Partilhar

Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 julho 2019
Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Ver fichas de  Cachorros

O cão é o melhor amigo do homem, e como o seu melhor amigo o ser humano encarrega-se dele em todos os sentidos: alimenta-o, limpa-o, dá-lhe banho e cuida dele. Em contrapartida, o cachorro oferece proteção, companhia, fidelidade e afeto.

A higiene do cachorro é muito importante, não apenas para evitar odores desagradáveis em casa, como também para manter o seu amigo peludo livre de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, e deixa o pet limpo e fresco, embora às vezes possa parecer que ele não gosta muito do banho.

É por isso que, no PeritoAnimal, oferecemos uma lista de remédios caseiros para matar pulgas no cachorro para você se livrar desta incômoda praga que afeta a saúde do seu cachorro, usando métodos completamente naturais e econômicos!

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para papagaios

Remédio caseiro para pulgas: cítricos

As pulgas odeiam os cítricos, por isso indicamos três remédios caseiros para as pulgas dos cachorros que você pode preparar muito facilmente em casa:

  1. Esfregue o pelo do seu pet com limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica, isso manterá as pulgas longe.
  2. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar a noite toda, e no dia seguinte verta a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos. Não precisa dar banho depois, mas deve estar atento à reação do seu cachorro. Se observar algum desconforto, retire de imediato com água em abundância.
  3. Para a casa, pulverize esta mesma mistura feita com limão e água nas zonas em que se alojam as pulgas, como almofadas e tapetes.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio caseiro para pulgas: cítricos

Como matar pulgas com vinagre

O vinagre é um excelente remédio caseiro para pulga, pois o forte cheiro tanto mata como afasta esses parasitas. Existem vários benefícios do vinagre de maçã, não apenas relacionados com os parasitas, pois este produto também favorece o brilho do pelo, por exemplo. Confira como tirar pulga de cachorro com vinagre:

  • Banho anti-pulgas: Vai precisar de uma xícara de vinagre e uma xícara de detergente líquido. Misture ambos os ingredientes em um recipiente e use a mistura para dar banho ao seu cachorro. Umedeça o pelo e depois espalhe a mistura que preparou. Deixe-a atuar por meia hora e utilize um pente para pulgas para tirar as pulgas do pelo. Depois, lave muito bem o cachorro para remover todo o excesso. Repita este procedimento duas vezes por semana.
  • Repelente: Misture meia xícara de água com meia xícara de vinagre de maçã e coloque em um pulverizador. Pulverize sobre o seu cachorro para eliminar as pulgas e aliviar a coceira. Você também pode adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco no recipiente de água do cachorro, isso vai afastar as pulgas e proporcionar brilho ao pelo. Esta receita funciona como um frontline caseiro.
  • Xampu anti-pulgas: Vai precisar de um pouco de xampu para cachorros, meia xícara de água e meia xícara de vinagre branco ou de maçã. Misture e utilize este xampu normalmente como faz quando dá banho no cachorro. Deixe atuar durante 5 minutos e depois enxague bem.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Como matar pulgas com vinagre

Remédio para pulga caseiro: levedura de cerveja

A levedura de cerveja também é um eficaz anti-pulgas caseiro. Saiba como acabar com pulgas com levedura de cerveja com esses dois métodos:

  • Alimento: Adicione uma pitada de levedura à comida habitual do seu cachorro, isto irá afugentá-las de dentro para fora.
  • Repelente: Precisa apenas de uma xícara de levedura. Esfregue a levedura sobre o pelo do seu pet até chegar à pele, a vitamina B1 que contém eliminará as pulgas. Deixe-a atuar durante vários dias e retire. Repita uma vez por semana.
Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Remédio para pulga caseiro: levedura de cerveja

Coleira anti-pulgas caseira

Além dos remédios para pulgas, você pode criar uma coleira anti-pulgas. Existem várias coleiras deste gênero à venda, no entanto são muitos os donos que as evitam o método devido ao cheiro intenso a inseticida que liberam. Para evitar esse odor desagradável, sugerimos uma forma de fazer a sua própria coleira anti-pulgas caseira, completamente natural. Confira como eliminar pulgas com coleira caseira:

  • Consiga uma essência de alecrim ou lavanda, água e um pano. Dilua o óleo em água, umedeça o pano e coloque-o ao redor do pescoço do seu cachorro, dando um nó (com cuidado, para não machucar). Para reforçar o efeito, misture umas gotas da essência com azeite de oliva e aplique na base da cauda do cachorro.
  • Reúna diferentes óleos essenciais: cedro, lavanda, tomilho, citronela, gerânio e manjericão. Adicione uma ou duas gotas de cada um em um pano e dê um nó no pescoço do cachorro.

Qualquer colar antipulgas caseiro deve ser renovado semanalmente, quando o cheiro desaparecer.

Remédio caseiro para matar pulgas no cão - Coleira anti-pulgas caseira

Remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente

A guerra contra as pulgas não é apenas no pelo do animal, pois também é importante proteger a casa para evitar que o animal seja afetado de novo. As pulgas fazem ninhos com facilidade em camas, almofadas e tapetes. Por isso, recomendamos várias opções de remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente:

  • O absinto: Esta planta medicinal europeia funciona como inseticida natural. Plante-a no seu jardim para acabar com as pulgas e coloque pequenos sacos cheios de absinto em diferentes pontos da casa.
  • O sal: Espalhe sal sobre as almofadas de casa, isso matará as pulgas ao secar o ambiente que precisam para crescer. Deixe durante vários dias e depois aspire a zona. Repita durante várias semanas.
  • Aparas de cedro: Coloque aparas de cedro dentro da cama do cachorro, debaixo dos móveis e nos cantos. Você pode espalhá-las diretamente ou colocá-las dentro de sacos. O cheiro afasta as pulgas. Se observar alguma reação negativa no seu cachorro, retire de imediato, pois ele pode ser alérgico.
  • O alecrim e a lavanda: Plante estas ervas no seu jardim para afastar as pulgas e outros insetos.

Se nada disto funcionar para acabar com as pulgas, não espere mais, vá até ao veterinário para que ele receite um spray, pipeta ou outro tratamento anti-pulgas, lembre-se que este parasita é prejudicial para a saúde do seu cachorro.

Remédio caseiro para carrapato

Se o seu pet também apresenta carrapatos no pelo, não perca os melhores remédios caseiros para carrapatos em cachorros nesse outro artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para matar pulgas no cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
A sua avaliação:
Robinho Novais
O veneno para pulgas com vinagre funcionou na Paçoca, agora já sei como acabar com pulgas no futuro. valeu
A sua avaliação:
Antônio Miguel
Oi tudo bem? Tenho um Pit Bull rednoose fem ela tem muita coceira isso me disseram ser normal na raça . É verdade? O que posso fazer ??
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
GUILHERME MACHADO BRENNAND
Excelentes matérias e dicas caseiras que funcionam.. Parabéns!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Guilherme! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐶 ❣️
Cristyana
Devemos ter muita cautela, apliquei vinagre na minha cachorra e deu alergia. Levei ao veterinário e além de tratar a eliminação das pulgas, teve que tratar a alergia também. Ela indicou 01 único comprimido e acabaram-se as pulgas. Muitas vezes o barato sai caro.
taniara
Olá poderia me passar o nome do remédio e se filhote pode usar?
Gabriel
Também quero saber. Meu filhote tá com algumas pulgas no corpo.
Isabelle
Gente eu uso BRAVECTO é o remédio mais eficaz, ele elimina as pulgas em questão de horas, mas o preço é meio salgado, minha bb tem 15 kg e o comprimido pra ela custa em torno de R$180,00 MASSSS VALE O INVESTIMENTO
A sua avaliação:
mara
maravilha de deus so o vinagre e detergente esfreguei nele todo fez uma espuma acabou
Daiana
O anti-pulgas com detergente e vinagre serve também para banhar os filhotes?
Ganhei um, só que como vivia no quintal está carregado de pulgas.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Diana! Sim, o vinagre também é útil para eliminar as pulgas em filhotes, desde que você aplique com muito cuidado. Em cães muito jovens, as preocupações devem ser ainda maiores, de maneira que se deve ter muito cuidado ao aplicar o produto sobre a face do animal, já que de forma alguma deve ter contato com os olhos ou o nariz. O cheiro forte do vinagre pode produzir espirros quando inalado, além disso, sua composição provoca irritação ocular, em caso de contato direto com os olhos.
Embora em cachorros adultos possamos aplicar o vinagre diretamente, em filhotes é recomendável diluir o produto em água. Desta forma, os passos a seguir para eliminar as pulgas em filhotes com vinagre são:
Dilua uma colher de vinagre em um copo de água (200 ml). Você pode acrescentar umas gotas de suco de limão.
Pegue um pano limpo, umedeça com a solução e passe pelo corpo do filhote, evitando olhos e nariz.
Repita a operação se necessário e utilize o pente anti-piolhos.
Retire o produto com água morna e seque bem o animal.
Se você quiser, após aplicar o vinagre para eliminar as pulgas em filhotes, pode banhar o pequeno com um shampoo específico. E se não funcionar, busque um veterinário, já que por ser tão jovem, toda precaução é pouca.
A sua avaliação:
Ionny Stein
Oba, muito obrigada pelas instruções, e dicas. Não vejo a hora de realizar pro meu dog, e o mais bacana, tudo natural!
Lúcia Helena
Segue uma receitinha q fiz, misturando duas:
1 litro de alcool
1 xic de vinagre branco de preferência de maça
1 pct de cravo (desses. peq.de supermercado)
5 pedras de cânfora
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicabornato
Deixe de um dia p o outro.
Burrifar no ambiente e nos animais.
Abraços...

Danielle
Fiz a mistura de vinagre e detergente de limão e dei banho nas minhas duas Pets, elas estavam empestiadas pois o remédio que eu costumo dar a elas já passou o efeito e de um dia par o outro elas ficaram empestiadas de pulgas e alguns carrapatos. Após passar a solução nelas, sumiram todas as pulgas, algumas eu precisei tirar com pente pois grudaram nos pelos. Fiz a solução repelente também, com vinagre e borrifei onde elas costumam ficar e por todo o meu quintal. Agara vou ficar observando pra ver se elas vão voltar.
Bruna
Qual é essa receita me passa por favor não aguento mais tanta pulga
larissa Chiarelli
GEEENTTTTEEE eu to chocada com o resultado do vinagre com o detergente, acabei de passar na minha nenem de 4 patas e com menos de 10 min ja apareceu umas pulgas mortas, muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Remédio caseiro para matar pulgas no cão
1 de 5
Remédio caseiro para matar pulgas no cão

Voltar ao topo da página