PARTILHAR

Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 fevereiro 2022
Remédio caseiro para matar pulgas no cão
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cão é o melhor amigo do homem, e como o seu melhor amigo o ser humano encarrega-se dele em todos os sentidos: alimenta-o, limpa-o, dá-lhe banho e cuida dele. Em contrapartida, o cachorro oferece proteção, companhia, fidelidade e afeto.

A higiene do cachorro é muito importante, não apenas para evitar odores desagradáveis em casa, como também para manter o seu amigo peludo livre de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, e deixa o pet limpo, embora às vezes possa parecer que ele não gosta muito do banho.

É por isso que, no PeritoAnimal, oferecemos uma lista de alguns remédios caseiros para matar pulgas no cachorro para você se livrar desta incômoda praga que afeta a saúde do seu cachorro, usando métodos completamente naturais e econômicos!

Também lhe pode interessar: Eliminar as pulgas dos gatos

Remédio caseiro para pulgas: cítricos

As pulgas odeiam os cítricos, por isso indicamos três remédios caseiros para pulgas que são excelentes opções de como eliminar pulgas dos cachorros que você pode preparar muito facilmente em casa:

  1. Esfregue o pelo do seu pet com limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica, isso manterá as pulgas longe. Muita atenção para não passar essas frutas na pele do animal.
  2. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar a noite toda, e no dia seguinte coloque cuidadosamente a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos. Durante o tempo que ele ficar com a solução, não o deixe ficar ao sol e é preciso observar a reação do seu cachorro. Se houver algum desconforto, retire de imediato com água em abundância.
  3. Para a casa, pulverize esta mesma mistura feita com limão e água nas regiões em que se alojam as pulgas, como almofadas e tapetes.

Certamente esses são ótimas opções de remédio caseiro para pulga em cachorro.

Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio caseiro para pulgas: cítricos

Como matar pulgas em cães com vinagre

O vinagre é um excelente remédio caseiro para pulgas em cachorros, pois o forte cheiro tanto mata como afasta esses parasitas. Existem vários benefícios do vinagre de maçã, não apenas relacionados com os parasitas, pois este produto também favorece o brilho do pelo, por exemplo. Confira como tirar pulga de cachorro com vinagre:

  • Banho anti-pulgas: você vai precisar de uma xícara de vinagre e uma xícara de detergente líquido. Misture ambos os ingredientes em um recipiente e use a mistura para dar banho no seu cachorro. Umedeça o pelo e depois espalhe a mistura que preparou. Deixe-a atuar por meia hora e utilize um pente para pulgas para tirar as pulgas do pelo. Depois, lave muito bem o cachorro para remover todo o excesso. Repita este procedimento duas vezes por semana para acabar com as pulgas do cachorro de maneira eficaz.
  • Repelente: misture meia xícara de água com meia xícara de vinagre de maçã e coloque em um pulverizador. Pulverize sobre o seu cachorro para eliminar as pulgas e aliviar a coceira. Você também pode adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco no recipiente de água do cachorro, isso vai afastar as pulgas e proporcionar brilho ao pelo. Esta receita funciona como um frontline caseiro.
  • Shampoo anti-pulgas: você vai precisar de um pouco de shampoo para cachorros, meia xícara de água e meia xícara de vinagre branco ou de maçã. Misture e utilize este shampoo normalmente como faz quando dá banho no cachorro. Deixe atuar durante 5 minutos e depois enxague bem.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Como matar pulgas em cães com vinagre

Remédio caseiro para pulga em cachorro: levedura de cerveja

A levedura de cerveja também é um eficaz anti-pulgas caseiro. Saiba como acabar com pulgas com levedura de cerveja com esses dois métodos:

  • Alimento: Adicione uma pitada de levedura à comida habitual do seu cachorro, isto irá afugentá-las de dentro para fora.
  • Repelente: Precisa apenas de uma xícara de levedura. Esfregue a levedura sobre o pelo do seu pet até chegar à pele, a vitamina B1 que contém eliminará as pulgas. Deixe-a atuar durante vários dias e retire. Repita uma vez por semana. Este repelente é uma boa opção de como eliminar pulgas de cachorros.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio caseiro para pulga em cachorro: levedura de cerveja

Coleira anti-pulgas caseira

Além dos remédios caseiros para pulgas em cachorro, você pode criar uma coleira anti-pulgas. Existem várias coleiras deste gênero à venda, no entanto são muitos os donos que as evitam devido ao cheiro intenso de inseticida que liberam. Para fugir desse odor desagradável, sugerimos uma forma de fazer a sua própria coleira anti-pulgas caseira, completamente natural. Confira como eliminar pulgas com coleira caseira:

  • Consiga uma essência de alecrim ou lavanda, água e um pano. Dilua o óleo em água, umedeça o pano e coloque-o ao redor do pescoço do seu cachorro, dando um nó (com cuidado, para não machucar). Para reforçar o efeito, misture umas gotas da essência com azeite de oliva e aplique na base da cauda do cachorro.
  • Reúna diferentes óleos essenciais: cedro, lavanda, tomilho, citronela, gerânio e manjericão. Adicione uma ou duas gotas de cada um em um pano e dê um nó no pescoço do cachorro.

Qualquer colar antipulgas caseiro deve ser renovado semanalmente, quando o cheiro desaparecer.

Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Coleira anti-pulgas caseira

Remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente

A guerra contra as pulgas não é apenas no pelo do animal, pois também é importante proteger a casa para evitar que o animal seja afetado de novo. As pulgas fazem ninhos com facilidade em camas, almofadas e tapetes. Por isso, recomendamos várias opções de remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente:

  • O absinto: Esta planta medicinal europeia funciona como inseticida natural. Plante-a no seu jardim para acabar com as pulgas e coloque pequenos sacos cheios de absinto em diferentes pontos da casa.
  • O sal: Espalhe sal sobre as almofadas de casa, isso matará as pulgas ao secar o ambiente que precisam para crescer. Deixe durante vários dias e depois aspire a zona. Repita durante várias semanas.
  • Aparas de cedro: Coloque aparas de cedro dentro da cama do cachorro, debaixo dos móveis e nos cantos. Você pode espalhá-las diretamente ou colocá-las dentro de sacos. O cheiro afasta as pulgas. Se observar alguma reação negativa no seu cachorro, retire de imediato, pois ele pode ser alérgico.
  • O alecrim e a lavanda: Plante estas ervas no seu jardim para afastar as pulgas e outros insetos.

Se nada disto funcionar para acabar com as pulgas do cachorro, não espere mais, vá até ao veterinário para que ele receite um spray, pipeta ou outro tratamento anti-pulgas, lembre-se que este parasita é prejudicial para a saúde do seu cachorro.

Remédio caseiro para carrapato

Se o seu pet também apresenta carrapatos no pelo, não perca os melhores remédios caseiros para carrapatos em cachorros nesse outro artigo do PeritoAnimal e também no vídeo a seguir:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para matar pulgas no cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • OZAKI, Andréia Tiemi; DUARTE, P. C. Fitoterápicos utilizados na medicina veterinária, em cães e gatos. Revista Pharmacia Brasileira. Infarma, 2006, vol. 18, no 11-12, p. 17-25. Disponível em: <https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf>. Acesso em 16 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
81 comentários
A sua avaliação:
Rosilene Vianna velloso
Meu cachorro luck de vez em quando fica na minha cama ele está cheio de pulgas e está passando pulgas pra minha roupa eu só tenho vinagre de álcool que o meu irmão me deu posso usar o vinagre de álcool no meu cachorro e na minha cama e roupas também? O sabão de coco acaba com pulgas no cachorro?
A sua avaliação:
Juliana
Muito obrigada pelas dicas tão claras e completas. Estava há dias pesquisando alternativas aos produtos tóxicos, e não encontrava nada tão completo e bem explicado assim!
A sua avaliação:
Kailany
Pode usar a dica do vinagre de maçã em filhotes?
A sua avaliação:
Cristiane Da Silva alves
Qual o tipo de detergente devo usar com a mistura do vinagre
A sua avaliação:
Ester Helena
Amei as informações, meu cachorro esta com 4 meses, diminuiu o apetite e tbm está tomando.pouca água,.porem se oferecemos nossa refeição, fruta, verduras ele aceita.
A sua avaliação:
Elizete da Silva Vieira
Simplesmente sensacional. Já faço uso de aromaterapia e vinagre. Parabéns.
Quem acessar essas informações tão preciosas , acredite, são verdadeiramente maravilhosas.
A sua avaliação:
Marcelo Freire De Almeida
Gostaria de saber qual medicamento devo dar aí meu cachorro pois ele é um labrador e está perdendo muitos pelo e toda vez que se cossa fica vermelhão e está abrindo uns buracos como falta dos pêlos e apareceram algumas pulgas que já estou tratando
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Marcelo. Tudo bom? Temos este artigo sobre pelo de cachorro caindo: causas e soluções: https://www.peritoanimal.com.br/pelo-de-cachorro-caindo-causas-e-solucoes-23045.html.
Esperamos que seja útil! Mas, de qualquer, forma, recomendamos que leve seu pet a um veterinário!
Um abraço
A sua avaliação:
Maria Noemia de Oliveira
Parabéns, por uma matéria, tão diversificada!!!!!
Grata!!!!!
A sua avaliação:
anthony
gostei
A sua avaliação:
heloisa aretz
eu quero aprender mais cuidados nosso pets
A sua avaliação:
Ramona
Esse com vinagre e detergente funciona mesmo ? Tenho uma cachorrinha de dois meses e ela tem algumas pulgas, quero fazer alguma coisa antes que piore.
Cristiane Da Silva alves
Romana que detergente vc usou
A sua avaliação:
fabiola ratton kummer
é preciso avisar que frutas cítricas na pele queimam com a exposicão ao sol
A sua avaliação:
Candido ofinar
Quero acabar com pulgas no meu cachorro

A sua avaliação:
Myrtha Suzana Gonçalves Louback
Pode passar em filhote com dois meses?
Adeilza
Pode passa em filhote de 2 meses
A sua avaliação:
Bruna Tavares Camargo
Pode ser qualquer vinagre?
dddddddddddddddddd
vinagre de piça
A sua avaliação:
Luana cordeiro da costa
Então eu queria saber se essa receitinha de frutas cítricas funciona msm, e que minha cachorrinha tem 1 mês e uns dias e ja pode dar banho ou espera? Gnt me ajuda pfvrr
Tania
Sua cachorrinha é muito novinha. Banho, eu acho que só com 3 meses mas sempre consulte um veterinário, porque tem as vacinas e, só os veterinarios devem aplicar.
Não fique pedindo ajuda online se não tem veterinário para responder.
A sua avaliação:
Maria Dalla
O limão no pelo do pet não causará queimaduras? Agradeço desde já!
Meus cachorros
Pode sim se ficar exposto no sol.
A sua avaliação:
Elianay
Pessoal,O shampoo anti pulga de vinagre de maçã +água +shampoo de pet;Funciona mesmooooo!!!Obrigado Perito Animal😘
A sua avaliação:
Alessandra dos Santos Mendes Almeida
Me mandem remédio caseiro
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Alessandra. O remédio pode ser consultado no artigo.
A sua avaliação:
Diquinha
Posso colocar qualquer vinagre?
Ines do Carmo Boldrin
Eu uso qualquer vinagre e da certo
Remédio caseiro para matar pulgas no cão
1 de 5
Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Voltar ao topo da página ↑