PARTILHAR

Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando pensa pela primeira vez em dar banho ao seu gato em casa, surge a dúvida: Os gatos tomam banho? E aqui entra a falsa crença de que nunca deve dar banho a um gato, algo totalmente falso. Os gatos podem tomar banho, se eles gostam já é outra história. No entanto, se o gato for um animal de casa e nunca teve nenhum "acidente" brincando com terra, óleo ou qualquer outro produto que suje seriamente o seu pelo, com a sua língua, o gato pode viver perfeitamente sem necessidade de tomar banho.

Mas os gatos são brincalhões e podemos nos deparar com uma situação em que o nosso gato de repente se apresente com grandes manchas de sujidade no seu corpo, algo que ele sozinho não conseguirá limpar e é aí que precisa de ajuda. Os gatos, tal como os cães, não devem tomar banho antes das 3 semanas de idade, se tomarem banho nesta idade colocamos em risco a sua saúde, uma vez que as suas defesas ainda não estão completamente desenvolvidas.

Em seguida, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe algumas regras e conselhos sobre como dar banho ao seu gato em casa.

Conselhos antes de começar o banho

Antes de dar banho no seu gato é importante seguir alguns passos, são eles:

  1. Corte as unhas do seu gato. Para minimizar os danos que o gato pode originar em um momento de medo ou estresse, é recomendável cortar-lhe as unhas. Se nunca o fez, é preferível que sejam cortadas por um profissional, uma vez que a experiência pode fazer com que provoque danos ao felino, inclusivamente o faça sangrar.

  2. Escovar o seu pelo. A pelagem do nosso felino pode ter nós, e será sempre mais fácil desfazer os ditos nós com o pelo ainda seco, assim evita dar puxões durante o banho e consegue que a experiência do banho seja o mais relaxante possível. Tenha especial cuidado atrás das orelhas e no pescoço, costumam ser zonas mais propensas para criar nós no pelo.

  3. Tudo pronto e à mão. Durante o banho não devemos deixar o nosso gato sozinho na banheira nem só um instante. É muito provável que ao ver-se sozinho se assuste e possa escapar, por isso, antes de começar devemos certificar-nos de que temos tudo ao nosso alcance: xampu, toalhas, brinquedos, guloseimas, escova, secador...

    Aviso:
    O shampoo deve ser específico para gatos, seria muito prejudicial usar shampoo de humanos ou shampoo para cachorros.

  4. Banheira ou recipiente já com água. O som da água caindo através do cano pode assustar o gato e estressá-lo, é por isso que antes de trazer o gato para o banheiro, deve ter a banheira já com a água pronta para o banho.

    A água deve estar morna, não ser demasiado fundo (o recipiente ou banheira), para que o gato possa estar de pé ou sentado e a água não se aproxime do pescoço, caso contrário ele vai assustar-se.

    No fundo da banheira devemos colocar um tapete anti-deslizante e por cima deste é recomendável colocar uma toalha pequena para as patinhas do nosso gato. Assim, se em algum momento ele se assustar e sacar as unhas para fora, pode prendê-las em alguma coisa e voltar a relaxar.

  5. Algum brinquedo dentro da água ajudará a que o gato associe a hora do banho com um brinquedo e podemos assim dar-lhe banho de forma rápida e fácil.

  6. Por último, relaxe! Já tem tudo pronto e tudo à mão, só resta ir ter com o gato. Mas se ao ir ter com ele, o gato reparar que está tenso(a), assustado e com medo, de nada terá servido ter o banho preparado, uma vez que o seu gato irá reparar nessa tensão que será contagiosa.

Assim sendo, respire fundo, relaxe e vá feliz da vida ter com o gato, tal como se fosse brincar com ele. O gato vai perceber a energia positiva e alegre e irá contente para o banho.

Se o seu gato estiver com pulgas, veja nosso artigo sobre dicas para dar banho a um gato com pulgas

Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos - Conselhos antes de começar o banho

O banho do gato passo a passo e alguns conselhos

Para dar banho no seu gato, siga esse passo a passo:

  1. Entrada do gato na banheira. Você melhor que ninguém conhece o seu gato, assim sendo, saberá com que truques divertidos poderá fazer com que entre na água (brinquedos, guloseimas, algum jogo, etc). Vá experimentando e tente que o seu gatinho entre de forma natural na água.

    Se não conseguir esta naturalidade, pode pegar nele e fazê-lo entrar pouco a pouco, sem pressão, sem obrigação, sem medo.

    Um truque para poder pegar o gato de uma forma relaxada é pegar a pele que está por trás do seu pescoço, chamado cangote. Ao pegar nesta região, o gatinho deixa deslocar-se para onde você quiser.


  2. Molhar o gato muito devagar. Uma vez dentro da água comece a molhá-lo pouco a pouco, sem pressa. Se o gato se assustar, não importa, deixe que ele relaxe o tempo que for preciso. É preferível não lhe dar banho esta primeira vez, mas que tenha tido este primeiro contato, do que fazê-lo sentir-se obrigado e assustado e nunca mais conseguir voltar a dar-lhe banho.

    Se tudo correr corretamente, continuamos com o banho. Nunca deve molhar acima do pescoço, a cabeça jamais deve ser introduzida debaixo de água, isso seria demasiado assustador para o gato.

    Se já tem o corpo bem molhado, pegue o xampu para gatos e com suaves massagens vá lavando o seu gatinho na direção do crescimento do pelo. Depois de estar bem ensaboado, pegue muito suavemente a água morna e enxágue com tranquilidade e paciência, sem deixar nenhum vestígio de xampu.

    Tenha especial cuidado para que não lhe caia xampu nos olhos, orelhas, nariz ou boca. Isso poderia provocar alguma infecção.

    Agora resta-nos a sua carinha, uma vez que não a molhamos durante o banho, mas não se preocupe, pode lavar a sua cara com um pano úmido, assim fácil. O nosso companheiro felino não se irá opôr a estas carícias com um pano úmido e suave na sua cara.

Se o seu gato é adulto e é a primeira vez que vai tomar banho, veja nosso artigo com dicas sobre como dar banho a um gato adulto pela primeira vez.

Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos - O banho do gato passo a passo e alguns conselhos

Depois do banho

Finalmente, quando o banho acabar, você deve:

  1. Seque-o com uma toalha. Pegue uma toalha e escorra toda a água que possa ter no seu pelo, suavemente e com movimentos parecidos às carícias que lhe dá normalmente.

    Se o seu gato é de pelo curto e está numa região onde não há nenhuma corrente de ar fria, neste ponto, já pode acabar de secar-se sozinho.

  2. Seque com o secador. Mas se o pelo é comprido ou semi-comprido e não tem medo do secador, pode pegar nele e com o ar numa função suave e morna comece por secar o seu pelo com a ajuda de uma escova enquanto o penteia no na direção do crescimento do pelo.

    Por outro lado, se não aceita o secador, deve continuar a secar o gato com a toalha o máximo que conseguir.
Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos - Depois do banho

Outras recomendações

Abaixo descrevemos algumas recomendações para manter a higiene do seu bichano:

  • Alternativas ao banho. Se o nosso gato se nega rotundamente a tomar banho e não há forma de o convencer, existem formas alternativas de limpar o gato como por exemplo utilizando o xampu seco que se pode aplicar com um pano e desse modo pode lavar o seu gato.

  • Frequência dos banhos. Podemos dar banho ao gato sempre que quisermos mas não o deve fazer mais de duas vezes por mês.

  • Rotina desde filhote. Se tem o seu seu gatinho desde filhote, embora não precise porque é muito limpo, pode acostumá-lo desde pequenino ao banho, é mais fácil ensinar um gatinho filhote a não ter medo do banho que um gato adulto.

  • Recompensas. Recompense o seu gatinho sempre: com guloseimas, com carícias, com mimos, com palavras, seja o que for, o reforço positivo por se ter portado bem fará com que o processo de tomar banho seja cada vez mais fácil, agradável e divertido.
Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos - Outras recomendações

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Fernanda
Segunda a médica veterinária Larissa Runcos, especialista em psiquiatria felina, não se deve dar banho em gatos nunca, com exceção de doenças tratáveis apenas com banho!!! Os gatos se reconhecem pelo seu cheiro próprio... dar banho em um gato é o mesmo que tirar sua própria identidade, a ponto de causar, inclusive, conflitos entre os demais do ambiente... Apesar de raras exceções, dar banho em gatos é causar sofrimento a eles... :(
Pamella
Eu tenho um Maine Coon e eu dou 2 banhos nele por ano. O primeiro mando ele no pet tosa na tesoura e higiênica e banho. O segundo banho do ano eu mesma dou em casa. Essa raça de gato tem o pelo muito longo e precisa ter cuidados com a pelagem, tenho que escovar 1 vez por semana e mesmo assim forma muito nó. Então sim o banho é importante. Uma vez vi uma dona de gatil de Maine Coon falando que ela indica para os clientes dela darem banho nos seus marines 1 vez a cada 2 meses pq o pelo dessa raça é oleoso e se não der banho pode provocar doenças de pele. O meu outro gato é SRD sem raça definida, dou banho nele 2 vezes no ano também. Os dois são super saudáveis, vão regularmente ao veterinário.
A sua avaliação:
marlene
Adotei um gato de rua muito fraco , anêmico .Já está bem melhor e suas mucosas estão começando a ficar coradas. Quando posso castrá - lo?
Fernanda
Ele precisa de uma avaliação veterinária...
A sua avaliação:
Juliana
De quantos e quantos meses é preciso dar banho na minha gata ❤️
A sua avaliação:
Luzia Alves
Amo gatos. Tenho uma gatinha com 2 meses que faz as minhas delícias. Apesar de não gostar muito, dou-lhe banho uma vez por semana. Obrigado pela dicas.
ADRIANA
resgatei das ruas uma gatinha muito doente e debilitada, descobri que é fiv+ ela tem um cheiro horrivel de podre e sempre esta muito suja e fedorenta apesar de viver isolada sem contato com terra, dou banho 1x na semana será que pode fazer mal a ela?
Luísa Savala
Oi Adriana! Dar muitos banhos nos animais é prejudicial a saúde deles. O melhor é que seja no máximo duas vezes ao mês, caso seja mesmo necessário. O cheiro a putrefação que você refere é provável que esteja associada a uma forte infeção que precisa ser tratada pelo médico veterinário. Felizmente existem pessoas como você, obrigada por resgatar essas gatinhas. Rápidas melhora para elas!
aquela comida de gato em saches esquici o nome ela vem embalada e molinho posso dar pra minha gata ??
Amo gatos n consigo nuncabficar sozinha sem gata por perto .
A sua avaliação:
Regina Hassum
Sou apaixonada por gatos e gostei das dicas. Muito útil. Abraços.
Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos
1 de 5
Dar banho ao meu gato em casa - Conselhos e produtos

Voltar ao topo da página ↑