Partilhar

Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 8 novembro 2018
Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!

Ver fichas de  Gatos

Existem muitas opções no mercado de antiparasitários para gatos. As pipetas são muito utilizadas e recomendadas pelos médicos veterinários mas podem também ser muito caras.

Muitas pessoas se questionam sobre alternativas mais econômicas e naturais para desparasitar os gatos. São principalmente aquelas pessoas que ajudam a cuidar de gatos de rua e não têm meios econômicos para comprar pipetas, que procuram este tipo de alternativa.

Por essa razão o PeritoAnimal preparou este artigo para você saber como fazer um desparasitante caseiro para gatos, mais precisamente uma pipeta caseira. Vamos lhe explicar como preparar, como aplicar e por quanto tempo ela é efetiva.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para desparasitar gatos

Os desparasitantes são bons para os gatos?

Os antiparasitários são um produto básico e essencial para a saúde dos gatos, especialmente para aqueles que têm acesso ao exterior, uma vez que estão mais expostos a uma possível infestação de pulgas ou carraças, por exemplo. Apesar das opções comerciais serem a opção mais aconselhada pelos médicos veterinários, existem alternativas. É importante relembrar que são feitos estudos regularmente para confirmar a eficácia dos antiparasitários e as diferentes marcas vão adaptando os seus produtos às novas resistências dos parasitas.

No momento de aplicar a pipeta, especialmente se o gato já tiver pulgas, você deve seguir uma série de regras, como por exemplo, dar banho ao gato. Alguma vez se questionou porquê? Não é simplesmente para limpar o felino, o banho ajuda também a eliminar os parasitas. Porém, não é uma tarefa nada fácil, principalmente se o gato não está habituado.

Apesar dos benefícios das pipetas comerciais e das inúmeras vantagens em relação às pipetas caseiras, elas possuem algumas desvantagens. As pipetas industriais são compostas por químicos que podem ser prejudiciais para a saúde do animal e dos que o rodeiam (por exemplo, alguns animais sofrem intoxicações depois de ser administrada a pipeta porque lambem e ingerem o produto). O mesmo acontece com as crianças que brincam com os gatos depois da colocação da pipeta, tocam com as mãos no produto, lambem os próprios dedos ingerindo os componentes tóxicos.

Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira! - Os desparasitantes são bons para os gatos?

O que precisamos para fazer a pipeta caseira?

Você deve tentar arranjar todos os ingredientes necessários em herboristas, cultivos agroecológicos ou em produtores que não utilizem pesticidas nem químicos nos cultivos.

Ingredientes

  • Óleo de neem (nim) ou de Amargosa
  • Citronela ou óleo de citronela
  • Óleo de Eucalipto
  • Óleo de Menta o Óleo da árvore do chá
  • Água do mar hipertônica (ou natural) ou soro fisiológico

Todos os produtos mencionados, com excepção da água do mar, podem ser comprados em frascos de 50 ml (os mais indicados) ou em frascos de 10 ou 20 ml. Os preços variam conforme o tamanho do frasco, mas geralmente são muito econômicos.

Para preparar a água do mar siga estas instruções:

  1. Vá ao mar recolher água
  2. Deixe a decantar por 24 horas
  3. Passe a água por um filtro de café

Outra opção possível é comprar a água do mar e converter em isotônica em proporção de 3:1.

Você vai precisar de comprar uma seringa de 2 ml (sem agulha) para poder aplicar a solução e um frasco de cor de caramelo de 10 ml para fazer a mistura e guardar a preparação durante algum tempo. Desta forma, você não vai ter de ficar preparando a solução sempre que quiser desparasitar o gato.

Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira! - O que precisamos para fazer a pipeta caseira?

Preparação da pipeta

Como referimos anteriormente, podemos preparar a solução no frasco e guardar durante 2 meses. Você deve repetir a aplicação uma vez por mês. Faremos os cálculos para 10 ml:

  1. Água do mar isotônica ou soro (65%) = 6,5ml
  2. Óleo de menta ou da árvore do chá (10%) = 1 ml
  3. Óleo de eucalipto (10%) = 1 ml
  4. Citronela ou óleo de citronela (10%) = 1ml
  5. Óleo de neem (Nim) ou óleo de amargosa (5%) = 0,5 ml

Você vai ter preparado 10 ml de produto, dos quais deve aplicar 1,5 ml por mês em cada gato. Não se esqueça de manipular com muito cuidado o frasco e utilizar sempre uma seringa limpa para evitar contaminar o produto.

Como, quando e onde aplicar?

Para obter um bom resultado, você deve aplicar a pipeta corretamente: o ideal seria começar dando banho no felino e depois de um ou dois dias, aplicar a pipeta.

Relativamente à dose, é importante referir que para gatos que pesam menos do que 10 kg você deve utilizar 1,5 ml de produto por mês. No caso do gato ter mais de 10 kg, você deve utilizar por volta de 2 ml. Esta dose não é uma regra geral, por isso é recomendável que consulte o seu Veterinário de Medicina Natural.

As melhores zonas para aplicar são a área do pescoço, entre as duas escápulas (metade da quantidade) e a zona da anca, a poucos centímetros do início da cauda (a outra metade). Algumas pessoas preferem colocar a totalidade do produto na zona do pescoço.

Seguindo este processo simples, mesmo com poucos recursos, você vai conseguir manter os parasitas longe dos gatinhos de uma forma natural e segura.

Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira! - Como, quando e onde aplicar?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Pedro
Boa noite, tenho uma dúvida, como coloco uma pipeta no neu gato ele tem muito pêlo e acaba por não fazer efeito as pipetas, tenho de rapar o pêlo dele ?
Bruna
Olá, estou louca para fazer este desparasitante porém, tenho lido em alguns lugares que os óleos essenciais não fazem bem para o gato, mais precisamente para o seu fígado. Devido a isto, fiquei em dúvida e meio assim de aplicar neles. Você sabe me informar melhor a respeito disso?!
Grata
Bruna
A sua avaliação:
sylvia
Olá, gostaria de saber se esta receita de desparasitante caseiro para gatos é feita com óleo ou óleo essencial.
Lucinha
Tenho a mesma dúvida!
A sua avaliação:
Sueli
Gostamos de produtos naturais e temos filhote de gatinha e cachorra. Seus artigos estão sendo muito útil para nós.Agradecidecemos!

Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!
1 de 4
Desparasitante caseiro para gatos - pipeta caseira!

Voltar ao topo da página