Partilhar

Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 29 maio 2017
Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Ver fichas de  Cachorros

Quando falamos de cachorros misturados ou vira-lata, geralmente estamos falando de um cachorro cuja ascendência é desconhecida e que apresenta caraterísticas de duas ou mais raças. Estes cachorrinhos são geralmente fruto de cruzamentos não seletivos e podem ser tão bons companheiros como os cachorros de uma raça específica.

Devido a inúmeros fatores, se destacando a grande variabilidade genética, são inúmeras as vantagens de adotar um cachorro vira-lata e é importante frisar este ponto já que, lamentavelmente, os vira-lata são muitas vezes vistos como inferiores ao cachorros de raça. Se está pensando adotar um vira-lata e se está se questionando como saber se o cachorro vai crescer muito, leia este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: O meu gato dorme muito - porquê?

Como saber o porte do cachorro vira-lata?

Estimar o tamanho exato que um filhote de cachorro vira-lata pode atingir não é uma tarefa fácil. Será bem mais fácil se conhecermos a ascendência do filhote, ou seja, o tamanho que tinham os seus progenitores.

A herança genética representa um papel muito importante no tamanho e aparência física total de um cachorro misturado ou vira-lata. Dois cachorros vira-lata pretos podem originar uma ninhada de pelagem dourada? Sim! É completamente possível que isso aconteça porque os cachorros vira-lata têm uma grande quantidade de genes recessivos que, embora neles não se tenham manifestado, podem ser transmitidos e revelados na ninhada.

Por essa mesma razão, o fato de você conhecer o tamanho dos progenitores e ambos serem grandes não significa que seja certo que o cachorro vai ser também grande. A genética pode ser muito surpreendente.

Como saber se o cachorro vai crescer muito? - Como saber o porte do cachorro vira-lata?

É possível conhecer a ascendência de um vira-lata?

Desde 2007 que é possível, em alguns países como os Estados Unidos, realizar um teste genético através de uma amostra de sangue ou saliva.

Apesar de estarem disponíveis para venda ao público e de assegurarem que determinam a composição de raças de um cachorro vira-lata, o certo é que têm uma validade limitada porque poucas "raças puras" foram avaliadas geneticamente.

Este teste permite determinar as sequências genéticas que são características de uma determinada raça ou outra, podendo dar uma ideia da ascendência do nosso cachorro vira-lata. Apesar disso, garantir um determinado tamanho continua a ser uma tarefa bastante delicada.

Até quantos anos o cachorro cresce?

A extensão do processo de crescimento está associada ao tamanho do nosso cachorro. Podemos utilizar este dado como pista, já que a idade com que ele vai deixar de crescer depende muito do porte dele:

  • Tamanho pequeno: O cachorro crescerá de forma rápida e, aos 3 meses, já deve ter alcançado metade do peso que terá em idade adulta. Deixará de crescer por volta dos 6 meses.
  • Tamanho médio: Crescerá ativamente até aos 7 ou 8 meses. A altura e o volume do cachorro ficarão definidos por volta dos 12 meses.
  • Tamanho grande: O processo de crescimento é muito mais lento em comparação com as raças mais pequenas. Alcançam metade do peso adulto por volta dos 6 meses de idade e podem continuar crescendo até atingirem um ano e meio.

Ao observarmos que o nosso cachorro abranda o seu crescimento, podemos estimar o tamanho dele de forma orientativa. Se o seu cachorro não está aumentando de tamanho, consulte o artigo "Porque o meu cachorro não cresce?" do PeritoAnimal.

Como saber se o cachorro vai crescer muito? - Até quantos anos o cachorro cresce?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro vai crescer muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
fabiola silva george
Ola comprei essa linda me disseram que tem 2 meses que e poodle toy mas nao tenho certeza
Estou apaixonada ela e linda a amo e sinto que teria de ser minha mesmo mas algumas coisas gostaria de saber
Tem como eu saber se ela tem 2 meses mesmo ? E o tamanho ? Como seio tamanho que ela fucara ?
E tenho duvida se e poodle mesmo
Vc pode me ajudar ?
Pode me enviar respostas por email ?
Quando a peguei estava cheia de pulga e carrapato todo dia eu cato nao tenho encontrado mais nada mas gostaria de passar remedio
Ja posso passar ?
Pesei ela esta com 900 g
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiola! Temos alguns artigos informativos que podem te ajudar, confira:
Como saber a idade de um cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-idade-de-um-cachorro-21702.html
Como saber a raça de um cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html
Plano de desparasitação para cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/plano-de-desparasitacao-para-cachorros-22159.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer o acompanhamento adequado do seu pet e te dar recomendações específicas de acordo com as necessidades do seu peludo.
A equipe do Peritoanimal deseja rápidas melhoras!
Billy
Meus amores
leandra
Eu queria saber se essa cadelia vai crecer
Eu gosto de cachorro grande
Obs. Se ela ficar pequena vou amar ela do mesmo geito
Vanessa
Estou querendo atotar esse cãozinho, mas estou em dúvida porque não sei o tamanho certo que ele vai ficar. Será que vai crescer muito ela e os outros filhotes foram abandonados não sabemos quais são os pais.
Viviane
Sei que ela é misturada com podle será que só olhando da pra saber qual é a outra raça que ela foi misturada e será que ficará Grande?
RAQUEL DOS SANTOS RODRIGUES
Como posso saber se o meu cachorrinho vai crescer muito e com quantos meses ele ta ágora? ?
Roniere
Estou querendo adotar um cachorro aonde a dona disse que é uma mistura de poodle com vira lata e tem 4 meses ..porem quero um que não cresça
Esteline
Minha cadela entrou no cio,ela não tem a raça definida, depois que entra no cio para de crescer,ou isso é mito ?
Obrigada
Adorei as publicações.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Esteline! Geralmente as cadelas têm o primeiro cio por volta dos 6 meses. Nessa idade o tamanho já pode ser próximo do definitivo mas até 1 ano de idade é normal que ela ainda cresça. Também vai depender da raça dela.

Como saber se o cachorro vai crescer muito?
1 de 3
Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Voltar ao topo da página