Curiosidades do mundo animal

Gato mostrando a língua: o que pode ser

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 7 julho 2023
Gato mostrando a língua: o que pode ser
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já se perguntou por que os gatos colocam a língua para fora? Esse comportamento super comum nos cachorros costuma ser chamativo quando aparece nos bichanos. De fato, os tutores precisam prestar atenção pois essa conduta pode ser sinal de que o bem-estar do gato está em perigo.

Para esclarecer todas as dúvidas e te ajudar nos cuidados com o seu companheiro, nesse novo artigo do PeritoAnimal vamos explicar as principais causas pelas quais um gato coloca a língua para fora. Lembre-se que ao identificar qualquer alteração no comportamento ou no aspecto do seu bichano o mais indicado é levá-lo ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Por que o chow-chow tem a língua roxa?

Índice

  1. Causas de gato mostrando a língua enquanto dorme
  2. Quando devo me preocupar com o gato com língua de fora
  3. Gato mostrando a língua quando está nervoso
  4. Gato mostrando a língua em dias de muito calor
  5. Gato com a língua de fora durante a mudança de dentição
  6. Gato com a língua de fora por doenças

Causas de gato mostrando a língua enquanto dorme

A língua dos gatos é realmente fascinante e está “desenhada” para cumprir funções essenciais na higiene, na alimentação e no processo digestivo. Nem sempre deixá-la a mostra é um sintoma ou um comportamento negativo. Por exemplo, muitos gatos colocam a língua para fora enquanto estão dormindo e isso é completamente natural. Geralmente, acontece quando o gato adormece profundamente e seu corpo consegue relaxar para recuperar energia. Nessa fase de sono profundo, a mandíbula do bichano também está relaxada e, eventualmente, pode deixar a língua “escapar” para fora da boca.

Longe de ser um mau sinal, esse comportamento indica que o gato se sente seguro e confortável no seu lar. Por isso, pode dormir tranquilamente e desfrutar de várias horas de relaxamento. Às vezes, quando desfrutam de um ambiente positivo e enriquecido, os gatos colocam a língua para fora em outros momentos que se sentem relaxados, como quando desfrutam da companhia dos seus tutores.

Quando devo me preocupar com o gato com língua de fora

Em outras situações, o gato com a língua de fora pode ter um significado negativo e, como tutor, você precisa estar atento. Existem muitas razões pelas quais os gatos colocam a língua para fora, o primeiro passo para saber como ajudar o bichano é aprender a interpretar os diferentes contextos nos quais ele apresenta essa conduta para entender o que ela significa e quando é necessário consultar um veterinário.

Para conseguir fazer isso, é fundamental prestar atenção no ambiente onde o bichano se encontra quando coloca a língua para fora, o que ele está fazendo e como se comporta. Além disso, será de enorme ajuda dedicar um tempo especial para entender melhor a linguagem corporal dos gatos.

Mas para facilitar todo esse processo, a seguir explicaremos as principais causas pelas quais os gatos colocam a língua para fora quando não estão dormindo. Continue lendo.

Gato mostrando a língua quando está nervoso

Às vezes, observamos que os gatos colocam a língua para fora quando estão inquietos, nervosos ou ansiosos. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o bichano observa fixamente uma presa através da janela, escuta algum som ou barulho estranho que não consegue identificar bem de onde vem.

Essas situações costumam gerar certo nível de estresse, porque o animal não entende muito bem o que está acontecendo ou é impedido de realizar o que deseja por obstáculos ou limitações (por exemplo, caçar um animal que está do lado de fora da casa porque existe uma janela entre eles).

Nesses casos, o melhor que você pode fazer é evitar ou diminuir a probabilidade que seu gato esteja sedentário ou se sinta entediado, principalmente ao ficar sozinho em casa. Por isso, aconselhamos enriquecer o ambiente do bichano e estimular sua mente com brincadeiras, exercícios, jogos e brinquedos. Evitando assim um gato com a língua para fora igual cachorro.

Gato mostrando a língua em dias de muito calor

Assim como os cães, os gatos mostrando a língua em dias de calor significa que precisam “ventilar” o seu organismo. Embora a maioria dos bichanos adorem tomar sol, é importante evitar que se exponham excessivamente aos raios solares e às altas temperaturas.

Além de poder sofrer queimaduras na pele, a exposição excessiva ao sol pode provocar golpes de calor e insolação nos gatos. Caso o bichano não beba bastante água, também pode acabar ficando desidratado. Por tudo isso, é fundamental reforçar os cuidados com o seu gato durante o verão, garantindo sempre que conte com um ambiente fresco e bem ventilado, com sombra e água fresca.

Gato com a língua de fora durante a mudança de dentição

Quando os gatos filhotes estão trocando os dentes, é normal que sintam alguns incômodos ou leves dores na gengiva, pois os novos dentes estão prestes a nascer. Nessa fase, os gatos podem utilizar a língua para esfregar suavemente as gengivas e tentar aliviar o desconforto. Eventualmente, você poderá flagrar seu gato mostrando a língua.

Nesses casos, é importante que você deixe à disposição dos filhotes mordedores apropriados ao tamanho e idade. Desta forma, você vai evitar que possam machucar a língua ou que mordam outros objetos inapropriados. Além disso, recomendamos revisar a boca do gato durante o processo para averiguar se os dentes estão crescendo corretamente.

Gato com a língua de fora por doenças

Em alguns casos, um gato mostrando a língua para fora pode ser sintomas de doenças. Um bichano que sofre alguma afecção dental, como uma gengivite ou possui feridas e úlceras na boca, por exemplo pode não conseguir recolher completamente a língua para o interior da boca.

As doenças dentais são extremamente comuns nos bichanos, mas podem ser facilmente prevenidas mediante uma boa rotina de higiene bucal. Aqui no PeritoAnimal, você pode ver o passo a passo para escovar os dentes do seu gato e evitar a formação do tártaro. Além disso, você pode consultar o seu veterinário sobre a possibilidade de substituir a ração do seu bichano por uma alimentação BARF, baseada no consumo de alimentos crus e naturais que diminuem a concentração de resíduos entre os dentes e as gengivas.

Por outro lado, os gatos também colocam a língua para fora quando têm dificuldades para respirar, as quais podem ser provocadas por diferentes causas. Desde uma reação alérgica passageira até circunstâncias mais graves como a presença de corpos estranhos no trato respiratório, um quadro de envenenamento ou uma patologia que afeta os pulmões e/ou outros órgãos que participam da respiração. Embora seja bastante raro, esse sintoma também pode estar relacionado a transtornos neurológicos.

Em todos esses casos, é fundamental que você leve o seu gato imediatamente ao veterinário para que ele receba o tratamento adequado. Além disso, você pode conferir os sintomas e os primeiros auxílios em caso de envenenamento em gatos para manter o seu pet estável até chegar à clínica veterinária.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato mostrando a língua: o que pode ser, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Gato mostrando a língua: o que pode ser

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato mostrando a língua: o que pode ser
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Risalva
O meu gato um de 10 para 12 anos ele já estava fazendo cocô fora da vasilha xixi aí de repente ele parou de fazer xixi e sem querer beber água e sem querer comer aí no sábado ele começou a miar miar miar eu achei que era por causa que da idade né e tudo aí quando foi no domingo só que ele só não tava comendo aí na segunda posso levar minha filha na escola que eu voltei aí ele tava com a boca aberta e com dificuldade para respirar aí quando eu peguei ele no colo para levar no veterinário ele começou a miar e pulo do meu colo e começou a se bater infelizmente faleceu aí eu fico me perguntando o que será que ele tinha Será que era coisa granvi
A sua avaliação:
Isa
Minha Gatinha mostra a Língua Para meu irmão, toda vez q vê ele, por que ele pega ela sem ela Querer, ele tem 5 anos ela tem 5 meses e meio. Oq eu faço pra ele parar de pegar ela e ela parar de ficar nervosa com ele?
Alex
Não precisa bater no seu filho óbvio! Mas... Diga que ela vai adoecer caso ele continue. Ou que ela não gosta de colo. Ou que ela morderá ele... Certos casos, precisamos dar um basta em costumes de crianças. É nesse período que ele tem que saber o que é certo ou errado!! Abraços!!!
Gato mostrando a língua: o que pode ser