Dicas para dar banho a um gato com pulgas

Dicas para dar banho a um gato com pulgas

As pulgas podem converter-se em uma verdadeira tortura quando atacam o seu gato. Não só lhe causam uma coceira insuportável, como também provocam doenças e se tornam difíceis de eliminar.

No PeritoAnimal sabemos que de certeza conhece vários métodos que existem para eliminar as pulgas do seu gato, e que utiliza o que lhe é mais conveniente e que consegue melhores resultados no seu amigo felino. No entanto, vários destes métodos são muito mais eficazes se os acompanhar de um bom banho, por isso de seguida vamos lhe dar algumas dicas para dar banho a um gato com pulgas.

A importância do banho

Qualquer pessoa que tenha um gato em casa sabe perfeitamente que é complicado fazer com que se tornem amigos da água. De forma instintiva, o gato evitará se molhar a tudo o custo, pelo que precisa de alguns truques para lhe dar banho.

Embora muitos veterinários não recomendem dar banhos com frequência ao gato, pois com o seu exaustivo sistema de higiene costuma ser suficiente, existem situações em que é necessário dar-lhes uma mão, como quando as pulgas os invadem. Neste sentido, um banho anti-pulgas pode servir para livrar o seu pet destes incômodos parasitas, ou agir como um reforço no processo. Se utiliza um xampu para gatos específico anti-pulgas, recomendamos que se assessore junto do seu veterinário para saber quais as marcas mais adequadas. Ou, se preferir, pode fazer o seu próprio xampu anti-pulgas para gatos seguindo os nossos conselhos.

Os gatos com menos de 3 meses e sem vacinas não podem tomar banho, por isso nestas situações deve consultar um especialista sobre a melhor forma de lhe tirar as pulgas. Além disso, não deixe de consultar o nosso artigo sobre remédios caseiros para as pulgas em gatos bebês.

De seguida, vamos lhe dar algumas recomendações a ter em conta se precisar dar um banho anti-pulgas ao seu gato.

Antes do banho para eliminar as pulgas do gato

Antes de dar um banho ao seu gato com pulgas, é imprescindível reunir tudo o que vai precisar:

  • 2 toalhas;
  • 1 banheira pequena;
  • 2 recipientes de tamanho menor;
  • Shampoo anti-pulgas para gatos;
  • Um pente anti-pulgas de dentes finos;
  • Prêmios para o seu felino ou brinquedos.

Ao usar uma banheira, evita que o gato fique nervoso só de entrar para a banheira do seu banheiro. Deve colocar uma toalha dentro da banheira para que a possa arranhar durante o banho. Um dos recipientes mais pequenos serve para ir molhando o seu felino e o outro para as pulgas. O shampoo e o pente vão eliminar grande parte dos parasitas. Agora que já tem tudo o que é necessário para dar banho ao seu gato com pulgas, tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Corte as unhas do seu gato para evitar que ele o magoe durante o processo.
  • Escove o pelo para eliminar todo o pelo morto e para tornar a tarefa mais simples.
  • Um tempo antes do banho, habitue o felino a tocar-lhe atrás das orelhas e ao redor das patas.

Conselhos a ter em conta durante o banho

Agora sim, chegou a hora do banho! Para conseguir que seja o mais eficaz possível e para que possa eliminar as pulgas do seu gato com facilidade, siga as nossas recomendações:

  • Mantenha a calma e fale com o felino com amor, usando um tom calmo e suave. É normal que fique nervoso e tente fugir, por isso é importante transmitir-lhe tranquilidade.
  • Mantenha a porta do banheiro fechada para evitar que ele fuja. Caso seja necessário, peça ajuda a outra pessoa.
  • Coloque duas bolas de algodão nas orelhas do seu gato para evitar entrar água.
  • Encha a banheira com pouca água morna e introduza primeiro as patas do animal.
  • Quando se sentir bem com as patas molhadas, vá umedecendo outras partes do seu corpo com a sua mão, e pouco a pouco poderá utilizar um dos recipientes pequenos para molhar mais o seu pelo.
  • Quando o pelo estiver molhado, aplique o shampoo anti-pulgas. As pulgas tentarão escapar da cabeça, por isso deve desenhar com xampu e água uma espécie de colar ao redor do pescoço para evitar que isto aconteça.
  • Faça uma massagem com o shampoo por todo o corpo do gato, dando ênfase à cabela, pescoço e cauda, mas tendo cuidado com os olhos, nariz e orelhas.
  • À medida que vir as pulgas a mexerem-se tentando escapar, apanhe-as com os dedos ou com o pente e coloque-as no segundo recipiente pequeno, que terá ao seu lado com água quente para as eliminar.
  • Depois de conseguir bastante espuma, utilize o pente para tirar as pulgas e deixe-as cair no recipiente de água quente.
  • Quando terminar, lave muito bem o pelo do seu gato para não ficar nenhum resto de sabão.

Depois do banho do gato

Uma vez finalizada a tarefa de dar banho ao seu gato com pulgas, e eliminados todos os parasitas, é o momento de secar por completo todo o pelo do seu felino, de maneira a não ficar úmido nem molhado. Depois premie o seu pet com alguma guloseima para gatos ou o seu brinquedo favorito. Lembre-se que o reforço positivo é fundamental para evitar associar o banho com algo negativo e para se comportar bem da próxima vez.

Limpeza da casa

Não basta dar banho ao seu gato para eliminar as pulgas, pois estas também e alojam em certos lugares de casa, pelo que deverá realizar uma limpeza profunda não apena de todas as zonas onde o seu felino costuma estar, mas também da sua cama, brinquedos, caixa de areia e inclusive todos os móveis e tapetes da casa.

  • Para eliminar pulgas e ovos, lave todos os artigos do seu gato com água quente e limpe com vapor os cômodos da sua casa.
  • Lave o solo com água e vinagre, e utilize o aspirador para limpar bem os tapetes. Caso seja necessário, coloque repelentes naturais em diferentes zonas de casa.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para dar banho a um gato com pulgas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .