas situações você deve consultar um especialista sobre a melhor forma de lhe tirar as pulgas. Além disso, não deixe de consultar o nosso artigo sobre remédios caseiros para as pulgas em gatos bebês.

A seguir, vamos lhe dar algumas recomendações a ter em conta se precisar dar um banho antipulgas ao seu gato.

Dicas para dar banho a um gato com pulgas - A importância do banho para gatos com pulgas

Antes do banho para eliminar as pulgas do gato

Antes de dar um banho em um gato com pulgas, é imprescindível reunir tudo o que vai precisar:

  • 2 toalhas;
  • 1 banheira pequena;
  • 2 recipientes de menor tamanho;
  • Shampoo antipulgas para gatos;
  • Sabonete antipulgas para gatos (opcional, shampoo ou o sabonete)
  • Um pente antipulgas de dentes finos;
  • Prêmios para o seu felino ou brinquedos.

Ao usar uma banheira, evite que o gato fique nervoso só de entrar nela. Se for um box, vá aos poucos, acostumando o felino. Você deve colocar uma toalha dentro da banheira para que a possa arranhar durante o banho. Um dos recipientes pequenos serve para você ir molhando o felino e, o outro, para colocar as pulgas. O shampoo e o pente vão eliminar grande parte dos parasitas. Agora você que já tem tudo o que é necessário para dar banho ao seu gato com pulgas, tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Corte as unhas do seu gato para evitar que o machuque durante o processo.
  • Escove o pelo para eliminar todo o pelo morto e para tornar a tarefa mais simples.
  • Um tempo antes do banho, habitue o felino a tocar-lhe atrás das orelhas e ao redor das patas.

No vídeo a seguir falamos sobre qual deve ser a frequência do banho em gatos:

Conselhos a ter em conta durante o banho

Agora sim, chegou a hora do banho no gato com pulgas! Para conseguir que seja o mais eficaz possível e para que possa eliminar as pulgas do felino com facilidade, siga as nossas recomendações:

  • Mantenha a calma e fale com o felino com amor, usando um tom calmo e suave. É normal que fique nervoso e tente fugir, por isso é importante transmitir-lhe tranquilidade.
  • Mantenha a porta do banheiro fechada para evitar que ele fuja. Caso seja necessário, peça ajuda a outra pessoa.
  • Coloque duas bolas de algodão nas orelhas do seu gato para evitar entrar água. As bolas devem ser grandes para não correr o risco de entrar nas orelhas, certo?
  • Encha a banheira com pouca água morna e introduza primeiro as patas do animal.
  • Quando se sentir bem com as patas molhadas, vá umedecendo outras partes do seu corpo com a sua mão, e pouco a pouco poderá utilizar um dos recipientes pequenos para molhar mais o seu pelo.
  • Quando o pelo estiver molhado, aplique o shampoo antipulgas. As pulgas tentarão escapar da cabeça, por isso deve desenhar com xampu e água uma espécie de colar ao redor do pescoço para evitar que isto aconteça.
  • Faça uma massagem com o shampoo ou com o sabonete antipulgas para gatos por todo o corpo do gato, dando ênfase à cabela, pescoço e cauda, mas tendo cuidado com os olhos, nariz e orelhas.
  • À medida que vir as pulgas a mexerem-se tentando escapar, apanhe-as com os dedos ou com o pente e coloque-as no segundo recipiente pequeno, que terá ao seu lado com água quente ou álcool para as eliminar.
  • Depois de conseguir bastante espuma, utilize o pente para tirar as pulgas e deixe-as cair no recipiente de água quente.
  • Quando terminar, lave muito bem o pelo do seu gato para não ficar nenhum resto de sabão.
Dicas para dar banho a um gato com pulgas - Conselhos a ter em conta durante o banho

Depois do banho do gato com pulgas

Uma vez finalizada a tarefa de dar banho ao seu gato com pulgas, e eliminados todos os parasitas, é o momento de secar por completo todo o pelo do seu felino, de maneira a não ficar úmido nem molhado. Depois premie o seu pet com alguma guloseima para gatos ou o seu brinquedo favorito. Lembre-se que o reforço positivo é fundamental para evitar associar o banho com algo negativo e para se comportar bem da próxima vez.

Limpeza da casa

Não basta dar banho ao seu gato para eliminar as pulgas, pois estas também e alojam em certos lugares de casa, pelo que deverá realizar uma limpeza profunda não apena de todas as zonas onde o seu felino costuma estar, mas também da sua cama, brinquedos, caixa de areia e inclusive todos os móveis e tapetes da casa.

  • Para eliminar pulgas e ovos, lave todos os artigos do seu gato com água quente e limpe com vapor os cômodos da sua casa.
  • Lave o solo com água e vinagre, e utilize o aspirador para limpar bem os tapetes. Caso seja necessário, coloque repelentes naturais em diferentes zonas de casa.

Agora que você sabe como dar banho em um gato com pulgas, não perca o vídeo a seguir em que mostramos como dar banho em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para dar banho a um gato com pulgas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • AnimalPath. How to give a cat a flea bath. Disponível em: <https://animalpath.org/how-to-give-a-cat-a-flea-bath/>. Acesso em 18 de novembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Bianca
Bom dia... Gostaria de saber se posso dar banho no meu cachorro com sabonete para pulgas e no dia seguinte aplicar um Revolution ou pode ter algum risco de intoxicação? Pois gostaria de fazer "a limpeza" nela para depois prevenir, mas tenho medo de intoxicar ela.
Desde já agradeço a atenção.
A sua avaliação:
Janaina Pontes
REMEDIO CASEIRO PARA MATAR PULGAS E CARRAPATOS EM CAES E GATOS E COMO LIMPAR A CASA COM ESSES PROBLEMAS.
A sua avaliação:
Claudio Alexandre
Como eliminar pulgas em um gato entre 2 a 3 meses de idade?
Maria Goncalves
Alimento colónias de gatinhos na rua, não consigo pega-Los para lhes dar o cuidado que precisam além da alimentação. Uma das minhas maiores preocupações é a desparasitação interna e externa! Será que há algo eficaz que possa deitar nas águas ou comida? Obrigada pela ajuda
Luísa Savala
Oi Maria! Que bom que existem pessoas como você, obrigada!
Temos um artigo sobre remédios caseiros para desparasitar gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-desparasitar-gatos-21026.html
De qualquer maneira, antes de começar qualquer tratamento, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário. Como tratam-se de gatos de rua, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional e te ajudar na assistência desses gatinhos abandonados.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
JOSE CARLOS RODRIGUES MEDEIROS DE MORAES
Usamos um sabonete antipulgas para cães em nossa gata e ela está mal, vomitando bastante. Só agora percebemos que na embalagem NÃO se recomenda para gatos.
Ela pode estar intoxicada? Ficou se lambendo muito depois do banho, apesar de secarmos com o secador a maior parte do corpo.

Grato
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José Carlos! Sim, se indica ser contraindicado para gatos, muito provavelmente ela está sofrendo uma intoxicação. Corra para o médico veterinário! Esperemos que ela fique bem!
Dicas para dar banho a um gato com pulgas
1 de 3
Dicas para dar banho a um gato com pulgas

Voltar ao topo da página ↑