Partilhar

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 29 dezembro 2020
Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes

Ver fichas de  Gatos

As pulgas são esse pequenos, mas insuportáveis, insetos que atacam a pele de muitos animais como os cachorros e os gatos. Isso acontece porque os pets têm corpos com temperaturas altas, algo que as pulgas adoram. Esta praga cresce em ambientes úmidos e quentes e possui um ciclo reprodutório muito rápido.

Apesar de ser comum que os gatos que passeiam pelo exterior sejam infestados por pulgas, o caso dos gatos filhotes é mais preocupante, uma vez que os filhotes são muito mais sensíveis às reações que os adultos, podendo provocar anemia e consequentemente, a morte, caso não recebam o tratamento adequado.

Como não podemos utilizar os mesmos produtos desparasitantes que aplicamos em um gato adulto (em especial, os que têm uma forte carga química como os pós, sprays ou colares anti-pulgas), o PeritoAnimal te convida para ler este artigo onde sugerimos os melhores remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes.

Banhos com água morna e sabão

Dar banho no filhote pode ser delicado mas é também um excelente remédio caseiro para as pulgas em gatos filhotes. Em princípio, só deveríamos dar banho a um gato filhote depois de ele receber as primeiras vacinas, no entanto, neste caso é importante lavar o pet para eliminar estes incômodos parasitas. Não esqueça que é essencial consultar o veterinário e que você nunca deve mergulhar completamente o seu gato na água. Dito isto, vamos explicar bem como tirar pulga de gato filhote:

Encha um recipiente com água morna e submerja o gato com a maior delicadeza possível. Evite molhar a cabeça dele, mas se também há parasitas aí, molhe o focinho e a cabeça com um lenço úmido para bebês. Não deixe o pet na água por muito tempo, a única coisa que queremos fazer é molhar um pouco a pele dele. Em seguida, coloque o felino sobre uma toalha e faça uma pequena massagem com um shampoo específico para filhotes. Tenha cuidado com os olhos e as mucosas.

Continue a limpeza com um pente especial para as pulgas e piolhos e elimine todas as que você conseguir ver. O sabão tornará o trabalho mais fácil e, além disso, é muito eficaz para apanhar e matar as pulgas. Cada vez que você apanhar uma pulga, coloque-a em algum recipiente com água quente e o mesmo sabão para matar o inseto. Faça isto em um ambiente quente onde não existam correntes de ar frias. Quando terminar, enxague rapidamente, envolva o gatinho em uma toalha, seque-o e mantenha-o quente.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Banhos com água morna e sabão

Vaselina

A vaselina é um produto que tem muitos benefícios. Este produto é muito eficaz para eliminar pulgas em gatos filhotes. Você pode pegar o seu gato e, à medida que faz a escovagem com o pente especial para pulgas, pegue um pouco de vaselina. Sempre que você vir uma pulga, coloque uma gota espessa desse produto. Isto imobiliza a pulga e faz com que seja mais simples eliminá-la.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Vaselina

Álcool

Outra dica sobre como tirar pulga em filhote é utilizar álcool. O que acontece com a vaselina também ocorre com o álcool, que além disso, é um produto poderoso que não danificará a pele do seu pet. Encha um copo com álcool e molhe um cotonete no líquido. Em seguida, quando você vir uma pulga, apoie o cotonete molhado e esfregue ligeiramente. Isto não matará a pulga, mas ela ficará meio adormecida e pode ser eliminada de forma eficaz. Tenha outro copo com álcool por perto para depositar as pulgas que você conseguir apanhar.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Álcool

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos típicos remédios caseiros da vovó, já que é natural e pode ser usado no tratamento de muitas doenças. Esta solução é temporária e não serve para matar as pulgas, mas fará com que elas saltem rapidamente do corpo do seu gatinho. Ou seja, é uma excelente opção para tirar pulga de gato filhote.

Pegue uma garrafa com pulverizador e misture vinagre de maçã e água na proporção de 2 para 1 (2 de vinagre e 1 de água). Molhe a pele do seu gato com este líquido e penteie suavemente. Volte a aplicar passados três dias. Além desta, existe uma infinidade de benefícios do vinagre de maçã que o seu gato pode aproveitar.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Vinagre de maçã

Armadilha para pulgas

As pulgas, como muitos outros insetos, são atraídas pela luz. a solução que apresentamos em seguida é, mais do que um remédio, um recurso caseiro. Pegue um prato de sopa de pouca profundidade, encha com água quente e um pouco de sabão e coloque-o sob uma luz durante a noite. As pulgas irão saltar para a luz que se reflete na água e acabam por se afogar no prato. No dia seguinte, você verá como o prato se transformou em um cemitério de pulgas. Esvazie o prato todos os dias, limpe-o e repita o procedimento.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Armadilha para pulgas

Água salgada

Ninguém gosta de água salgada, inclusivamente as pulgas, por isso ela atua como um repelente. Esta solução não deve ser aplicada na pele do seu gato, mas pode ser usada como o seu novo produto de limpeza. Limpe o chão, superfícies e outros espaços com água salgada, as pulgas saltarão por todos os lados procurando um novo anfitrião. Você também pode usar apenas o sal e espalhar um pouco sobre os móveis de tecido e tapetes. Isto ajuda a matar as larvas e os parasitas que a pulgas deixam na sua passagem.

Outra opção é fazer uma pipeta caseira para desparasitar o seu gato.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes - Água salgada

Como tirar pulga de gato adulto

Se além do gato filhote, você acha que seus pais ou outros gatinhos adultos no lar têm pulgas, recomendamos que dê uma olhada neste outro artigo sobre remédios caseiros para gatos com pulgas. Aqui está uma dica: para remover pulgas de um gato adulto, você precisará fazer o seguinte:

  • Dar banho no gato com óleo de lavanda, citronela ou eucalipto
  • Use também shampoo anti-pulgas
  • Utilize um pente de dentes finos para remover as pulgas restantes
  • Faça uso de spray caseiro para pulgas com laranja ou limão
  • E finalmente, limpe bem sua casa para ficar 100% livre de pulgas

Agora que você já sabe como tirar pulga de gato filhote, talvez possa se interessar neste vídeo que explica como dar banho em gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
NIVALDO ANTONIO SOUZA
Nessa proporção de 2:1 no caso do vinagre, quem é quem?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nivaldo. Tudo bem? São 2 porções de vinagre para 1 de água.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Emanuelle
Oi, boa tarde! Então, eu adotei uma gata e como ela gosta de andar muito na rua acabou enchendo de pulga. Ela teve filhotes recentemente, queria saber se podem me recomendaralgum remédio que eu possa dar à ela, sem que prejudique os filhotes
fatyma
meu gatinho tem 2 meses e coca demais quando fui da banho percebir que ele tem algumas pulgas coloquei o suco da folha de nony no corpo dele sera que bom mesmo?
manuela
Perdão. Num comentário abaixo cometi um engano ao trocar nomes de usuarios. Seria Marlon e não Luciano o destinatário.
kauany
peguei um gato orfao na rua e queria saber como tirar pulga e carrapato dele , ele tem apenas 8 dias , teria algum remedio especifico que possa usar para combater esses parasitas ?? me ajudem por favor
Veronica
Boa tarde tenho uma gatinha de 2 meses cheia de pulgas tadinha.. nao sei que fazer
Priscylla
Meu gatinho tem dois meses, e o veterinário indicou passar talco antipulgas que vende em qualquer farmácia veterinária sem precisar de receita.
Rodrigo
Meu gato tem 2 meses passei talco pra pulgas não adiantou a partir de quantos meses posso usar frontline
A sua avaliação:
Júnia Goulart
Meus filhotes estão com 1 mês, quero saber se posso passar neles, alguma dessas sujestões pois eles ainda são bem pequenininhos.
Parabéns pelo post.
isabel maria da silva
boa noite, sou mae de primeira viagem, de gatinhos...adotei uma gata de rua logo apos ela dar cria a 4 filhotinhos na minha garagem, porem hoje, com 15 dias vi pulgas nos filhotes, nao sei o que fazer, tenho ate medo de pega-los, pois eles miam muito quando pega, e a mae quer o filhote...me mandaram dar banho, mas tenho medo de adoece-los...e tbm porque eles estao dentro da minha casa, que e pequena...tenho medo de doença...o que faço ate poder levar para tomar banho no ptshop.
A sua avaliação:
Gilmara
Estou cuidando de um gata abandonada. Dia 18/12/17 nasceram 5 filhotes. Hoje dia 23/12 percebi que os filhotinhos estão com pulgas. O que eu faço?
Sarah Onias de Souza
oi eu preciso de um comonprimido de remedio pra minha gata filhote
A sua avaliação:
Luciano
Seria interessante que revisassem o post antes de publica-lo. Há alguns erros na escrita que dificultam a interpretação e tiram um pouco o brilho da matéria. Tirando isso, eu achei legal o post. Irei testar algumas dessas dicas. Obrigado por compartilhar! :D
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciano! Vamos rever o artigo, obrigada pela atenção.
A sua avaliação:
Estelaa
vou tentar usar o alcool ja que deixa as pulgas mais lentas, a gatinha aqui de casa tem 2 meses e adotamos veio lotada de pulga
Marlon machado
Gostaria de saber,se o pato q eu uso e adulto ou filhote...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marlon! Você pode reformular a sua dúvida?
manuela
Pato, Luciano?? Parece que a matéria mencionou Prato, observe o R, e não Pato. Palavras de grafia semelhante, mas completamente diversas no significado.
maria de fatima lemos
meu gato esta com pulgas, estou usando o vinagre mas ainda nao resolveu. Posso continuar ou paro o banho?
antonia pavan
largaram em casa uma gata prenha cheia de pulgas , como não podia por e nem dar remedios pra pulgas eu não fiz isso, agora ela deu cria onteme os gatinhos estão cheios de pulgas ,
o que fazer pra eliminar as pulgas da gata e dos gatinhos , obrigada
A sua avaliação:
alexandre
A pulga fica um pouquinho mais lenta com álcool, deu certo, tirei 5 e tem mais duas que não consigo a 3 dias, eu não tenho unha pra pegá-la, senti uma grande entre meus dedos apertei até o zoio da pulga estufar mas ela não morre, vou pro vinagre agora. Estou com medo de molha-la pois ela é realmente muito novinha ( pouco mais de um mês), eu a adotei e infelizmente já vieram as pulgas de lá.
Natalia
Tô na mesmo situação que vc, a minha está com 1 mês e alguns dias, comprei tudo pra dar o banho, mas tô sem coragem. Alguém poderia responder se faz realmente mal e melhor começar pelas outras técnicas ou podemos dar o banho sem medo?!
A sua avaliação:
Felipe
Vou tentar o macete do alcool agora... Tomara q dê jeito tô aflito :/
A sua avaliação:
Neuza Lemos
Excelentes sugestões de remédio caseiro; vou testar todos eles.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neuza! Ainda bem que gostou da matéria. Depois dê o feedback de como funcionaram.

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes
1 de 7
Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes

Voltar ao topo da página