menu
Partilhar

Como criar galinha

 
Por Maria Besteiros. 24 julho 2021
Como criar galinha

Embora estejam mais associadas à produção de ovos ou carne, a verdade é que as galinhas podem ser excelentes animais de estimação. Basta viver com elas para perceber que elas não têm nada a ver com a imagem de aves bobas que muitas vezes lhes é atribuída. Você se surpreenderá ao saber como elas podem ser inteligentes e afetuosas.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como criar galinha em casa, simplesmente para desfrutar de sua companhia.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive uma galinha?

Espaço para galinhas

Em primeiro lugar, antes mesmo de pensar em adotar uma galinha, é essencial que avaliemos se temos tempo para cuidar dela e o espaço para mantê-la. Começando nesta seção com a questão do alojamento, pois explicaremos como criar galinha nas seções seguintes, é importante que o espaço onde ela ficará cubra as necessidades básicas dessas aves.

Assim, não é apenas necessário pensar em proporcionar-lhes um galinheiro ou espaço similar a isso onde possam se abrigar, descansar e dormir. Elas também precisam de uma área, mesmo que não seja muito grande, em que tenham acesso ao ar livre e possam realizar suas atividades favoritas, como bicar, tomar sol ou tomar um banho de terra.

Como deve ser um bom galinheiro?

O galinheiro, casa ou espaço que fornecemos para nossas galinhas não deve apenas fornecer abrigo, mas também segurança e deve ser fácil de limpar. Um recinto perfeitamente fechado não só manterá a galinha seca e quente, como também impedirá que outros animais possam entrar.

Esses animais podem ser predadores, cuja visita pode levar a um resultado fatal, mas também pequenos roedores que estão à procura de alimentos e são também uma fonte de patógenos. Neste sentido, comedouros elevados são uma boa opção para impedir o acesso ao alimento. Entretanto, se a galinha passar apenas a noite dentro, ela não comerá no escuro. Uma boa opção é manter a galinha ao ar livre durante o dia, desde o amanhecer, se o tempo permitir, e depois levá-la de volta ao seu galinheiro ao anoitecer.

Independentemente do material de construção utilizado, ele deve ser fácil de limpar, pois a higiene e às vezes a desinfecção devem ser realizadas regularmente. Também é uma boa ideia espalhar aparas ou similares no piso, pois isto absorverá a umidade dos excrementos.

Somente a parte suja precisa ser removida com frequência e substituída por material limpo. Além disso, as galinhas gostam de subir em lugares altos, portanto, deve-se preparar, por exemplo, alguns pedaços de madeira que sejam suficientemente largas para cruzar de parede a parede e permitir que a galinha suba nelas.

E se você acabou de adotar e por isso quer saber como criar galinha, neste outro artigo apresentamos uma série de sugestões de nomes para galinhas.

Como criar galinha - Espaço para galinhas

Alimentação das galinhas

Ainda que esteja muito difundida a ideia de que as galinhas comem milho, gramíneas e minhocas, a verdade é que sua dieta deve ser muito mais ampla. Elas são animais onívoros, portanto, mesmo que você dê à sua galinha um terreno onde ela possa bicar, ela precisa de mais tipos de alimentos.

Podemos encontrar preparações à base de cereais à venda para alimentar galinhas em diferentes estágios de suas vidas, mas elas também comem outros cereais, frutas, legumes, leguminosas, sementes e até mesmo peixe, carne e ovos.

Os alimentos devem estar sempre disponíveis para elas, desde que haja luz solar. A galinha dará bicadas durante todo o dia, mas se lhe dermos algo que possa estragar, é melhor oferecer em pequenas quantidades e remover qualquer sobra para que não estrague ou atraia insetos e predadores.

Em nosso artigo sobre o que as galinhas comem, você pode ler em detalhes sobre como deve ser a dieta, o que auxiliará profundamente em como criar galinha, pois você saberá quais alimentos são recomendados e quais devem ser evitados. Além disso, não esqueça que água limpa e fresca deve estar disponível para ela durante todo o dia.

Por último, as galinhas comem pedras e cascalho que ficam alojados em suas moelas para ajudá-las a digerir seus alimentos, já que elas não têm dentes. Se tiverem um terreno para bicar, elas mesmas obterão a gravilha. Caso contrário, um componente mineral para este fim deve ser adicionado a seus alimentos, que podem ser comprados em lojas especializadas.

Como criar galinha - Alimentação das galinhas

A saúde das galinhas

Uma alojamento correto e uma alimentação de qualidade são as chaves sobre como criar galinha garantindo uma boa saúde a elas. Em qualquer caso, é apropriado estabelecer um padrão de desparasitação regular, tanto interna quanto externa. Em clínicas veterinárias ou pet shops você pode encontrar diferentes desparasitantes para este fim.

Em qualquer caso, utilize-os sempre de acordo com as instruções do fabricante e, se tiver alguma dúvida, consulte um veterinário. Além disso, dependendo de onde você mora e das circunstâncias vitais da galinha, ela pode precisar ser vacinada. Esta é uma decisão a ser tomada pelo veterinário. Somente este profissional pode aplicar as vacinas.

Por outro lado, em certas épocas do ano, a galinha pode perder mais penas do que o normal sem nenhuma patologia. Entretanto, se virmos que ela tem áreas descobertas, sua crista e barbilhões mudam de cor, seus ovos ficam deformados ou ela não os põe, tem problemas de mobilidade, para de comer ou notamos qualquer outro sinal incomum, devemos consultar um veterinário. Neste artigo, você pode encontrar as doenças mais comuns em galinhas.

Como criar galinha - A saúde das galinhas

Necessidades básicas das galinhas

Além de um bom alojamento, alimentação adequada e os cuidados veterinários mencionados acima, as galinhas precisam ser capazes de realizar seus comportamentos naturais. Isso inclui cavar, preparar ninhos, esconder-se e às vezes comer seus próprios ovos, subir em postes, aproveitar o sol, pegar insetos ou tomar banhos de terra.

Mas não são apenas essas atividades que vamos vê-las fazer. Se você quer saber como criar uma galinha em casa, é importante interagir com ela e, assim, vai se surpreender com sua capacidade de aprender. Elas entendem rapidamente quais são seus horários e nos obedecem quando as chamamos para comer ou para entrar no galinheiro. Elas também se darão bem com qualquer outro animal da casa e podem até se dar bem com cães ou gatos.

Uma galinha que faz todas essas atividades, come, tem um movimento intestinal normal, põe quase um ovo por dia quando o tempo permite e apresenta bom aspecto e coloração nos mostra, assim, que estamos cuidando dela adequadamente. Em outras palavras, se respeitarmos as 5 liberdades do bem-estar animal, o resultado será uma galinha feliz.

Como criar galinha - Necessidades básicas das galinhas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como criar galinha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Magen, Luis: «La medicina de gallinas mascota», Ateuves nº 83. pp. 22-25.
  • SEBRAE. Saiba como manejar uma criação de galinha caipira. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-como-manejar-uma-criacao-de-galinha-caipira,e6c89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em 19 de julho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como criar galinha
1 de 5
Como criar galinha

Voltar ao topo da página