Doenças parasitárias

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 novembro 2019
O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Acabou de adotar um gatinho, ou já tem um pet que sai constantemente para passear e fica cheio de pulgas? Não se preocupe, pois nós do PeritoAnimal vamos te ensinar como combater as pulgas de forma natural, com remédios caseiros que vão deixar bem longe esse incômodo parasita e que ajudarão o seu pequeno amigo a viver mais feliz.

Eliminar as pulgas dos gatos não é uma tarefa muito complicada. Tal como qualquer outra condição felina, é sempre melhor prevenir, mas se o seu pet já está infectado, estes remédios caseiros para pulgas em gatos feitos com ingredientes naturais e de forma caseira ajudarão a liberar o seu pequeno felino desse pesadelo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para verme de gato

Índice

  1. Como acabar com pulgas em gatos no banho
  2. Casa limpa = Gato feliz
  3. Terra de diatomáceas
  4. Spray antipulgas caseiro
  5. Torne a alimentação menos apetitosa para afastar as pulgas
  6. Últimos conselhos para acabar com as pulgas do seu gato

Como acabar com pulgas em gatos no banho

O primeiro remédio caseiro para as pulgas em gatos é sem dúvida um bom banho. Os gatos são animais extremamente limpos, mas uma vez que sejam infectados com pulgas, os seus banhos com a língua não são suficientes para eliminá-las.

Para preparar um bom banho para eliminar as pulgas do seu pet, vai precisar de:

  • Água morna
  • Xampu para bebês com peles sensíveis
  • Óleo de lavanda ou citronela
  • Pente de cerdas finas para gatos

Prepare um xampu especial anti-pulgas misturando uma porção de xampu com outra igual de óleo (pode usar um ou mais dos óleos propostos). Enquanto estiver dando banho no seu pet, certifique-se de esfregar bem as partes de trás e a cauda, uma vez que ali estarão entranhadas a maioria das pulgas. Se for possível, deixe que o xampu e os óleos atuem por cerca de 5-10 minutos. Lembre-se de evitar molhar ou utilizar xampu nas orelhas e na cabeça.

Depois, enxague muito bem o gato e seque-o bem com uma toalha. Esta é a melhor parte para eles, por isso faça-o com muito carinho. Por último, livre-se das incômodas pulgas do seu pequeno passando um pente por todo o corpo.

Conselhos importantes para tirar pulgas dos gatos

  • O seu gato não é um cachorro, por isso nunca utilize produtos específicos para o controle de pulgas em cachorros nele. Eles não serão eficazes no seu gato e poderão colocar a saúde do seu companheiro felino em risco.
  • Caso você precise de um antipulgas para gatos filhotes, não utilize os óleos. A pele dos gatos é muito sensível e nos filhotes, o óleo pode provocar uma irritação cutânea perigosa.
  • Os gatos passam a maior parte do tempo fazendo sua limpeza com a língua, por isso é muito importante eliminar bem qualquer resto de xampu do seu corpo. Caso contrário, o seu gato pode se intoxicar.
  • Nem todos os gatos gostam de água, por isso, para que o processo não seja traumático para o seu companheiro, faça tudo com carinho, paciência e cuidado. Não use jatos muitos fortes de água e controle bem a temperatura da mesma.
  • Durante a secagem, coloque o gato sobre uma toalha de cor clara ou branca para ter a certeza que vai eliminar todas as pulgas que caírem.

Saiba mais sobre o banho em gatos assistindo esse vídeo do canal:

Casa limpa = Gato feliz

De nada serve aplicar medicamentos específicos ao seu pet, ou dar um bom banho anti-pulgas, se você não mantiver a casa limpa. Eliminar as pulgas dos gatos não implica agir apenas sobre o animal, mas também sobre todas as zonas nas quais ele anda, como a nossa casa.

Uma vez que o gato fique infestado de pulgas, estas passarão a invadir não só o seu corpo, mas também os móveis, o arranhador e todos aqueles cômodos nos quais o seu pet passa a maior parte do tempo. Por isso, quando for cuidar das pulgas do seu gato, seja com um banho ou com algum medicamento, a próxima coisa que deve fazer é desinfetar a sua casa.

Para isso, é importante reunir os seguintes materiais para acabar com a infestação de pulgas:

  • Aspirador
  • Máquina de lavar roupa
  • Vinagre branco
  • Água quente

Lave todos os cobertores, mantas e roupas que estiveram em contato com o seu pet. Programe a máquina de lavar a roupa em um ciclo com água quente e se tiver máquina de secar também é importante utilizar. Desta forma, você terá a certeza que eliminou todas as pulgas que andavam por ali.

Para além disso, passe o aspirador por todos os móveis, arranhadores ou zonas onde o seu gato costume andar ou se encostar. Você não pode correr o risco de deixar pulgas livres que possam voltar a infectar o seu amigo de quatro patas.

Por último, prepare uma solução de vinagre branco e água quente para limpar toda a casa. Utilize esta solução para os solos e as superfícies como prateleiras ou móveis. Esta é uma das melhores soluções para acabar com o ovo das pulgas.

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros - Casa limpa = Gato feliz

Terra de diatomáceas

A terra de diatomáceas é um produto 100% natural e ecológico que se utiliza no tratamento de parasitas externos em animais. Trata-se de um pó branco de origem mineral que funciona como inseticida.

Este produto, disponível em lojas de animais, agarra-se ao corpo dos parasitas de sangue frio e absorve os seus líquidos corporais, eliminando logo em seguida. Para utilizar este produto, é recomendado espalhar o pó, como se fosse talco, sobre os móveis e o arranhador do seu pet. Deixe-o atuar entre 10 e 15 minutos e depois passe o aspirador, repita o processo mais umas duas vezes e pronto.

Spray antipulgas caseiro

Outro remédio caseiro para pulgas em gatos muito popular é o spray cítrico. Para fazer, você vai precisar de:

  • Água
  • Casca de laranja ou limão
  • Vaporizador

Da mesma forma que se faz um chá, coloque para ferver meio litro de água com as cascas. Deixe ferver alguns minutos para a fruta desprender todo o seu aroma e depois reserve até esfriar por completo. Passe o preparado por um coador e encha o vaporizador com o resultado.

Você pode utilizar este spray cítrico antipulgas diretamente sobre o seu pet ou sobre outras superfícies de contato como os seus brinquedos, o seu arranhador ou os móveis onde ele mais gosta de estar.

Os gatos não são muito fãs dos cheiros cítricos e, tendo em conta que os nossos amigos felinos têm um sentido de olfato muito desenvolvido, é recomendável que o uso deste tipo de spray antipulgas natural seja moderado, sem exageros.

Outra coisa que você também pode utilizar é a maçã ou a camomila. Ao contrário do limão e da laranja, este cheiro não incomoda os gatos. Para acabar com as pulgas nos gatos filhotes, ao invés de usar um spray, pode utilizar um algodão com a solução de camomila e aplicá-la suavemente e com carinho por todo o corpo do pequeno, sobretudo na parte de trás e na cauda.

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros - Spray antipulgas caseiro

Torne a alimentação menos apetitosa para afastar as pulgas

Uma forma eficaz de manter longe os parasitas como as pulgas é controlar a alimentação do seu gato e fazer com que o seu cheiro e sabor sejam pouco apetitosos para elas. Para isso, você pode incluir na ração produtos extras como:

  • Levedura de cerveja
  • Alho

Você pode utilizar qualquer um destes dois alimentos ou alterná-los, em pequenas quantidades, dentro da comida úmida ou seca que oferece ao seu pet. Será suficiente fazer isto uma vez por dia, para que o seu gato deixe de ser apetitoso para as pulgas, desta forma elas não atacarão.

Alimentos tóxicos para gatos

Embora existam alimentos e plantas tóxicas para os gatos, a levedura de cerveja não representa um risco para o seu pet. Porém, apesar de ser considerado como um repelente para insetos natural, o alho pode ser muito perigoso para o seu gato. A dose tóxica deste alimento é de 5 g/kg. Ou seja, se o seu gato tiver dois quilos, três dentes de alho são o suficientes para o intoxicar.

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros - Torne a alimentação menos apetitosa para afastar as pulgas

Últimos conselhos para acabar com as pulgas do seu gato

Conheça o seu inimigo: As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue dos seus hóspedes. Uma fêmea pode colocar até 20 ovos por dia, por isso é melhor conhecer bem a vida das pulgas, antes de querer acabar com elas.

Ataque as pulgas de todas as formas: Lembre-se de fazer uma limpeza completa, revise todos os brinquedos do seu pet e aspire toda a casa. Quando tiver terminado, tire a bolsa do aspirador, coloque para congelar ou exponha ao sol, pois temperaturas quentes também eliminam esses incômodos insetos.

Proteja o seu gato quando sair: Se o seu gato é 100% caseiro tudo bem, mas se gosta de sair para a rua de vez em quando, não poderá evitar que entre em contato com outros animais infestados de pulgas. O melhor é fazer um escudo protetor para o seu felino aventureiro. Faça um spray com água e vinagre de maçã, aplique este spray antes de cada passeio do seu gato.

Consulte um especialista: Mesmo que estas soluções sejam ecológicas e saudáveis, é importante consultar sempre o seu veterinário antes de aplicar remédios caseiros para acabar com as pulgas do seu gato.

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros - Últimos conselhos para acabar com as pulgas do seu gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Vídeos relacionados com O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

1 de 3
Vídeos relacionados com O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Luci Antônia Ce
Meu gato está c o pelo das costas colados formando crostas . O veterinário já cortou uma vez .Mas voltou tudo .O q posso fazer p melhorar essa condição? Obrigada pela atenção.
A sua avaliação:
Elinmaara Farias Siqueira
Que tipo de chá posso dar a minha gata porque ela está com seus filhotes mortos dentro dela!!??
A sua avaliação:
Ricardo Maieski
Minha gata tá com pulgas, o que faço? Algum remédio caseiro?
A sua avaliação:
Helena Maria Correa
Bom dia, a minha gata tem pulgas, tem algum remédio que seja seco para eliminar as pulgas?

Obrigada
Helena
A sua avaliação:
Anabel Sales
Muito grata pelas informações!
Já usei frontline, dei banho. Lavei a casa todos os dias com chá de alecrim, erva de Santa Maria, sal e vinagre branco, passei aspirador e até agora consegui diminuir as pulgas, mas ainda não elimina-las. Moro em apartamento e não entendo porque meus gatinhos ainda têm pulgas...
Começarei hoje com levedura de cerveja.
A sua avaliação:
Iracema
Adorei, não conhecia! Muito, muito obrigada! Esse é o Tikinho, um dos amores da minha vida! Tenho 9 cães e agora esse gatinho que resgatei, mesmo sem poder, por causa dos cães eu e ñ aceitam, aliás agora tem uma que gosta dele e ele dela! ❤ Estava cheio de pulgas, dei banho com sabonete Phebo, matou tudo! Li que passar óleo de coco nos pelos é muito bom!
FABIANA
Ola Iracema, seu gatinho e adulto? será que posso usar esse sabonete phebo na minha gata q é filhote? ela esta com 8 pra 9 meses
A sua avaliação:
Ana Sofia R. Gritten
Eu faço um chá de camomila comum pros filhotes? E ele mata ou tem que passar um pente por que so faz as pulgas sairem?
A sua avaliação:
Elizabeth Aparecida Marques Ferreira
Meus filhotes estão com pulgas. Gostaria de usar um remédio caseiro
eduardo henrique pereira lima
já demos remédios anti-pulgas, mas não adiantou, o que devo fazer?
Luísa Savala
Oi Eduardo! Não recomendamos que você medique o seu gato sem orientação profissional. Por isso, o mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer forma, de maneira complementar ao tratamento passado pelo profissional, você pode ver algumas sugestões de remédios caseiros para gato com pulga: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-gato-tem-pulgas-remedios-caseiros-20580.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
maria de lourdes ferreira de araujo
Tenho dois gatos. Estão com pulgas.Gostaria de uma receita para passar na casa.

Obrigada pela ajuda!


Rayane
Oiee, melhor remédio para as pulgas, acredite ou não, é detergente de coco, mata todas as pulgas! Passe na casa também :)
Catarina Seifão
Azeite branco ou azeite de vinho branco que se refere no texto?
Administrador PeritoAnimal
Oi Catarina! Você se refere ao vinagre branco? Se sim, é vinagre de vinho branco.
Catarina Seifão
Olá.. Sim esse mesmo. Fiquei na dúvida se era o vinagre branco de limpeza ou o vinagre de vinho branco normal dos "temperos ".. Obrigado pela ajuda.
Lucia
Muito bom.
Paola
Tenho 2 gatas fêmeas de 3 meses e uma de 1 ano , posso aplicar o spray de água com limão de quanto em quanto tempo? depois que aplico no gato deixo nele por quanto tempo?
marise
Ola esse xampu com citronela qual a dose certa, pois como vcs falaram coloca a mesma porção de xampu com outra igual de óleo, ou seja se for 200 ml de xampu, 200 ml do óleo , não seria muito oleo?
Helena Oliveira Machado
Ja desverminei meu gato, quanto tempo devo esperar para desvermina-lo novamente?
Rose
Tenho 3 gatos . 2 filhotes e um adulto. estão cheios de pulgas e vivem subindo na minha cama. O q faço p matar de vez essas pulgas ?
Rayane
Detergente de coco, mata todas as pulgas, dê um banho neles, deixa agir um pouquinho e lave até retirar todo o Detergente, não sobra uma pulga:)
Newiton
Tenho 2 gatinhas que fazem xixi nos cantos da casa , o que fazer ??
Tania
Adorei as dicas para acabar com as pulgas .. Vou fazer para minha gatinha.. Obrigada
A sua avaliação:
Paula
Amei a matéria.Tenho 20 gatos a maioria estão com pulgas portanto vou fazer o remédio caseiro.Obrigado pelas dicas.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Valeu pelo comentário Paula! Continue acompanhando nossas dicas ;)
Jeter Cunha
Bom Dia, li os métodos para expulsar esses parasitas do meu gato, vou experimentar e depois comento o resultado. Obrigado
1 de 5
O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros