Partilhar

Remédios caseiros para desparasitar gatos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 janeiro 2019
Remédios caseiros para desparasitar gatos

Ver fichas de  Gatos

Apesar do caráter independente dos felinos, quem tem um gato como animal de estimação descobre nele um fiel e cativante companheiro com o qual se pode criar uma ligação muito especial.

Adotar um gato como animal de estimação implica ser capaz de cobrir todas as suas necessidades, para lhe garantir assim uma boa qualidade de vida. Também precisamos de permanecer atentos aos sinais que nos podem indicar a presença de parasitas externos.

Se quer tratar esta condição de forma natural, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar os melhores remédios caseiros para desparasitar o seu gato.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para desparasitar cães

A prevenção é o melhor tratamento

Para prevenir uma infestação grave por parasitas, a melhor opção é consultar de forma periódica o veterinário para que este desparasite o seu gato utilizando os produtos mais ideais para esse fim, do mesmo modo, o veterinário também lhe irá recomendar os produtos eficazes para prevenir infestações internas causadas por parasitas intestinais.

Para nos certificarmos que o nosso gato se encontra saudável e livre de parasitas recomendamos que os desparasite duas vezes por ano se o gato não sair de casa e, aproximadamente a cada três meses se o gato sair para a rua ou tiver contato com outros animais e pets.

Remédios caseiros para desparasitar gatos - A prevenção é o melhor tratamento

Sintomas de parasitas externos nos gatos

O gato pode sofrer de infestações externas causadas por pulgas, ácaros, fungos, carrapatos e piolhos, neste caso, podemos observar nele os seguintes sintomas:

  • O gato coça-se de forma contínua, podendo chegar a morder a pele.
  • Esfrega-se contra os objetos.
  • Fica irritado e agitado.
  • A pele está inflamada e por vezes esta inflamação é acompanhada de feridas.
  • Queda de pelo e zonas da pele sem a presença de pelo.
Remédios caseiros para desparasitar gatos - Sintomas de parasitas externos nos gatos

Remédios naturais

Preste atenção aos remédios naturais e caseiros que pode utilizar para desparasitar o seu gato, mas recomendamos que antes de utilizar alguns dos tratamentos que lhe vamos explicar, consulte primeiro o veterinário para saber se os pode utilizar no seu gato.

Óleo essencial de árvore de chá

É útil contra todos os parasitas externos que podem afetar o seu gato e além disso irá atuar como repelente prevenindo futuras infestações. Pode utilizá-lo de duas formas que além disso são perfeitamente compatíveis entre si.

Adicione ao xampu específico para gatos umas 5 gotas de óleo essencial, dê banho ao seu gato com este preparado e enxague com água em abundância. Depois aplique diretamente o óleo essencial de árvore de chá sobre a pele, sempre que não existam feridas, neste último caso, recomenda-se misturar cerca de 20 gotas de óleo essencial de árvore de chá em 100 mililitros de um óleo vegetal base (amêndoas doces, rosa mosqueta ou óleo de argan).

Vinagre de maçã

É um remédio simples, econômico e eficaz contra as pulgas e carrapatos, que além disso irá atuar como um forte repelente prevenindo futuros episódios. Para o aplicar, devemos diluir duas colheres de sopa de vinagre de maçã em 250 mililitros de água e aplicar no pelo do nosso gato esta solução.

Banhos com suco de limão

Este remédio está especialmente indicado quando o nosso gato tem piolhos. Adicione o suco de dois limões à água que vai utilizar para dar banho ao seu gato e dê-lhe banho com essa água. Depois enxague com água em abundância.

Óleo essencial de lavanda

É útil contra pulgas e carrapatos, pode adicionar 5 gotas ao xampu do seu gato e dar-lhe banho com essa mistura, enxaguando com água em abundância depois. Também pode misturá-lo com um óleo base e aplicar essa loção no pelo do seu gato, inclusive diariamente se for necessário.

Se após alguns dias de ter aplicado estes remédios caseiros não observar melhorias no seu gato, consulte o veterinário.

Remédios caseiros para desparasitar gatos - Remédios naturais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para desparasitar gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para desparasitar gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Alessandra
Gergelim serve para gatos
A sua avaliação:
Carol
Meu gato esta com esporotricose e fazendo todos os tratamentos adequados. É portador de Fiv. Devido a situação critica ele não pode tomar vermifugo e tem várias lesões na pele devido a esporotricose. ele esta com parasita. Da pra ver pelas fezes.

Existe uma recomendação natural para ajudá-lo. ??

Ele faz acompanhamento veterinário, mas o veterinário informou que não podemos entrar com mais nenhum medicamento. Teria que ser uma opção natural.
rodrigo
gostaria de saber o que sera que minha gata não esta coseguindo comer nada o que faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodrigo! Esse artigo pode te ajudar a entender o que esta acontecendo com a sua gata: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-gato-nao-quer-comer-21447.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Valeria
Amei as dicas, já está no meu favorito para tratar dos meus gatinhos e cachorro 😍. Parabéns e muito obrigada!
Natacha
Tem um gato que eh de rua mas alimento ele todos os dias, deo remedio p vermes e coloquei uma casinha p ele ao lado da minha casa, mas fazem dois dias que ele diminuiu o apetite, come mas não como de costume. E além disso ele parece estar sempre engasgado, fazendo "arcada" como se fosse vomitar!
Pq poderá ser?? Bola de pelos? Oq posso dar p ele??
Debora
Da aquele bolas de pelos da wiskas e otimo em pouco temp ele solta as bolas de pelos eu fiz o mesmo em 2 semana meu gato vomitou as bolas .. ele nem comia direito agora ja esta vom apetite
Janete
Percebi o que parece lendeas ou fungos nos pelos de meus gatos (minusculos pontos brancos com uma ponto preto na cabeca). Ele começou a coçar. Não achei nenhum piolho. Vou tentar o suco de limão. Muito obrigada pela dica
Jheison Willian
O vinagre de maçã também serve para piolhos rm gatos?
Luciana paulo
Remédio de verme de humano serve também pra gato filhote?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Não, o remédio para os gatos deve ser específico. O de humanos pode ser inclusive tóxico para eles e causar a morte do animal.
Cleuza
Como a cabar com vermes que saem da gata em guato dormem, em forma de ums ovinhos amarelinhos
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cleuza! É importante que você consulte um médico veterinário que prescreva o desparasitante mais adequado. Inclusive, pode ser necessária a aplicação via injetável.
Ines
Achei muito interessante o vinagre de maçã porque tenho 8 gatos e vivem passeando ! Moro em cada e não tenho como prender tô sempre comprando remédio para as pulgas mais tá ficando caro de mais. Vou usar o método caseiro😅
rosa alves da silva cunha
Remédios pra matar carrapatos caseiros?

Remédios caseiros para desparasitar gatos
1 de 4
Remédios caseiros para desparasitar gatos

Voltar ao topo da página