Partilhar
Partilhar em:

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

Ver fichas de  Gatos

Acabou de adotar um gatinho ou já tem um como pet que sai constantemente para passear e fica cheio de pulgas? Não se preocupe, porque no PeritoAnimal vamos ensinar-lhe a combatê-las de forma natural e com remédios caseiros que manterão longe este incômodo parasita e que ajudarão o seu pequeno amigo a viver mais feliz.

Eliminar as pulgas dos gatos não é uma tarefa muito complicada. Tal como qualquer outra condição felina, é sempre melhor prevenir, mas se o seu pet já está infetado, estes remédios caseiros para pulgas em gatos, feitos com ingredientes naturais e de forma caseira ajudarão a liberar o seu pequeno caçador deste pesadelo.

Afogue as pulgas no banho

O primeiro remédio caseiro para as pulgas em gatos é sem dúvida um bom banho. Os gatos são animais extremamente limpos, mas uma vez que sejam infetados com pulgas, os seus banhos com a língua não são suficientes para as eliminar.

Para preparar um bom banho para eliminar as pulgas do seu pet vai precisar de:

  • Água morna
  • Xampu para bebês com peles sensíveis
  • Óleo de lavanda, citronela ou eucalipto
  • Pente de cerdas finas para gatos

Prepare um xampu especial anti-pulgas misturando uma porção de xampu com outra igual de óleo (pode usar um ou mais dos óleos propostos). Enquanto estiver dando banho no seu pet certifique-se de esfregar bem as partes de trás e a cauda, uma vez que ali estarão entranhadas a maioria das pulgas. Se for possível, deixe que o xampu e os óleos atuem por cerca de 5-10 minutos. Lembre-se de evitar molhar ou utilizar xampu nas orelhas e na cabeça.

Depois enxague muito bem o gato e seque-o bem com uma toalha. Esta é a melhor parte para eles, por isso faça-o com muito carinho. Por último, livre-se das incômodas pulgas do seu pequeno passando um pente por todo o corpo.

Conselhos importantes:

O seu gato não é um cachorro por isso nunca utilize produtos específicos para o controle de pulgas em cachorros nele. Eles não serão eficazes no seu gato e poderão colocar a saúde do seu companheiro felino em risco.

Se se tratar de um filhote de até 3 meses não utilize os óleos. A pele dos gatos é muito sensível e se forem tão pequenos poderá gerar neles uma irritação cutânea importante.

Os gatos passam a maior parte do tempo a lamberem-se e a limparem-se, por isso é muito importante eliminar bem qualquer resto de xampu do seu corpo. Caso contrário, o seu gato poderia se intoxicar.

Nem todos os gatos gostam de água, por isso para que o processo não seja traumático para o seu companheiro, faça tudo com carinho, paciência e cuidado. Não use jatos muitos fortes de água e controle bem a temperatura da mesma.

Durante a secagem, coloque o gato sobre uma toalha de cor clara ou branca para ter a certeza que mata todas as pulgas que caírem.

Casa limpa = Gato feliz

De nada serve aplicar medicamentos específicos ao seu pet ou dar-lhe um bom banho anti-pulgas se não mantiver a casa limpa. Eliminar as pulgas dos gatos não implica agir apenas sobre o animal, mas também sobre todas as zonas nas quais anda como a nossa casa.

Uma vez que o gato fique infestado de pulgas, estas passarão a invadir não só o seu corpo mas também os móveis, o arranhador e todos aqueles cômodos nos quais o seu pet passa a maior parte do tempo. Por isso, uma vez que tiver atuado sobre o seu gato, seja com um banho ou com algum medicamento, a próxima coisa que deve fazer é desinfetar a sua casa.

Para isso deverá reunir os seguintes materiais:

  • Aspirador
  • Máquina de lavar roupa
  • Vinagre branco
  • Água quente

Lave todos os cobertores, mantas e roupa no geral que estiveram em contato com o seu pet. Programe a máquina de lavar a roupa em um ciclo com água quente e se tiver máquina de secar utilize-a, desta forma terá a certeza que matou todas as pulgas que andavam por ali.

Para além disso, passe o aspirador por todos os móveis, arranhadores ou zonas onde o seu gato costume andar ou se encostar. Não pode correr o risco de deixar pulgas livres que possam voltar a infetar o seu amigo de quatro patas.

Por último, prepare uma solução de vinagre branco e água quente para limpar toda a casa. Utilize esta solução para os solos e as superfícies como prateleiras ou móveis.

O que é a terra de diatomáceas?

A terra de diatomáceas é um produto 100% natural e ecológico que se utiliza no tratamento de parasitas externos em animais. Trata-se de um pó branco de origem mineral que funciona como inseticida.

Este produto, disponível em lojas de animais, agarra-se ao corpo dos parasitas de sangue frio e absorve os seus líquidos corporais, matando-os de seguida. Se quer utilizá-lo, pode espalhá-lo como se se tratasse de talco sobre os móveis e o arranhador do seu pet. Deixe-o atuar entre 10 e 15 minutos e depois passe o aspirador, repita o processo mais umas duas vezes e pronto.

Spray antipulgas caseiro

Outro dos remédios caseiros para pulgas mais populares são os sprays cítricos. Para o fazer vai precisar de:

  • Água
  • Casca de laranja ou limão
  • Vaporizador

Tal como se fizesse um chá, coloque para ferver meio litro de água com as cascas. Deixe ferver uns minutos para a fruta desprender todo o seu aroma e depois reserve até esfriar por completo. Passe o preparado por um coador e encha o vaporizador com o resultado.

Poderá utilizar este spray cítrico antipulgas diretamente sobre o seu pet ou sobre outras superfícies de contato como os seus brinquedos, o seu arranhador ou os móveis onde mais gosta de estar.

Os gatos não são muito fãs dos cheiros cítricos, e tendo em conta que os nossos amigos felinos têm um sentido de olfato muito desenvolvido, é recomendável que não se excedo no uso deste tipo de sprays antipulgas natural.

Outra coisa que também pode utilizar é a maçã ou a camomila. Ao contrário do limão e da laranja, este cheiro não incômodo os gatos e, se se tratar de um gato pequeno, em vez de usar um spray, pode embeber um algodão com a solução de camomila e aplicá-la suavemente e com carinho por todo o corpo do pequeno, sobretudo na parte de trás e na cauda.

Torne a alimentação menos apetitosa

Uma forma eficaz de manter longe os parasitas como as pulgas é controlar a alimentação do seu gato e fazer com que o seu cheiro e sabor sejam pouco apetitosos para estas. Para isso, pode incluir na ração produtos extra como:

  • Levedura de cerveja
  • Alho

Pode utilizar qualquer um destes dois alimentos ou alterná-los, em pequenas quantidades, dentro da comida úmida ou seca que dá ao seu pet. Será suficiente fazer isto uma vez por dia para que o seu gato deixe de ser apetitoso para as pulgas, desta forma elas não o atacarão.

Alimentos tóxicos para gatos

Embora existam alimentos e plantas tóxicas para os gatos, nem a levedura de cerveja nem o alho representam um risco para o seu pet. De fato, o alho é considerado como um repelente para insetos natural, mas tendo sempre cuidado com as quantidades utilizadas. Mas para chegar a ser tóxico para ele, o seu gato teria de comer cerca de 50 alhos por dia.

Últimos conselhos

Conheça o seu inimigo: As pulgas são um parasita externo que se alimenta do sangue dos seus hóspedes. Uma fêmea pode colocar até 20 ovos por dia, por isso é melhor que conheça bem a vida das pulgas antes de querer acabar com elas.

Ataque as pulgas de todas as formas: Lembre-se de fazer uma limpeza completa, revise todos os brinquedos do seu pet e aspire toda a casa. Quando tiver terminado, tire a bolsa do aspirador e congele-a ou coloque-a ao sol, as temperaturas extremas vão acabar com estes incômodos insetos.

Proteja o seu gato quando sair: Se o seu gato é 100% caseiro tudo bem, mas se gosta de sair para a rua de vez em quando não poderá evitar que entre em contato com outros animais infestados de pulgas. O melhor é fazer um escudo protetor para o seu felino aventureiro. Para o fazer faça um spray com metade de água e a outra com vinagre de maçã, aplique este spray antes de cada passeio e pronto.

Consulte um especialista: Embora considere que é uma solução ecológica e mais saudável, é importante consultar sempre o seu veterinário antes de aplicar remédios caseiros para acabar com as pulgas do seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

Muito útil

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros
1 de 5
O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros