Gato babando muito, o que pode ser?
Ver fichas de Gatos
Por que meu gato baba tanto? "Ptialismo" é o nome dado à produção excessiva de saliva, tanto em gatos como em outros mamíferos. Às vezes, é simplesmente uma característica da personalidade do felino, mas isso é bastante incomum.
Um gato babando muito é um sinal de alerta para seus tutores, especialmente quando se trata de um comportamento que nunca foi observado antes, o que revela que algo não está bem com o seu fiel amigo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir as causas que explicam a salivação excessiva do felino.
1. Tomou algo venenoso
Um gato babando muito pode ser sinal de um gato envenenado ou intoxicado. E se esse for o motivo, o felino deve ser levado imediatamente ao veterinário. Os gatos podem ingerir veneno acidentalmente, principalmente quando têm acesso às áreas externas, seja fuçando em lixeiras, consumindo carne de animais menores mortos ou quando há pessoas com más intenções em relação aos animais na área.
No entanto, existem riscos dentro de casa também, como a intoxicação por produtos de limpeza ou higiene, que devem ser sempre mantidos o mais afastados possível do gato.
Os desparasitantes e outros tratamentos aplicados no corpo para o tratamento de pulgas e carrapatos produzem um efeito semelhante ao da intoxicação se o gato lamber a área tratada com o produto. Em qualquer um desses casos, a saliva costuma ser abundante, espessa e até mesmo pode se apresentar em forma de espuma. Se o seu gato babar muito e você suspeitar de envenenamento, busque imediatamente um profissional e nunca provoque vômito se não conhecer a substância ingerida. A água sanitária, por exemplo, pode causar queimaduras cáusticas ao tentar vomitá-la.
2. Está doente
É possível que o gato fique babando muito como consequência de uma doença que está em curso e que produz vômitos ou náuseas no felino, acelerando a produção de saliva.
Se isso ocorrer com frequência (alguns dias, várias vezes no mesmo dia, etc.), indica algum problema que deve ser atendido rapidamente. Se, por outro lado, a salivação excessiva do felino aparecer após a expulsão de uma bola de pelo, por exemplo, sendo algo esporádico, não há com o que se preocupar.
3. Está estressado
Já sabemos que o estresse em gatos é um importante desencadeante de múltiplos desconfortos, principalmente quando associam certos eventos a situações que lhes são desagradáveis, como, por exemplo, uma visita inesperada ao veterinário.
Entre os sintomas que poderiam indicar que seu gato está passando por uma situação de estresse, está o fato dele ficar babando de forma descontrolada. Você irá se perguntar: por que meu gato baba muito? Quando algo causa excessivo medo ou nervosismo ao seu gato, seu sistema neurológico envia uma série de ordens de resposta como um escudo diante dessa situação que não consegue controlar, e isso pode se expressar em forma de excessiva salivação.
4. Efeito de um medicamento
Qualquer um que viva com um felino em casa sabe o quão complicado pode ser dar remédio a um gato, especialmente quando vem na forma líquida. Se o seu gato manifesta estas complicações, então provavelmente você o verá babando por toda a casa após tomar sua medicação.
Geralmente, ele para de babar após um tempo, já que tal comportamento é provocado pelo desagrado que o sabor do medicamento causa ao animal e pelo fato de que você está tentando obrigá-lo a tomar algo contra sua vontade. No entanto, se você observar que ele continua babando, é possível que ele esteja intoxicado e precise ser examinado por um veterinário.
5. Problemas bucais
A saúde bucal do seu gato é de extrema importância, embora seja um aspecto que muitas vezes é negligenciado. Cáries, infecções na língua ou gengivas, tumores, úlceras, feridas na boca e traumatismos nas mandíbulas causam excesso de salivação acompanhado de mau cheiro, além da presença de cores incomuns como vermelho ou verde na saliva, entre outros.
Por outro lado, também é possível haver algum objeto preso nos dentes ou na cavidade bucal do felino, seja algo que ele tenha caçado por si mesmo, ou até mesmo ossos de frango ou espinhas, que pode deixar um gato babando muito. Por isso, sempre é recomendável oferecer carne sem nenhum osso ou lascas.
6. Ele adora estar com você!
Embora não seja muito comum, alguns gatos babam puramente por prazer ao receber carinho e mimos de seus tutores. Quando esse é o motivo da salivação excessiva, costuma ocorrer desde que o animal é filhote.
Um gato que adora catnip ou erva de gato pode babar ao sentir o cheiro da planta e até mesmo quando sente que está prestes a receber sua comida favorita. Comportamentos que, embora incomuns, são possíveis de ocorrer, tornando os felinos um pouco mais parecidos conosco.
7. Problemas gastrointestinais
Por que um gato fica babando muito? É possível que o seu gato tenha algum distúrbio gastrointestinal ou esofágico. Portanto, você deve prestar atenção especial a qualquer sinal e procurar imediatamente um veterinário.
Além disso, esses distúrbios podem causar tumores, esofagite, refluxo gastroesofágico, entre outros.
8. Problemas neurológicos
Outra possível causa que explicam um gato babando muito são os distúrbios neurológicos. Alguns podem causar um excesso de salivação, como distúrbios que causam paralisia do nervo facial. Em todo caso, sempre recomendamos procurar um veterinário.
Esperamos ter ajudado a resolver todas as suas dúvidas sobre por que um gato baba muito. Não esqueça de deixar seu comentário! Deixamos aqui um vídeo no qual detalhamos este mesmo assunto!
Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato babando muito, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.