Partilhar

Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 novembro 2019
Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Ver fichas de  Cachorros

O cão é o melhor amigo do homem, e como o seu melhor amigo o ser humano encarrega-se dele em todos os sentidos: alimenta-o, limpa-o, dá-lhe banho e cuida dele. Em contrapartida, o cachorro oferece proteção, companhia, fidelidade e afeto.

A higiene do cachorro é muito importante, não apenas para evitar odores desagradáveis em casa, como também para manter o seu amigo peludo livre de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, e deixa o pet limpo e fresco, embora às vezes possa parecer que ele não gosta muito do banho.

É por isso que, no PeritoAnimal, oferecemos uma lista de remédios caseiros para matar pulgas no cachorro para você se livrar desta incômoda praga que afeta a saúde do seu cachorro, usando métodos completamente naturais e econômicos!

Também lhe pode interessar: Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

Remédio caseiro para pulgas: cítricos

As pulgas odeiam os cítricos, por isso indicamos três remédios caseiros para as pulgas dos cachorros que você pode preparar muito facilmente em casa:

  1. Esfregue o pelo do seu pet com limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica, isso manterá as pulgas longe.
  2. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar a noite toda, e no dia seguinte verta a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos. Não precisa dar banho depois, mas deve estar atento à reação do seu cachorro. Se observar algum desconforto, retire de imediato com água em abundância.
  3. Para a casa, pulverize esta mesma mistura feita com limão e água nas zonas em que se alojam as pulgas, como almofadas e tapetes.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio caseiro para pulgas: cítricos

Como matar pulgas com vinagre

O vinagre é um excelente remédio caseiro para pulga, pois o forte cheiro tanto mata como afasta esses parasitas. Existem vários benefícios do vinagre de maçã, não apenas relacionados com os parasitas, pois este produto também favorece o brilho do pelo, por exemplo. Confira como tirar pulga de cachorro com vinagre:

  • Banho anti-pulgas: Vai precisar de uma xícara de vinagre e uma xícara de detergente líquido. Misture ambos os ingredientes em um recipiente e use a mistura para dar banho ao seu cachorro. Umedeça o pelo e depois espalhe a mistura que preparou. Deixe-a atuar por meia hora e utilize um pente para pulgas para tirar as pulgas do pelo. Depois, lave muito bem o cachorro para remover todo o excesso. Repita este procedimento duas vezes por semana.
  • Repelente: Misture meia xícara de água com meia xícara de vinagre de maçã e coloque em um pulverizador. Pulverize sobre o seu cachorro para eliminar as pulgas e aliviar a coceira. Você também pode adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco no recipiente de água do cachorro, isso vai afastar as pulgas e proporcionar brilho ao pelo. Esta receita funciona como um frontline caseiro.
  • Xampu anti-pulgas: Vai precisar de um pouco de xampu para cachorros, meia xícara de água e meia xícara de vinagre branco ou de maçã. Misture e utilize este xampu normalmente como faz quando dá banho no cachorro. Deixe atuar durante 5 minutos e depois enxague bem.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Como matar pulgas com vinagre

Remédio para pulga caseiro: levedura de cerveja

A levedura de cerveja também é um eficaz anti-pulgas caseiro. Saiba como acabar com pulgas com levedura de cerveja com esses dois métodos:

  • Alimento: Adicione uma pitada de levedura à comida habitual do seu cachorro, isto irá afugentá-las de dentro para fora.
  • Repelente: Precisa apenas de uma xícara de levedura. Esfregue a levedura sobre o pelo do seu pet até chegar à pele, a vitamina B1 que contém eliminará as pulgas. Deixe-a atuar durante vários dias e retire. Repita uma vez por semana.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio para pulga caseiro: levedura de cerveja

Coleira anti-pulgas caseira

Além dos remédios para pulgas, você pode criar uma coleira anti-pulgas. Existem várias coleiras deste gênero à venda, no entanto são muitos os donos que as evitam o método devido ao cheiro intenso a inseticida que liberam. Para evitar esse odor desagradável, sugerimos uma forma de fazer a sua própria coleira anti-pulgas caseira, completamente natural. Confira como eliminar pulgas com coleira caseira:

  • Consiga uma essência de alecrim ou lavanda, água e um pano. Dilua o óleo em água, umedeça o pano e coloque-o ao redor do pescoço do seu cachorro, dando um nó (com cuidado, para não machucar). Para reforçar o efeito, misture umas gotas da essência com azeite de oliva e aplique na base da cauda do cachorro.
  • Reúna diferentes óleos essenciais: cedro, lavanda, tomilho, citronela, gerânio e manjericão. Adicione uma ou duas gotas de cada um em um pano e dê um nó no pescoço do cachorro.

Qualquer colar antipulgas caseiro deve ser renovado semanalmente, quando o cheiro desaparecer.

Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Coleira anti-pulgas caseira

Remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente

A guerra contra as pulgas não é apenas no pelo do animal, pois também é importante proteger a casa para evitar que o animal seja afetado de novo. As pulgas fazem ninhos com facilidade em camas, almofadas e tapetes. Por isso, recomendamos várias opções de remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente:

  • O absinto: Esta planta medicinal europeia funciona como inseticida natural. Plante-a no seu jardim para acabar com as pulgas e coloque pequenos sacos cheios de absinto em diferentes pontos da casa.
  • O sal: Espalhe sal sobre as almofadas de casa, isso matará as pulgas ao secar o ambiente que precisam para crescer. Deixe durante vários dias e depois aspire a zona. Repita durante várias semanas.
  • Aparas de cedro: Coloque aparas de cedro dentro da cama do cachorro, debaixo dos móveis e nos cantos. Você pode espalhá-las diretamente ou colocá-las dentro de sacos. O cheiro afasta as pulgas. Se observar alguma reação negativa no seu cachorro, retire de imediato, pois ele pode ser alérgico.
  • O alecrim e a lavanda: Plante estas ervas no seu jardim para afastar as pulgas e outros insetos.

Se nada disto funcionar para acabar com as pulgas, não espere mais, vá até ao veterinário para que ele receite um spray, pipeta ou outro tratamento anti-pulgas, lembre-se que este parasita é prejudicial para a saúde do seu cachorro.

Remédio caseiro para carrapato

Se o seu pet também apresenta carrapatos no pelo, não perca os melhores remédios caseiros para carrapatos em cachorros nesse outro artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para matar pulgas no cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
Francisca Schuchmann
Ainda não tentei esses remédios caseiros, mas vou usar o vinagre de maça pra testar.
A sua avaliação:
Gildalia santos da cruz Borges
Quero agradece pela dica mim ajudo a mata as pulgas das minhas pets obrigada
A sua avaliação:
Joana
Meu gato se corta mais nao já pulgas
A sua avaliação:
Ana Flávia
Bom dia, queria saber se posso usar essa mistura de vinagre de maçã com detergente no meu Pet filhote de 2 meses apenas.... Será que fará mal? Desde já agradeço.
A sua avaliação:
VANDA NASCIMENTO
OI TD BEM ? TENHO UM SHITSU ERA MT MANSO E AGORA ANDA MT BRAVO NÃO DEIXA PEGAR E ATÉ MORDE POREM RECEBE CARINHO, ESTOU MT PREOCUPADA SEM SABER O QUE FAZER.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanda! Temos um artigo sobre os motivos pelos quais o comportamento de um cachorro mudou, confira: https://www.peritoanimal.com.br/porque-mudou-o-carater-do-meu-cachorro-3945.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
katia m c f
Calmante natural para ansiedade canina
Maria José Basílio da Silva
Olha minha mãe tem um vira lata e ele tá cheio de pulgas e o ambiente também,o que faço me ajude por favor desde já agradeço
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, é muito importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Robinho Novais
O veneno para pulgas com vinagre funcionou na Paçoca, agora já sei como acabar com pulgas no futuro. valeu
A sua avaliação:
Antônio Miguel
Oi tudo bem? Tenho um Pit Bull rednoose fem ela tem muita coceira isso me disseram ser normal na raça . É verdade? O que posso fazer ??
Administrador PeritoAnimal
JEIEL
SIM E COM CLAREZA QUE A IMUNIDADE DA LINHA PIT BULL TENHA COCEIRA E TRATO A DO MEU COM O BIODEX ELE E ANTI ALÉRGICO ANTI FÚNGICO E ANTI-INFLAMATÓRIO,
SABENDO QUE ELE NÃO PODE DORMIR EM TERRA OU LOCAL CIMENTADO
A sua avaliação:
GUILHERME MACHADO BRENNAND
Excelentes matérias e dicas caseiras que funcionam.. Parabéns!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Guilherme! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐶 ❣️

Remédio caseiro para matar pulgas no cão
1 de 5
Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Voltar ao topo da página