Partilhar

Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 novembro 2018
Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro

Ver fichas de  Gatos

As pulgas são um dos piores pesadelos dos nossos pets. São uns insetos parasitas que se alimentam do sangue dos animais mamíferos de sangue quente, como os gatos, e que além disso picam e incomodam bastante.

É um problema muito comum e incômodo, tanto para o animal que sofre da presença destes insetos na sua pele, como para a sua casa que pode acabar infestada por uma praga de pulgas. Deve estar sempre preparado, pois nunca sabe quando o seu pet chegará do passeio acompanhado de umas quantas pulgas. Para isso, no PeritoAnimal vamos lhe explicar como pode preparar shampoo anti-pulgas para gatos caseiro que, também evitará que o seu felino seja atacado por estes insetos.

Também lhe pode interessar: Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

As pulgas e os gatos

A primeira coisa que deve fazer é comprovar se realmente o seu gato tem pulgas. Para isso, observe se apresenta os seguintes sintomas principais:

  • Se coça com intensidade, em especial nas zonas da cauda e cabeça.
  • Demonstra-se desanimado, sem vontade de brincar.
  • Pede que o escove com mais frequência.

Uma vez detetados os sintomas anteriores, a melhor forma de comprovar se realmente tem pulgas é afastando o seu pelo e observando a sua pele, assim como utilizar uma escova anti-pulgas e revisar se nele encontra alguma pulga. Se confirmar a presença destes parasitas, deve agir o quanto antes!

A luta contra as pulgas deve ser em equipe, o seu gato não poderá lutar sozinho contra elas, por isso deverá ajudá-lo. Uma forma de o fazer é criando o seu próprio shampoo anti-pulgas para gatos caseiros, uma vez que muitas vezes os felinos ao terem a pele muito sensível ao contato com óleos essenciais, não se dão muito bem com repelentes naturais para pulgas.

Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro - As pulgas e os gatos

Vinagre branco e sabão de glicerina

O vinagre é uma ótima opção para eliminar as pulgas que entraram em contato com a pele do seu gato e ajuda a evitar futuras infestações. Com o seu forte odor e sabor funciona como o repelente perfeito. Por sua vez, o sabão de glicerina dará a sensação de suavidade que a pele do seu felino precisa para conseguir que as pulgas deslizem pela pelagem, pode localizá-las e removê-las melhor com o pente para pulgas. Para preparar este shampoo anti-pulgas caseiro para gatos deverá seguir estes passos:

  1. Compre shampoo para bebês.
  2. Verta-o para uma garrafa grande.
  3. Adicione 1 colher de sopa de água.
  4. Adicione 1 xícara de vinagre branco ou de maçã.
  5. E 1 xícara de sabão líquido à base de glicerina 100% natural.

Dê banho ao seu gato com esta solução até fazer espuma, deixe atuar por vários minutos, repita e enxague com água morna. Realize este banho a cada uma ou duas semanas. Uma nota importante é que deverá manter este shampoo afastado do nariz, olhos, boca e genitais do seu felino, caso contrário pode causar-lhe algum tipo de irritação.

Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro - Vinagre branco e sabão de glicerina

Spray anti-pulgas

Também pode usar o vinagre para criar uma solução em aerossol e aplicá-la diretamente sobre a pele do seu gato entre banhos, assim como pulverizar zonas de casa para evitar a presença de pulgas. Para elaborar este remédio caseiro contra as pulgas em gatos, deve misturar apenas 3 xícaras de água com 1 xícara de vinagre branco e já tem o spray pronto.

Desesperado por eliminar as pulgas do seu querido pet, utilizará todo o tipo de tratamentos e produtos disponíveis no mercado e nas lojas de pets. No entanto, no PeritoAnimal recomendamos que para proteger a pele e a saúde do seu felino de certos produtos e ingredientes químicos nocivos, experimente este shampoo anti-pulgas caseiro para gatos pelo menos uma vez, verá que é bastante eficaz. Além disso, deve optar por escolher produtos anti-parasitários de qualidade que não sejam prejudiciais para o animal.

Veja também a nossa receita para fazer uma pipeta caseira para gatos!

Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro - Spray anti-pulgas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Escrever comentário sobre Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
MICHELLE
IMPRESSIONANTE COMO MATA AS PULGAS NA HORA
OTIMO
RECOMENDO
Isabela
Oi, saberiam me dizer qual é a raça do gato da primeira imagem? O cinza tomando banho na bacia alaranjada. Tenho uma gatinha que é igualzinha e quero saber a raça dela, já que ela foi achada não sei quem são os pais. Obrigada Isabela
Geovana
Tem algo que eu possa substituir o vinagre? Ou eu posso usar o vinagre com álcool?
Monalisa
Esse shampoo caseiro pode ser usado em filhotes de 1 mês?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Monalisa! Em relação ao banho dos gatos filhotes, o melhor é ler este nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/posso-dar-banho-a-um-gato-filhote-21232.html

Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro
1 de 4
Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro

Voltar ao topo da página