menu
Partilhar

Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 26 julho 2021
Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos domésticos são animais especialmente carinhosos, mas também são muito inteligentes, capazes de aprender com facilidade a rotina de higiene básica. No entanto, quando as pessoas adotam esses animais e observam que o coelho está fazendo xixi fora da bandeja sanitária ou que o coelho fez cocô por toda parte, exceto no cantinho em que deveria, se perguntam como educar um coelho para fazer suas necessidades.

Neste artigo do PeritoAnimal, mostraremos passo a passo como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades, com instruções simples de aplicar e utilizando sempre o reforço positivo, a base de uma aprendizagem correta que leva em conta o bem-estar animal.

Como escolher um banheiro de canto para coelhos?

Antes de explicar como ensinar um coelho a utilizar o banheiro de canto, será fundamental fazer uma revisão prévia pelos diferentes tipos de banheiros de canto e substratos que existem, pois isso pode influenciar no fato do nosso coelho o utilizar ou não. Muitas pessoas se perguntam quantas vezes ao dia o coelho defeca, e a resposta a esta pergunta não é muito precisa, mas sabemos que um coelho elimina fezes e xixi diversas vezes por dia.

Bandeja sanitária para coelhos

O banheiro de canto (também chamada de bandeja sanitária, bandeja higiênica ou caixa de canto) é uma estrutura de formato triangular, geralmente de plástico, que pode incluir ou não uma grade. Recomendamos retirar a grade, pois a longo prazo pode ocasionar mau posicionamento, dor, feridas, úlceras e até infecções nas macias almofadas do coelho.

Existem muitos outros modelos no mercado, alguns deles com tampa fechada e outros com paredes em ambos os lados. No entanto, devemos garantir que nosso coelho possa ver tudo o que acontece ao seu redor, pois lembremos que esses animais são caçados em seu estado selvagem e estão constantemente alertas, mesmo no banheiro.

Por ocupar muito pouco espaço, é aconselhável distribuir várias bandejas pela casa, para minimizar os possíveis acidentes do coelho. Devem ser limpas frequentemente, pois assim que começam a usá-la ficam cheias rapidamente. Também é muito aconselhável colocar feno na bandeja sanitária, pois além de incentivá-los a se aproximarem, muitos coelhos gostam de comer feno enquanto a utilizam. No entanto, é comum que o feno da bandeja de canto estrague rapidamente, devido ao coelho urinar e defecar nele. Por esse motivo, atualmente encontramos banheiros de canto com uma prateleira específica para o feno.

Se não for possível adquirir uma bandeja de canto para coelho, não se preocupe, você pode utilizar uma caixa de areia para gato, sempre levando em conta as seguintes dicas:

  • Deve ser a maior possível. Evite as bandejas que sejam inferiores a 35 x 20 x 25 cm.
  • Certifique-se que não seja muito alta, pois o coelho deve poder subir com facilidade.

Substrato ou cama para coelhos

Para terminar, revisaremos os diferentes tipos de substratos que podemos encontrar no mercado. Os mais comuns são aqueles de fibras vegetais, papel reciclado ou cânhamo, mas existem muitos mais. Devemos ir testando até encontrar o que mais agrade nosso coelho.

O mais importante é que seja um substrato natural e fresco, daqueles granulados e que não deixe pó e que seja específico para coelhos. Em nenhum caso utilizaremos terra para gatos. Também deve ser de um material seguro, que o coelho possa ingerir sem causar problemas de saúde, pois lembremos que são animais muito curiosos e que tendem a mordiscar tudo. Da mesma forma, deve ser absorvente, fácil de limpar e, se possível, deve reter bem o odor.

Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades? - Como escolher um banheiro de canto para coelhos?

Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades

Agora que você já conhece os tipos de bandejas higiênicas que existem e os substratos a serem usados, é o momento de explicar como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades. Lembre-se que durante todo este processo você deverá ser muito paciente e utilizar o reforço positivo. Em nenhum caso iremos castigar, repreender ou gritar com o coelho.

1. Coloque o banheiro de canto do coelho

Para evitar a presença de excrementos e urina na casa, muitas pessoas preferem iniciar a aprendizagem na gaiola do coelho, embora você também possa começar em uma área delimitada da casa. Lembremos que esses animais requerem muito espaço, por isso, devemos oferecer um ambiente amplo e confortável, o que nos ajudará a prevenir o aparecimento de estresse no coelho.

Colocaremos a bandeja sanitária no canto da gaiola ou do espaço do coelho, seguindo as dicas e truques que mencionamos na seção anterior, como colocar feno para estimulá-lo. Também é interessante colocar um único tipo de substrato na bandeja de canto, para evitar uma possível confusão.

Não esqueça que os coelhos nem sempre controlam bem seus esfíncteres, portanto, você deverá ser muito paciente e empático, compreendendo que seu coelho não urina ou defeca em toda a gaiola por querer, mas porque não sabe como fazê-lo corretamente. Na verdade, os coelhos são animais muito limpos.

2. Minimize os acidentes

Depois de colocar o banheiro de canto, passaremos algum tempo observando nosso coelho. Quando percebemos que ele levanta a cauda (um gesto característico que realizam antes de urinar ou defecar) poderemos pegá-lo e levá-lo rapidamente para sua caixa de canto, para urinar ou defecar ali.

Mas se defeca fora da sua área, não se desespere, pegue um papel higiênico, molhe-o com a urina, recolha as fezes e leve tanto o papel molhado com urina como as fezes para a caixa de canto, deixando-as lá. O cheiro guiará seu coelho para que possa voltar para lá para fazer suas necessidades.

Eles costumam escolher o mesmo lugar para fazer suas necessidades, por isso se tiver várias caixas de canto, não hesite em distribuir as fezes e os papéis com urinas em todos eles, que deverão ter a mesma forma, para que sejam mais fácil para ele associar.

Também será fundamental limpar as áreas onde faz suas necessidades com produtos enzimáticos, desta forma, eliminaremos o vestígio e evitaremos que volte a fazê-lo no mesmo lugar.

Existe outro truque que podemos utilizar na hora de como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades, que consiste em deixar um pouco do substrato antigo quando o renovamos com o novo. Desta forma, também deixaremos o cheiro de suas urinas e excrementos na caixa de areia.

3. Utilize o reforço positivo

À medida que seguimos esses passos, o coelho irá associando corretamente a bandeja de canto com o lugar no qual deve fazer suas necessidades, mas podemos fortalecer ainda mais fazendo uso do reforço positivo. Como podemos fazer isso? Podemos utilizar prêmios saborosos, como algumas das frutas e legumes recomendadas para coelhos, mas também é útil usar a voz, um "muito bem" ou carícias suaves.

Sob nenhuma circunstância utilizaremos o castigo com nosso coelho, pois isso só causará medo, incerteza e rompimento do vínculo com o cuidador.

Por fim, vale a pena ressaltar que a castração é uma ferramenta muito útil, tanto em machos como em fêmeas, pois após a chegada do cio é muito provável que nosso coelho marque toda a casa, borrifando diferentes áreas com urina.

Agora que você já sabe como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades, não perca este outro artigo em que falamos sobre os 10 sons dos coelhos.

Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades? - Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • HOUSE RABBIT SOCIETY. Litter training. Disponível em: <https://rabbit.org/faq-litter-training-2/>. Acesso em 22 de julho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades?
1 de 3
Como ensinar um coelho onde fazer suas necessidades?

Voltar ao topo da página