Geriatria

5 sinais de que um coelho vai morrer

5 sinais de que um coelho vai morrer
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

A morte de um coelho é um duro golpe para quem tem um bom vínculo com animais, no entanto, é preciso entender que é um processo natural por qual todos os seres vivos passam. No caso dos pets, pode ser difícil determinar se os sintomas que apresentam são causados ​​por alguma patologia ou se são um sinal de que morrerão em breve.

Muita gente se pergunta por que coelho morre de repente e a verdade é que, na grande maioria das vezes, é possível perceber com certa atencedência que isso vai acontecer. Aqui no PeritoAnimal, elaboramos uma lista com os 5 sinais de que um coelho vai morrer mais frequentes, para que você possa determinar se algo está errado e ir ao veterinário de animais exóticos o mais rápido possível.

Também lhe pode interessar: Cuidados de um cachorro idoso

Índice

  1. Ele não come e nem bebe
  2. Ele está muito quieto
  3. Seus sinais vitais estão alterados
  4. Comportamento anormal
  5. O momento da passagem
  6. O que fazer quando um coelho estiver morrendo
  7. Como saber se um coelho está morto?
  8. O que fazer com um coelho morto?

1. Ele não come e nem bebe

Como saber se um coelho está para morrer? Um dos sintomas mais óbvios é que o animal não mostra interesse em comida e água. Seu coelho não come feno? Você deve saber que a falta de apetite pode ser causada por diferentes patologias, como sarna, malformações dentárias ou acúmulo de bolas de pelo no estômago. No entanto, os coelhos precisam consumir feno regularmente e beber água para se hidratar, caso contrário, provavelmente morrerão. Também podemos estar diante de um coelho doente.

5 sinais de que um coelho vai morrer - 1. Ele não come e nem bebe

2. Ele está muito quieto

Outros dos sinais que indicam que um coelho está prestes a morrer são a inatividade e a apatia, também frequentes em quadros de estresse em coelhos. Em todo caso, quando a mudança de comportamento é muito radical e o coelho não consegue se levantar, devemos estar cientes de que algo está errado. Proporcionaremos a você um espaço confortável e macio, longe do barulho e do calor, enquanto contatamos um veterinário de confiança.

3. Seus sinais vitais estão alterados

Quando um coelho está próximo da morte, os sinais vitais ficam muito alterados, sendo possível observar falta de ar ou temperatura mais baixa que o normal. Mas, como saber quais são os sinais vitais de um coelho? Devemos prestar atenção aos valores de um coelho adulto saudável para poder compará-los com o nosso próprio coelho:

  • Temperatura corporal: o habitual é que permaneça entre 38 ºC e 40 oC.
  • Frequência cardíaca: oscila entre 180 e 250 batimentos por minuto.
  • Frequência respiratória: entre 30 e 60 respirações por minuto.
  • Tempo de reenchimento capilar: consiste em observar quantos segundos são necessários para uma mucosa recuperar a cor normal após ser pressionada. Você pode testar suavemente a mucosa das gengivas, que não deve levar mais de 2 segundos para recuperar sua cor normal. Da mesma forma, observar as membranas mucosas com cor azul, amarela ou branca, é sinal de que o coelho está doente.

Quando um ou mais desses sinais aparecerem, é melhor ir ao veterinário com urgência.

5 sinais de que um coelho vai morrer - 3. Seus sinais vitais estão alterados

4. Comportamento anormal

Qualquer animal que está perto da morte apresenta mudanças comportamentais óbvias, sejam causadas pela dor de uma patologia ou pela velhice. Podemos observar comportamentos altamente variáveis, do medo à agressividade. Além disso, alguns minutos antes de morrer, o coelho geralmente relaxa seus esfíncteres, urinando e defecando mais intensamente e em qualquer lugar.

Neste outro artigo de contamos 15 curiosidades sobre os coelhos.

5. O momento da passagem

Na hora da morte do coelho, e isso pode ser de repente, a respiração do coelho é alterada, iniciando assim seus últimos momentos. O coelho começará a respirar de forma agitada e talvez irregular, ao mesmo tempo em que seu pulso se torna cada vez mais lento. Também é possível que sua mandíbula fique rígida e que experimente alguns tremores. É importante que neste momento você esteja ao lado do seu coelho para que ele possa estar tranquilo ao seu lado.

O que fazer quando um coelho estiver morrendo

Não é fácil administrar um momento tão delicado como saber que o coelho está morrendo, contudo, é importante manter a calma, principalmente para evitar que o pequeno lagomorfo fique especialmente nervoso ou ansioso neste momento tão sensível. É necessário evitar ruídos altos, estresse e manuseio excessivo do animal.

O ideal é agir com delicadeza e tato, acariciando o animal para tentar relaxá-lo o tempo todo. Se você se sentir incomodado, assustado ou especialmente alterado, o ideal é pedir ajuda a um membro da família para que, nos seus últimos momentos, o coelho possa se sentir acompanhado.

5 sinais de que um coelho vai morrer - O que fazer quando um coelho estiver morrendo

Como saber se um coelho está morto?

É difícil aceitar a morte de um animal de estimação, por isso, muitas vezes há dúvidas se ele realmente morreu, se está imerso em um estado de torpor ou mesmo se está dormindo ou muito fraco.

No entanto, é uma questão de reconhecer os sinais para ter certeza se seu animal morreu ou não. Em primeiro lugar, como ele estava se comportando minutos antes? Se você notar que ele parou de se mover e de respirar, seus esfíncteres se relaxaram e não há resposta no tempo de reenchimento capilar, seu coelho está morto.

Para ter certeza, verifique suavemente se há um batimento cardíaco ou algum outro sinal vital. Se ainda não estiver convencido, consulte o seu veterinário imediatamente.

O que fazer com um coelho morto?

O falecimento de um coelho é um processo muito doloroso, mas você deve entender que é algo natural. Após a morte, é hora de decidir o que fazer com o corpo do seu amiguinho. É necessário ir a um hospital veterinário ou clínica para que seu corpo seja cremado, embora você também possa entrar em contato com uma agência funerária de animais diretamente por telefone, procedimento que geralmente é um pouco mais barato.

É importante ressaltar que jamais devemos jogar o cadáver no lixo, pois pode causar a transmissão de doenças e parasitas ao ambiente. Por fim, também é possível enterrar o animal em um local especial, mas o mais aconselhável é agir com responsabilidade e ir ao veterinário ou à funerária.

Por fim, queremos lembrar que quando um animal de estimação morre, é normal passar por um período de dor e luto. Sinta-se à vontade para expressar sua dor e dar-se o tempo necessário para superar a morte do seu animal de estimação. Por outro lado, não se esqueça de que as crianças também devem estar conscientes do que aconteceu e você deve agir com honestidade e leveza neste momento.

5 sinais de que um coelho vai morrer - O que fazer com um coelho morto?

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sinais de que um coelho vai morrer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Bibliografia
  • PETA. Is your rabbit sick? 9 surprising warning signs to look out for. Disponível em: <https://www.peta.org/living/animal-companions/is-my-rabbit-sick/>. Acesso em 23 de julho de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Nanci Cilene Ferreira da Silva
Minha coelha não come nem bebe água a dois dias e ela se bate muito o que pode ser ela grita também
1 de 5
5 sinais de que um coelho vai morrer