Partilhar

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

Ver fichas de  Gatos

Acabou de adotar um gatinho ou já tem um como pet que sai constantemente para passear e fica cheio de pulgas? Não se preocupe, porque no PeritoAnimal vamos ensinar-lhe a combatê-las de forma natural e com remédios caseiros que manterão longe este incômodo parasita e que ajudarão o seu pequeno amigo a viver mais feliz.

Eliminar as pulgas dos gatos não é uma tarefa muito complicada. Tal como qualquer outra condição felina, é sempre melhor prevenir, mas se o seu pet já está infetado, estes remédios caseiros para pulgas em gatos, feitos com ingredientes naturais e de forma caseira ajudarão a liberar o seu pequeno caçador deste pesadelo.

Afogue as pulgas no banho

O primeiro remédio caseiro para as pulgas em gatos é sem dúvida um bom banho. Os gatos são animais extremamente limpos, mas uma vez que sejam infetados com pulgas, os seus banhos com a língua não são suficientes para as eliminar.

Para preparar um bom banho para eliminar as pulgas do seu pet vai precisar de:

  • Água morna
  • Xampu para bebês com peles sensíveis
  • Óleo de lavanda, citronela ou eucalipto
  • Pente de cerdas finas para gatos

Prepare um xampu especial anti-pulgas misturando uma porção de xampu com outra igual de óleo (pode usar um ou mais dos óleos propostos). Enquanto estiver dando banho no seu pet certifique-se de esfregar bem as partes de trás e a cauda, uma vez que ali estarão entranhadas a maioria das pulgas. Se for possível, deixe que o xampu e os óleos atuem por cerca de 5-10 minutos. Lembre-se de evitar molhar ou utilizar xampu nas orelhas e na cabeça.

Depois enxague muito bem o gato e seque-o bem com uma toalha. Esta é a melhor parte para eles, por isso faça-o com muito carinho. Por último, livre-se das incômodas pulgas do seu pequeno passando um pente por todo o corpo.

Conselhos importantes:

O seu gato não é um cachorro por isso nunca utilize produtos específicos para o controle de pulgas em cachorros nele. Eles não serão eficazes no seu gato e poderão colocar a saúde do seu companheiro felino em risco.

Se se tratar de um filhote de até 3 meses não utilize os óleos. A pele dos gatos é muito sensível e se forem tão pequenos poderá gerar neles uma irritação cutânea importante.

Os gatos passam a maior parte do tempo a lamberem-se e a limparem-se, por isso é muito importante eliminar bem qualquer resto de xampu do seu corpo. Caso contrário, o seu gato poderia se intoxicar.

Nem todos os gatos gostam de água, por isso para que o processo não seja traumático para o seu companheiro, faça tudo com carinho, paciência e cuidado. Não use jatos muitos fortes de água e controle bem a temperatura da mesma.

Durante a secagem, coloque o gato sobre uma toalha de cor clara ou branca para ter a certeza que mata todas as pulgas que caírem.

Casa limpa = Gato feliz

De nada serve aplicar medicamentos específicos ao seu pet ou dar-lhe um bom banho anti-pulgas se não mantiver a casa limpa. Eliminar as pulgas dos gatos não implica agir apenas sobre o animal, mas também sobre todas as zonas nas quais anda como a nossa casa.

Uma vez que o gato fique infestado de pulgas, estas passarão a invadir não só o seu corpo mas também os móveis, o arranhador e todos aqueles cômodos nos quais o seu pet passa a maior parte do tempo. Por isso, uma vez que tiver atuado sobre o seu gato, seja com um banho ou com algum medicamento, a próxima coisa que deve fazer é desinfetar a sua casa.

Para isso deverá reunir os seguintes materiais:

  • Aspirador
  • Máquina de lavar roupa
  • Vinagre branco
  • Água quente

Lave todos os cobertores, mantas e roupa no geral que estiveram em contato com o seu pet. Programe a máquina de lavar a roupa em um ciclo com água quente e se tiver máquina de secar utilize-a, desta forma terá a certeza que matou todas as pulgas que andavam por ali.

Para além disso, passe o aspirador por todos os móveis, arranhadores ou zonas onde o seu gato costume andar ou se encostar. Não pode correr o risco de deixar pulgas livres que possam voltar a infetar o seu amigo de quatro patas.

Por último, prepare uma solução de vinagre branco e água quente para limpar toda a casa. Utilize esta solução para os solos e as superfícies como prateleiras ou móveis.

O que é a terra de diatomáceas?

A terra de diatomáceas é um produto 100% natural e ecológico que se utiliza no tratamento de parasitas externos em animais. Trata-se de um pó branco de origem mineral que funciona como inseticida.

Este produto, disponível em lojas de animais, agarra-se ao corpo dos parasitas de sangue frio e absorve os seus líquidos corporais, matando-os de seguida. Se quer utilizá-lo, pode espalhá-lo como se se tratasse de talco sobre os móveis e o arranhador do seu pet. Deixe-o atuar entre 10 e 15 minutos e depois passe o aspirador, repita o processo mais umas duas vezes e pronto.

Spray antipulgas caseiro

Outro dos remédios caseiros para pulgas mais populares são os sprays cítricos. Para o fazer vai precisar de:

  • Água
  • Casca de laranja ou limão
  • Vaporizador

Tal como se fizesse um chá, coloque para ferver meio litro de água com as cascas. Deixe ferver uns minutos para a fruta desprender todo o seu aroma e depois reserve até esfriar por completo. Passe o preparado por um coador e encha o vaporizador com o resultado.

Poderá utilizar este spray cítrico antipulgas diretamente sobre o seu pet ou sobre outras superfícies de contato como os seus brinquedos, o seu arranhador ou os móveis onde mais gosta de estar.

Os gatos não são muito fãs dos cheiros cítricos, e tendo em conta que os nossos amigos felinos têm um sentido de olfato muito desenvolvido, é recomendável que não se excedo no uso deste tipo de sprays antipulgas natural.

Outra coisa que também pode utilizar é a maçã ou a camomila. Ao contrário do limão e da laranja, este cheiro não incômodo os gatos e, se se tratar de um gato pequeno, em vez de usar um spray, pode embeber um algodão com a solução de camomila e aplicá-la suavemente e com carinho por todo o corpo do pequeno, sobretudo na parte de trás e na cauda.

Torne a alimentação menos apetitosa

Uma forma eficaz de manter longe os parasitas como as pulgas é controlar a alimentação do seu gato e fazer com que o seu cheiro e sabor sejam pouco apetitosos para estas. Para isso, pode incluir na ração produtos extra como:

  • Levedura de cerveja
  • Alho

Pode utilizar qualquer um destes dois alimentos ou alterná-los, em pequenas quantidades, dentro da comida úmida ou seca que dá ao seu pet. Será suficiente fazer isto uma vez por dia para que o seu gato deixe de ser apetitoso para as pulgas, desta forma elas não o atacarão.

Alimentos tóxicos para gatos

Embora existam alimentos e plantas tóxicas para os gatos, a levedura de cerveja não representa um risco para o seu pet. Porém, o alho apesar de ser considerado como um repelente para insetos natural, pode ser muito perigoso para o seu gato. A dose tóxica deste alimento é de 5 g/kg. Ou seja, se o seu gato tiver dois quilos, três dentes de alho são o suficientes para o intoxicar.

Últimos conselhos

Conheça o seu inimigo: As pulgas são um parasita externo que se alimenta do sangue dos seus hóspedes. Uma fêmea pode colocar até 20 ovos por dia, por isso é melhor que conheça bem a vida das pulgas antes de querer acabar com elas.

Ataque as pulgas de todas as formas: Lembre-se de fazer uma limpeza completa, revise todos os brinquedos do seu pet e aspire toda a casa. Quando tiver terminado, tire a bolsa do aspirador e congele-a ou coloque-a ao sol, as temperaturas extremas vão acabar com estes incômodos insetos.

Proteja o seu gato quando sair: Se o seu gato é 100% caseiro tudo bem, mas se gosta de sair para a rua de vez em quando não poderá evitar que entre em contato com outros animais infestados de pulgas. O melhor é fazer um escudo protetor para o seu felino aventureiro. Para o fazer faça um spray com metade de água e a outra com vinagre de maçã, aplique este spray antes de cada passeio e pronto.

Consulte um especialista: Embora considere que é uma solução ecológica e mais saudável, é importante consultar sempre o seu veterinário antes de aplicar remédios caseiros para acabar com as pulgas do seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário sobre O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Paula
Amei a matéria.Tenho 20 gatos a maioria estão com pulgas portanto vou fazer o remédio caseiro.Obrigado pelas dicas.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Valeu pelo comentário Paula! Continue acompanhando nossas dicas ;)
Jeter Cunha
Bom Dia, li os métodos para expulsar esses parasitas do meu gato, vou experimentar e depois comento o resultado. Obrigado
A sua avaliação:
Gateira
Gostei bastante das dicas porém o alho (e tbm a cebola) são altamente tóxicos para gatos. Misturar alho na ração pode até levá-lo a morte. Gosto muito do site.
Não totalmente verdade,tanto que se vc ler direito o artigo,fala numa quantidade exorbitante.Eu sempre uso para desverminar meus gatos,em qualquer época da vida deles,e te garanto nunca matei nenhum...Uso um dente médio,picado,em meio copo de leite.Deixo o leite absorver as propriedades do alho.Ou macero o alho e deixo uns minutos para o leite absorver.Depois dou para eles beberem.Nem sempre eles bebem tudo.Mas o pouco que bebem já é suficiente.
Gateira
Muito bom saber que não é tão perigoso assim. Obrigada por responder. 😘
Rosalina Ferreira de Oliveira
Adotei o meu gatinho com menos de 2 meses, ele já tinha muitas pulgas, está difícil de elimina-las
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosalina! Uma vez que o seu gatinho ainda é um filhote, um desparasitante normal não serve. Você deve consultar um médico veterinário para que ele prescreva um fármaco desparasitante adequado para gatinhos filhotes.
Cristiane Barros
De quanto em quanto tempo posso usar esse spray? Consegui matar umas pulgas, parece que elas ficaram moles.
A sua avaliação:
Julia
Ola gostei bastante da dica do banho! Tirou varias pulgas, mas agora ele esta com o pelo oleoso e esta incomodado ela. Oq eu faço?
SEMIR LIRA SILVA
Ótima dicas obrigado por compartilhar
ETTE MEDEIROS DA SILVEIRA
Sou Protetora independente e toda ajuda é muito importante, gostei das dicas de como acabar com os parasitas. Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Agradecemos a sua preferência pelo PeritoAnimal e acima de tudo por dedicar parte da sua vida a proteger os animais!
A sua avaliação:
Suely Bischoff Machado de Oliveira
Olá, Bom dia. Valeu pelas dicas. Vou experimentar a terra de diatomáceas e o spray com casca de limão.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suely! Que bom saber que as dicas foram úteis! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)

O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros
1 de 5
O meu gato tem pulgas - Remédios caseiros
Voltar ao topo da página