Desparasitação e vermífugos

Eliminar as pulgas dos gatos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 janeiro 2019
Eliminar as pulgas dos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O seu gato tem pulgas? Se detetou a presença destes pequenos animais no corpo do seu pet é importante que comece o quanto antes o processo de desparasitação, para tentar que a infecção não avance e que a praga se expanda também em sua casa. Existem alguns produtos que poderá conseguir no veterinário e que lhe ajudarão a eliminar as pulgas dos gatos mas também existem uma série de remédios caseiros ideais para que o seu gato volte a estar livre de parasitas. Neste artigo do PeritoAnimal indicamos-lhe diferentes formas de matar pulgas.

Também lhe pode interessar: Eliminar as pulgas do cachorro

Índice

  1. Detectar as pulgas num gato
  2. Desparasitar um gato
  3. Remédios caseiros para as pulgas
  4. Prevenir as pulgas nos gatos

Detectar as pulgas num gato

Existem alguns sintomas que podem ajudá-lo a detetar se o seu gato tem pulgas. O sinal mais evidente é se vir que não para de se coçar sobretudo em zonas como a base da cauda ou a cabeça, que é onde mais se costumam alojar estes animais. No entanto, é possível que a praga se tenha expandido e que o animal tenha pulgas por todo o corpo. Também podemos ver que o gato tem menos vontade de brincar, passa mais tempo deitado e vê-se que tem falta de energia. Se o animal pede de forma mais frequente que o escove pode ser porque esteja infetado e precise de aliviar a coceira.

A melhor forma de conferir se um gato tem pulgas é passar uma escova anti-pulgas, daquelas que têm as cerdas finas. Veja com atenção se o pente pegou alguma lêndea, larva ou uma pulga (são muito pequenas por isso tem de olhar bem). Também pode optar por limpar o pelo do gato e verificar a sua pele, procurando pela presença não apenas de pulgas, mas também dos seus rastos, como excrementos, lêndeas, etc.

Neste artigo damos-lhe 10 passos para cuidar de um gato.

Eliminar as pulgas dos gatos - Detectar as pulgas num gato

Desparasitar um gato

Se fez as verificações pertinentes e confirmou que o seu gato tem pulgas, o seguinte passo é consultar o veterinário para que lhe recomende algum dos métodos anti-pulgas que existem. Os mais recomendados são os seguintes:

  • Pipetas: são um dos antiparasitários mais usados atualmente, pois são muito fáceis de usar e muito eficazes. Trata-se de um produto que se aplica na linha dorsal do animal (zona que se poderá acessar durante as suas lavagens diárias) e que se ativa de imediato conseguindo matar as pulgas que se alojaram no corpo do seu pet.
  • Coleiras antiparasitárias: são feitas de plástico e contêm insecticidas que repelem as pulgas além de as matar se tiverem sido alojadas no corpo do animal. A sua duração pode chegar até aos 3 meses, aproximadamente, e chegado este momento deverá mudá-la por uma coleira nova pois a sua eficácia desaparece. É a alternativa às pipetas embora as primeiras durem muito mais tempo e não incomodem o felino.
  • Shampoo anti-pulgas: estes tipos de shampoo anti-pulgas servem, essencialmente, para ajudar a eliminar as pulgas do gato. Não se recomenda que se usem como um método preventivo visto que para proteger o animal teria que lhe dar banho de dois em dois dias, algo que não combina com a natureza dos gatos.

Uma vez que tenha desparasitado o gato, terá que limpar a sua casa em profundidade. Tenha em conta que estes animais se alojam em qualquer espaço e podem ter posto ovos no sofá, no travesseiro ou qualquer outro espaço que o seu gato tenha subido. Por isso, o mais aconselhável é que desinfete a sua casa para evitar que voltem a alojarem no corpo do seu gato.

Eliminar as pulgas dos gatos - Desparasitar um gato

Remédios caseiros para as pulgas

Além destes tratamentos médicos que acabamos de referir, deve saber que também existem alguns métodos naturais com os quais conseguirá eliminar as pulgas dos gatos. No PeritoAnimal indicamos-lhe os melhores:

  • Óleos essenciais: pode misturar umas gotas de óleo de citronela ou de lavanda junto com o xampu anti-pulgas para conseguir melhorar o processo de desparasitação. A citronela é um dos repelentes de insetos naturais que mais se usam tanto para animais como para pessoas e o aroma da lavanda também funciona como inseticida natural. No entanto, este remédio não está aconselhado para gatos com menos de 1 ano, pois pode causar coceira na pele.
  • Limão: o aroma dos cítricos também repele os insectos, pelo que uma boa forma de conseguir matar as pulgas é misturar o suco espremido de um limão com um pouco de água (devem ser as mesmas quantidades do suco que da água). Uma vez que o tenha pronto, adicione-o em uma garrafa com pulverizador e pulverize um pouco desta mistura sobre o seu gato.
  • Camomila: fazer uma infusão de camomila também é um bom remédio caseiro para as pulgas. Terá apenas que ferver um pouco de água com camomila e quando passarem uns 10 minutos coar a infusão para extrair os restos da erva. Depois pode embeber um pano com esta infusão e aplicar sobre o corpo do seu gato.
Eliminar as pulgas dos gatos - Remédios caseiros para as pulgas

Prevenir as pulgas nos gatos

Para proteger o seu gato das pulgas é importante que aplique a pipeta, como referimos anteriormente ou que, coloque uma coleira antiparasitária, desta forma conseguirá manter longe os insetos. Mas, além disso, também se recomenda que escove o seu gato todas as semanas para controlar que continua desparasitado e tenha um exaustivo controle do seu estado de saúde.

Uma forma mais natural de o conseguir é ter uma planta de citronela em casa ou de lavanda, como preferir. Já referimos que o aroma de ambas as plantas repele os insetos, assim será uma boa forma de conseguir evitar que as pulgas invadam a sua casa. Também lhe recomendamos que mantenha a sua casa em boas condições de higiene para que o seu gato viva em ótimas condições.

Eliminar as pulgas dos gatos - Prevenir as pulgas nos gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Eliminar as pulgas dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Rosane
Importante frisar que coleira anti pulga pode sufocar o gato pois contém o veneno sobre ela. Realmente é importante consultar um veterinário.
Também importante comentar a respeito das plantas citadas,se são tóxicas em caso de ingestão pelo gato.
A sua avaliação:
Simone Fernandes Brandão
O meu gato tem muita pulga e não estou conseguindo acabar com as parasitas
Luísa Savala
Oi Simone! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança e seguir corretamente o calendário de desparasitação. Se você quiser saber mais sobre o tema, confira nosso artigo:
https://www.peritoanimal.com.br/desparasitacao-em-gatos-20828.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria de Sousa Vieira
Tenho cinco gatos, e não sei qual deles faz xixi encima de sandálias, de cama, e agora estão fazendo encima da pia, o que faço? Me ajudem por favor!!
1 de 5
Eliminar as pulgas dos gatos