menu
Partilhar

Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 24 julho 2022
Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?

Ver fichas de  Gatos

Tal como acontece conosco, humanos, os felinos podem babar por diferentes motivos e em resposta a vários estímulos. A salivação é um fenômeno normal e saudável do seu organismo, mesmo que possa ser preocupante quando ocorre excessivamente ou de repente.

Você já agradou seu gato com carinhos em seus locais favoritos e observou um pouco de baba saindo de sua pequena boca? Então, seguramente já se questionou gato fica babando quando recebe carinho. Se deseja descobrir a resposta, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal.

Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?

Seguramente você já conhece esta sensação de salivação excessiva ao ver, ouvir ou somente pensar em uma comida saborosa que "te dá água na boca", ou já notou uma pequena mancha de saliva na almofada ao acordar de um cochilo gostoso. Nestes casos, a baba surge como um reflexo positivo devido a estímulos e situações que nos agradam ou relaxam. De forma muito semelhante ao que acontece conosco, um gato saudável pode babar ao notar estímulos que o agradam ou ao experimentar momentos agradáveis, divertidos ou relaxantes.

Se o seu gato baba quando recebe carinho, ronrona e esfrega suas bochechas ou cabeça nas suas mãos ou pés, está demonstrando que gosta de estar com você e recebendo seus mimos. Seu felino também pode babar ao sentir ou experimentar o catnip ou erva-do-gato e ao perceber o aroma da sua comida favorita. Mesmo que não seja muito alta a porcentagem de gatos que experimentem este fenômeno.

Quando a salivação excessiva é preocupante?

Como mencionado, a baba pode ser um aspecto natural e positivo do comportamento do gato. Mas é importante prestar atenção para saber diferenciar os "balbucios de prazer" da salivação excessiva e repentina, que pode ser um sintoma de intoxicação, de envenenamento, ou de certas patologias.

Quando um gato baba por prazer, este comportamento pode estar presente desde a sua infância e se repetir regularmente frente a estímulos agradáveis, aparecendo como uma resposta prazerosa e espontânea do seu organismo. Aliás, a baba agradável quase sempre se apresenta como pequenas gotas líquidas e transparentes, que não cheiram mal nem são pegajosas.

Se o seu gato começa a salivar excessivamente de forma incomum ou se jamais tinha feito isso, é indispensável consultar um veterinário. O mesmo vale no caso em que perceba alterações na cor, textura ou aroma de sua baba.

E se você se interessa em saber mais a respeito da salivação excessiva nos felinos domésticos, te recomendamos a leitura do nosso artigo "Por que meu gato baba muito".

Por que meu gato fica babando quando recebe carinho? - Quando a salivação excessiva é preocupante?

O gato está estressado?

Outra causa frequente que explica um gato que fica babando quando recebe carinho está associada à acumulação de tensão e ao estresse, que podem favorecer a aparição ou agravar os sintomas de várias enfermidades ao prejudicar o sistema imunológico do animal.

Um gato estressado pode se mostrar mais agressivo ou hiperativo, sendo mais vulnerável ao desenvolvimento de certos comportamentos compulsivos. Seu apetite e funções digestivas também podem ser afetadas pelos ambientes e situações de extrema tensão.

Você está prestando a devida atenção à saúde bucal do gato?

Os animais podem salivar excessivamente, ter mal hálito e acumular tártaros nos dentes e gengivas como consequência de uma higiene bucal inadequada. A higiene bucal é um cuidado essencial para conservar a saúde do seu mascote e proporcionar uma eficaz e adequada medicina preventiva. Mesmo que nossos gatos possam se mostrar muito independentes no seu dia a dia, necessitam de nossa ajuda para preservar sua saúde oral, de forma que se você observa que o gato baba quando recebe carinho ou suspeita que pode ser devido a este motivo, não deixe de procurar um veterinário.

Agora que você já sabe por que o gato fica babando quando recebe carinho, aproveitamos para te perguntar: quando foi a última vez que você escovou os dentes do gato? Se jamais tiver feito isso ou se deseja aprender a fazer corretamente, pode aproveitar os nossos conselhos sobre como limpar os dentes do meu gato.

 

 

Por que meu gato fica babando quando recebe carinho? - Você está prestando a devida atenção à saúde bucal do gato?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?
1 de 3
Por que meu gato fica babando quando recebe carinho?

Voltar ao topo da página